MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 10-05-2010, 11:13 AM
LEONARDO JALES LEONARDO JALES is offline
Member
 
Join Date: Sep 2010
Location: Jales - SP
Posts: 20
Send a message via MSN to LEONARDO JALES
Qual ? a melhor bigorna para cutelaria?

Amigos, tudo bem?


Estou precisando comprar um bigorna, gostaria de saber qual ? o melhor modelo, marca, peso e etc?


Eu vi uma americana na marcar JHM de 250 lb


Este ? o link da bigorna:

http://www.anvilbrand.com/p-678-jhm-...-lb-anvil.aspx


O que os colegas acham?


Muito obrigado.


Leonardo
Reply With Quote
  #2  
Old 10-05-2010, 11:45 AM
Peck's Avatar
Peck Peck is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2006
Location: Campinas - SP
Posts: 121
Send a message via MSN to Peck
D? uma olhada nessa aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/M...53-bigorna-_JM

Uma excelente bigorna e o vendedor mora em SP.


__________________
Fred Pereira
E-Mail: tfred2@hotmail.com / fredao2@yahoo.com
Campinas - SP

" Insistir, persistir e nunca desistir. "
Reply With Quote
  #3  
Old 10-05-2010, 01:25 PM
emilcio's Avatar
emilcio emilcio is offline
Master
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 891
O Ferrari tem duas excelentes. Sendo que a ?ltima ele adquiriu junto ao Peck (Fred).


__________________
Visitem meu Blog:

www.emilcio.wordpress.com
Reply With Quote
  #4  
Old 10-05-2010, 01:45 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Emilcio, a primeira ainda est? comigo, por?m a segunda (tb conhecida como steel frog) n?o est? dispon?vel, pois v?rios museus est?o se estapeando para saber quem vai ficar com ela para sua se??o de arte moderna.
Reply With Quote
  #5  
Old 10-05-2010, 03:32 PM
LEONARDO JALES LEONARDO JALES is offline
Member
 
Join Date: Sep 2010
Location: Jales - SP
Posts: 20
Send a message via MSN to LEONARDO JALES
Ferrari, tudo bem? Espero que sim!

Dentro da sua vasta experi?ncia, qual bigorna voce considera a melhor?

Att

Leonardo
Reply With Quote
  #6  
Old 10-05-2010, 03:58 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Leonardo, existem boas bigornas antigas, mas tem que vasculhar os ferro velhos da vida. Tem boas bigornas AV entulhada neles.

Se vc quiser comprar nova, d? uma olhada no site:

www.jrferramentas.com.br

? uma bigorna cara, mas com certeza ? a melhor bigorna fabricada no Brasil hoje.
Reply With Quote
  #7  
Old 10-05-2010, 11:30 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
com um peda?o de a?o quardo tipo 15cm x 15 cm o don fogg faz maravilhas. Vc encontra em qq ferro velho., esse quadrado e um peda?o de trilho pra bater coisas compridas e vc estar? bem servido..A bigorna seduz, mas ? dificil de achar e muitas vezes decepciona.
ab?
cassio
Reply With Quote
  #8  
Old 10-06-2010, 01:51 PM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
No Brasil eu penso que as duas melhores op??es s?os as bigornas antigas da A?os Vilares (AV) as da Kohlswa (sueca). Ambas s?o encontradas com relativa facilidade em
ferros velhos e no mercado livre.

H? algumas bigornas novas, que eu chamo de bigornas de "Grife". S?o lindas. Feitas para ferreiros que trabalham com ferrageamento. Custam uma pequena fortuna. Tenho not?cias de que pelo menos algumas delas tiveram o chifre quebrado com poucas pancadas.

Em outras palavras, n?o confie nestas bigornas novas car?ssimas fabricadas aqui no Brasil. E desconfie bastante das importadas.

H? pouqu?ssimas bigornas boas ainda em fabrica??o no mundo - Peddinghaus e Kohlswa
seriam as melhores.

Quanto as nacionais de ferro nodular: Esque?a!. Algumas chegam a ser ocas por dentro, devido a falhas na fundi??o e falta de controle de qualidade.

Leo

Last edited by leofonte; 10-06-2010 at 01:54 PM.
Reply With Quote
  #9  
Old 10-06-2010, 02:39 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Leo, permita-me discordar de vc em alguns aspectos.

Tive a oportunidade de ir no encontro de ferradores da AFB em Leme e conhecer o dono da empresa JR ferramentas de Limeira. Fiquei surpreso em ver que ele ? uma pessoa muito s?ria e preocupada com a qualidade de seu trabalho, inclusive colhendo id?ias, sugest?es e cr?ticas de seus produtos diretamente com quem entendo da profiss?o.

Fiquei muito impressionado com as bigornas por ele confeccionada. Elas tem uma mesa de 1" de espessura com uma dureza de 50RC. Durante os dois dias de encontro e martelan?a, n?o v? nenhuma quebra ou problemas estruturais nessas bigornas, sendoq eu havia mais de meia d?zia delas no evento. Inclusive, se notarmos bem, a segunda foto mostra uma bigorna bem surrada e com o chifre at? polido de tanto uso, haja visto que esses profissionais trabalham praticamente diariamente com ela.




Reply With Quote
  #10  
Old 10-06-2010, 04:26 PM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Ol? Ferarri,

Eu n?o queria citar. Mas j? que voc? insistiu, foi esta mesmo que quebrou. Conhe?o o ferreiro de Indaiatuba que viu a dita cuja quebrada.

N?o duvido da seriedade dos produtores da bigorna, por isto mesmo n?o quis citar o fabricante. H? muitas empresas s?rias que tentam fazer bons produtos. Mas, isto n?o significa que eles tenham atingido um grau de excel?ncia como as bigornas AV, Kohlswa e Peddinghaus.

Abra?os

Leo
PS: Veja o desgaste da borda da mesa. Esta ? uma bigorna nova. Ferreiros que trabalham com ferrageamento de cavalos, trabalham com ferro "doce". Penso que a borda n?o poderia estar t?o desgastada. J? vi pelos menos duas Kohlswa com cerca de 60 ou mais anos de uso que - proporcionalmente - se encontram em condi??es melhores.

Se trabalhar com a?o ao inv?s de ferro "doce", creio que o desgaste seria maior ainda.

Last edited by leofonte; 10-06-2010 at 04:31 PM.
Reply With Quote
  #11  
Old 10-06-2010, 06:51 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Pois ? Leo, tem que ver tb em qual condi??es essa bigorna foi quebrada, para que seja caracterizado problema da ferramenta ou mal uso.

Eu tenho uma bigorna AV que tem uns 40 anos de uso, e est? toda desbei?ada e a parte mais fina do chifre quebrada. Tb tenho outra bem mais antiga, com mesa temperada que est? em um estado mais deplor?vel. As duas foram adquiridas de ferreiros que haviam deixado a profiss?o pela idade.

Essa bigorna da foto acima ? muito usada, por?m nem as bigornas s?o eternas. Acredito que pelo uso intensivo, ela est? em bom estado.

Mas mesmo os ferradores usando a?os n?o t?o ligados como os usados na cutelaria, n?o vejo muita diferen?a no final, pois eles fazem uma coisa que pra n?s n?o ? comum: malhar o a?o em uma temperatura mais baixa, portanto gerando mais resist?ncia.

Pelo que eu v? e utilizei nessa minha experi?ncia com essa bigorna, gostei muito e quando sobrar um trocado vou adquirir uma.
Reply With Quote
  #12  
Old 10-06-2010, 08:41 PM
F. Canabarra's Avatar
F. Canabarra F. Canabarra is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2010
Location: S?o Paulo - SP
Posts: 240
Olha Ferrari, pelo que voc? fala e vendo as fotos e especifica??es dessa biga, da at? vontade de compra uma. Coragem n?o me falta, s? a grana!
Grande abra?o!!


__________________
Felipe Canabarra
Reply With Quote
  #13  
Old 10-07-2010, 06:26 AM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Ol? Ferarri,

Veja o teste de resist?ncia que fizeram nesta bigorna MVR.


No teste, chegou a tirar uma lasca de a?o da marreta e n?o fez nenhuma marca na mesa. Agora veja que o cara n?o bateu muito no chifre da bigorna.

A JR, assim como a MVR, s?o bigornas fundidas com a mesa de a?o no topo. N?o sei qual o processo que as duas empresas empregam. Mas o melhor processo ? aquele em que a placa de a?o ? parcialmente funidada no topo da bigorna, logo ap?s a fundi??o da mesma, aproveitando o calor residual do processo de fundi??o.

Esta MVR pode ser encontrada em aqui no Brasil na Selaria Dias http://www.selariadias.com.br/shopselaria/ ou no site http://www.ferrageamento.com.br/

Est? custando por volta de R$ 1900.

Com rela??o a bigorna JR quebrada. Ela partiu no chifre e certamente sem muito esfor?o, j? que o pessoal que trabalha com ferragemanto n?o trabalha com pe?as grandes. ? comum encontrar na internet fotos de bigornas importadas - fundidas - com o chifre quebrado.

Em rela??o a quest?o das mesas e das quinas, creio que isto ? um dos grandes segredos dos bons fabricantes de bigornas. As bigornas de a?o precisam ter as quinas revenidas para terem um pouco de maleabilidade, sem perder a resist?ncia, evitando serem quebradas. Isto n?o ? algo f?cil. Muito duro quebra. Muito mole deforma demais.

Para mim as AVs parecem ter as quinas muito duras. A maioria das AVs apresentam quinas quebradas. O mesmo voc? n?o observa nas Kohlswa. Elas s?o mais resistentes.

Ainda em rela??o as quinas. Os bons blacksmiths (n?o cuteleiros) fazem um modifica??o nas suas bigornas. As quinas originais "vivas" s?o deixadas intactas para opera??es de "corte" ou "marca??o" das pe?as que est?o a serem forjadas. Uma parte das quinas s?o abaoladas/arredondadas, para opera??es de curvamento das pe?as. Alguns cuteleiros fazem esta opera??o em um lado da mesa. Outros o fazem em apenas alguns polegadas.

Al?m de ajudar em algumas opera??es de forjamento, o arredondamento de parte das quinas deve evitar que sejam quebradas desnecessariamente.

Sds

Leo

Last edited by leofonte; 10-07-2010 at 06:56 AM.
Reply With Quote
  #14  
Old 10-07-2010, 10:52 AM
LEONARDO JALES LEONARDO JALES is offline
Member
 
Join Date: Sep 2010
Location: Jales - SP
Posts: 20
Send a message via MSN to LEONARDO JALES
Leo, essa marca MVR ? boa ent?o? posso comprar sem medo?


Abra?ao
Reply With Quote
  #15  
Old 10-07-2010, 11:14 AM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
De jeito nenhum!

N?o estou assinando embaixo da qualidade das MVR. Eu apenas mostrei o teste. E ainda alertei que o pessoal n?o deu muitas pancadas no chifre da bigorna. S?o bigornas bonitas, mas bigornas boas s?o de a?o forjado (AVs e Peddinghaus). As ?nicas com placas soldadas/fundidas, que tem uma excelente credibilidade s?o as Kohlswa.

Aqui no Brasil voc? deve encontrar as AVs e algumas Kohlswa. Tem um cara no mercado livre vendendo uma Kohlswa. O vendedor ? de Mar?la - SP. Mas n?o gostei muito do estado dela. Acho que, procurando se encontra bigornas melhores.

O ferro velho Piranga de BH tinha duas AVs de 70 kg ? venda.

Sds

Leo

Last edited by leofonte; 10-26-2010 at 04:08 PM.
Reply With Quote
Reply

Tags
bigorna


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Acess?rios para bigorna Afonso SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 07-12-2006 03:58 PM
O MELHOR motivo para votar N?O!! cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 10-14-2005 11:05 AM
qual ? melhor? allanrsc SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 06-16-2005 11:22 AM
Base para bigorna Araki SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 01-08-2005 02:54 PM
Maquinas para Cutelaria Sandro R. Rossi SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 04-02-2003 06:47 AM


All times are GMT -5. The time now is 10:15 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved