MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-24-2016, 09:51 AM
Alphard Alphard is offline
Member
 
Join Date: Aug 2016
Location: Minas Gerais, Brazil
Posts: 22
Algu?m pode me ajudar a traduzir os seguintes termos para o portugu

Ol?

Entendo bem ingl?s mas tem certos termos que eu tenho dificuldade de entender, geralmente termos t?cnicos de nichos espec?ficos, no caso aqui, metalurgia/forja. Talvez voc?s possam me ajudar com o nome em portugu?s (e se tiver mais nomes bom tamb?m, pois reparei que muitas coisas tem diversos nomes por aqui, tipo compensado que pode ser contraplacado mas a galera tamb?m chama de madeirite) de alguns tipos de carv?o que eu encontro quando estou estudando sobre o assunto aqui. Eu pesquisei mas geralmente os sites em portugu?s tratam de carv?o de forma mais formal sem "termos do ramo". Se puderem tamb?m dar informa??o al?m da tradu??o seria bom. Enfim vamos aos termos:

1. Coke
2. Blacksmith coke
3. Blacksmith coal
4. Coal
5. Charcoal

Ent?o um dia eu ouvi meu pai falar que pra forja costumam usar "carv?o de ferreiro". Ele me mostrou um saco de carv?o e a apar?ncia era tipo uns peda??o grande. Estudando na internet eu vi muitos estrangeiros falando em blacksmith coke, ent?o pensei que seria "coque de ferreiro", ent?o eu comecei a pensar que seria a mesma coisa apesar de que coque ? um tipo de carv?o, dentre outros. Mas eu vi em um lugar um cara falando em blacksmith coal, que seria "carv?o de ferreiro", a? me confundiu. E al?m disso, eu vi em v?deos esse blacksmith coke ou coal e a apar?ncia ? tipo pequenas pedrinhas... Tem diferen?a entre o coke e o blacksmith coke? O que ? charcoal em brasileir?s? Pelo que eu andei estudando parece que charcoal ? carv?o vegetal, mas quero confirmar, at? vi v?deos ensinando a fazer... Inclusive, esse charcoal ? t?xico?

Al?m dessas tradu??es, gostaria de saber se voc?s podem me informar com rela??o as seguintes d?vidas:

6. O que ? munha? Me parece que ? tipo um resto de carv?o barato que vende em carvoaria... isso presta pra forja, ? t?xico?
7. Qual o melhor tipo de carv?o pra usar em forja, mesmo forjas maiores pra trabalhos maiores, tipo martelos? E indica??es onde encontrar se puder... meu pai disse uma vez que o carv?o de ferreiro que ele usa s? acha de um cara que passa pela cidade vendendo de vez em quando, mas meu pai tem m? vontade pra me ensinar coisas ent?o vai saber n?...
8. Se me lembro bem parece que coke n?o gera fuma?a, isso t? certo? Aqui n?o tem vizinho que reclame de fuma?a mas conhecimento ? sempre bom...
9. Eu tenho uma m?scara com respirador que eu uso de vez em quando pra limpar um galp?o pro meu pai, l? fica fechado o ano inteiro e quando abre tem tipo uma nuvem de poeira no ar... S? por curiosidade, a mesma m?scara serve pra mexer com g?s t?xico de forja, seja de carv?o ou g?s met?lico (tipo n?quel) ou pra esse tipo de coisa precisa de respiradores espec?ficos?

S? pra informar, essas minhas perguntas com rela??o ? toxicidade ? porque eu tenho problemas respirat?rios. Eu tenho uma m?scara com respirador que eu uso sempre que vou mexer com poeira ou qualquer sujeira que fa?a mal, mas ? sempre bom saber o que pode ou n?o fazer mal n?...
Reply With Quote
  #2  
Old 08-24-2016, 12:59 PM
JMota's Avatar
JMota JMota is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2005
Location: Acre - BRasil
Posts: 143
Essencialmente, coke, coal e charcoal se diferenciam pela origem.
Coque vem da hulha (carv?o betuminoso), coal ? o carv?o mineral e charcoal o carv?o vegetal.
A desegna??o "de ferreiro" - isso ? chute - deve significar em tamanho adequado para uso da forja.


__________________
Jo?s Mota
Reply With Quote
  #3  
Old 01-12-2017, 05:32 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Quote:
S? pra informar, essas minhas perguntas com rela??o ? toxicidade ? porque eu tenho problemas respirat?rios. Eu tenho uma m?scara com respirador que eu uso sempre que vou mexer com poeira ou qualquer sujeira que fa?a mal, mas ? sempre bom saber o que pode ou n?o fazer mal n?...
Cara, se voc? tem problemas respirat?rios, eu recomendo FORTEMENTE que esque?a o carv?o e trabalhe com uma forja ? g?s.

Quote:
6. O que ? munha? Me parece que ? tipo um resto de carv?o barato que vende em carvoaria... isso presta pra forja, ? t?xico?
Sim, a munha ? o carv?o mi?do que sobra depois que o carv?o ? peneirado. ? ?timo para forjar.

Quote:
7. Qual o melhor tipo de carv?o pra usar em forja, mesmo forjas maiores pra trabalhos maiores, tipo martelos? E indica??es onde encontrar se puder... meu pai disse uma vez que o carv?o de ferreiro que ele usa s? acha de um cara que passa pela cidade vendendo de vez em quando, mas meu pai tem m? vontade pra me ensinar coisas ent?o vai saber n?...
Carv?o mineral e coke proporcionam maior temperatura, mas s?o mais t?xicos. Carv?o vegetal ? o oposto. Eu prefiro carv?o vegetal.

Quote:
8. Se me lembro bem parece que coke n?o gera fuma?a, isso t? certo? Aqui n?o tem vizinho que reclame de fuma?a mas conhecimento ? sempre bom...
Produz menos fuma?a, mas esta ? mais t?xica.

Quote:
9. Eu tenho uma m?scara com respirador que eu uso de vez em quando pra limpar um galp?o pro meu pai, l? fica fechado o ano inteiro e quando abre tem tipo uma nuvem de poeira no ar... S? por curiosidade, a mesma m?scara serve pra mexer com g?s t?xico de forja, seja de carv?o ou g?s met?lico (tipo n?quel) ou pra esse tipo de coisa precisa de respiradores espec?ficos?
Infelizmente n?o tem como te responder esta. Voc? tem que ver nas especifica??es t?cnicas da tua m?scara para saber o que ela filtra. Para proteger contra gases t?xicos a m?scara deve ser apropriada contra gases e vapores.


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
Reply

Tags
barato, blacksmith, encontro, forging, forja, limpar


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Adaga para champanhe....especifica??es. Algu?m pode ajudar? germano utsch SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 1 10-13-2014 08:26 PM
Alguem pode temperar a minha espada? Paulo SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 23 08-26-2007 05:27 PM


All times are GMT -5. The time now is 11:02 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved