MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-14-2003, 11:34 AM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
Tamb?m quero fazer uma faca!!!

Oi, eu moro em Brasilia, e estou querendo fazer uma faca, mas entendo muito pouco sobre isto, e estou at? com medo de come?ar, al?m do mais nao pretendo me tornar um cuteleiro, quero apenas fazer uma unica faca p/ minhas atividades. Acho q posso conseguir uma barra de a?o 5160, mas quero uma q nao tenha sido temperada p/ mola, pois tenho a impressao de q um a?o retemperado ? pior do q um novo.
Estou com vontade de fazer todas as fases posteriores de sua produ?ao, exceto a tempera, pois quero mandar p/ algu?m q realmente saiba faze-la. Quero q fique bem resistente a abusos, numa dureza mais baixa, tipo 56-57RC, ou entao, se poss?vel q tenha tempera diferenciada.
Tenho muito mais perguntas do q respostas. ? dif?cil desgastar a barra at? virar uma faca? Q tipo de ferramentas preciso ter? D? p/ fazer com minha furadeira, com aqueles discos de esmeril, ou vai ser invi?velmente demorado?
Algu?m sabe onde posso comprar essa barra aqui em brasilia? Ela precisa ter 5mm de espessura por 3,5cm de largura.
Por favor, eu realmente sei muito pouco sobre isto, e qualquer ajuda ou conselho ? mais do q bem vindo, nao se acanhe de dizer qualquer detalhe por mais insignificante q possa parecer, pois pode fazer toda a diferen?a p/ mim.
Ah, ? importante q o produto final fique barato, pois pretendo usar ela sem pena, como alavanca, p/ abrir frestas, cavar, e etc.
Eu s? vou poder responder as mensagens na sexta feira, muito obrigado pela aten?ao.
Reply With Quote
  #2  
Old 05-14-2003, 11:38 AM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
Ah, mais uma coisa: Algu?m sabe p/ quem eu poderia mandar essa faca p/ fazer a t?mpera? E mais ou menos quanto custa este tipo de servi?o?
Bom, muito obrigado mesmo. Espero, tomara q d? p/ fazer essa faca n?, hehe, at? agora eu s? fiz a parte mais facil, o desenho dela!
Reply With Quote
  #3  
Old 05-14-2003, 11:43 AM
marcelo m. marcelo m. is offline
Member
 
Join Date: Mar 2003
Posts: 18
ola

eu tambem sei pouco sobre isto mas vou tentalo ajudar:a primeira coisa ? vc comprar uma lima(uma lima bastarda ? boa) depois voce pode levar a um serralheiro para ele recortar o formato da faca, e depois voce a desbasta afia tempera faz o polimento e coloca um cabo.Acho que ? mais ou menos isso.
Reply With Quote
  #4  
Old 05-14-2003, 02:44 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Paulo, vc mora em Bras?lia? Procure o Milton Hoffmann, que com certeza pode temperar sua faca e ainda te dar muitas dicas!
Reply With Quote
  #5  
Old 05-15-2003, 07:08 AM
ikoma ikoma is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2002
Posts: 93
Oi Paulo, bem vindo ao nosso forum.

Se voc? quer come?ar a fazer facas bras?lia ? um local privilegiado, assim como o Ferrari falou voc? pode entrar em contato com o Milton Hoffmann (Milton.Hoffmann@stj.gov.br / Milton.Hoffmann@uol.com.br) que al?m de ser um ?timo cuteleiro e amigo ? tamb?m um dos organizadores do Sal?o de Bras?lia, onde voc? pode encontrar cuteleiros do Brasil todo para trocar informa??es e conhecer mais sobre o mundo das facas, al?m do mais o Milton est? pensando em ministrar cursos de inicia??o assim que poss?vel.
Reply With Quote
  #6  
Old 05-15-2003, 09:21 AM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
Oi pessoal, muito obrigado pelas respostas, eu falei ontem com o Milton por telefone, ele foi muito legal, super paciente, disse q nao so poderia fazer a tempera p/ mim, como podia me ensinar a fazer a faca, al?m do q iria deixar eu usar os seus equipamentos na oficina e me fornecer o a?o. Uma barra de 5160 virgem, exatamente o q eu queria. Tudo por um pre?o q eu realmente nao achei caro.
Eu tinha a impressao de q a faca ia ser feita s? por desgaste, mas parece q ele faz forjada mesmo, puxa bem mais legal, eu disse q nao queria fazer a t?mpera, mas depois da conversa ontem, eu fiquei animado, e quero fazer a tempera eu mesmo, se nao for demasiadamente complicado, e se o resultado for satisfat?rio.
Bom, vou conversar com ele de novo na segunda e tentar marcar p/ ter?a 'a tarde, depois eu conto como foi.
Muito obrigado pela aten?ao, parece q eu finalmente vou ter a minha faca do jeito q eu quero, e mais importante ainda, feita por mim! Tchau.
Reply With Quote
  #7  
Old 05-15-2003, 01:00 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
S? uma faca ????

Caro Paulo,
V? hoje seu t?pico e vou anotar aqui que voc? disse que iria fazer s? uma faca!!
Depois de uma ano vamos voltar a nos falar e ver quantas facas voc? j? fez!!
Este neg?cio vicia!!
N?o sei se ? o p? de ferro ou o qu? mas que vicia vicia e como ? bom !!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #8  
Old 05-16-2003, 11:42 AM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Cabete,
Voc? lembrou bem. No in?cio o Paulo havia dito que n?o estava interessado em temperar......
Na realidade, esse neg?cio de facas eu acho que ? um verme que d? na gente. Quando fico muito tempo sem passar pela oficina, ele come?a a me roer o est?mago, vai roendo, roendo e n?o h? como ag?entar .....
? o verme da Cutelaria.
Abra?o,
Milton Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #9  
Old 05-22-2003, 10:10 AM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
Oi pessoal, eu estive na casa do Milton Hoffmann na ter?a feira e achei muito interessante a oficina q ele tem em casa. Eu mostrei p/ ele o desenho da minha faca, mas ele disse q tinham alguns problemas tecnicos p/ faz?-la, entao tive q re-desenhar-la . eu ja fiz o desenho, acho q ficou legal, mas realmente, esta muito copiado de um modelo q vi na net.
A oficina era bem interessante, tinha uma forja improvisada, ele usa a gas, pois parece q o carvao faz muita sujeira. Ele me explicou na hora, mas agora nao estou sabendo bem como ele evita q ela exploda ou algo assim, pois parece q o gas alimenta o fogo diretamente. Ele tem uma bigorna, com varios daqueles martelos, muito material p/ a confec?ao das facas. Eu vi uma maquina com roda de esmeril, essa eu nao sei se ? muito acessivel, mas nao parecia ser especializada p/ facas, portanto deve ser encontravel, mas parecia meio cara. Tinha tb uma maquina com uma lixa rotativa, ele me disse q era meio improvisada tb, pois a lixa servia p/ outros trabalhos.
Quanto 'as ferramentas, elas pareciam normais, exceto por uma q parece q ele mesmo tinha fabricado, tipo um alicate ou pin?a grande p/ segurar a faca 'a quente. Alguns dos martelos ele me disse q era um peso acima do comum no comercio, portanto meio dificil de achar.
Eu esqueci de perguntar qual ? a temperatura q costuma ficar dentro da sala, pois deve ser bem quente.
Bom, a gente ficou conversando por mais de duas horas, talvez tres. Foi muito interessante, eu sai de la com muitas duvidas respondidas. Ele disse q poderia fazer o grosso p/ mim, me explicando, e eu poderia limar em casa a faca, depois retornava e ele colocava o cabo e o acabamento, alem da tempera e da normalizada, eu acho.
Eu fiquei animado p/ fazer a faca, mas achei pouco acessivel aqueles materiais p/ ter em minha casa. E como eu nao pretendo fazer muitas, so umas poucas. Alem do q achei q os equipamentos ocupam muito espa?o. O Milton tem uma sala so p/ isso e ainda esta pensando em amplia-la, mas esse nao seria o meu caso. E apesar dele ter baixado bastante o pre?o, p/ fazer a faca comigo, fica um hobby caro se eu quisesse fazer outras facas.
Eu sei q posso estar sendo exigente, pois a algumas semanas atras eu pensava q ter uma forja e equipamentos p/ produzir uma faca seria simplesmente impossivel de ter em casa, pois pensava q as maquinas p/ trabalhar com isso eram bem maiores e especializadas. Eu entendo o esfor?o do Ferrari de mostrar a forja e o resto com materiais e procedimentos os mais viaveis possiveis, e mesmo assim eu ainda estou achando dificil de fazer uma faca em casa.
Bom, pelo o menos, a minha faca eu acho q ela vai ser feita. O Hoffmann ? um sujeito realmente culto, entende profundamente o assunto e parece se interessar por aspectos culturais, e tradicionais do mesmo. Eu achei legal ver q ele preferia modelos da nossa cultura ao invez dos estrangeiros. Ele costuma fazer facas de uma linha bem diferente da q eu tenho em mente, mas me disse q nao sera problema nenhum fazer ela p/ minhas necessidades. Ele tem um jeito de professor, eu nao disse nada na casa dele, mas acho q ele deveria usar mais isso.
A gente ainda vai marcar p/ fazer a faca no mes q vem. Estou animado.
Bom, Cabete, por causa desses motivos q falei, acho q vai ser dificil eu fazer outras facas. Mas daqui a um ano, quem sabe ne?
Marcelo, valeu pelas dicas, tenho a impressao de q ? mais ou menos isso q vc falou mesmo, e muito mais. Mas ja ? um come?o.
Ah, se eu algum dia for fazer facas seriamente, eu vou querer fazer uma espada, katana. O Milton falou q devagar ainda chega la. Tomara q esse devagar nao demore muito ne! Quem sabe eu nao consigo uma p/ colocar na parede do meu quarto? hehe.
Bom, obrigado pela aten?ao pessoal, coloquei aqui as minhas impressoes, espero q ajude.
Reply With Quote
  #10  
Old 05-22-2003, 10:45 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Tutorial do Andr? Sato.

Paulo,
Voc? est? indo atr?s de seus desejos e sem d?vida logo chega l?. Normalmente para chegar l? ( fazer a primeira faca ) a gente aprende um monte de coisas sobre metalurgia, desbaste, polimento, madeiras, etc..., e quando chega l? e v? a faca pronta a gente percebe que com a nova bagagem que possui d? para fazer outra faca melhor e mais bonita ent?o a gente vai buscar esta segunda realiza??o, a? a gente aprende mais um bocado e ...

Para complementar suas pesquisas, se ainda n?o viu eu recomendo que d? uma olhada tamb?m no tutorial do Andr? Sato que est? hospedado no www.sotai.com.br , o Andr? fez sua primeira faca ( tant? ) no apartamento e na ra?a, montou um tutorial e colocou l? pra gente ver e aprender. Vale a pena conferir.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 02:21 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved