MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 06-22-2007, 04:15 PM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Scholberg

Amigos,

Quase todos n?s sabemos a "aura" que existe entre as facas Scholberg, e consquentemente a sua hist?ria.
Vagando pela web, encontrei uma pe?a, no m?nimo curiosa, que me causa v?rias d?vidas.
Ser? que ela foi confeccionada no Brasil?(Pois est? grafado "Pelotas")
O porqu? do portugu?s(aparentemente sobreposto) onde l?-se "Damasco Fino"?
Se foi feita no Brasil quem caldeou o damasco na ?poca?
Observem as marcas de caldeamento no cano e o padr?o.









Abra?os


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com

Last edited by Jefferson Berr; 06-23-2007 at 09:18 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 06-22-2007, 04:22 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Que pe?a imprecionante!!!
Se ela ? realmente antiga quanto parece, vamos tirar o chap?u para este ferreiro!!!
que dom?nio de t?cnica!!!
Goulart
Reply With Quote
  #3  
Old 06-22-2007, 04:51 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Acho que n?o foi feita no Brasil, n?o. Muitas dessas pe?as eram fabricadas fora, mas vinham com o nome do importador gravado, tal qual o famoso Henrique Laporte.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #4  
Old 06-22-2007, 05:02 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Quote:
Originally Posted by Hoffmann
Acho que n?o foi feita no Brasil, n?o. Muitas dessas pe?as eram fabricadas fora, mas vinham com o nome do importador gravado, tal qual o famoso Henrique Laporte.

Famoso quem???
Reply With Quote
  #5  
Old 06-22-2007, 08:27 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
...q pe?a linda!!!!!!
Uma vz eu deixei de comprar um estojo lindamente adornado com duas pe?as de pederneira para duelo!
Me arrependo at? hoje!....
Reply With Quote
  #6  
Old 06-22-2007, 10:00 PM
Marcial Marcial is offline
Skilled
 
Join Date: May 2006
Location: Bs. As. Argentina
Posts: 540
Penso igual ao Hoffmann, muitas pe?as eram marcadas em origem com o nome da firma comercializadora aqu? em Am?rica, e o cano ? de damasco de arame, sistema parecido ao do damasco de cabo de a?o, s? que muuuuito melhor feito.
A grosso modo a t?cnica consiste em enroscar ao redor de uma barra os arames e caldea-los at? fazer um cano. ?C?mo fazem para que a barra nao caldeie tamb?n? Chi lo s?...
?ou que os arames nao esfr?em demais em caso de deixar a barra fr?a? Chi lo s? II...


__________________
Las bolas, cuchillo y lazo/ en este pa?s infiero/ que mucho m?s que el dinero/para comer son del caso/ pues si a alguno que de paso/se le antoja alguna res/ la bolea por los pies/ el lazo le echa al cuello/ entra el cuchillo a deg?ello/ y se la come despu?s.
http://photobucket.com/cuchillosvds
Reply With Quote
  #7  
Old 06-22-2007, 10:57 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Marcial, talvez a barra seja caldeada, e a alma(furo) do cano seja usinada depois...
Eu sei que faziam essas pe?as de damasco por serem mais resistentes, as armas de a?o "liso" da ?poca tinham a tend?ncia de rachar/explodir em caso de falha (excesso de p?lvora, obstru??o/sujeira no cano, etc).
As de damasco estufavam, mas n?o explodiam lan?ando fragmentos de a?o...


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #8  
Old 06-23-2007, 04:59 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Berr, aqui em BEnto eu e o Codignoli deparamos com uma peca identica. So que esta ai ta em melhor estado.. Oque me deixou doido foi a radica do cabo.
? damasco mesmo. E muito interessante. Os filigramas entao..
Cruzivi, a peca em questao tava sem a tampa da espoletira do cabo e o Raul deve estar fazendo a tampa..
Scholverg era importador de solingen, com a marca deles estampada na origem. Ta no livro do Domeneq..
mas a da foto ta mint.. Lindona..
Reply With Quote
  #9  
Old 06-23-2007, 05:46 AM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Linda pe?a. Belo damasco. Levantou muito bem a quest?o e ati?ou a minha curiosidade.
Reply With Quote
  #10  
Old 06-23-2007, 06:59 AM
danieleuroset danieleuroset is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2006
Location: Brasil - Rio Grande-RS
Posts: 80
Se n?o me engano... postei ? algum tempo aqui no forum uma faca desta marca e fiz a mesma pergunta, seria Nacional ou N?o?

Uma faca no estilo "Lingua de chimango" bastante longa, acho que uns 25 ou 30Cm de l?mina. Minha cidade ? vizinha ? cidade de Palotas(60Km) e por isso me interessei na ?poca. A empunhadura em prata com adornos manuais, traz a estampa desgastada pelo tempo "Scholberg & Cia / Liege - Pelotas". ? de propriedade de um amigo meu, e est? em meu poder para ser amolada e para que eu fa?a uma bainha, por ter pertencido ao bizav? do meu amigo chegamos ? uma data aproximada, uns 65 ou 70 anos.

Fragmento de texto encontrado enquanto escrevia este post:

Fonte: http://www.knifeco.ppg.br/origens.htm

"existia nos Pampas ga?chos, a cl?ssica "faca de prata", inicialmente como trabalho de toscos cuteleiros que aproveitam espadas quebradas, molas de carro?a, restos de serras, etc. para com eles forjar l?minas. Posteriormente, com a industrializa??o das cutelaria de Solingen e Thiers, essas cria??es foram equipadas com l?minas europ?ias e a elas se agregou o trabalho de prateiros, movimento que originou-se em Buenos Aires, Argentina, e atingiu os Pampas de Uruguai e Brasil. Faca ga?cha com l?mina Scholberg de 9 1/4 polegadas. Sua empunhadura e as furnituras da rara bainha do tipo "picazo" s?o de prata, lavradas a m?o. A manufatura situa-se entre 1900 e 1910. O in?cio do s?culo 19 trouxe ao Brasil uma verdadeira invas?o de facas comerciais produzidas principalmente em Solingen, Alemanha, e alguns raros exemplares manufaturados em Sheffield, Inglaterra. Para a Am?rica do Sul tamb?m afluiram alguns cuteleiros e prateiros de origens germ?nica e francesa e muitos deles se radicam em Buenos Aires, Argentina, no interior de S?o Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, iniciando o ciclo das mais requintadas cria??es com bainhas e empunhaduras de prata nos dois pa?ses. ? nesta ?poca que surge no Rio Grande Sul, o "ciclo dourado" das facas ga?chas, principalmente com excepcionais trabalhos de prateiros da cidade de Pelotas e, no Interior do Estado de S?o Paulo".

A faca deste meu col?ga de trabalho ? id?ntica ? esta do site acima, por?m a que est? em meu poder n?o possui bainha, n?o d? para afirmar, mas os desenhos da empunhadura se parecem demais com a faca que temos em nosso poder. Outra estampa que chamou a aten??o ? a grava??o do outro lado da l?mina com a inscri??o da letra "D" em mai?sculo com uma coroa sobreposta ? letra e uma esp?cie de Cruz

Abra?o ? Todos


__________________
Daniel Guerra Costa
Rio Grande - RS
Brasil
http://s230.photobucket.com/albums/ee60/danieleuroset/
Reply With Quote
  #11  
Old 06-23-2007, 09:21 AM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Concordo com o Tio Mirto!!!
Acho que essa pe?a n?o foi feita no Brasil, a exemplo das facas que as l?minas eram importadas da B?lgica e comissionava-se prateiros para fazer os cabos e as bainhas.
Abra?os


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com

Last edited by Jefferson Berr; 06-25-2007 at 10:24 AM.
Reply With Quote
  #12  
Old 06-23-2007, 06:33 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Pratica antiga e atual

Tempos atr?s comprei um revolver Rossi que tinha estampada a marca da distribuidora americana. Inicialmente pensei que a arma houvesse sido contrabandeada dos EUA para o Brasil mas depois perseguindo a origem do mesmo v? que havia sido comprado em loja, tudo legalizado e era um excedente de um lote que a Rossi exportou. Portanto ainda existe esta pr?tica de gravar a marca do distribuidor no produto.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 06-23-2007, 07:25 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
A Imbel fabricava aqui e vendia com uma outra marca nos USA, nao lembro direito..Springfield eu acho, ou eram os Simpsons??
Mas o habito de imprtar facas com a marca propria era comum aqui no sul, no passado. O livo do Domeneq ? otimo neste assunto, o dagas de plata.
Qdo falo em sul, falo em gaucho.. RS, Argentina e Uruguai..
? um campo fertil pra falsificacao. Por isso odeio vender faca pra conterraneo. Eles preferem pagar mais por um bagulho com determinada palavra escrita, do que procurar entender a performance.. Neste ponto, sou completamente contra a tradicao gauderia, que eu tanto gosto e tenho orgulho..

Last edited by callega; 06-23-2007 at 07:29 PM.
Reply With Quote
  #14  
Old 06-26-2007, 07:46 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
O damasco do cano ? turco enrolado. Existem dois tipos de turco para canos: enrolado(onde uma barra comprida de damasco tor?ido ? enrolada e caldeada), e longitudinal,(v?rias barras torcidas s?o caldeadas ao comprido para formar o cano). Esses padr?es j? eram utilizados nos mosquetes hindus, por volta do s?c. XVI-XVII. ? realmente uma pe?a feita provavelmente na B?lgica, talv?z Liege...
Reply With Quote
  #15  
Old 11-04-2012, 02:06 PM
rivendare rivendare is offline
Registered
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 1
Scholberg

Galera sou novo aqui, mas com base nos meus estudos vou explicar a Scholberg,
Ela nao produzia NADA, apenas importava ou fazia o acabamento com alguns prateiros famosos como Jeanselme DA SILVA e Ramao PRIEU.
NENHUMA arma Scholberg JAMAIS foi produzida no Brasil, eram todas Belgas, de producao da familia Scholberg de l?. Normalmente de Paul Scholberg ou Alphonse Scholberg, mas com toda certeza nenhuma foi feita em Pelotas.
Sobre as facas, eram da forja Jean Delaire (D Coroada), ou Charles (VRAI HDG) Nogent.
Ela tinha duas irmas, uma em Rosario na Argentina e outra, mais famosa, em Montevideo, sob o nome de Broqua & Scholberg.
Grato, bom post para todos
Reply With Quote
Reply

Tags
forja, post


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:07 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved