MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-16-2007, 01:04 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ferrugem

Todos sabemos que o a?o carbono enferruja. A decep??o ? quando vamos preparar o material do churrasco (fora a carne) e deparamos com a nossa faca, que estava brilhando, com manchas de ferrugem. Mas o churrasco ? daqui algumas horas; o que fazer? Veio a id?ia salvadora: lixar com lixa 400 at? desaparecerem as manchas. Meu bra?o engrossou 3 cm de diametro, ja tive 17 caimbra no biceps e as manchas ainda est?o l?, levemente mais fracas. O pessoal vai querer ver a faca e n?o v?o entender que o a?o mancha. Pergunto aos anjos da guarda de plant?o: o que fazer com essas manchas chatas?
Abra?os a todos
Gerson
Reply With Quote
  #2  
Old 03-16-2007, 01:15 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Fala a verdade pra eles..
aco ao carbono, qdo mal cuidado, enferruja..
mas podes aumentar o grao da lixa e diminuir gradualmente..
Reply With Quote
  #3  
Old 03-16-2007, 01:19 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Gerson, parafraseando o Jerry Fisk: "-N?o ? a faca que enferruja, e sim o dono que n?o cuida."

A?o carbono tem um excelente fio, mas fica a desejar com rela??o ? corros?o.

Todo ano fa?o uma faca teste para meu uso pr?prio. A ?ltima eu usei um ano inteiro, em churrasco, cortando madeira, lata, corda, enfim, no tabalho bruto mesmo. No final do ano s? dei um tapa com Scotch Brite e a faca tava nova. Dei ela de presente a um amigo que agora est? no Par?, e com certeza est? fazendo muito churrasco com ela.

Sempre digo que tem muita gente que compra uma moto Harley Davidson, d? uma volta no domingo e fica o resto da semana limpando e lubrificando. Tem gente que compra uma espingarda Perazzi, d? 50 tiros no domingo e passa o resto da semana limpando e lubrificando.

E se uma pessoa compra uma boa faca em carbono, faz um churrasco ou vai pro mato, coloca ela na bainha que quer que ela esteja brilhando da? 7 dias?

Chamo a aten??o para este detalhe pois uma l?mina precisa ser limpa e lubrificada depois do uso. Claro que podem ocorrer algum escurecimento, mas um tapa de Scotch Brite ou lixa d??gua fina vai resolver isso. Esta ? a grande sacada do acabamento acetinado, pois ele ? de f?cil manuten??o por parte do usu?rio.
Reply With Quote
  #4  
Old 03-16-2007, 01:50 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
OK. Acatado as sugest?es e/ou determina??es. A faca ficou muito tempo sendo mantida em perfeitas condi??es, a rigor desde o ?ltimo curso em Outubro em Brasilia. num descuido meu. deixei-a com um fazedor de bainha. Deu no que deu. Tenho a impress?o que ele deixou a faca na bainha por muito tempo e a? me lascou. A segunda vez n?o caio mais.
Obrigado pelas dicas
Gerson
Reply With Quote
  #5  
Old 03-16-2007, 04:33 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Rs Gerson, n?o entenda como determina??o, pela mor de Deus!rs

A?o carbono tem desses cuidados mesmo. Apesar dos cuidados, seu resultado de corte compensa, n?o ? mesmo?
Reply With Quote
  #6  
Old 03-16-2007, 07:11 PM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
Gerson,

realmente enferruja. Precisa de todos esses cuidados mesmo. O problema ? tirar as manchas quando surgem. Melhor ? evitar, sen?o, haja bra?o!

Ferrari,

compensa e muito!!! Aquela faca que fiz para uma pessoa do Candombl? ficou com um fio espetacular! Mesmo tendo sido a minha primeira t?mpera, assessorado pelo Prof. Maur?cio [hehehe], ficou ?tima e a pessoa est? impressionada com o corte dela.

Eu gosto de trabalhar com a?o carbono, ainda mais que ? um material barato e f?cil de encontrar.

Abra?os,


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #7  
Old 03-16-2007, 07:24 PM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
Gerson,

realmente enferruja. Precisa de todos esses cuidados mesmo. O problema ? tirar as manchas quando surgem. Melhor ? evitar, sen?o, haja bra?o!

Ferrari,

compensa e muito!!! Aquela faca que fiz para uma pessoa do Candombl? ficou com um fio espetacular! Mesmo tendo sido a minha primeira t?mpera, assessorado pelo Prof. Maur?cio [hehehe], ficou ?tima e a pessoa est? impressionada com o corte dela.

Eu gosto de trabalhar com a?o carbono, ainda mais que ? um material barato e f?cil de encontrar.

Abra?os,


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #8  
Old 03-16-2007, 07:33 PM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
Gerson,

realmente enferruja. Precisa de todos esses cuidados mesmo. O problema ? tirar as manchas quando surgem. Melhor ? evitar, sen?o, haja bra?o!

Ferrari,

compensa e muito!!! Aquela faca que fiz para uma pessoa do Candombl? ficou com um fio espetacular! Mesmo tendo sido a minha primeira t?mpera, assessorado pelo Prof. Maur?cio [hehehe], ficou ?tima e a pessoa est? impressionada com o corte dela.

Eu gosto de trabalhar com a?o carbono, ainda mais que ? um material barato e f?cil de encontrar.

Abra?os,


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #9  
Old 03-16-2007, 07:35 PM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
OPSSSSSS

T? meio estranha a minha conex?o com o f?rum.... al?m de n?o conseguir fazer o log out, deu dobradinha na mensagem...


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #10  
Old 03-16-2007, 08:42 PM
Marcial Marcial is offline
Skilled
 
Join Date: May 2006
Location: Bs. As. Argentina
Posts: 540
A?o carbono, em faca bem feita nao enferruja, s? "pega car?cter".
Reply With Quote
  #11  
Old 03-20-2007, 02:13 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
sei que o topico ta meio velho, e eru merio sumidop mas va l?!!!!
Esperimente na proxima vez, colocar algum oleo, e enrolar a lamina em micro filme.
aqui onde trabalho, tem uma graxa boa para fazer isso. ? a base de silicone, repelente de umidade e bem inerte. o problema? + - R$ 1500 o pote com 3 Kg.
s? tome cuidado ao fazer isso que te falei, pois o oleo em contato com o cabo pode manchar.
Abra?os


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #12  
Old 03-20-2007, 06:47 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Usando a id?ia do Rafael, como a faca ? para uso culin?rio, voc? pode manter a faca embebida com ?leo de cozinha, de cravo ou copa?ba (pau d'?leo), esses dois ?ltimos ?leos mant?m visitantes indesejados longe. (Todos os ?leos citados n?o fazem mal ? sa?de).

Depois de um tempo, parece que o ?leo "penetra" na faca, a? o problema se ameniza.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #13  
Old 03-21-2007, 05:11 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Rafael, teu link pra pagina ta fora do ar..
O silicroni ? otimo pra isso.. Exsitem os tuffcloth la fora.. Eu tenho um oleo "seco" que parece muito com aquilo..
Usavamos para lubrificacao de mesas na industria moveleira.. Assim as pecas deslisavam. Mas nao poia marcar a peca..
Infelizmente nao lembro o noeme do negocio..
Eu, apesar de ter sido ridicularizado por um dos "mestres" que tanto brigo (ai ta mais um motivo pra briga), uso minha cerinha..Cera de ouvido...
O que uso ? uma mistura de cera de chao incolor, cera de abelha e oleo de linha?a.. Uma antiga receita familair do velho mundo (lorota)...
O importante ? derreter em banho-maria, pra nao pegar fogo..
Tenho usado a ridicula em minhas pistolas, minhas carretilhas, nos passadores de meus canicos, e o que mais me mostrou o resultado, na minha magrela. Nao, nao ? na minha namorada, mesmo pq se o marido dela descobrir to frito..Tenhousado a muito tempo nos raios e partes ferrosas da minha bicicreta que ta nas praia.. E por vadiagem ou comparacao, uso so na parte inferior do raio, na parte que eles se cruzam ate o cubo ? muito ruim pra aplicar.. E meu amigo, funciona excelentemente bem..
Custa quase nada..
O oleo protege e lubrifica.. O cera adere..
Tem que acertar a proporcao pra ficar facil de aplicar..
Logicamente, se utilizar, vais ter que enfrentar o desdenho dos sabe-tudo que preferem ter o prazer de usar algo importado..Realmente o tuff ? bom, mas ? caro pra nos...
O acabamento ao percloreto ajuda muito na passivacao da superficie.. Protege pra caramba.. Podes tentar pq eu ja fiz testes, no mar..
Abrsson do colono
Reply With Quote
  #14  
Old 06-25-2014, 09:56 AM
Reinke Reinke is offline
 
Join Date: Apr 2013
Location: Panambi-Rio Grande do Sul
Posts: 2
Ol?, sou novo no f?rum e venho fabricando como hobby para mim j? fazem alguns anos e este f?rum me ajudou muito.
Portanto, gostaria de fazer minha contribui??o.
Quando a l?mina fica com aquela colora??o ap?s o contato com sais (carne, etc.), eu tenho usado massa de polir incolor n?2 da sherwin williams (encontra em qualquer loja de tintas e custa 5 reais, durando uma vida), com um paninho seco, ela desbasta a faca em propor??es m?nimas, e deixa como nova.
Depois, para conservar dou um tapinha na boca do fog?o para evaporar a umidade e passo vaselina l?quida, comprada em farm?cia, que n?o ? prejudicial a sa?de, bem como, se for ingerida, n?o ? t?xica.

Espero que seja proveitoso.
Reply With Quote
  #15  
Old 07-01-2014, 10:09 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Tirar a p?tina?

Nem pensar em tirar a p?tina da faca! Esta patina com o tempo vai protegendo a l?mina e dando-lhe personalidade. Os gauchos gostam da faca no estado em que saem da forja e est?o certos, dificilmente enferrujam, por l? dizem que querem faca pra usar e n?o pra olhar.
TODAS minhas facas ficam SEMPRE nas bainhas e n?o tenho problemas com ferrugem.

Quando a bainha fica pronta despejo vaselina l?quida ou silicone dentro dela at? transbordar. Deixo absorver um pouco e despejo a sobra, passo a m?o para espalhar os escorridos por toda a bainha e pronto. A bainha assim tratada fica macia e n?o enferruja as facas pois n?o absorve umidade.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
faca, forja, hobby, l?mina, material, polir, spray


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:37 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved