MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-06-2012, 09:14 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Vamos abrir nossos olhos!

Meu primeiro contato com a cutelaria artesanal no Brasil foi no ano 2000.
Antes disso, nada al?m de umas poucas aventuras dentro de minha pr?pria oficina ou leitura de alguns livros publicado nos EUA.
Vejo hoje q tive muita sorte, pois nosso mercado ? cercado de incertezas e espertezas.
Meu primeiro contato, minha primeira experiencia foi com o Ricardo Lala, pra fazer um servi?o.
Fui super bem atendido e tive um servi?o muito bem executado, dentro do prazo e condi??es estabelecidas.
Fiquei t?o bem impressionado q comecei a acompanhar este pequeno mercado e aos poucos fui participando.
Hoje, doze anos depois, conheci muita gente boa e bons profissinais dos quais me orgulho de considerar amigo.
Tive entretanto alguns dissabores, dois pra ser mais preciso e fico pensando se isso foi mera sorte ou n?o.
Infelizmente as coisas em nosso meio, ?s vzs s?o tratadas aos cochichos e n?o ?s claras.
Fico pensando, se o meu primeiro contato tivesse sido com uma pessoa pouco s?ria e sem compromisso com o of?cio ou palavra....ser? q continuaria neste meio?
Hoje somos bem maior do q ?ramos alguns anos atr?s.
Hoje temos muitos cuteleiros, pessoas desenvolvendo m?quinas e equipamentos, pessoas envolvidas com organiza??es de feiras, cursos, materiais antes de imposs?vel acesso, hoje o mercado ? muito maior, por?m ainda pequeno e por isso fr?gil.
Fico eu pensando o dano q uma pessoa qlqr, sem escr?pulos, sem princ?pios ?ticos ou moral, pode causar ao entrar nessa roda!
Algu?m pode pensar q o dano seria apenas ? quem por descuido ou desaviso, faz neg?cio com essa pessoa.
Acho q o preju?zo seria muito maior, pois traria uma desconfian?a grande e muitos deixariam de comprar de cuteleiros, fornecedores de m?quinas, equipamentos e materiais.
Acho q precisamos abrir os olhos e de alguma forma proteger nosso c?rculo denunciando sempre q houver algum deslize.
Semana passada, tivemos um relato de uma situa??o, no m?nimo constrangedora para todos n?s.
? ?bvio q o reclamante diante de um poss?vel acordo, apagou o t?pico cumprindo assim sua parte no acordo.
?Eu retiro a queixa e vc ressarce meu preju?zo!?
Por?m fiquei eu me perguntando.
E quem ressarce o meu preju?zo?...o preju?zo q causou ao nosso pequeno mercado, ? nossa comunidade?....como irei negociar daqui pra frente?.......QUEM ? QUEM?
Ser? q a pessoa q irei negociar, j? fez algum acordo assim?....Tipo "Fique quieto q eu me acerto com vc"?
Continuaremos sendo uma sociedade, onde as coisas se explicam por conversas ao p? do ouvido ou mensagens veladas?
Ser? q antes de fazer algum neg?cio, vc precisar? conhecer os subterraneos de nosso meios para n?o cair numa armadilha qlqr?
Vamos abrir os olhos!
Gostaria de ver um mercado onde podemos baixar a guarda, sabendo q qlr deslize ser? denunciado e recha?ado pela maioria, um mercado jogado ?s claras e limpo.
Gostaria de saber q a regra ? ser correto, ser ?tico e profissional.
Temos muita coisa boa acontecendo.....
Conversa Afiada, Feria de SP, Feira de Sorocaba, AGC, encontros de cuteleiros, Cuteleiros bons e honestos, pessoas se dedicando no desenvolvimento de m?quinas, cursos formid?veis, fabrica??o de ferramentas, f?runs sociais.....temos muita coisa boa acontecendo, n?o podemos deixar q uns poucos deixe isso cair no descr?dito.
Vamos abrir os olhos!
Vamos dar as boas vindas a todos q queiram participar, seja fazendo feiras, fazendo facas, comprando facas, maquinas e etc., mas vamos deixar claro q se pisarem na bola ser?o prontamente repreendidos e n?o acobertados q n?o basta postar fotos abra?ados ? cuteleiros de renome ou colecionadores ou fazer um banner bonito de alguma feira para se qualificar.
Vamos abrir nossos olhos!

Last edited by VictorCoelho; 05-06-2012 at 09:56 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 05-06-2012, 02:20 PM
alexandre's Avatar
alexandre alexandre is offline
Skilled
 
Join Date: Dec 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 396
Acredito que muito embora o t?pico tenha sido apagado, como chegou a ir ao "ar" pode-se relatar o conte?do do mesmo e o nome dos envolvidos. Nada mais justo que deixar tudo ?s claras, para todos saberem o que houve e abrir espa?o para defesa dos que est?o envolvidos.


__________________
Alexandre Oliveira
http://alexandrecuteleiro.blogspot.com/
alex.oliv@terra.com.br
Reply With Quote
  #3  
Old 05-06-2012, 02:36 PM
Hilton Mendes Hilton Mendes is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2010
Location: Monte Verde - MG
Posts: 106
Victor
Muito boa reflex?o.

Nas transa??es pela internet ? sempre aconselh?vel evitar acordos verbais (p.ex telefone ), usem sempre email.


Isso n?o evitar? problemas, mas cria um hist?rico indiscut?vel.



Hilton
Reply With Quote
  #4  
Old 05-06-2012, 04:01 PM
Luis Paulo's Avatar
Luis Paulo Luis Paulo is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 430
Duas coisas me incomodam, alem do fato relatado em si, obvio, e muito :

1? Para os que soube do assunto, assim como eu, apenas pelo que foi escrito aqui. Ele tem o direito de ate por uma quest?o de ?tica sei la, n?o revelar o nome. Mas ent?o n?o deveria ter dado dica nenhuma pois pelo que ele escreveu ficou restrito aos cuteleiros que de boa vontade mostram seus trabalhos aqui.

2? Tenho verdadeira avers?o a esse tipo de coisa: hoje voc? v? escrito amanh? por magica some do ar como se nunca tivesse existido. Causa uma impress?o muito ruim mesmo.


__________________
Luis Paulo Leonardo
Bainhas, Cintos, Coldres e Afins
S?o Paulo - SP
Brasil
luis_paulo_work@hotmail.com
lpleo@ig.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 05-06-2012, 04:44 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
At? vc DZ?.....at? vc apagou seu post?.....hahahaha.....isso est? ficando interessante!
Xar?, s? prq algu?m deve ter te falado o nome do santo, vc recuou????
Vamos l? Victor Farias, n?o podemos capitular!!
Reply With Quote
  #6  
Old 05-06-2012, 05:10 PM
emilcio's Avatar
emilcio emilcio is offline
Master
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 891
? isso a?, excelente sua reflex?o. S? se far? uma cutelaria s?ria no Brasil, quando a "esperteza" for banida de nosso meio.
Eu por exemplo at? tentei fazer algumas facas, mas, logo no exemplar que eu fiz e que mais gostei, levei um tombo, fui lesado. Desist?. Pelo menos por um tempo, e fui trabalhar com equipamentos, pois era a maneira de ainda participar do mundo da cutelaria.
Eu acho que: Errou, responda pelo erro. Seja quem for.


__________________
Visitem meu Blog:

www.emilcio.wordpress.com
Reply With Quote
  #7  
Old 05-06-2012, 05:42 PM
Edmundo Edmundo is offline
 
Join Date: Dec 2010
Posts: 8
Sou muito mais um observador do que um aprendiz, apesar de j? ter feito algumas facas (tentativas), mas nada que se compare ao que estou acostumado a ver neste f?rum e em outros que participo.
Acho que a partir do momento que algu?m se disp?e a fazer uma den?ncia como a que o Marcelo fez e principalmente no local onde ele fez (neste f?rum), j? deveria ter pensado muito bem sobre as consequ?ncias e o desenrolar da sua atitude.
Agora, simplesmente apagar o t?pico sem nem ao menos dizer se o problema foi satisfat?riamente resolvido ou n?o, sem citar o nome da(s) pessoa envolvida, me parece uma falta de respeito aos outros participantes e principalmente aos cuteleiros s?rios que utilizam este espa?o para exp?r os seus belos trabalhos, al?m de permitir infinitas interpreta??es, tipo: quiz apenas utilizar este espa?o para conseguir receber o seu dinheiro ou as ditas facas, foi pressionado a apagar o seu t?pico, enfim ficamos divagando sobre um fato que foi levado ao conhecimento de todos e n?o teve nenhum desfecho divulgado.

Abra?os.
Reply With Quote
  #8  
Old 05-06-2012, 06:10 PM
marcoborchardt's Avatar
marcoborchardt marcoborchardt is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 326
Send a message via MSN to marcoborchardt
Acho interessante as tuas palavras Victor, e tamb?m acho estranho terem sumido com o t?pico, mesmo sendo um desabafo, ou um assunto delicado de se tratar virtualmente, muitos colocaram suas opini?es, sem saber quem era o cuteleiro em quest?o, e at? comentei que foi bom ver a manifesta??o do pessoal de forma imparcial.
E tamb?m comentei que deixassem escrito depois de saber quem era o cuteleiro, mas sabendo que seria em v?o, pois ? f?cil escrever e depois receber um e-mail te reprimindo e pedindo para o cara vir aqui editar ou apagar, como uma forma de manipula??o, isso ja aconteceu comigo sei bem como ? (confesso que na ?poca por n?o conhecer direito as pessoas fu manipulado) mas esque?am que farei isto novamante...
N?o pude acompanhar o desfecho (se ? que teve), n?o que eu queira uma explica??o ou justificativa de quem quer que seja, mas se tornou p?blico o assunto acho que seria bom assim ser resolvido.
Reply With Quote
  #9  
Old 05-06-2012, 06:15 PM
Valmirjunior Valmirjunior is offline
Member
 
Join Date: Apr 2012
Location: Araras - SP
Posts: 22
Caros colegas.
Eu estou engatinhando como cuteleiro, estudando e me preparando para minha primeira "forjada".
Se me pedissem uma opini?o t?cnica acho que declinaria devido a minha pequena experiencia pratica.
Mas como estamos falando de atitudes, deixarei meu coment?rio.
O Marcelo teve seus motivos para denunciar e n?o divulgar o nome do artista, particularmente entendo a atitude dele.
O que mais me preocupa ? a seguinte duvida: "ser? que outros cuteleiros sabem quem ? esse que causou o dano?"
Para que outros cuteleiros n?o sejam prejudicados pela fama dos picaretas ou dos profissionais desleixados o melhor seria sabermos quem ? a pessoa e a SBC expurgar este individuo.
Mas... nem tudo ? perfeito... sendo assim continuamos...
Reply With Quote
  #10  
Old 05-06-2012, 06:28 PM
Hyotheangel's Avatar
Hyotheangel Hyotheangel is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2010
Location: Corn?lio proc?pio Parana
Posts: 146
peguei o bonde andando... mas a coisa parece seria. J? ? dificil pra quem quer come?ar so por dificuldades monetarias e a distancia que ha entre os bons cuteleiros... agora se tivermos que nos preocupar com espertinhos no meio da comunidade... inicia-se um grande problema... como confiar em uma comunidade onde sabe-se que pessoas n?o identificadas podem agir de m? f


__________________
Marlon Augusto Borlachenco
Reply With Quote
  #11  
Old 05-06-2012, 08:23 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Isso est? parecendo o Antigo Coliseu........
Tem gente louca para ver sangue e cabe?as cortadas.......
Um amigo (a? em cima) escreveu para SBC expurgar esse cuteleiro.
Como podemos julgar algu?m sem prova alguma, somente com o relato de uma pessoa que usou esse canal uma ?nica vez....e que ningu?m aqui conhece!
Se o t?pico sumiu, foi por que a coisa n?o era bem assim! Pelo menos ? o que parece ter acontecido...
Outra coisa, quem ? louco de cobrar algu?m, dando o nome em p?blico....sabem que isso d? um belo Dano Moral.....(os advogados de plant?o ? que sabem)
Eu j? ouvi queixas por parte de clientes, sobre v?rios cuteleiros, e at? cuteleiro falando mal de cuteleiro....o que ? bem pior!
Ent?o tiramos 'essa li??o', que j? ? passado, e aprendamos como erro dos outros e com os nossos.
Como dizem 'com o andar da carruagem, as ab?boras se ajeitam'.

Um fraterno abra?o ? todos de Bem!!
Ismael Biegelmeier


__________________
Reply With Quote
  #12  
Old 05-06-2012, 09:16 PM
Bertaglia Bertaglia is offline
Member
 
Join Date: Jan 2011
Location: Pen?polis/SP
Posts: 10
Deixando um pouco de lado a quest?o do Marcelo n?o ter dito o nome (j? que, como eu disse no outro t?pico, a boca pequena se encarregou de identificar e espalhar a not?cia) e do t?pico ter sido apagado, o cuteleiro que teria cometido a falta com o Marcelo teve e ainda tem a chance de se justificar por aqui, por?m, at? agora n?o o fez o que nos leva ? conclus?o de que quem cala consente.

Ismael, n?o sei se seria o caso do pessoal querer ver "sangue e cabe?as rolando", mas sim de se querer justi?a. Acho que todos j? estamos fartos de ver as coisas "acabarem em pizza" e ningu?m gostaria de ser v?tima de uma situa??o dessas. O amigo mesmo, h? pouco tempo reclamou de um "colecionador" que comprou uma faca sua e n?o pagou, e tamb?m n?o divulgou o nome, e inclusive fui um dos que te aconselhou a ter cautela com o que diria em p?blico, justamente pelos motivos que colocou acima, mas tamb?m deu dicas de quem seria o cara. Somos todos adultos e conhecedores das consequ?ncias de nossos atos, se algu?m chega ao ponto de fazer uma reclama??o em p?blico ? porque j? deve estar com o saco bem cheio da situa??o, pois duvido que algu?m utilize de um recurso t?o extremo como primeiro recurso, portanto h? de se dar alguma credibilidade a uma reclama??o dessas.

? importante saber que n?o ? proibido divulgar o nome de uma empresa ou pessoa que voc? n?o ficou satisfeito com o servi?o ou produto, mas sim que basta ter cautela com o que diz. EX: voc? n?o pode dizer que fulano ? um pilantra, mas pode sim dizer que n?o ficou satisfeito com o trabalho o mesmo. E neste caso, ? mesmo importante ter provas do que foi tratado.

Estou com o Victor Coelho.

Abra


__________________
Sauda??es Fraternais!
Reply With Quote
  #13  
Old 05-06-2012, 09:37 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Amigos,
Eu n?o vi o tal post. Concordo com o Ismael.
Sem dar raz?o a ningu?m acho que devemos ouvir as duas partes, pois motivos existem para as coisas acontecerem. O f?rum e a comunidade s?o parte do nosso dia e noite, e na sua grande parte beneficia a todos. Regulagens sempre sao necess?rias, mas devem ser fitas com cautela.
Posso falar tranq?ilamente pq j? comprei equipamento que nunca recebi, escrevi aqui no forum e nao removi, tb nao recebi a maquina. como presidente da AGC tivemos, junto com a diretoria, tomar atitudes radicais, que sempre causam desconforto.
Eu tamb?m acho que deva ser tudo transparente, mas acho que nao devemos nem podemos julgar A, B ou C. Muito menos expor fatos isolados no f?rum .


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #14  
Old 05-06-2012, 09:41 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Ent?o deixamos as 'quest?es pessoais' que alguns tem com o acusado, e aprendemos com o erro do mesmo. Sei de dezenas de clientes supersatisfeitos com o mesmo! mas ? como dizem: 'uma gota de ?leo polui mil litros de ?gua l?mpida'.
O bom, ? que isso tudo serve de li??o para todos n?s. Ap?s o fato haver? um bom amadurecimento por parte de cuteleiros e compradores, de forma geral.

Boa semana a todos! Amanh? o bixo pega de novo...tem uma carreta de facas para fazer!
Abra?o!


__________________
Reply With Quote
  #15  
Old 05-06-2012, 09:59 PM
Bertaglia Bertaglia is offline
Member
 
Join Date: Jan 2011
Location: Pen?polis/SP
Posts: 10
Meu biso dizia:
"- Pra estragar um lat?o de leite, um carrapato basta"


__________________
Sauda??es Fraternais!
Reply With Quote
Reply

Tags
abs, auto, ca?a, curso, cutelaria, material, post, sbc, software, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
[OFF TOPIC] Por que nossos cuteleiros n?o utilizam PayPal? leomartins SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 18 07-29-2011 08:21 PM
Integral....ado?ando os olhos! VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 38 12-22-2008 05:45 AM
Vamos agitar!... VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 38 11-20-2008 02:44 PM
Fotos para alegrar os olhos. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 0 06-12-2003 08:31 AM
Vamos ao trabalho Jos? Marcio Cam SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 07-17-2002 12:30 PM


All times are GMT -5. The time now is 02:18 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved