MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-11-2015, 09:11 AM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Fosfatiza?

Ol? Mo?ada

N?o sei quantos de nos frequenta esse forum. Da minha parte, posso dizer que quase todo dia passo por aqui.
Mas eu gostaria de colocar um tema para discuss?o e esclarecimento, ant?o vamos l?:

Uma vez preparada a solu??o de Fosfato de mangan?s, conforme a receita determina, inclusive com o bombril dissolvido, esta deve ser aquecida at? a temperatura de +/- 90 gr?us, para em seguido colocar a pela a ser fosfatizada. Agora os t?picos da discuss?o -
1 - QUANTO TEMPO A FACA DEVE FICAR DENTRO DESSA SOLU??O?
2 - SE A FACA ? COLOCADA ? 90? C, DEVE-SE DESLIGAR O FOGO PARA QUE A TEMPERATURA DA SOLU??O, N?O CONTINUE A SUBIR?
3 - QUAL O MELHOR ?LEO PARA BANHAR A FACA QUANDO SAIR DA SOLU??O?
4 - QUANDO FORMA UMA CASQUINHA BRANCA SOBRE A FACA FOSFATIZADA, QUAL O PROCEDIMENTO PARA REMOV?-LA?

Vamos l? mo?ada, respondendo ....
Reply With Quote
  #2  
Old 09-13-2015, 12:23 PM
Getulio mineiro's Avatar
Getulio mineiro Getulio mineiro is offline
Member
 
Join Date: Apr 2012
Location: Juiz de Fora
Posts: 26
?tima discuss?o Gerson, infelizmente tenho as respostas, mas vamos esperar os mais experientes, ver se aparecem e o que t?m a dizer.
Reply With Quote
  #3  
Old 09-17-2015, 09:53 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Meu caro Gerson,


Assim como voc?, eu tamb?m sempre passo por aqui e confesso, fico muito triste em ver como esta nossa casa est? abandonada.

Adoro redes sociais, em especial o Facebook, vivo l? mas aqui ? outra coisa, enfim ...

Adoraria ter conhecimendo suficiente para poder ajud?-lo, mas infelizmente n?o tenho. Eu ainda n?o me atrevo a fazer damasco pois tenho muita coisa a melhorar no meu trabalho como ajuste, simetria no ricasso, acabamento acetinado ....

Por?m vez ou outra uso barras de damasco feitas por amigos para produzir facas feitas por desbaste. Ontem pela primeira vez fiz uma revela?ao decente e depois o banho de fosfato. Claro que com ajuda de um cuteleiro experiente que abriu sua oficina para me ajudar.

Ent?o vou responder a voc? baseada nesta minha primeira e ?nica experi?ncia no assunto e tirando por base o que foi feito na minha faca, ok?

1 - QUANTO TEMPO A FACA DEVE FICAR DENTRO DESSA SOLU??O?
At? parar de borbulhar.

2 - SE A FACA ? COLOCADA ? 90? C, DEVE-SE DESLIGAR O FOGO PARA QUE A TEMPERATURA DA SOLU??O, N?O CONTINUE A SUBIR?
Usamos um recipiente longo, o que deixa o fundo mais quente e a l?mina n?o chegava ao meio de recipiente usado, ent?o como embaixo fica mais quente e a probabilidade do calor ?s subir, baixamos o fogo para executar o trabalho.

3 - QUAL O MELHOR ?LEO PARA BANHAR A FACA QUANDO SAIR DA SOLU??O?
Esta eu fico devendo, mas acredito que o mesmo ?leo que voc? usa normalmente para proteger suas l?minas de a?o carbono. Imagino que se fosse algo especial meu amigo teria salientado esse asp?cto.

4 - QUANDO FORMA UMA CASQUINHA BRANCA SOBRE A FACA FOSFATIZADA, QUAL O PROCEDIMENTO PARA REMOV?-LA?
Tamb?m vou ficar devendo essa, pois no caso da l?mina ontem ela saiu totalmente escura, da? usamos lixa 2.000 na l?mina, com aux?lio de uma tala de madeira para que a lixa removese apenas o escuro da parte mais alta, ou seja o 15n20.

O que pude perceber na experi?ncia de ontem ? que a revela??o no percloreto precisa ser bem feita, ? ela que vai dar a beleza do trabalho, o fostato vai apenas proteger essa revela??o.

Ent?o mergulhamos a l?mina na solu??o de percloreto, deixamos por alguns minutos, passamos lixa 2000 e lavamos a l?mina com uso da lixa para perceber a rea??o. Repetimos v?rias vezes, at? que pud?ssemos perceber a corros?o. Aprendi que, diferente do que eu pensava, a fosfatiza??o serve como uma prote??o; depois dela ? necess?rio o lixamento com cuidado e uma leve pasada no politriz para abrir o brilho. Ficou claro tamb?m que tudo vai depender da dilui??o do percloreto, do fosfato e tamb?m do recipiente que ambos estejam sendo utilizados.

Espero que os mais habilitados que se fa?am presentes neste t?pico e possam ajudar voc? e muitos outros que buscam conhecimento aqui.

Sauda?oes Afiadas,


__________________
Reply With Quote
  #4  
Old 09-17-2015, 10:32 AM
LGustavo's Avatar
LGustavo LGustavo is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2012
Location: S?o Paulo - Brazil
Posts: 47
Gerson, evitei responder as perguntas pois comecei a trabalhar com fosfato h? pouco tempo, mas conversando com alguns amigos tive algumas informa??es que acho que podem ajudar. Deixo claro que n?o posso dar certeza dessas informa??es, mas fizeram sentido pra mim, ent?o se servirem de alguma coisa pra voce, ja fico feliz.
Como a Silvana falou, a faca deve ficar na solu??o at? parar de efervescer ou at? diminuir bastante em rela??o ao inicio da rea??o.
Nao posso dizer o melhor oleo, pois n?o testei muitos, mas uso oleo Singer, e conhe?o outros cuteleiros mais experientes que eu que tb usam.
A casquinha branca, segundo ouvi seria um indicativo de uma solu??o muito forte de fosfato, seria melhor colocar um pouco mais de agua na solu??o. (essa informa??o ? nova pra mim, nao tive como comprovar).

um abra


__________________
Luiz Gustavo Gon?alves
LGustavo Custom Knives
http://LGustavo.com
Fan Page Facebook: LGustavo Custom Knives
Follow on Instagram: LGustavo_Knives
(previous username: lgatg)

Last edited by LGustavo; 09-17-2015 at 12:32 PM.
Reply With Quote
  #5  
Old 09-17-2015, 11:55 AM
Vulcano Vulcano is offline
Skilled
 
Join Date: Nov 2004
Location: VILA VELHA, ES, BRASIL
Posts: 442
topico interessante ...

oi pessoal ! tentarei responder as perguntas do amigo , dentro do processo que uso a mais de 10 anos e funciona para mim ...

1 - aproximadamente 15 minutos e o suficiente .

2 - se voce usar aproximadamente 3 ou 4 litros de liquido , voce pode desligar o fogo quando atingir 90 graus . esse volume de liquido e suficiente para manter a temperatura durante os 15 minutos que a lamina estiver mergulhada . obs : ate 70 graus o liquido continua funcionando bem , sendo assim ...

3 - ja usei de tudo referente a oleos e nunca percebi diferen?a real ... wd40 e similares , singer , oleo de motor , etc

4 - lixa fina e carinho .

abraco !


Gustavo vilar
Reply With Quote
  #6  
Old 09-17-2015, 01:09 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Mo?ada.
Ent?o to fazendo coisa errada

Eu preparei dois litros da solu??o mas s? uso um litro para o banho.
Depois que que a temperatura atinge os 90?C eu coloco a l?mina e deixo dois minutos. Sai pretinha, e se deixar mais tempo, come?a aparecer a tal casquinha branca.

Minha decis?o ? diluir a solu??o e compensar aumentando o tempo de banho.

? prop?sito n?o ? pra damasco, ? pra s? pra enegrecer a faca mesmo. Ser? uma adaga que levarei para o sal?o da Silvana, mas antes eu mostro aqui.

Obrigado ? todos pelas dicas.
Reply With Quote
  #7  
Old 09-17-2015, 03:40 PM
LGustavo's Avatar
LGustavo LGustavo is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2012
Location: S?o Paulo - Brazil
Posts: 47
O preparo do fosfato ?: Prepare uma solu??o com 10% do produto e 90% de ?gua, voce precisa ativar o produto antes de usar na faca. Para isso prepare a solu??o, esquente entre 95 e 98 ?C, coloque um rolo de palha de a?o amarrado em um arame na solu??o quente e deixe por 1h, mantendo a temperatura na faixa citada. Apos 1h, pode tirar o que restar da palha de a?o e o banho est? pronto para ser usado.
Conforme foi ficando mais fraco vc pode adicionar pequenas quantidades do produto puro para repor o que foi gasto (veja, nao estou falando do volume de agua que vai evaporar, esse deve ser reposto com agua mesmo).


__________________
Luiz Gustavo Gon?alves
LGustavo Custom Knives
http://LGustavo.com
Fan Page Facebook: LGustavo Custom Knives
Follow on Instagram: LGustavo_Knives
(previous username: lgatg)
Reply With Quote
  #8  
Old 09-17-2015, 05:17 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Oi Gustavo

A solu??o que uso ? essa mesmo.. Acho que o problema ? do operador.
Vou rever a concentra??o, fazer uns testes e se for o caso preparar outra solu??o.
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, ajuda, desbaste, dicas, faca, facas, l?mina, madeira, man, motor, primeira


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Fosfatiza??o ou Parkeriza? tarcisio roma SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 12-18-2010 09:49 AM
Processo de Fosfatiza? Lucas M. Maia SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 10-01-2010 08:33 PM


All times are GMT -5. The time now is 03:05 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved