MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 11-09-2008, 08:28 PM
marcosoceano's Avatar
marcosoceano marcosoceano is offline
Member
 
Join Date: Apr 2008
Location: Santos SP
Posts: 14
Ajuda T?mpera

Boa Noite amigos

Tenho uma d?vida, talvez prim?ria, mas ai vai:

Acabei de temperar uma faca nova, deixei chegar at? o ponto onde o im? n?o gruda mais e depois esfriei em ?leo aquecido, assim que terminei a t?mpera j? coloquei no forno para o revenimento, a temperatura de 280?C para tentar obter uma dureza de aproximadamente 50-60 RC.
At? ai acho que tudo bem, qualquer coisa me corrijam, mas agora ? que vem a d?vida: Como fa?o pra saber se a t?mpera deu certo? J? ouvi falar no teste da lima, mas n?o entendi bem como se faz, por favor me ajudem.

Obrigado
Reply With Quote
  #2  
Old 11-09-2008, 11:38 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
280?C ? uma temperatura meio alta, mas tudo bem.

O teste da lima ? simples.

Quando o a?o est? sem t?mpera, a lima pega nela, quando voc? vai passando a lima, voc? sente que a mesma est? desbastando o material, seja pelo tato, seja pelo barulho.

Quando o mesmo est? temperado, a lima escorrega, e o desgaste ? bem mais dif?cil e o barulho muda tamb?m.

Explicar ? meio dif?cil, voc? tem que experimentar peda?os de a?o sem t?mpera, e peda?os de a?o com t?mpera, a? voc? vai entender o que estou falando.

Qual a?o voc? usou?


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #3  
Old 11-10-2008, 03:43 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Opa.
280 GRAUS??
QUe a?o ??
entre 50 e 60 HRc?? Nao ta a,mplo demais?

pra saber sobre a tempera, o Arakawa ja falou.
sobre revenimento, da uma olhad a nisto

http://www.e-zine.com.br/forum/index.php?topic=5318.0


Abraco
Reply With Quote
  #4  
Old 11-10-2008, 04:38 AM
Tom Silva Tom Silva is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Posts: 549
Send a message via MSN to Tom Silva
logo que tirares a l?mina do ?leo, praticamente j? d? pra ver se a t?mpera ficou legal, a maior parte da l?mina fica quase preta e na parte temperada forma uma carepa acinzentada que qd fores limpar a faca com um pano ou mesmo com os dedos esta parte cinza sai f?cil.

Da? faz o teste da lima, o legal ? treinar antes, limando de leve o fio de uma faca e um peda?o de a?o n?o temperado, n?o tem muito sentido ficar explicando isto, mas qd fizeres vais notar a diferen?a.

Bueno, da? costumo fazer uma coisa que nem todo mundo faz mas ? mais uma garantia de qualidade da tua l?mina, prendo ela na morsa e quebro a ponta pra ver o gr?o. se estiver legal a t?mpera vais ver uma massa cinza, com bolinhas bem pequenas e homog?nias, uma t?mpera mau feita forma bolas com tamanhos e cores irregulares.

Se n?o estiver legal repete todos os passos descritos at? aqui, at? que fique ok.

Depois que o processo estiver certo at? aqui, limpe a faca lixando at? que fique na cor do metal, da? sim vc leva pro forno, como a faca t? prateada fica f?cil de conferir, se for 5160 tem que ficar num amarelado, cor de palha, se for 52100 tem que ficar numa tonalidade purp?rea, falo destas cores porque ? muito dif?cil que um forno de cozinha corresponda ? aquelas temperaturas que indicam no bot?o de regulagem, te aconselho a testar, aqui em casa fiz uns testes e marquei com caneta de retroprojetor, na indica??o do bot?o dava sempre mais temperatura do que dizia.

CUIDADO pra n?o deixar a l?mina cair antes de levar pro forno, ela estar? muito dura e podes ter uma surpresa desagrad?vel.

lixa uns peda?os de a?o, n?o te preocupa em fazer facas deles, mas deixa na largura certa, faz uns testes de t?mpera e controla estas cores.

Tem muitos fatores envolvidos na t?mpera, como tempo de aquecimento, largura da pe?a, temperatura do ?leo, ? legal ver algu?m fazendo, tem um tipo de conhecimento que n?o se adquire apenas lendo ou estudando, tem que fazer, errar, repetir, olhar... enfim.

Tem muitos tutoriais, com dados muito precisos, tem tabelas de cores de metal pela internet, isto ajuda tb, mas o tipo de precis?o que procuramos n?o ? do tipo "n?meros com v?rgulas" ? do tipo que foi aprendido NA PR?TICA.

O legal ? testar.

A verdade est? espalhada por a?, com muitos filtros diferentes, fique atento e crie o teu.
abra?o.

Espero ter ajudado.

ps. tudo isto que foi dito aqui j? tem neste e em qualquer forum de cutelaria. l? em cima, ? direita tem um campo de pesquisa, te aconselho a colocar palavras chaves ali e pedir "search this forum".
Reply With Quote
  #5  
Old 11-10-2008, 07:22 AM
marcosoceano's Avatar
marcosoceano marcosoceano is offline
Member
 
Join Date: Apr 2008
Location: Santos SP
Posts: 14
Obrigado

Valeu pela ajuda pessoal. Acabei de testar e ficou quase boa. Mas com as dicas as pr?ximas com certeza v?o estar melhores.

Calega, o a?o que usei foi o de mola de kombi, usei a temperatura de 280?C que vi em uma apostila que baixei da net, deixei 1 hora e l? dizia que nessa temperatura ficava mais ou menos entre 50-60HRc , tb achei a diferen?a grande.
os videos que vc postou ajudou bastante, ela esta quase igual ao primeiro entorta mas volta um pouco.

Arikawa, fiz o teste da lima e ela pegou um pouco, mas bem menos do que em outro peda?o recozido.

?verton, valeu pela dica das cores no revenimento, coloquei ela toda preta no forno. Agora j? sei que devo lixar ela antes e ir vendo a cor.

Obrigado a todos
Reply With Quote
  #6  
Old 11-10-2008, 08:32 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Eu acho qeu se entorta e volta, ta legal..
Reply With Quote
  #7  
Old 11-10-2008, 09:26 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
o som ? diferente tamb?m, se ficou agudo ? porque temperou!
Reply With Quote
  #8  
Old 11-10-2008, 05:11 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Pelo que sei ouvindo, vendo, lendo e fazendo, se for quebrar a ponta tem que ser antes do revenimento se nao, nao vai queber so entortar o que ja ? um bom sinal. Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #9  
Old 11-10-2008, 06:17 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Eu acho um grande desvio, temperar o a?o procurando a dureza.

Querendo ou n?o, para as nossas aplica??es, a dureza ? uma conseq??ncia, at? porque n?o temos equipamento especializado, em nossa posse, nem para determinar temperaturas exatas, nem para manter temperaturas iguais por toda a pe?a e nem para determinar as durezas.

A dureza boa ? aquela que entorta e volta, como o Callega disse, a dureza boa ? aquela que ret?m o fio.

Agora, Marcos, depende da for?a com que voc? aplicou a lima tamb?m, se voc? meteu toda a for?a l?, ela vai pegar n?. Mas acho que pegou um pouco porque voc? exagerou um pouco a temperatura de revenimento.
Acho que seria ideal, deixar a?, aos 220?C ~ 230?C, beirando m?ximo os 250?C.

Talvez se voc? tivesse deixado por uns 30 minutos, ficaria do jeito que voc? est? querendo.

Mas, fa?a mais testes, v? se o fio se mant?m bem, v? se a faca n?o entorta quando voc? aplica for?as laterais moderadas... E por a? vai.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 12:27 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved