MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #46  
Old 12-06-2012, 03:56 PM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Quote:
Originally Posted by cassio View Post
Eu acho que este tipo de curso tecnico por assim dizer, de uma arte espec?fica vc deve ensinar o que o aluno quer aprender e n?o o que o professor quer ensinar. ? como vc dar um presente para o seu filho que vc queria ter tido e n?o o play station que ele queria....Neste tipo de curso o aluno vai com um tipo de faca que ele quer aprender, ja esta na cabe?a dele a tempos..ele olha fotosa e deseja fazer um determinado tipo de faca e n?o uma faca conceito...
Primeiro parab?ns ao professores e aos alunos!!!

Cassio, infelizmente eu discordo do seu pensamento, mas o respeito.
Minha forma??o foi desta forma....
Desenhei as facas que eu queria, comecei por s? desbaste, depois comecei a forjar...
Quando o curso ? desta forma ele fica muito mais demorado, algumas t?cnicas voc? acaba demorando a aprender, fora que a maioria das pessoas quer come?ar ? forjando mesmo! ?s vezes pelo simples glamour que se cria no imagin?rio...
E voc? n?o tem par?metro de compara??o e visualiza??o dos resultados por parte do aluno, pois, imagina em uma turma de 5, 10 alunos cada um com uma faca diferente....
Este modelo de faca ? complet?ssimo para se aprender, e inclusive voc? consegue fazer em uma ?nica semana.
Depois ? a segunda fase de adquirir conhecimento de outros modelos atrav?s de pesquisa, e voc? j? sabendo fazer o modelo sugerido j? prever? as necessidades durante o processo e o projeto.
Esta segunda fase ? important?ssima, at? mesmo para a melhora do cuteleiro e sua profissionaliza??o.

Bom, enfim, o seu pensamento de curso funciona, por?m, leva muuuito mais tempo de aprendizado.

Quote:
Originally Posted by R.Sfreddo View Post
Hoje em dia a coisa mais comum ? o sujeito de denominar artista, sem nem saber desenhar direito. Chegamos ao ponto em que algu?m pendura um vaso sanit?rio na parede e discorre horas sobre o conceito... Podem me chamar de retr?grado ou antiquado, mas eu acho mais correto o tempo em que os alunos precisavam estudar por anos as t?cnicas de pintura (na maioria da v?zes copiando o estilo do mestre) at? ter maturidade e capacidade para desenvolver o seu estilo pr?prio.
Sfreddo seu retr?grado antiquado!! risos!
P? meu, assim voc? ferra a profiss?o que eu ainda pretendo um dia ter! Professor de Hist?ria da Arte.
Brincadeira ? parte....
Mas na arte temos aqueles que n?o sabem nada e se dizem artistas, como em qualquer outra profiss?o, e temos aqueles que realmente tem um estilo. Picasso por exemplo desenhava muito bem, no entanto desenvolveu o estilo cubista junto com Braque, e tinham um conceito de numa mesma pintura ter diversos planos se entrela?ando (confesso que ? bem complicado de se entender sim).
Mas como voc? disse, o cara estudou anos a fio as t?cnicas de pintura para s? depois "ter seu estilo". E isso que se deve realmente ter na cutelaria.

Devemos dizer "Primeiro aprenda o arroz com feij?o meu filho, depois me venha falar de coisas mais complexas!".

Quote:
Originally Posted by R.Sfreddo View Post
Se os colecionadores reclamam que as facas s?o muito parecidas, ? porque muitos dos cuteleiros que enchem os sal?es de uma feira no Brasil ainda n?o atingiram a maturidade profissional, a prova disso ? que nos julgamentos das premia??es a escolha ainda ? feita pela faca com menos defeitos, e raramente a decis?o ? feita baseada no conceito, porque quase nunca se tem duas finalistas de excelente n?vel t?cnico.
Por isso acho de FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA a SBC em seu papel repassar estes tipos de problemas encontrados nas premia??es, de forma instrutiva, com erros mais encontrados etc e tal de forma a aprendermos e melhorarmos o n?vel da Cutelaria Brasileira

Abra?os!

Last edited by dzucherato; 12-06-2012 at 05:04 PM.
Reply With Quote
  #47  
Old 12-06-2012, 05:34 PM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Quote:
Originally Posted by cabete View Post
Prezados,
N?o vou falar mais de facas mas pra mim esta hist?ria de pendurar a privada na parede ? coisa de quem tem o c? torto ou fora do lugar!!!
Ri muito!!!!

Na verdade Marcel Duschamp pendurou um Mict?rio e foi de ponta cabe?a, inclusive como manifesta??o ele nem assinou o pr?prio nome e chamou a obra de "Fonte".

Reply With Quote
  #48  
Old 12-06-2012, 06:28 PM
Andrey's Avatar
Andrey Andrey is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2008
Location: S?o Jos? dos Campos - SP - BRASIL
Posts: 373
Ahh n?o, pelamordedeus. j? basta o tanto que ouvi de discuss?es sobre mict?rio, lata de fezes e caixa de sab?o em p? (todas obras de grandes "artistas") na faculdade, agora at? aqui isso kkkk, n?o vou nem ler!
Boa discuss?o a todos!


__________________


Andrey Navarre
www.andreynavarre.com.br
navarrecutelaria@gmail.com
Reply With Quote
  #49  
Old 12-07-2012, 02:14 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Quote:
Originally Posted by Andrey View Post
Ahh n?o, pelamordedeus. j? basta o tanto que ouvi de discuss?es sobre mict?rio, lata de fezes e caixa de sab?o em p? (todas obras de grandes "artistas") na faculdade, agora at? aqui isso kkkk, n?o vou nem ler!
Boa discuss?o a todos!
Huahuahua, relaxa s? postei a foto como informa??o.



Desculpas mil ao Isma e ao Daniel!
Reply With Quote
  #50  
Old 12-08-2012, 01:01 AM
jeffzinho jeffzinho is offline
Member
 
Join Date: Jun 2011
Location: Porto Alegre
Posts: 29
Ismael, sempre me perguntei porque as facas de curso eram Iguais. Te confesso que a explica??o sobre a quantidade de elementos que ela exige e que podem ser passadas no curto espa?o de tempo me convenceu plenamente. Isto ? did?tica pura. Parab?ns e muito sucesso com o curso.
Jefferson Martines
Reply With Quote
  #51  
Old 12-08-2012, 03:35 AM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Denis e Jefferson, muito obrigado pela colabora??o nos coment?rios!!
Tenham um ?timo fim de semana!
Abra?o!


__________________
Reply With Quote
Reply

Tags
550, a?o, como fazer, curso, cutelaria, desbaste, dicas, faca, faca forjada, flat, forge, hobby, jig, post, randall, sbc, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Curso de cutelaria! F.B. SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 01-19-2011 07:58 PM
Curso de cutelaria Cupim SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 02-06-2009 02:38 PM
Curso de Cutelaria Luciano_Chaves SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 07-10-2008 05:58 AM
Curso de cutelaria alexandre SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 12-21-2007 10:46 AM
4? Curso de Cutelaria na UnB. Hoffmann SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 01-12-2007 02:27 PM


All times are GMT -5. The time now is 06:15 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved