MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-09-2012, 10:47 PM
Hyotheangel's Avatar
Hyotheangel Hyotheangel is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2010
Location: Corn?lio proc?pio Parana
Posts: 146
quem ? vivo sempre aparece

ol?! voces provavelmente n?o lembram de mim porque como diz minha sabia m?e
quem n?o ? visto ? esquecido.

acho que faz 2 anos que postei por aqui algumas vezes. Na epoca estava atr?s de aprender sobre a arte da cutelaria! dois anos depois com tristeza anuncio que ainda n?o fiz foi ? nada!
rs
a situa??o monetaria desfavoravel n?o me permite nem tentar come?ar! n?o tenho nenhuma ferramenta
mas sigo com minha cole??o de facas! que hoje conta com varias facas bonitas e at? algumas boas... a maioria ainda ? made in china mas come?o agora a comprar facas mais arrojadas! as minhas favoritas ainda s?o as hunters e as drop point de survival. Sou um f? da bushcraft e vivo metido pelas beiradas de rio.
Meu melhor amigo ? um fac?o da SOG que comprei a algum tempo e uma faca chinesa que uso como hunter e claro os diversos canivetes.

Ainda atiro facas tambem. Mas hoje eu uso os metodos de No Spin que s?o mais interessantes

Venho por meio deste anunciar que voltei e se ainda for bem vindo ao forum ficar por aqui e babar na cria??o de voces. E um dia ainda irei come?ar a fazer facas. quando o dinheiro sobrar e eu puder comprar uma lixadeira decente e projetar uma forja... e arranjar um trilho de trem pra usar de bigorna... ou seja um dia.

Agrade?o a aten??o.
Desculpas se tiver postado no lugar errado.

Marlon.


__________________
Marlon Augusto Borlachenco
Reply With Quote
  #2  
Old 03-10-2012, 02:56 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Seja rebenvindo Marlon!
Como sempre dizemos aqui, comece com uma lima, algumas lixas e uma mola de fusca! Rs
Investimento barato e d? pra fazer faquinhas legais. Se tiver um esmeril ou esmerilhadeira quebra um galho, mas cuidado para n?o sobreaquecer!
Tenha primeiro o gostinho e as coisas v?o se acertando.

Abra?os
Reply With Quote
  #3  
Old 03-10-2012, 05:01 PM
Hyotheangel's Avatar
Hyotheangel Hyotheangel is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2010
Location: Corn?lio proc?pio Parana
Posts: 146
Obrigado amigo!
meu maior problema pro desbaste ? encontrar uma mola de fusca reta rs
ou grande o suficiente pra uma faca mais interessante as que encontrei so d?o aquelas faquinhas de cozinha


__________________
Marlon Augusto Borlachenco
Reply With Quote
  #4  
Old 03-10-2012, 08:07 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Bem vindo novamente.

S? uma corre??o, mola de fusca sempre ? reta... Mas tem 3mm de espessura, e largura que varia de de uns 15 a 40mm.

Se for mais espesso e curvado, ? mola de pickup/caminh?o.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #5  
Old 03-10-2012, 10:35 PM
Hyotheangel's Avatar
Hyotheangel Hyotheangel is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2010
Location: Corn?lio proc?pio Parana
Posts: 146
Opa, obrigado pela corre??o norio.
Realmente eram das molas de pick up que eu estava falando. eu comprei 3 atoa jah que n?o tenho como endireita-las

Eu s? achei mola de fusca dessas mais estreitas, ai n?o acho que de muito certo.
daria sim pra desbastar uma lamina fina... pra falar a verdade acho que vou fazer pra treinar... mas tenho duvidas

Como garantir a harmonia geom?trica da lamina? Por exemplo, saber quanto desbastar de cada lado at? a lamina o fio ficar centralizado? Existe alguma t?cnica pra isso?
Penso tamb?m em comprar um esmeril... Ofereceram-me um esmeril Ferrari por 110 reais... Daqueles de bancada. Vale a pena? ? pr?prio pra desbaste?

E eu tenho uma furadeira da skill na qual paguei a soma de 90 reais... Ser? que ela fura a mola de fusca? Pra eu passar os pinos do cabo?
Depois de pronta a lamina eu deveria fazer um tratamento t?rmico?
E eu preciso recozer a mola antes de desbastar? Porque eu n?o tenho forja e n?o fa?o ideia de como fazer.

E mais uma vez obrigado pela aten??o gente.
e desculpe pelo erro ai seu Norio


__________________
Marlon Augusto Borlachenco
Reply With Quote
  #6  
Old 03-11-2012, 11:31 AM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Para poder desbastar sem sofrer, tem que recozer, sim. Sen?o, fica dif?cil de cortar, desbastar e furar. E ao mesmo tempo que o tratamento t?rmico original deixa o a?o duro p/ trabalhar, ? mais mole que o indicado para l?minas.

Furadeira, para furar metais, tem que ter bom torque e BAIXA rota??o.

Tem gente que usa esmeril, mas n?o ? nem de longe a melhor ferramenta p/ desbastar uma faca.
Muita gente prefere fazer o desbaste inicial com esmerilhadeira angular e completar na lixadeira, ou manualmente.

E depois de desbastado e furado, tem que fazer o tratamento t?rmico. N?o tem jeito.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #7  
Old 03-11-2012, 05:16 PM
Hyotheangel's Avatar
Hyotheangel Hyotheangel is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2010
Location: Corn?lio proc?pio Parana
Posts: 146
Obrigado pelo esclarecimento seu norio.

Alguma dica em uma forma facil de recozer?
d? pra fazer o desbaste sem recozer ou nem ? possivel?
porque mesmo se for sofrivel agente pode tentar so pra ver a primeira faca
e seria interessante fazer uma faca em ferro bravo pra ir treinando?


__________________
Marlon Augusto Borlachenco
Reply With Quote
  #8  
Old 03-11-2012, 06:34 PM
marciogsp marciogsp is offline
Member
 
Join Date: Feb 2012
Location: Caragu?-sp/ S. Pedro da aldeia -rj
Posts: 27
? cara.. estamos na mesma situa??o, praticamente... sem grana, sem tempo, sem espa?o, sem ferramentas e sem conhecimento!
mas assim que ? bom pra aprender!

corrijam me os mais experientes, mas uma boa maneira de recozer o a?o, seria aquece-lo ao rubor, at? que chegue na temperatura em que ele n?o atraia/seja atra?do por im?s, depois, deixe-o esfriar naturalmente, preferencialmente no meio cinzas ou de cal...


abra?os e boa sorrrte!
Reply With Quote
  #9  
Old 03-11-2012, 07:23 PM
Hyotheangel's Avatar
Hyotheangel Hyotheangel is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2010
Location: Corn?lio proc?pio Parana
Posts: 146
Ser? que colocar o peda?o de a?o no meio do carv?o num cubiculo de tijolos chega de temperatura pra recozer? duvidas mil rsrs.

E outra tava pensando em um sistema aqui... tenho um velho forno a lenha no meu quintal... estava pensando em transformar esse forno em uma forja.
Caso eu n?o esteja enganado eu preciso de um isolamento termico e de uma fonte de ar n??
no caso pra fazer com carv?o ou lenha.


__________________
Marlon Augusto Borlachenco

Last edited by Hyotheangel; 03-11-2012 at 07:35 PM.
Reply With Quote
  #10  
Old 03-11-2012, 07:41 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Pra recozer, espera o pai (irm?o, vizinho, bic?o tb serve) acender a churrasqueira, quando tiver brasa boa, coloca o barra no meio da brasa, come o churrasco, e pega a barra no outro dia.
Reply With Quote
  #11  
Old 03-11-2012, 07:45 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Para recozer, basta aquecer at? come?ar a avermelhar, e deixar esfriar da maneira mais lenta o poss?vel.

Se for fazer uma forja a carv?o, basta algo como uma churrasqueira mais robusta e providenciar uma fonte de ar. No caso de forja a carv?o, essa fonte de ar n?o presica ser forte, nem cont?nua.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #12  
Old 03-11-2012, 07:47 PM
Hyotheangel's Avatar
Hyotheangel Hyotheangel is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2010
Location: Corn?lio proc?pio Parana
Posts: 146
opa ferrari! lembra de mim? provavel que n?o.
eu vou fazer isso essa semana pra fazer uma faca em desbaste.
eu agora encasquetei que akele forninho perdido d? sim uma forja mto legal pra iniciar a brincadeira
vou tirar uma foto do cantinho pra ver oque voces acham... agora. que eu vou recozer na churrasqueira eu vou rs

obrigado pelas dicas


__________________
Marlon Augusto Borlachenco
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, bigorna, cutelaria, forja


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Sim.. ainda estou vivo reginaldoRBS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 16 03-31-2010 08:59 AM
Para quem n?o viu ainda e para quem j? viu tamb?m. reginaldoRBS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 0 03-21-2009 10:11 AM
Andei Sumido.... Mas t? vivo. LCASERAPIAO SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 03-30-2007 07:57 PM
Devagar e sempre... bitorusan SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 01-14-2006 12:31 AM
Quase morto, mas vivo de novo! paulorocha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 04-08-2005 02:22 PM


All times are GMT -5. The time now is 07:57 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved