MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 10-31-2005, 02:53 PM
Raffael ?'s Avatar
Raffael ? Raffael ? is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2005
Location: S?o Paulo
Posts: 113
Send a message via MSN to Raffael ?
A cutelaria brasileira...

Amigos, pintou uma curiosidade sobre isso. Como nossa cultura cuteleira ? vista l? fora nos paises gringos ? Eu vejo coisas lindas aqui no f?rum, mas e quem entende do riscado, ser? que acha o mesmo ? Creio eu que um dos grandes ber?os da cutelaria seja os EUA, o que eles dizem de n?s ?

Outra coisa, ? muito difundido e usado o sistema m?trico de polegadas. Existe algum motivo especial para n?o usarmos o metro ? Creio que al?m de ser pr?tico ele d? um toque mais brasileiro nas pe?as, bom ? s? minha opini?o...


Abra?o a todos


__________________
Raffael ? Maronez
"Semper Servus"
www.cbbrasil.com.br
raffaelmaronez@hotmail.com

S?o Paulo - SP
Reply With Quote
  #2  
Old 10-31-2005, 03:38 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Nossa cutelaria ? muito bem vista fora, e a vinda de Jerry Fisk e a cria??o da SBC s?o em boa parte respons?veis por isso. Anteriormente existiam (e ainda existem) cuteleiros bem conceituados e reconhecidos, mas as barreiras que eles enfrentavam eram muito maiores, e boa parte delas caiu com o trabalho de integra??o feito pela SBC atrav?s do Jerry que ? uma figura mundialmente respeitada. Facas boas j? tinhamos... agora temos portas abertas. Claro que existem os colecionadores que n?o gostam ora do estilo, ora da nacionalidade as facas proprimente dita. Um cara me disse no Blade Forums uma vez que achava absurda colecionadores americanos comprarem facas brasileiras pois eles estavam desvalorizando os cuteleiros compatriotas! Nada mas est?pido, na minha opini?o, mas isso de fato acontece ?s vezes.

Sobre o sistema de polegadas tem v?rios motivos, na minha opini?o alguns mais significativos:
1) as bitolas do a?o que compramos s?o definidas em polegadas no fornecedor (maioria)
2) a literatura de cuteleria ? quase que totalmente em lingua inglesa e no sistema de polegadas (calma, a SBC est? trabalhando para mudar isso)
3) muitas ferramentas e mat?rias primas tem escalas em polegadas, e isso faz com que nosso pensamento n?o tenha que fazer convers?es de escala o tempo todo.

Pelo menos ? como eu vejo a coisa. Na minha opini?o n?o ? "americanismo" mas praticidade... mesmo que este sistema n?o seja o mais preciso.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #3  
Old 11-01-2005, 05:59 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Raffael, um grande exmplo da import?ncia da cutelaria brasileira ? o pr?prio convite do Fisk para o Vilar ir para o hammer-in nos USA.

Se der uma olhada nos f?rums e nas revistas internacionais (Blade, knives, passion dex courteux) vai ver que a cutelaria brasileira vai muito bem, obrigado.

Quanto a vinda do Fisk no Brasil, sou suspeito em falar, mas afirmo que a cutelaria brasileira pode ser dividida em AF e DF (antes do Fisk e depois) e pela pr?pria funda??o da SBC. Prova disto ? o pr?prio f?rum em que nos encontramos.

Quanto ao sistema m?trico, parece ser nacionalismo, mas qualquer oficina tem um jogo de chaves em mm e em polegadas, n?o ? mesmo? Por que nosso sistema ? m?trico, mas como importamos muitas coisas do USA, acabamos por usar os dois sistemas.
Reply With Quote
  #4  
Old 11-01-2005, 06:40 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Acordos internacionais desrespeitados.

A for?a econ?nica fala mais alto.
H? algumas d?cadas, n?o sei precisar a data, foi feito um acordo internacional para que na virada do ano 2000 o mundo inteiro estivesse metrificado. Todas maquinas de parafusos passariam a faz?-los no sistema m?trico e assim por diante.
Hoje acredito que a metrifica??o s? atingiu a ind?strial automobil?stica pois ingleses e americanos desrespeitaram o acordo e continuaram com a polegada. Como eles s?o os donos da bola se acham no direito de ditarem as regras do jogo. E assim vamos indo nesta bagun?a de termos que ter dois jogos de chave. Quando n?o acontece do mec?nico s? ter um jogo e usar para os dois parafusos detonando chaves e cabe?as de parafusos.

Na emiss?o de CO2 acontece a mesma coisa. EUA e Austr?lia, se n?o me engano, n?o assinaram o ac?rdo de Quioto e v?o continuar poluindo e todos n?s colhendo os efeitos do aquecimento do planeta ... coisas do poderio econ?mico somado ? ignor?ncia e arrog?ncia de alguns governantes pois tenho conhecimento que o povo destes pa?ses n?o concorda com estas atitudes.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 11-01-2005, 12:09 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Bem, eu posso falar de meu caso, o uso que fa?o em canivetes, que modestia ? parte fazem muito sucesso no mundo arrogante e industrializado, juntamente com os Ikoma e Dobruski, me levou a usar o sistema UNC, ou seja, em polegadas, pois n?o encontrava fornecedor constante de parafusos pequenos e com qualidade para se exportar.
Agora quanto a confus?o de medidas, pode se levar pelo lado de que ? um exercicio celebral, manter dois padr?es de medidas, como nas escalas de temperatura, e tudo o mais que os sax?es inventaram......


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #6  
Old 11-01-2005, 12:25 PM
J Martin J Martin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 73
Meus amigos bons, o trabalho de fabricantes brazilian da faca s?o respeitados bem aqui nos U. S.. O SBC ? a organiza??o que n?s aqui estamos juntando para aprender de seus fabricantes da faca. O sistema m?trico ? usado aqui por cientistas, pelas for?as armadas, e por alguma auto ind?stria. O sistema dos U. S. ? tradi??o justa para n?s e a parte de nosso history como a faca de bowie.
Reply With Quote
  #7  
Old 11-01-2005, 12:51 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Como disse o J Martin, ? uma quest?o de tradi??o, e com o tempo se acostuma, eu teria dificuldades em vender um canivete com l?mina de 83 mm, mas se for de 3,25", vende f?cil....
Como disse, serve de exerc?cio, eu me habituei a usar simultaneamente os dois sistemas, e mais alguns outros que a mec?nica fina me exige, mas ? tudo uma quest?o de necessidade e h?bito, n?o se pode querer mudar o mundo por ele ser complicado, isto s? vai criar mais complica??o.....


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #8  
Old 11-01-2005, 12:53 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Tradi??es

Realmente quando o que mantem um sistema funcionando, mesmo em detrimento de outro que possa ser melhor, ? a tradi??o, fica dif?cil fazer qualquer mudan?a de uma forma r?pida. A mudan?a pode levar s?culos e demanda que as pessoas sejam convencidas aos poucos e sem traumas.

O que ? dif?cil para n?s que convivemos com os dois sistemas ? que ?s vezes as pessoas n?o tem o bom senso de em uma m?quina usar apenas um dos sistemas de medidas assim existem maquinas que possuem parafusos em milimetros e parafusos em polegadas e a? "o bicho pega" , ? um tal de colocar parafuso errado e espanar a rosca que n?o acaba mais.

Para facas, canivetes e outras pe?as que possuem poucos itens agregados ao todo sou de opini?o que ? indiferente trabalhar em um ou em outro sistema. Somente para maquinas complexas ? que se deve pesquisar que tipo de pe?a ? mais f?cil encontrar no mercado pois o que n?o se encontra com facilidade tem tamb?m a tend?ncia de ser mais caro.

Ricardo, concordo com quase tudo o que voc? disse exceto com o " mundo arrogante e industrializado" pois como disse anteriormente em meu post tamb?m conhe?o muitos americanos e sei que o povo americano em sua maioria n?o concorda com as atitutes de seus governantes e estes sim s?o extremamente arrogantes, algo parecido com o que temos com os nossos governantes e pol?ticos. Creio que a arrog?ncia seja uma caracter?stica dos pol?ticos ent?o tanto aqui como l? o melhor ? fazermos facas n?o vamos conseguir nunca mudar estas coisas e nem ? este nosso objetivo.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil

Last edited by cabete; 11-01-2005 at 01:04 PM.
Reply With Quote
  #9  
Old 11-01-2005, 02:49 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Cabete, Seria correto ent?o dizer que "os nossos governantes s?o arrogantes e subdesenvolvidos".....


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 11-01-2005, 08:34 PM
Raffael ?'s Avatar
Raffael ? Raffael ? is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2005
Location: S?o Paulo
Posts: 113
Send a message via MSN to Raffael ?
Ixi, pus fogo no f?rum !!!! Desculpem pessoal, mas eu n?o queria vcs em p? de guerra.

Em rela??o ao sistema m?trico, eu estava querendo dizer aqui no Brasil. O que o J. Martin falou ? certissimo. Se algu?m do f?rum receber uma encomenda de faca para o Reino Unido do Raio-que-o-parta e l? o sistema m?trico for o dedinho da princesa Ula-ula quem vai ser o doido que vai fazer em centimetros ? N?s temos sim, que respeitar as tradi??es de pa?ses extrangeiros, mas AQUI DENTRO n?s temos que valorizar o que somos e principalmente nossa cultura (e isso americano tem de sobra). Para um com?rcio exterior devemos satisfazer as exigencias dos nossos clientes, da? eu n?o vejo problema nenhum.
Mas para comercio local -leia-se Brasil- acho que seria legal usar o nosso sistema, isso incentiva bastante outras pessoas a usarem tb...


Abra?o a todos


__________________
Raffael ? Maronez
"Semper Servus"
www.cbbrasil.com.br
raffaelmaronez@hotmail.com

S?o Paulo - SP
Reply With Quote
  #11  
Old 11-02-2005, 04:56 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Raffael,
N?o se preocupe, eu e o Cabete adoramos guerra, hehehe, mas todos somos muito amigos e discutimos dentro de um preceito ?nico, a evolu??o pelo aprendizado, as informa??es colocadas aqui servem a todos, e assim cada discuss?o leva conhecimentos aos participantes.
Abra?os, e se tiver alguma nova assunto para um novo debate, manda bala!


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, knife, knives


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 06:36 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved