MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-07-2009, 06:07 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
A Hora "certa" Da T?mpera E Revenimento.

Observem bem no t?tulo que coloquei o "certa" entre aspas pois ? evidente que existem v?rias maneiras de se fazer a mesma coisa em qualquer atividade humana ( da? ter surgido o Kama Sutra!! ).

Na feira do ano passado o Peter entregou-me l?mina da Wotan j? temperada antes do vazado final e acabamento at? a lixa 220 como tradicionalmente se faz na cutelaria artesanal.
V? um v?deo que o Renn? fez com o Eduardo Cunha forjando uma integral em sua oficina e percebe-se tamb?m que ele aproveita o calor da pe?a no final do forjamento, d? a aquecida final e j? faz a t?mpera para depois ser desbastada.

Dia destes tamb?m o Ricardo Lala afirmou que tempera suas l?minas antes do desbaste:

"Eu tempero as laminas de meus canivetes sem desbastar, depois vai pro esmeril e lixa, mas como voce pretende usar limas, vai ser um pouco dificil, dependendo da dureza da sua lamina, se for at? uns 55 HRC ainda d? pra trabalhar, passando disso a lima vai produzir pouco e acabar logo!
E como disse o Brimo Nagib, cuidado para n?o "queimar" a lamina!
Abra?os
__________________
Ricardo Lala
Korth Knives"


Nestes casos acima quando ? feito o revenimento? Ou n?o o fazem usando o calor do desbaste para isto?

Fico curioso quanto a estes detalhes t?cnicos, sei que fazer a t?mpera antes ? um procedimento usual para eliminar-se etapas j? fazendo-se a t?mpera depois do desbaste tem que se voltar ?s lixas para o acabamento. E tamb?m ? ?til quando a l?mina vai ficar muito fina no final, como nos canivetes mas creio que o controle do aquecimento no desbaste tenha que ser cuidadoso para n?o ter pontos mais revenidos que outros e portanto varia??o na dureza da l?mina percept?vel no momento da reafia??o.

J? a quest?o da quebra de l?minas entre a fase de t?mpera e de revenimento ? algo que resolv? h? tempos. Perceb? que as quebras s? ocorriam quando lixava a l?mina ap?s a t?mpera para ver a c?r durante o revenimento e assim determinar a temperatura do mesmo. Creio que o aquecimento desigual causado pelo lixamento em uma l?mina tensa devido a t?mpera ? que causava as quebras ent?o determinei as temperaturas de regulagem de meus fornos ? g?s e el?trico para o revenimento e parei de lixar a l?mina ap?s a t?mpera deixando para lixar e dar o acabamento somente ap?s o revenimento e nunca mais tive problema de quebra de l?mina. Se sabemos a temperatura do forno n?o precisamos ver a c?r da l?mina!

Quanto ? t?mpera antes do desbaste confesso que precisarei fazer algumas pois pretendo fazer umas l?minas de filetar peixe que ser?o bem finas e deixar para temperar depois do desbaste ser? um grande risco de "embabadar" a l?mina perdendo-a.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil

Last edited by cabete; 12-07-2009 at 06:15 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 12-07-2009, 07:01 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Cabete, as kukris nepalesas s?o forjadas e no final o cara derrama um filete de ?gua no fio. Pronto! J? t? temperada!

Quando o Fisk veio no Brasil ele mostrou uma t?mpera bem legal de fazer: pega a l?mina e prende ela numa morsa. Pega uma ma?arico de Acetileno com uma cham bem regulada e passar devagar pelo fio, superaquecendo at? uma cor laranja claro durante a passada, que ? do ricasso para a ponta. Pronto! n?o precisa revenir pq o calor residual j? faz isso. Mas essa t?mpera s? funciona com a?os que cont?m cromo na liga, como o 5160, 52100 e O1.
Reply With Quote
  #3  
Old 12-07-2009, 01:13 PM
NAGIB ABDANUR NAGIB ABDANUR is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2005
Location: BRASILIA
Posts: 520
Cabete e amigos,

J? vi o Eduardo Cunha forjando e logo depois fazendo a t?mpera em ?leo. Em seguida, ele faz um r?pido revenimento na boca da forja e s? assim a pe?a vai para o desbaste.
Ja fiz revenimentos na boca da forja e n?o tive qualquer problema.

Abra?os

Nagib Abdanur
Reply With Quote
  #4  
Old 12-08-2009, 06:27 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Cabete,
A processo que estou usando apenas altera o pr?-desbaste, a tempera e revenimento s?o feitos com a lamina na espessura, mas j? retificadas e protegidas do oxig?nio, os a?os que uso tem um revenimento alto, cerca de 500 graus, portanto no desbaste se chegar perto disto, queimo todos os meus dedos...
Eu fa?o assim, pois na tempera sempre ocorrem pequenas deforma??es no a?o, imposs?vel que n?o haja nada, o a?o ? profundamente alterado e pode empenar, deformar na espessura ou algo que possa atrapalhar no ajuste do canivete, lembre-se que o IKBS vai rolar na lateral da lamina, portanto esta deve estar o mais "lisa" poss?vel!
Abra?os


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 12-08-2009, 06:45 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Sem luvas...

Sempre que vejo um cuteleiro desbastando sem luvas penso nas vantagens que isto traz para o a?o apesar do maior risco de ralar um pouco os dedos pois fica imposs?vel levar o a?o a temperaturas altas no desbaste se est? segurando a l?mina sem luvas.
Tem alguns cujas pontas dos dedos parecem cabe?a de cobra cega de tanto queimado e ralado que j? levou. S?o as marcas do of?cio!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 12-08-2009, 07:24 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Cabete, as luvas s?o muito boas em trabalhos como tempera, onde eu uso as politicamente incorretas de amianto, ou caldeamento, opera??es que n?o tem como escapar do calor, mas no esmeril, se voce manter um bom rebolo bem afiado n?o esquenta tanto, ? um servi?o r?pido, o Deva t? de prova e muito preciso, e voce pode moldar o rebolo a sua vontade, mas ? uma quest?o de gosto, a maioria prefere desbastar direto na lixa.


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #7  
Old 12-08-2009, 08:13 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Achei que s? eu usava luva de amianto...
Reply With Quote
  #8  
Old 12-08-2009, 10:37 AM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Essa discu??o ? muito boa pra ver que a cutelaria tem seua nu?ncias e que cada um tem seua macetes.
Particularmente eu gosto de fazer todas as etapas: Forjamento, alivio de tens?es e recozimento, endurecimento e revenimento. Claro que demora mais, mas eu sigo a bula pois n?o tenho experi?ncia adquirida pra mudar isso.
Quanto ao empenamento tive problemas com l?minas que mandei cortar a lazer de 2mm de espessura, pra dar pros chatos que sempre me pedem e n?o sabem cuidar bem das facas forjadas. Resolvi colocando a l?mina entre dois peda?os de barra chata 1020, aquece tudo e mergulha em oleo a 70 graus...resolveu bem e faz at? uma linha de t?mpera.
Com essas mesmas facas recortadas a laser de 1070 tb tive problemas em tricas no fio...perdi v?rias...relendo a literatura vi que muitos autores recomendam um desbaste ao longo da lamina e eu tinha feito transverdal ao fio...corrigi isso e tb tem dado bom resultado...mas o assunto ? vasto e interessante.
Por ?ltimo recomendo a utiliza??o de um magneto, pois tb tive problemas em temperar com a luz artificial (que ? forte na minha oficina)...exagerava na temperatura e o a?o...bah nem te conto a M. que ficou....
ab?
Cassio
Reply With Quote
  #9  
Old 12-08-2009, 10:42 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Cassio, a gente que usa o m?todo da xambonaria para temperar (no z?io) sofre um pouco, mas pega muito pr?tica.

Eu gosto de temperar minhas l?minas ao entardecer ou a noite, pois fecho a janela e a luz fica ideal para fazer a t?mpera.

Agora estou temperando tb num ?leo fino e totalmente transparente. O legal disso ? que d? pra ver certinho o que est? acontecendo dentro do balde.
Reply With Quote
  #10  
Old 12-08-2009, 10:55 AM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
mas que z?io ? esse?
Reply With Quote
  #11  
Old 12-08-2009, 11:22 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
como todo brasileiro...o z?io da m?o...rsrsrsr
Reply With Quote
  #12  
Old 12-08-2009, 12:09 PM
NAGIB ABDANUR NAGIB ABDANUR is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2005
Location: BRASILIA
Posts: 520
Quote:
Originally Posted by Ferrari
Cassio, a gente que usa o m?todo da xambonaria para temperar (no z?io) sofre um pouco, mas pega muito pr?tica.

Eu gosto de temperar minhas l?minas ao entardecer ou a noite, pois fecho a janela e a luz fica ideal para fazer a t?mpera.

Agora estou temperando tb num ?leo fino e totalmente transparente. O legal disso ? que d? pra ver certinho o que est? acontecendo dentro do balde.

Ferrari,
Que ?leo transparente ? esse? De cozinhar?

A prop?sito: J? abondonei a muito tempo as luvas para usinagem, portanto, a ponta dos dedos realmente parecem cobra cega.

Abra?os
Nagib Abdanur
Reply With Quote
  #13  
Old 12-08-2009, 01:07 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
?timo post...

Sempre se tem algo pra aprender...

Eu tbm n?o uso luvas pra usinar... Uso um balde d?gua pra resfriar o a?o quando a ponta dos dedos esquenta kkkk Claro que a pele dos dedos fica um pouco grossa mas enfim... Acho que faz parte.

Um abra?o a todos.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #14  
Old 12-08-2009, 01:58 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Nagib, eu uso ONLA (?leo neutro para limpeza de armamento). A gente enxerga o fundo do balde e ele ? mais claro que whysky.

Mas j? vi gente temperando em ?leo de laranja, que ? bem parecido. J? temperei at? em gordura de fritar pastel...
Reply With Quote
  #15  
Old 12-08-2009, 09:27 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Pela C?r...

Tamb?m gosto de ir pela c?r do a?o. Uso um m?todo que aprend? com os americanos em que retira-se a l?mina da forja quando fica rubra e deixa-se perder a c?r avermelhada para igualar a temperatura por toda a l?mina ent?o volta-se a mesma ? forja e ela acende por inteiro, fica toda por igual.
Minha forja e minha cuba de ?leo ( retangular horizontal de 20 litros de ?leo de t?mpera ) ficam sobre uma mureta da oficina ent?o abaixo a l?mina na sombra entre a mureta e o piso e consigo visualizar bem a cor. No come?o tamb?m apanhei com o superaquecimento mas depois que se pega o jeito a coisa vai bem, inclusive nos inox 420 e 440C que levo at? a cor amarelada sempre fazendo este aquecimento em duas etapas para igualar a temperatura por toda a l?mina. Nestes casos o sub zero faz uma grande diferen?a, mesmo sendo o de g?lo s?co com acetona ( - 70?C ).

Ainda n?o aprend? a desbastar sem luvas mas ainda chego l?!

Pra caldear tenho me queimado muito pois teimo em trabalhar com camisa sem mangas j? que o calor aqui de Ribeir?o ? muito grande. Agora comprei mangotes de raspa mas ainda n?o testei, n?o sei se vou adaptar-me.

Bom deve ser trabalhar nestas oficinas chics com ar condicionado e carpete como tem em Campinas!! Ainda chego l?!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
knives


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:21 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved