MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos

Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 07-10-2006, 03:19 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer

Espessura da lamina

Ol? pessoal!
Abri este thread para discutirmos a espessura das laminas.
Constantemente vejo lamina grossas de at? 6 mm ou mais de espessura.
Eu particularmente acho as laminas mais finas, melhores para cortar uma carne, etc.
O q acham?
Reply With Quote
Old 07-10-2006, 06:39 PM
Perotti's Avatar
Perotti Perotti is offline
Steel Addict

Depende!!!!!!!!

Victor,

Sou menos que aprendiz de auxiliar de cuteleiro e minha opini?o n?o ? base, mas mesmo assim a? vai...............

A espessura da l?mina depende do tamanho da faca e da sua fun??o. Uma bowie por exemplo dizem que tem que ser de 1/4" (6,3mm), pois ela tem que entrar na carca?a do "?ndio" e ainda aguentar dar umas mexidas l? dentro para aumentar o buraco. Uma faca de churrasco eu prefiro bem fina para deslizar melhor sem formar cunha, no m?ximo 3 mm no ricasso, pois ela ? feita pra cortes delicados e se for pra usar na fun??o da primeira s? se n?o pegar osso.

Agora, tem dois detalhes que influenciam no corte tanto quanto a espessura da l?mina, que ? o tipo de desbaste e ?ngulo de afia??o. Ao meu ver, uma bowie tem que ter o ?ngulo de afia??o maior que o de uma faca de churrasco, pois o fio deve ser resistente e n?o precisa ser t?o preciso quanto a de churrasco. Li em algum lugar que quanto menor o ?ngulo de afia??o, melhor o fio da faca, mas em consequ?ncia perde mais facilmente o fio.

Os mestres podem falar melhor sobre o assunto e ainda me corrigir,

Abra?os,

Reply With Quote
Old 07-10-2006, 07:40 PM
VictorCoelho's Avatar
Hall of Famer

...na carca?a do indio ou na cabe?a de um trapaceiro na mesa de poker!!....hehehe

Pois ? Perotti, eu estou com vc, a n?o ser numa faca de uso especifico como uma bowie, faca de trincheira, adaga, eu sou por uma lamina mais delicada e funcional.
Tenho uma pequena camp knife q tem 5" de comprimento e 1" de largura mas com 6 mm de espessura.....? dificil at? descascar uma laranja.
Estou terminando a faca do Cabete q ? uma faca para churrasco. Tem umas 10" de comprmento, 1,5" de largura e uns 3 mm no ricasso, ainda fiz um filework e achei q ficou muito bom.
Um amigo olhou, gostou mas comentou q poderia ser o dobro da espessura.
Ser? q facas grossas apesar de serem meio atrapalhadas para o uso, tem mais apelo?

Reply With Quote
Old 07-10-2006, 08:24 PM
Perotti's Avatar
Perotti Perotti is offline
Steel Addict

Lindo Filewok!!!!!

Pelo visto o Cabete vai receber um ?timo presente. Gostei muito do Filework, se poss?vel tire uma foto do dorso para mostrar melhor os detalhes.

Voltando ? espessura da l?mina, tenho uma Muela que nunca pude usar devido ao peso e espessura da l?mina, mas guardo ela porque se um dia eu for pra uma guerra sei que ela ser? ?til.

Abra?os,

Reply With Quote
Old 07-10-2006, 10:14 PM
Villela Villela is offline
Steel Addict

Eh Victor.
Escondendo o jogo. Essa tu não me mostrou.
Reply With Quote
Old 07-10-2006, 10:18 PM
VictorCoelho's Avatar
Hall of Famer

....bem eu s? coloquei a foto pra mostrar a espessura....e o Cabete esta de viajando....hehehe
Sou p?ssimo fotografo mas aqui vai uma foto do vine file work, como vc ve ainda deu pra fazer essas frescuras....hehehe
Reply With Quote
Old 07-11-2006, 06:18 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned

Pois ta ai um belo assunto..
Para a corrente norte americana de design, qto mais grossa melhor.. Interessante que os europeus nao tem exatamente a mesma visao..
OS gauchos da fronteira tbem gostam de um "lombo" grosso..
Eu costumo usar bastante faca em peixes, alguns gandes.. ta, ta, os muito grandes nao so eu que pego.. As vezes limpo alguns peixes nos barcos de amigos.
Tenho algumas facas minhas para meu uso nas pescarias.. Sinceramente, favore?o as mais finas.
Os gringos da minha regiao preferem facas muuuiiiitto finas, principalmente pra cortar salame.. Eu tbem.
Certa vez vu uma "filetera" com um lombo de mais de 5cm.. Coisa de quem eu acho que nunca usou uma faca pra tirar fil? de peixe..
Olhem uma rapalla, baseada nas antigas facas nordicas.. Lamina fina, pouca altura, flexivel.. Ai o dono tava a fim de me esnobar, falou: qual o tamanho dos peixes que tu pega? Eu pesco no pantanal.. Queria retrucar falando qeu ja tinha limpo peixe com mais de 150 kg (calma, nao fui eu que pesquei). Resolvi nao alongar o papo, pq com ignorante nao se discute..
Agora, tem gosto e louco pra tudo..
Na minha opiniao, uma chopper deve ser grossa pra ter peso. Uma slicer deve ser fina, para ter mais penetracao no corte.. ? a comparacao entre um machado e um bisturi..
Mas....
Reply With Quote
Old 07-11-2006, 06:33 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru

Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Opinião minha (que não é grande coisa afinal...): Gosto de lâminas com dorso "avantajado".

A primeira faca que forjei, uma hunter de 4 polegadas (cópia da sendero), tem uma espessura na área do ricasso de aproximadamente 6 mm. E é muito leve na mão, além de proporcionar um corte muito bom. O segredo é: distal tapper! A lâmina vai afinando gradualmente do ricasso até a ponta, mantendo o centro de gravidade da faca na parte traseira, aumentando a resistência em caso de flexionamento e mantendo uma geometria de fio parelha do início ao fim da lâmina.

Um abraço

Sorocaba - SP - Brazil

Last edited by paulorocha; 07-11-2006 at 06:50 AM.
Reply With Quote
Old 07-11-2006, 06:48 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned

Pois é Paulo, como falei isso é muito pessoal.. Cadum cadum..
Todas minhas facas sao distal tapper.. Mesmo assim, prefiro as finas.. Acho que as grossas sao mais pra chopper..
Mas sao opinioes pessoais..Questao de gostos, cores, amores, religiao e politica....
Mesmo com distal tapper, desbaste flat, etc, num corte profundo (uma picanha por exemplo) o dorso avantajadoo acaba pegando mais na carne e travando o corte..
Tente tirar uma fatia transparente de um salame (nao vem tentá me cortar) com uma faca finissima e com uma grossa..

Last edited by callega; 07-11-2006 at 06:51 AM.
Reply With Quote
Reply

Tags
knife

Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules