MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-25-2010, 08:35 AM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
A?o 1045

Srs,

Eu gostaria de saber sobre o tratamento t?rmico desse a?o.

Eu estive lendo sobre esse a?o e parece que a temperatura de tempera 830?C, revenimento 400?C e o veiculo de tempera pode ser ?gua ou ?leo.

Essas informa??es est?o corretas?
?gua ou ?leo?
? um bom a?o ?

Obrigado


__________________
Alessandro Pinheiro Carvalho
Vila Velha - ES
Reply With Quote
  #2  
Old 02-25-2010, 08:47 AM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
N?o ? considerado um a?o "nobre" (muito embora eu deteste esta classifica??o....)
N?o se presta para forja pois tem "baixo" carbono e em poucas idas e vindas entre aforja e a bigorna, ele perde boa parte do conte?do de carbono e n?o tempera mais.
Mas se presta para desbaste e endurece muito bem e mant?m uma boa tenacidade.
cuidado com a tempera em ?gua, pois ele tende a empenar/deformar com certa facilidade.
prefira ?leo bem aquecido.
abra?os
Goulart


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #3  
Old 02-25-2010, 10:55 AM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Goulart,

N?o poder forjar ? uma informa??o importante. Eu arrumei um peda?o de tarugo, que ent?o, n?o vai servir para uma experi?ncia na forja.

Muito obrigado...


__________________
Alessandro Pinheiro Carvalho
Vila Velha - ES

Last edited by apcarvalho; 02-25-2010 at 11:04 AM.
Reply With Quote
  #4  
Old 02-25-2010, 11:45 AM
Araki's Avatar
Araki Araki is offline
Steel Addict
 
Join Date: Nov 2004
Location: S?o Paulo - SP
Posts: 247
Carlos,

tem certeza quanto ? n?o prestar para forjar? Eu sempre ouvi dizer que usam 1045 em forja para fazer espadas japonesas. N?o estou falando do tamahagane, mas de a?o industrial mesmo.

[]?s

Araki


__________________
"Do, or do not! There is no try." - Yoda

Ricardo Araki
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #5  
Old 02-25-2010, 01:11 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Quote:
Originally Posted by Araki View Post
Carlos,

tem certeza quanto ? n?o prestar para forjar? Eu sempre ouvi dizer que usam 1045 em forja para fazer espadas japonesas. N?o estou falando do tamahagane, mas de a?o industrial mesmo.

[]?s

Araki
Turma,
n?o ? preto ou branco... se forjar, nas idas e vindas entre a forja e a bigorna se perde carbono. Se o forjador fizer muitas viagens... j? era.
J? vi muita espada japonesa sem tempera ... ser? por qu?....
o fato ? que com 0.45 de carbono, uma tempera bem feita vai dar uma boa dureza mas nunca no grau de dureza conseguido com teores de 0.75 ou mais... mas em compensa??o, vai produzir uma l?mina com uma tenacidade melhor para l?minas longas como espadas, diminuindo as chances de que ela se quebre por esfor?o de lateraliza??o.

Lembrem-se, a?o com mais de 0.20 de carbono vai formar alguma martensita, ou seja, alguma tempera ele pega, mas agente nota endurecimento significativo, acima dos 0.40.
Para cutelaria, na minha opini?o, o ideal ? que o a?o tenha algo entre 0.45 e 0.75 na hora da tempera.
O ponto de satura??o da martensita ? algo em torno dos 0.70% de carbono. Um a?o assim, num processo de tempera bem controlado, se consegue converter quase toda liga em martensita. Acima disto, forma-se carbonetos de ferro, que ? uma inclus?o cristalina dur?ssima -aumenta a dureza da pe?a mas destr?i sua tenacidade, deixando-a quebradi?a ao menor esfor?o.
Algu?m a? j? viu uma pe?a de VC 131 ou mesmo O1 bem temperada cair no ch?o?

Em suma, se fores forjar um trabalho longo, com v?rias viagens ? forja, prefira um a?o como o 1.095, O1 ou o 52100 pois por mais que voc? perca carbono, baixar de 0.40 ser? dif?cil... mas ser fores fazer trabalhos m?dios, 1.070, 5160 s?o bons a?os e se for trabalhos menores, de pouca forja, at? se pode malhar um 1.045.

abra?os


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #6  
Old 02-25-2010, 01:38 PM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Estou achando furada para quem n?o tem experi?ncia na forja.... O meu caso.

Obrigado mais uma vez.


__________________
Alessandro Pinheiro Carvalho
Vila Velha - ES
Reply With Quote
  #7  
Old 02-25-2010, 05:08 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
perda de carbono, at? onde eu sabia, ? expressivo quando se faz damasco com ele ou katanas oroshigane, isso ?, qdo. o a?o ? levado acima de 1000 C sucessivas vezes.
Realmente o 1045 tempera muito bem com ?gua, mas a dureza q ele alcan?a ? limitada. J? fiz uma wakizashi desse a?o, pude notar que pega linha de tempera boa ( por ser 10xx), mas n?o gostei da dureza. Tanto ? que larguei a espada pra l?.
Acho q a recomenda??o ? essa mesma, mas n?o espere l? grandes coisas.
A maior vantagem de fazer espada com esse a?o ? que, penso eu, ? mais razo?vel pra quem n?o tem experiencia e/ou estrutura pra temperar laminas longas. Depois da tempera, pode-se at? dar algumas marteladinhas para ajustar pequenos empenos.
Reply With Quote
  #8  
Old 02-25-2010, 06:57 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Se alguem souber de um fornecedor de a?o 1084 ou 1095 por favor me informe. Trabalho geralmente com O1 ou 5160, mas adoro mesmo o O1, tem um porder de reten?ao de fio muito bom.

Carvalho se voce so for forjar para aperfei?oar a sua tecnica pode usar sim, mas ai a virar uma faca ? outra historia.

Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #9  
Old 02-26-2010, 06:49 AM
JMota's Avatar
JMota JMota is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2005
Location: Acre - BRasil
Posts: 143
Quote:
Originally Posted by apcarvalho View Post
Estou achando furada para quem n?o tem experi?ncia na forja.... O meu caso.

Obrigado mais uma vez.
Para inexperientes como n?s, considero um bom a?o para treino, desde que se tenha em mente qua a faca feita n?o ser? para uso/venda, mas apenas para o apredizado.

Para os mais experientes deve ser um bom "claro" no contraste com um a?o mais duro para fazer damasco.


__________________
Jo?s Mota
Reply With Quote
  #10  
Old 02-26-2010, 07:15 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
O1

Quote:
Originally Posted by dz farias View Post
Se alguem souber de um fornecedor de a?o 1084 ou 1095 por favor me informe. Trabalho geralmente com O1 ou 5160, mas adoro mesmo o O1, tem um porder de reten?ao de fio muito bom.

Carvalho se voce so for forjar para aperfei?oar a sua tecnica pode usar sim, mas ai a virar uma faca ? outra historia.

Abra?os
DZ,

Aki em PE eu encontro o O1 em barras de 1". Se servir... vejo como fazer pra eles te mandarem... Um metro pesa uns 6 kg mais ou menos... e tem que considerar o frete.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #11  
Old 02-27-2010, 06:42 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Descarboneta?

At? hoje s? v? uma l?mina descarbonetada, e n?o foi de muitas viagens entre forja e bigorna mas de "esquecimentos" muito prolongados dentro da forja.
N?o d? pro cara bater papo, tomar cerveja e forjar ao mesmo tempo, alguns at? conseguem mas quem est? come?ando precisa se concentrar no trabalho pra notar o tempo de aquecimento. Entra em um r?timo que nem precisa olhar a cor do metal, sente-se que est? na hora de malhar.
Esta l?mina de meu amigo era linda e dava vontade de chorar ao perceber que ela n?o conseguia temperar de maneira alguma, quanto mais se tentava mais piorava a situa??o.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #12  
Old 02-27-2010, 06:30 PM
breno's Avatar
breno breno is offline
 
Join Date: Oct 2009
Location: Sete Lagoas, MG
Posts: 5
Eu me lembro que uma vez eu li sobre um metodo para se adicionar conteudo de carbono em chapas de a?o com baixo teor de carbono em um livro de metalurgia de um amigo meu, e n?o ? muito complicado. Vo dar uma pesquisada e posto pra voc?s.
Reply With Quote
  #13  
Old 02-27-2010, 07:12 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Da pra adicionar sim carbono mas provavelmente ele vai sair no momento do lixamento da faca, o que pode fazer para evitar a perda de carbono na hora da forja e usar por exemplo borax que vai meio que celar a lamina na hora do forjamento evitando assim perda de material.

Espero ter ajudado. Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #14  
Old 02-27-2010, 07:50 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Gente, o A?o ? a parte mais importante e mais barata de uma Faca!!!! por que usar a?os 'pobres' como 1045, sendo que existem a?os com mais de 0,60% de carbono em "qualquer esquina"!! Um abra?o a todos e bom domingo!!!


__________________
Reply With Quote
  #15  
Old 02-28-2010, 06:35 AM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Obrigado a todos..

Ismael, aqui em Vit?ria n?o encontro a?os ideais para faca... Eu tenho que comprar em SP ou Rj, caso queira trabalhar com a?o virgem.. Eu arrumei alguns peda?os de mola de carro, mas, elas s?o empenadas, como fa?o as minhas facas no apartamento por desbaste, esta ficando tenso o relacionamento com os vizinhos na hora que aque?o a pe?a para desempenar em um pequeno peda?o de trilho..... Quero evitar essse passo.

? um problema de estrutura prec?ria...... Vamos tentando.....

Abra?o a todos.


__________________
Alessandro Pinheiro Carvalho
Vila Velha - ES
Reply With Quote
Reply

Tags
bigorna, cutelaria, hydraulic press, post, press


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
1045???? U.C.O.K The Outpost 3 10-16-2002 02:48 PM


All times are GMT -5. The time now is 02:36 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved