MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-02-2005, 09:33 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
???Tempera com querosene???

Alguem ja ouviu falar na tempera com querosene?
Um colega de trabalho, disse que quando trabalhava no na Oficina do Centro de Forma??o e Aperfei?oamento, temperavam a ponta de pun??o de furos com querosene.
Ele disse que o a?o absorve pare do carbono do querosene ( 0] achei muito extranho isso... 0] ) endurecendo muito a ponta da pun??o.
acredito que esse absorvimento de carbono seja somente uma das "teorias" que se forma nas oficinas (e n?o s?o poucas), mas achei interessante essa tempera com querosene, o unico problema ? que ele ? um tanto quanto "inflamavel"
e da uma tempera que preste?

Mas depois que li a tempera lusitana, acredito que valha tudo.

Abra?os
_____
ainda em tempo
---
Quote:
Originally Posted by Josu?H.M.Araujo
500 gr. ------ Resina ordinaria,
250 gr.------- ?leo peixe
125 gr.------- Sebo Refinado.

Derrete-se a resina no ?leo de peixe aum fogo brando.
Derrete-se ? parte o sebo e mistura se tudo.
Aquecem-se as frrramentas ao rubro escuro ( ????)
e mergulha-se logo a seguir nesta composi??o.
Repete-se a operra??o 2 ou 3 vezes.
aquece-se ao rubro escuro novamente e mergulha-se em ?gua.

Complicado e mal cheiroso ...
Mas est? na pagina 248 do livro . Mil e um segredos de oficinas.

Autor Marcel Bordais.
Comprado na seguinte loja.
"A Sertaneja
Bazar - Livraria e Papelaria .
Fundada em 1920.
Cidade - Presidente Prudente.
Provavelmente comprado entre os anos de 1945 1946.
Por Gast?o Homem de Mello.


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #2  
Old 03-02-2005, 09:58 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,

Eu nunca havia ouvido falar de tal t?mpera em querosene, mas deve funcionar, sim.
A querosene n?o passa de um ?leo refinado.
A t?mpera ? simplesmente o endurecimento do a?o devido ao choque t?rmico, ou seja, a varia??o brusca de temperatura. Ent?o, se pensarmos bem, Rafael, qualquer ve?culo l?quido pode ser vi?vel para executar a t?mpera.
Quanto ao enriquecimento de carbono, eu n?o sei se ? vi?vel, mas ? poss?vel.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #3  
Old 03-02-2005, 11:55 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Extintor de inc?ndio.

Pelo Bom senso eu n?o usaria este m?todo pelo grande risco de queimaduras.
Tem que se ver tamb?m que o cara que lhe deu a dica falou em pun??es que s?o pe?as bem pequenas e provavelmente faziam isto em uma pequena latinha de querosene onde o risco era m?nimo mas transportar isto para uma l?mina e um maior volume de querosene pode ser muito arriscado.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 03-02-2005, 12:41 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Eu uso uma 50/50 de oleo queimado e oleo diesel.. Qdo temepro mto, gosta de pegar fogo..
Como meu recippiente ? um extintor de incendio antigo, tepo a boca com uma luca de couro e o fogo apaga.. Mas faz uma fumaceira do cao...
Provavelmente o oleo hidraulico seria melhor...
Reply With Quote
  #5  
Old 03-02-2005, 01:46 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
?leo de t?mpera

Caro Callega,
Eu mandei fazer uma vasca comprida com chapa zincada destas de fazer rufos e estanhando as dobras para n?o vazar ?leo. Fiz tamb?m uma tampa de ac?rdo para manter fechado e n?o cair sujeira.
J? calculei o volume para os 18 litros dos baldes de ?leo e uma pequena sobra de dois cent?metros na borda superior quando est? com o ?leo.
Comprei um balde de ?leo pr?prio para tempera que ? muito bom pois n?o forma aquela carepa aderente sobre a pe?a facilitando muito a limpeza ap?s a t?mpera no entanto esquec? o nome do ?leo. Tem a caracter?stica tamb?m de aguentar temperaturas mais altas sem pegar fogo. ? claro que se a l?mina for muito grande e a temperatura alta como nos inox ele acaba incendiando mas o fogo fica pr?ximo da l?mina sem se alastrar para o restante da superf?cie e logo se apaga.
Com o tempo de uso os ?leos v?o abaixando o flash point que ? o ponto em que acendem um flash superficial e apagam e o ponto de fulgor que ? o ponto em que incendeiam e necessitam ser trocados por um ?leo novo. Isto acontece nos carros tamb?m onde o pessoal s? completa o ?leo, sem trocar e um dia acaba incendiando.
Existem trocentas formulas de se temperar uma pe?a mas existem aqueles produtos que foram desenvolvidos especificamente para isto e que realmente valem a pena pois al?m de proporcionarem uma t?mpera adequada proporcionam uma pe?a limpa que facilita o trabalho posterior.
No in?cio experimentei ?leo de carro, ?leo com mistura de diesel e ?leo hidr?ulico destes o melhor foi o hidr?ulico e depois este especial de t?mpera ( v?rios fabricantes de ?leos possuem estes ?leos desenvolvidos especificamente para a t?mpera ).


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 03-03-2005, 04:51 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Cabete,

Eu fiz como vc, comprei o balde de ?leo hidr?ulico, mas com uma diferen?a: Usei um desses tambores de leite que se usa na fazenda. Comprei um de 20L. Ele tem a grande vantagem de ter uma tampa larga e que veda bem.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #7  
Old 03-03-2005, 08:50 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
T?mpera seletiva

Prezado Maur?cio,
Realmente um tambor destes ? um excelente recipiente, no entanto eu gosto de fazer a t?mpera seletiva em minhas l?minas ( praticamente em quase todas ) e para isto prefiro um recipiente que seja comprido assim posso colocar a l?mina e deixar o dorso dela mais a regi?o do ricasso/cabo fora do ?leo para um resfriamento mais lento.
Poderia tamb?m fazer a t?mpera seletiva aquecendo seletivamente o a?o mas como n?o tenho ma?arico prefiro ent?o esfriar seletivamente.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #8  
Old 03-03-2005, 09:08 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Quote:
Originally Posted by cabete
Com o tempo de uso os ?leos v?o abaixando o flash point que ? o ponto em que acendem um flash superficial e apagam e o ponto de fulgor que ? o ponto em que incendeiam e necessitam ser trocados por um ?leo novo. Isto acontece nos carros tamb?m onde o pessoal s? completa o ?leo, sem trocar e um dia acaba incendiando.
Cabete, uma vorma de contornar isso, ? utilizar o Ascarel, n?o pega fogo de jeito nenhum.
Mas em compensa??o a saude do pe?o...
as sobras ? so jogar na quela parte do terreno que n?o se quer mato por um bom tempo :evil :evil


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #9  
Old 03-03-2005, 09:19 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Rafael, o ascarel ? altamente cancer?geno, inclusive acho q est? at? proibido, se n?o me engano.

No caso do querosene, acho ele muito fino para temperar certos a?os. Quando comecei a utilizar o flu?do hidr?ulico, foi por sua viscosidade muito parecida com os ?leos especiais para t?mpera. Depois de muito tempo ? que eu descobri que ele ? de base paraf?nica, assim como os ?leos de t?mpera. Se n?o me engano o Tellux da Shell e o HR 68 da Petrobr?s tem esse perfil. Atualmente eu uso o ?leo para caixas de transmiss?o autom?ticas, usados em carros hidram?ticos, de cor avermelhada.

Conheci um ?leo tb q me parecia muito bom, que era o AeroShell, usado em aeronaves e nos sistemas de recuo dos canh?es 90 mm dos carros de combate M41. Por?m este ?leo foi retirado do mercado por ser t?xico.
Reply With Quote
  #10  
Old 03-03-2005, 09:30 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Ferrari, eu comentei sobre o ascarel em tom de brincadeira, afinal, a venda dele foi probida. Ouvi diser que certa vez, algumas pessoas invadiram uma subesta??o desativada, e viram aquele Oleo. Resolveram passar para utilisar como bronzeador... Cancer de pele deve ter sido a menor das preucupa??es deles ap?s algum tempo (n?o tenho certesa da veracidade dessa historia). Outro caso que ocorreu (e esse ocorreu mesmo, de certesa) ? que certa vez, ouve um vasamento de Ascarel em um centro de treinamento da Celesc, caindo um pouco sobre o ch?o. Ha mais de 15 anos, n?o nasce mato na quela parte que caiu o dito cujo.
APESAR de aina existir muito ascarel trabalhando. so que sendo reciclado, afinal, quem quer guardar em seu deposito os toneis com essa bucha? ent?o ja que tem usa. quem n?o tem, n?o usa mais.
----------

Outra coisa, da para substituir a oleo de tempera por parafina derretida?


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net

Last edited by Rafael.XtZ; 03-03-2005 at 09:40 AM.
Reply With Quote
  #11  
Old 03-03-2005, 10:47 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Cabete,

Ent?o voc? trabalha com a l?mina na horizontal? Ao inv?s de mergulha-la na vertical como ? o normal, o seu recipiente ? horizontal e vc mergulha s? o fio?

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #12  
Old 03-03-2005, 11:07 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Pouco mais que o fio.

Maur?cio,
? quase isto, trabalho na horizontal ( o trabalho na horizontal sempre ? mais gostoso ) e mergulho desde a ponta da faca at? a parte inferior do ricasso ou do limite onde come?a o cabo assim a parte de maior esfor?o da faca que ? justamente a intersec??o do cabo com a l?mina fica fora ou 2/3 fora e tamb?m uma parte do contra-fio, esta regi?o ficando com uma dureza menor que a do fio absorve melhor os choques e tor??es. Como fa?o minhas t?mperas sempre na forja, inclusive do 420 e do 440C acabo usando este m?todo para quase todas as l?minas. Nos inox logo ap?s a t?mpera lavo a l?mina e a coloco no freezer dom?stico ( -18 graus ) o que chamo de SZT ou Sub-Zero-Tupiniquim e que dentro da teoria do Sub-Zero ? algo bem pr?ximo de como alguns cuteleiros fazem usando acetona e g?lo s?co. Ap?s uma hora de freezer retiro a l?mina lavo-a em ?gua de torneira para elevar um pouco a temperatura e passo imediatamente ao revenimento, simples no caso do 420 e duplo ou triplo no caso do 440C.
No caso dos inox a t?mpera na forja ? um pouco diferente da dos a?os carbono para conseguir que o a?o fique com a dureza homog?nea em toda a l?mina.
Aque?a at? o laranja escuro, retire e deixe esfriar ao ar ( sem apoiar na bigorna ) at? perder a incandesc?ncia. Retorne ? forja, sempre movimentando a l?mina para um aquecimento por igual ao longo da mesma e leve at? a cor amarelada, retire e coloque no ?leo na forma descrita acima. Depois que a parte exposta da l?mina perder tamb?m a incandesc?ncia pode mergulh?-la totalmente no ?leo mas muito cuidado para n?o fazer movimentos laterais que podem provocar empenamentos.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 03-03-2005, 11:37 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Cabete,

Uma aula de t?mpera.
Acho que vc n?o se importa de eu j? separar esse texto para aquele projeto que eu te falei, certo?

Abra?os,

Em tempo: Na horizontal, o trabalho ? um prazer.


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio

Last edited by tomauricio; 03-03-2005 at 11:39 AM.
Reply With Quote
  #14  
Old 03-03-2005, 01:04 PM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Pessoal,

J? que o assunto ? t?mpera, vamos l?.
Fazer faca eu n?o fa?o n?o, mas penso muito a respeito.
Reconhe?o que estou precisando de TBCF.

J? imaginei uma forma de fazer uma t?mpera seletiva que n?o sei se d? certo. Vejam o que vcs acham:
Pensei em pegar um cano de metal (+- de 1 a 1,5 cm de di?metro), fazer uma fenda nele de forma que a faca possa ser acomodada dentro dele.
O cano deve ter uma curvatura tal que a l?mina fique dentro dele mais ou menos uniformemente.
Tempera-se a l?mina normalmente (t?mpera integral).
Depois da l?mina fria, coloca-se dentro do caninho, coloca-se ?gua passando por dentro do cano, de maneira que a parte que estiver dentro do cano fique em contato com a ?gua corrente.
A parte da faca que ficou pr? fora do cano seria aquecida com um desses ma?aricos ? g?s para baixar a dureza.
Ser? que funciona??
N?o sei se a explica??o deu pr? entender direito.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #15  
Old 03-03-2005, 01:21 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Maur?cio, o m?todo ? lusitano, mas funciona.

Existem v?rias formas de se fazer t?mpera seletiva. O jeito q vc mencionou parece q vai dar certo. Ou ent?o fa?a o revenimento totalmente na l?mina e depois prenda a espiga com um alicate de press?o e com ajuda de uma assadeira com cerca de 1,5 cm de ?gua, coloque o fio dentro da ?gua e v? aquecendo com um ma?arico o dorso da l?mina. Conforme o tipo de faca, a l?mina pode ficar pra fora, mas a? ? s? ir colocando a ponta na ?gua de vez em quando, sem deixar amarelar a ?rea da referida ponta. D? uma azulada no dorso da faca e vc vai ver que a ?rea do fio ficou na cor do a?o original. Mas vc tem q fazer este processo 3 vezes, para realmente baixara dureza do dorso. A princ?pio a l?mina vai ficar como esta foto abaixo de uma l?mina que o L. Dornelles temperou:



Outro processo que gosto de usar ? revenir direto com o ma?arico: eu prendo a l?mina pela espiga e vou aquecendo o dorso at? ficar azul, com o cuidado de n?o deixar azul a ?rea do fio, que deve ficar na cor amarelo palha. Esse processo tb deve ser repetido 3 vezes, com o cuidade de lixar a l?mina antes de aplicar o ma?arico. Um detalhe ? que o ma?arico deve ser regulado para uma chama fraca, para n?o perder o servi?o, que deve ser feito com paci?ncia.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 12:22 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved