MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-20-2004, 11:41 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Talking Ano novo, vida nova, lixadeira nova...

Meus amigos:

? com grata satisfa??o que anuncio a todos: sa? da era medieval!!!

Consegui uma lixadeira combinada (cinta e disco) pequena o suficiente para caber na minha "oficina" (a despensa aqui de casa...). Estava jogada em um ferro-velho em estado deplor?vel. Paguei R$10,00 por ela e levei para um amigo torneiro que a recuperou lindamente. Foram mais R$210,00 (incluindo o motor de 1/2 cavalo). Ficou uma beleza. Nestas duas pr?ximas semanas estarei brincando com ela, e provavelmente em meu retorno j? terei uma faca pronta para mostrar.

Em tempo: nas pr?ximas duas semanas estarei na ch?cara, aproveitando o recesso escolar da escola. Como l? n?o tem nem telefone, vou ficar fora do forum .

Mas n?o se preocupem. Eu volto a incomodar antes que voc?s possam imaginar...

Um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo a todos


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #2  
Old 12-20-2004, 11:58 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Para n?o perder o costume, deixa eu incomodar antes mesmo de ir embora: como ? feita a afia??o com disco de feltro? Sempre afiei minhas l?minas com pedra combinada, mas agora gostaria de experimentar o disco (n?o me lembro quem foi, acho que o Callega, que disse que afia as l?minas desta maneira...)

Um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #3  
Old 12-20-2004, 12:21 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Afia??o no disco de feltro.

Prezado Paulo,

Antes de ir ao disco de feltro afie em uma lixa fina como uma 180 careca ou uma 220.
Na lixa n?o tem mist?rio, ? s? tomar muito cuidado para n?o "queimar" o fio, ou seja, para n?o aquecer o fio em demasia o que ir? alterar a t?mpera que fez e fatalmente abaixar a dureza naquela regi?o "queimada".
Cada cuteteleiro tem uma t?cnica para a afia??o em m?quina, a que uso e tem sido muito boa ? afiar na lixa at? aquele ponto em que vira-se uma rebarbinha ao longo de toda a l?mina, faz-se ent?o a afia??o do outro lado at? virar a rebarbinha ao contr?rio e ficar com o mesmo ?ngulo dos dois lados do gume. Eu uso nesta etapa colocar o fio no sentido da rota??o da lixa e n?o contra a rota??o.

Feita a afia??o na lixa passe uma massa de polimento no disco de feltro e aqui entram tamb?m as prefer?ncias pessoais, eu gosto da branca para o inox e da azul para os a?os carbono.
Novamente com o fio no sentido da rota??o e procurando manter o mesmo ?ngulo da afia??o que fez com na lixa fa?a o polimento do fio no disco de feltro. Nesta hora a principal dica e fazer com se estivesse afiando s? que com muita press?o da l?mina contra o feltro. Pode colocar for?a ? vontade, sente-se at? o cheiro de p?lo queimado.
Este processo tamb?m aquece muito a l?mina portanto n?o fique com ela parada no mesmo lugar ou ir? queim?-la tamb?m. ( o aquecimento excessivo funciona como um revenimento e a abaixa a dureza da l?mina ).
Vire a L?mina e fa?a o mesmo do outro lado. Depois do feltro pode dar uma passada em um disco de brim ou algum outro de polimento, sempre com o fio no sentido de giro do disco. Basta uma passada de cada lado. Alguns ainda usam bater o "p? da l?mina" na quina de um bloquinho de madeira dura e puxar a l?mina mantida a noventa graus com o bloquinho, pressionando-a contra a madeira at? chegar na ponta da mesma. Isto endireita o fio se o mesmo ficou torto.
Pegue um papel ou um peda?o de couro ( sola ) e fa?a o teste. Fica muito bom.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 12-20-2004, 12:47 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Obrigado pela dica Cabete. S? mais uma pergunta: Estas massas de polimento s?o compradas aonde? Podem ser utilizadas aquelas massas de polimento para pinturas de autom?vel? Utilizo uma destas (automotiva) como lubrificante para lixa e o resultado ? legal, funciona tamb?m no polimento?

Um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #5  
Old 12-20-2004, 01:41 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Massas de polimento

Prezado Paulo,
A massa de polir carro ? uma pasta tendendo para o l?quido e creio que ser? centrifugada para fora do disco de feltro j? as massas de polimento em "tilolos" s?o projetadas para aderirem ao disco. Para algumas usa-se passar antes um pouco de s?bo que compra-se em barras tamb?m.
Voc? pode comprar estas massas com o Sandro Rossi na Casa do Fundidor ( ( 11 ) 3966-4265 ou na Pires Fontoura na Flor?ncio de Abreu ( 11 ) 228-8444


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 07-11-2006, 03:45 PM
MIGHTHOR MIGHTHOR is offline
Registered
 
Join Date: Jul 2006
Posts: 2
cabete, ainda hoje lhe enviei um email, gostaria de saber se vc pode me ajudar...
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 09:59 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved