MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-11-2007, 03:38 AM
ROCHA's Avatar
ROCHA ROCHA is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2004
Location: Belo Horizonte
Posts: 30
Send a message via MSN to ROCHA
faca artesanal x faca industrial

caros companheiros de f?rum,

Estive longe do f?rum por algum tempo, e nos ?ltimos dias voltei a acess?-lo e notei uma s?rie de mudan?as (? l?gico hehe) tal como o aprimoramento da t?cnica e da arte da maioria dos artes?os que postavam e continuam postando suas crias, pelo que deixo meus parab?ns a todos do f?rum. Outro ponto que perceb? ? que houve tamb?m um maior aparelhamento de algumas oficinas que s?o apresentadas aqu?, onde j? se pode ver fresadoras- ferramenteiras, tornos e outros equipamentos industriais, o que me deixou com uma d?vida:

Como definir o que ? uma faca artesanal e o que ? uma industrial?

Na minha opini?o, o processo artesanal ? chamado assim quando o produtor det?m conhecimento t?cnico-te?rico e pr?tico, participando ativamente de todo o desenvolvimento do produto, desde a concep??o do projeto e sele??o de mat?ria-prima at? o acabamento final. Outra, e talvez a mais importante caracter?stica do produto artesanal ? a baix?ssima repetibilidade do processo devido ? aus?ncia de mecaniza??o, ou seja, o artes?o raramente consegue produzir duas pe?as exatamente iguais porque n?o lan?a m?o de matrizes ou outros processos de c?pia seriada.

Por outro lado o processo industrial ? assim chamado (tamb?m na minha opini?o) pela possibilidade de repeti??o infinita pois se aparelha de gabaritos e dispositivos mec?nicos que na medida do poss?vel substitui o trabalho pr?tico (e nunca o t?cnico-te?rico). possibilidade de repeti??o esta, que enquanto possibilidade, pode ou n?o ser utilizada.
Exemplo claro disto ? a confec??o de modelos para fundi??o na empresa em que trabalho. sempre ? feito s? um e ele ? projetado por um t?cnico e ? inteiramente fabricado por um centro de usinagem cujo operador desconhece totalmente a t?cnica inerente ao projeto e o conjunto pr?tico-t?cnico de um modelador manual.

Partindo deste norte, acredito que um produtor de facas que lan?a m?o de processos mecanizados, mesmo que fa?a uma ?nica pe?a, ? um produtor industrial e n?o um artes?o o que, deixo claro, n?o desmerece o trabalho tanto de um quanto de outro desde que a qualidade esteja presente em ambos os trabalhos.

Gostraria de ler a opini?o das senhoras e senhores a este respeito.


abra?os daqu? da terra do p?o-de-queijo


__________________
Roberto Almeida
roschwe@gmail.com
Contagem, Minas gerais
Reply With Quote
  #2  
Old 12-11-2007, 04:36 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Ontem mesmo eu e o Montanaro est?vamos conversando sobre isso.

H? um tempo atr?s na Blade tamb?m saiu um artigo sobre o mesmo tema.

Existe alguma contorv?rsia a respeito desse assunto, mas na minha opini?o, pe?a artesanal ? aquela em que o trabalho ? todo feito manualmente. Parece uma coloca??o besta n?? mas vou explicar: Todas as opera??es devem ser feitas manualmente. Mesmo que a pe?a esteje presa num torno ou fresadora, ainda assim a opera??o deve ser feita com as m?os, como por exemplo abrir uma guarda na fresadora, usando os comandos manuais para operar. Se os comandos forem autom?ticos, ou CNC, da? a opera??o n?o ? artesanal, seja torno, fresa, desbaste, etc.

Mas existe ainda outra categoria, na qual incluo as facas Randall. Tem gente que jura de p? junto que a Randall ? uma faca 100% artesanal, pois todos os processos s?o feitos manualmente, ent?o se formos seguir somente a l?gica acima, ent?o a Randall realmente ? artesanal. Mas porque n?o considero as Randall artesanais? Pq elas s?o feitas em s?rie, com modelos pr?-determinados, por v?rios artes?es e pela marca "Randall" ser considerada j? uma marca fantasia, j? que a Randall ? uma empresa. Diferente de um cuteleiro artesanal, que trabalha sozinho dominando toas as etapas (manuais) do processo.
Reply With Quote
  #3  
Old 12-11-2007, 06:15 AM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Ferrari,

Mas mesmo a sua defini??o ainda ? relativa, veja bem: mesmo as CNC precisam ser programadas l? no teclado.... que tamb?m acaba sendo manual...

Penso que artesanal s?o trabalhos fora de s?rie. Pe?as ?nicas. Coisas que s?o feitas uma a uma, e que nunca ser?o repetidas a ponto de serem exatamente iguais.
Claro que vamos fazer pe?as muito semelhantes, mas que faz artezanalmente, n?o deveria tentar repetir....
mas mesmo assim eu ainda n?o tenho muita convic??o desta minha pr?pria defini??o...
Goulart


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #4  
Old 12-11-2007, 06:16 AM
mjbizarro mjbizarro is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2006
Location: Curitiba/PR
Posts: 36
N?o me sinto seguro suficiente para postar sobre conhecimento t?cnico em cutelaria, ent?o vou aproveitar esta discuss?o e dar minha contribui??o para este t?pico.

Retirado da Wikip?dia:
Artesanato
O Artesanato ? essencialmente o pr?prio trabalho manual ou produ??o de um artes?o (de artes?o + ato). Mas com a mecaniza??o da ind?stria o artes?o ? identificado como aquele que produz objetos pertencentes ? chamada cultura popular.
O artesanato ? tradicionalmente a produ??o de car?ter familiar, na qual o produtor (artes?o) possui os meios de produ??o (sendo o propriet?rio da oficina e das ferramentas) e trabalha com a fam?lia em sua pr?pria casa, realizando todas as etapas da produ??o, desde o preparo da mat?ria-prima, at? o acabamento final; ou seja, n?o havendo divis?o do trabalho ou especializa??o para a confec??o de algum produto. Em algumas situa??es o artes?o tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

Industrial
Com a Revolu??o Industrial, te?ricos do s?culo XIX, como Karl Marx e John Ruskin, e artistas (ver: Romantismo) criticavam a desvaloriza??o do artesanato pela mecaniza??o. Os intelectuais da ?poca consideravam que o artes?o tinha uma maior liberdade, por possuir os meios de produ??o e pelo alto grau de satisfa??o e identifica??o com o produto.
Na tentativa de lidar com as contradi??es da Revolu??o Industrial, William Morris funda o grupo de Artes e Of?cios na segunda metade do s?culo XIX. Tentando valorizar o trabalho artesanal e se opondo ? mecaniza??o. O artesanato antes da Revolu??o Industrial era a tarefa mais importante!

Sob est? ?tica as facas Randall seriam Industriais, s?o feitas em s?rie, n?o se trata de uma empresa de car?ter familiar, mas concordo que existam outras vis?es sobre este tema. N?o h? uma verdade absoluta.

Um abra


__________________
Mariel Josu? Bizarro
Ctba/PR
Reply With Quote
  #5  
Old 12-11-2007, 07:29 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
A verdade ? que existem opini?es e opini?es sobre o tema.

O post que coloquei apenas revela a minha.

Carlos, no meu entender, o trabalho direto na pe?a define o que ? artesanal. O exemplo do CNC ? bem ilustrativo mesmo. A programa??o deve ser feita manualmente, mas o trabalho na pe?a n?o ?. Ent?o pra mim, isso n?o ? artesanal.

Mas e toda a montagem? Da? pe?o at? a palavra ao Ricardo Lala, pois ele corta o tit?nio a laser, mas a montagem final ? feita ? m?o. E pergunto: os canivetes da Koth n?o s?o artesanais? Pra mim s?o, pois a grande carga do trabalho ainda ? artesanal. Da? ca?mos na hist?rio da n?o repeti??o.

Conhe?o um cuteleiro que faz 10 facas por dia, no fundo de casa, todas padronizadas, h? mais de 10 anos. Ele faz um trabalho artesanal, mas como se o processo fosse uma linha de produ??o. Ser? ent?o que o trabalho dele pode ser classificado como artesanal?

As hip?teses s?o muitas, e os conceitos podem variar de regi?o para regi?o, e at? de pessoa para pessoa.
Reply With Quote
  #6  
Old 12-11-2007, 07:55 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Concordo discordando ...

Concordo com o Ferrari mas j? vou discordando um pouquinho d?le tamb?m.
Realmente a classifica??o muda de cabe?a para cabe?a e de interesse para interesse. Se o artesanal ? mais valorizado naquela pe?a ent?o ? claro que at? mesmo pequenas ind?strias ir?o desejar dar um "ar artesanal" a suas pe?as j? em outras situa??es onde o industrial ? mais valorizado alguns artes?es desejar?o dar um ar industrial a suas pe?as e por a? vai.
Quando ? classifica??o do Ferrari eu s? n?o seria t?o rigoroso quanto ao uso de equipamentos sofisticados pois isto ser? inevit?vel com a evolu??o do artes?o. ? claro que n?o d? para colocar um peda?o de a?o em uma m?quina, sair uma faca pronta e cham?-la de artesanal mas d? para usinar-se uma guarda ou mesmo um ricasso de uma faca com uma fresa CNC e cham?-la artesanal se esta opera??o for uma opera??o "pequena" frente ao montante de trabalho artesanal feito na pe?a. Realmente isto ? complexo e talvez a SBC possa atuar nisto fazendo um workshop entre os cuteleiros para a discuss?o do assunto e a elabora??o de uma tabela de artesanal, semi-artesanal e industrial ou coisa parecida e esta tabela poderia ser revisada ? por exemplo cada tr?s ou cinco anos.
Fica a? uma sugest?o para pensarmos.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #7  
Old 12-11-2007, 07:58 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Esta ? uma boa discuss?o!...e vale a interpreta??o de cada um!

Enquanto uma sociedade n?o definir por crit?rios o que ? e o que n?o ? uma faca artesanal, sempre teremos diferentes interpreta??es.
Como diz o Ferrari, alguns consideram a Randall artesanal, outros n?o.
Dependendo do ponto de vista poder?amos tamb?m dizer que as facas rec?m lan?adas pela Corneta, tamb?m s?o artesanais.
Inicio do ano o Ray Rogers abriu um T?pico exatamente com esta e outras d?vidas relacionadas...... http://www.knifenetwork.com/forum/sh...light=handmade
Eu sou da opini?o que faca artesanal ? aquela que tem suas linhas definidas apenas pelas m?os do artes?o e ou com o auxilio de ferramentas manuais, fresadora, m?quina de corte a laser, jato d??gua, plasma, etc., n?o s?o m?quinas manuais, s?o m?quinas de processo industrial.
Ou seja, eu considero uma faca artesanal aquela foi feita contanto apenas com as habilidades manuais do artes?o.
Enfim, ? preciso haver uma clara defini??o por crit?rios.
Reply With Quote
  #8  
Old 12-11-2007, 08:01 AM
Raffael ?'s Avatar
Raffael ? Raffael ? is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2005
Location: S?o Paulo
Posts: 113
Send a message via MSN to Raffael ?
Posso dar minha singela opni?o ?

Acho que hoje depois de tanta tecnologia, voc? pode ter as mesmas m?quinas de uma ind?stria, em menor escala mas pode.

Hoje acho que o diferencial est? na fabrica??o de uma pe?a para determinada pessoa. N?o ? isso que os cuteleiros profissionais fazem e a ind?stria n?o ?

O diferencial do artesanal para a ind?stria est? justamente a?. Voc? ter um cliente e confeccionar uma pe?a de acordo com a necessidade dele, com o acabamento e mat?rias primas que ele define, com uma ergonomia especialmente projetada para a m?o de quem vai usa-la. E isso a industria n?o consegue pelo fato de ter uma linha de produ??o e padroniza??o.

Posso estar errado (e a chance disso ? grande) mas enxergo a cutelaria artesanal como um ajuste fino, pois se fulano de tal gosta de um determinado modelo de pe?a mas algo n?o agrada, ele vai a um cuteleiro e pode conseguir o que deseja.

Bom, ? isso, ou n?o, rs.


__________________
Raffael ? Maronez
"Semper Servus"
www.cbbrasil.com.br
raffaelmaronez@hotmail.com

S?o Paulo - SP
Reply With Quote
  #9  
Old 12-11-2007, 08:01 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Fala Sarge, me chamou!
Bem, a princ?pio esta discuss?o vai longe, se olharmos pelo fundamentalismo da coisa, cuidado com fundamentalistas, dever?amos ent?o pegar no enxad?o, cavar o minerio e produzir o a?o, comprou a?o pronto, j? perdeu o carater de "feito ? m?o"!!!
Eu penso o seguinte, se o trabalho ? feito dentro de criterios manuais, em pelo menos 51% do produto, ? artesanal, se for 50%, ? o tal do "mid-tech", e se for menos que 50%, industrial.
Agora s? estou pensando como medir isto!!!!!
Eu acabei reduzindo muito o uso de laser em minhas pe?as pois n?o tenho confian?a nos prestadores de servi?o que tive contato, mas qd puder terei minhas maquinas CNC, e ainda assim ser? "hand made", pois serei eu mesmo a operar elas, por enquanto desenvolvi processos por moldes e gabaritos que me d?o uma repeti??o quase perfeita, e continuo sendo artes?o, pois mesmo feitas em lotes, n?o s?o identicas, tem uma parte do servi?o que ? feito pe?a por pe?a, e nisto est? o carater de identidade do artes?o, individualidade das pe?as, que s?o ?nicas, mesmo tendo uma mesma origem!


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 12-11-2007, 08:49 AM
PALLAVICINI PALLAVICINI is offline
Skilled
 
Join Date: Dec 2004
Location: S?o Paulo, SP
Posts: 467
Caros cuteleiros

Esta ? uma discuss?o infind?vel. Como colecionador, posso dizer que uma faca deve, antes de qualquer outra considera??o, agradar-me. Agradar-me como estilo, acabamento, materiais empregados, equil?brio, peso, etc..
Isto posto, n?o me preocupo excessivamente com a pureza do "tudo feito ? m?o por um ?nico artes?o" como conceito. N?o estou preocupado se o rasgo da guarda foi feito ? unha ou por fresadora, at? porque como vou comprovar se ? de um jeito ou de outro?
A?, posso at? preferir um produto industrial a um artesanal, dependendo da situa??o. Por exemplo, j? vi trabalhos certamente artesanais que para mim n?o valem absolutamente nada. N?o vou pagar nada por isto, portanto.
Eu considero que cada cuteleiro deve achar seu pr?prio equil?brio entre a produtividade de certos processos realizados ? m?quina e o pre?o que pode obter por suas cria??es. O que deve valer ? a transpar?ncia, ou seja, considero que ele deve, sempre que solicitado informar ao interessado como foi feita cada pe?a. Assim o cliente decide se quer ou n?o compr?-la.
Agora, procurar definir com exatid?o o que ? artesanal, mid-tech ou industrial, penso ser absolutamente imposs?vel.
Enfatizo que trata-se de opini?o pessoal minha, como colecionador curioso, que vez ou outra comete alguma coisa com molas de kombi ou simplesmente encabando l?minas como hobby.

Alfredo Pallavicini
Reply With Quote
  #11  
Old 12-11-2007, 09:23 AM
JMota's Avatar
JMota JMota is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2005
Location: Acre - BRasil
Posts: 143
Deixa eu meter o bedelho amador

A defini??o de carro artesanal ? o carro que foi feito pela pessoa que ser? seu primeiro propriet?rio.
Adaptando, eu considero faca artesanal aquela feita para algu?m, para si pr?rpio pelo prazer ou para presentear, ou ainda sob encomenda.
A partir do momento em que uma faca deixa de ser ?nica, ela deixa de ser artesanal.
Mesmo que o cutelerio tenha um molde para fazer suas facas, o trabalho realizado nelas as far? diferentes, seja pelo cabo, seja pelo polimento... ou seja, ? artezanal. A partir do momento em que ele atinge uma qualidade tal que as suas facas se confundem de t?o id?nticas, tornaram-se facas industriais, mesmo que o processo seja artesanal.
Lembrem que o termo usado para produto industrializado ? "manufaturado", ou seja a manualidade n?o lhe tira o aspecto industrial.

O valor das facas dos grandes mestres, como Ferrari (e n?o vou citar outros para n?o ser injusto por omiss?o com ningu?m), ? o fato de que ela foi feita com dedica??o e ? ?nica.
Se eu um dia adquirir uma faca Ferrari, poderei dizer que ele fez essa faca. ele parou para trabalhar nessa faca. Diferente de dizer que ele parou para fazer facas e que essa ? uma delas.
Assim cada "faca Jo?s" ? uma faca ? qual eu dediquei tempo e atane??o especial. Se um dia eu chegar a fazer facas, dedicando tempo a um lote, eu vou ganhar uma graninha, mas n?o verei nesse lote a paix?o das duas ou tr?s facas anuais que fa?o atualmente.

Ser? que deixarei de ser artesanal?????


__________________
Jo?s Mota
Reply With Quote
  #12  
Old 12-11-2007, 12:19 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Arte s anal !

Prezados,
A gente fica pensando no assunto e acaba saindo besteira!! N?o tenho culpa se a palavra permite uma separa??o sil?bica t?o sugestiva: ARTE s ANAL!!
Da? vem a tenta??o de fazer toda uma interpreta??o indo por este caminho mas n?o vou fazer sen?o acabo avacalhando com um t?pico t?o s?rio e que est? indo t?o bem ...
Vamos deixar como est? que est? muito bom!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 12-11-2007, 12:50 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
...o bom deste t?pico ? sabermos o q pensa cada um!
Como disse o Pallavicini, faca ? faca e todas maravilhosas!....
Reply With Quote
  #14  
Old 12-11-2007, 01:53 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Jo?s, obrigado pelas palavras, mas n?o sou mestre nenhum. Assim como vc e v?rios outros aqui do f?rum, ainda estou no longo caminho do aprendizado, tenho s? um pouco mais de estrada.

Abs
Reply With Quote
  #15  
Old 12-11-2007, 04:18 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
?... realmente os limites destas defini??es s?o absolutamente imprecisos....
cada cabe?a, uma senten?a....
mas a discuss?o ? boa e saud?vel.
Abra?os
Goulart


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, cutelaria, folder, folding, forja, hydraulic press, knife, press, switchblade


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 06:49 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved