MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-25-2013, 01:19 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Talking Solda El?trica, MIG, TIG..... Qual ter?

Ol? pessoal.

Dei uma pesquisada aqui no f?rum e n?o achei nada que respondesse a quest?o.

Eu tenho uma m?quina de solda el?trica em casa, mas n?o sei se ? n?o saber usar direito ou n?o ? a m?quina certa. Algumas vezes quando tenho que soldar um tubo por exemplo acabo furando e dando mais trabalho para consertar depois....

Adendo: N?o fiz curso, a m?quina era do meu pai e ele me passou como fazer uma solda bem por cima, al?m das vezes que o vi fazendo algo....

Gostaria de saber: Existe uma m?quina de solda mais f?cil de usar e ?til dentro da oficina????

Andei pesquisando as MIG/MAG e TIG da vida, achei interessante a teoria, mas e na pr?tica?

? mais f?cil de usar? ? melhor para se utilizar uma m?quina dessas nas nossas oficinas?

Vi em seriados de TV como o American Chopper os caras usando m?quinas desse tipo e parece ser t?o mais f?cil soldar, ou ? a pr?tica dos caras mesmo?

Muitas vezes soldamos alguns tubos e barras de ferro, a?o ou inox para fazer algum suporte ou jig, futuramente j? penso no uso para preparar os billets para o damasco...

VALEU!
Reply With Quote
  #2  
Old 09-25-2013, 03:38 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Todas!


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #3  
Old 09-25-2013, 08:27 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Denis

O Problema n?o ? a m?quina de solda. ? que voc? tem que comprar eletrodo sem cola, se n?o fica grudando durante a soldagem.
Reply With Quote
  #4  
Old 09-25-2013, 09:06 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Pelo pouco que sei, cada um dos tipos serve melhor para coisas distintas.
Eletrodo revestido funciona melhor se estiver bem seco. Tenho amigos que costumam secar no forno, ou deixar em estufa antes de usar...

MIG/MAG se for do tipo "tradicional" precisa de cilindros dos gases (CO2, Arg?nio, e mistura dos dois anteriores )
Tem o do tipo sem g?s (o arame ? que ? diferente), mas o arame ? mais caro.
Agora tem algumas m?quinas que s?o COM e SEm g?s ( tem que inverter a polaridade da corrente ao trocar o tipo de arame).

J? de TIG, n?o conhe?o muito.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #5  
Old 09-25-2013, 09:10 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Ah! Tem gente que retifica transformador comum de eletrodo, e coloca capacitor e bobina na sa?da, dizem que fica melhor de trabalhar.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #6  
Old 09-26-2013, 05:15 PM
Dionatam Franco Dionatam Franco is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2007
Posts: 255
Denis,
Todas as modalidades de soldagem requerem certa pratica e conhecimento espeifico, para serem executadas.
O processo ?? mais economico?? ? o de soldagem com eletrodo revestido.. infelizmente nao ? a mais facil.. na minha opiniao ? a mais omplexa.
se vc tiver grana pra investir numa maquina MIG, de uns 250 ampers ou mais, O FA?A.
Nao indico utilizar aquelas maquinas MIG que nao utilizam g?s .. aquilo s? serve pra trabalhos muiiiiiiiiito pequenos- leves.
No processo MIG, chega-se a um resultado satisfat?rio mais rapido.
mas senao tiver outro jeito.. o negocio ? secar bem o eletrodo e calibrar a maquininha que vai atr?s do alicate de solda.
abra?ao e boa sorte!
Franco.
Reply With Quote
  #7  
Old 09-27-2013, 10:49 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Denis, o macete da solda com eletrodo revestido e que t?m que regular a amperagem.

Se estiver baixa demais a amperagem baixa ele vai grudar mesmo.
Se estiver muito alta ele vai furar tudo.

Se for um material grosso a soldar pode deixar a amperagem m?dia-alta j? no caso de tubos e chapas finas deixe a amperagem baixa-m?dia.

Sempre use o eletrodo espec?fico pra cada material.
Exemplo: chapas e tubos comuns use o eletrodo 6013.
Para a?ose inoxid?veis sempre eletrodos de a?o inoxid?vel.

Mas vai treinando cara, eu demorei uns 3 meses pra pegar a manh? da amperagem e mais uns 3 meses a manh? das posi??es de soldagem.

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #8  
Old 10-01-2013, 09:19 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Eletrodos.

Al?m da amperagem tem os diversos di?metros de eletrodos e o tipo de revestimento.
Tem eletrodo que fica apagando toda hora, e s?o bons eletrodos mas n?o adequados para estas maquinas menores. Sempre explique que quer eletrodo para tal tipo de maquina de solda.
Eu gosto de soldar os cabos quando vou soldar, raramente uso tenazes, fica mais confort?vel e seguro de se trabalhar.
Uso muito o eletrodo de inox 308 mesmo para soldar cabos pois a solda fica flex?vel, dif?cil de quebrar durante o forjamento.
Se fosse comprar hoje compraria uma destas maquinas leves e compactas pois o pre?o abaixou muito e s?o faceis de se transportar ( vizinho sempre pede um quebra-galho quando sabe que tem maquina de solda ) mas como j? tenho uma pesada destas simples ent?o ? com ela mesmo. Soldar tubos finos? Esque?a e procure um tubo grosso!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 10-10-2013, 08:12 AM
Lucas M. Maia's Avatar
Lucas M. Maia Lucas M. Maia is offline
Member
 
Join Date: Sep 2010
Location: Teixeira de Freitas BA - Brasil
Posts: 20
Eu aprendi a soldar com TIG faz pouco tempo, e vou te contar n?o troco por outro tipo. ? um pouco mais dif?cil que as outras para se aprender existem t?cnicas diferentes para determinados trabalhos, mas o resultado final ? excelente, sem contar que n?o faz a sujeira toda do eletrodo revestido.
Reply With Quote
  #10  
Old 10-11-2013, 08:26 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Valeu Povo!
Andei sumido pois estas ?ltimas semanas foram beeeeem corridas.

Lala seu fanfarr?o! Ter todas ? um sonho n?! Ruim ? ter o dinheiro! hahahahhah, quem sabe um dia!

A dica do Bragagnoli tamb?m ? boa, vou procurar eletrodos sem cola!

Obrigado Norio, Franco, Segantin, Cabete e Lucas!

?ia a minha v?inha aqui:


Lembro na oficina do Codignoli que para n?o ter o problema com o eletrodo estar ?mido ele tinha uma estufa, mas para o meu caso ? preciosismo demais, pelo menos no momento atual.

Pelo que pesquisei estava chegando ? conclus?o conforme o Franco disse, acredito que um bom investimento futuro para mim seria a MIG, mais barato e mais f?cil de trabalhar que a TIG (apesar se ser uma op??o que me parece muito boa tamb?m).

Pelo que li a MIG teria uma vantagem para montar billets por ser mais f?cil de se regular a profundidade da solda, por?m a TIG em outros momentos voc? consegue esquentar uma ?rea menor e tem quase zero de sujeira...

Quanto aos tubos, eu os uso mais para montar traquitanas para a oficina, como pregui?a para a forja, mini-torno/morsa para cabos, recipiente para fosfatiza??o etc. E tem o cilindro de g?s freon para a forja que tamb?m ? super fino...

Mais uma vez obrigado!
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, barato, cilindro, como fazer, curso, files, forja, inoxid?vel, jig, material


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Off Topic - Ajuda com soldagem el?trica VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 06-06-2010 06:38 PM
Solda prata ou solda branca Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 06-24-2009 06:21 PM
M?cara de solda Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 23 12-09-2008 07:21 AM
Solda alexandre SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 12-18-2007 09:50 PM
Maquinas de Solda augusto SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 02-23-2005 08:34 PM


All times are GMT -5. The time now is 11:27 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved