MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-25-2003, 03:23 PM
Bhold Bhold is offline
Member
 
Join Date: Apr 2003
Posts: 26
desbaste

Car?ssimos,
estou com mais uma d?vida de iniciante. Passei do cabo do canivete ? minha primeira faca. Ela possui 8,7 cm de l?mina, e 8,5 cm de cabo. Estou desbastando a partir de 5160 (mola de kombi).
As ferramentas que uso s?o lima chata, lima bastarda chata, outras limas (triangular e redonda) para detalhes, e uma dremel.
Estou achando a espessura do a?o muito grande, em rela??o ?s outras dimens?es da faca. Minha d?vida ? aseguinte: como posso diminuir a espessura da faca por desbaste, sem colocar a perigo sua homogeneidade (e sem correr o risco de terminar com uma faca de espessura irregular)?. Que t?cnicas vcs me recomendam usar?
Aproveito para mandar um abra?o a todos, pois andei sumido, montando uma oficina m?nima, e n?o postei mais nenhuma mensagem no f?rum desde ent?o.
Luciano Bornholdt


__________________
_______________________
Luciano Campelo Bornholdt
Reply With Quote
  #2  
Old 05-26-2003, 08:44 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Luciano

Recomendo q vc continue a desbastar com a lima, n?o s? num sentido mas em outro tb.

N?o acho esta espessura (mola de Kombi) muito grande. A maioria dos cuteleiros trabalham com uma espessura m?nima de 1/8" (no dorso). ent?o deixe a espessura assim no dorso e v? diminuindo para a ?rea do fio, que deve ter cerca de 1mm para a t?mpera.

Se vc est? desbastando com limas, ? interessante fazer um desbaste reto, em flat, pois somo tentados a fazer um desbaste curto, deixando o fio da faca " rombudo" e com pouco penetra??o de corte.

d? uma olhada no tutorial, e vc ver? como se faz um desbaste:

http://planeta.terra.com.br/arte/fer.../tutorial2.htm
Reply With Quote
  #3  
Old 05-28-2003, 09:52 AM
Bhold Bhold is offline
Member
 
Join Date: Apr 2003
Posts: 26
Ferrari,
depois de pensar um pouco mais vou acatar tuas sugest?es, acho que tens raz?o. O teu tutorial, se n?o disse antes, digo agora: est? ?timo. Grata surpresa ver que disponibilizaste mais partes dele.
O link "tutorial4" n?o consegui abrir, ainda n?o est? dispon?vel ou houve algum problema?
Obrigado pela for?a,


__________________
_______________________
Luciano Campelo Bornholdt
Reply With Quote
  #4  
Old 05-28-2003, 10:06 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Luciano, agrade?o suas palavras.

O tutorial 4 ainda n?o est? no ar, mais vai estar at? o dia 1? de junho, juntamente com o tutorial 5.

O 4 vai tratar de acabamento da l?mina e ajuste da guarda e o 5 sobre empunhadura e acabamento final.

A faca est? praticamente pronta, faltando somente a revela??o de algumas fotos.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 11:21 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved