MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-06-2007, 08:21 AM
RodrigoCattoni RodrigoCattoni is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2007
Location: Jaragu? do Sul - SC
Posts: 37
Send a message via MSN to RodrigoCattoni
Tipos e estilos de facas.

Pessoal,
alguem tem algum material no qual se fundamentam os formatos das facas pelas nomenclaturas, por exemplo, uma hunter, como ela tem que ser para ser uma hunter. Uma utilit?ria, o que tem que ter e como deve ser para ser uma utilitaria, e assim por diante.

Pergunto isso pq vejo muitos aqui falarem de facas pelos nomes, mas para mim iniciante ? dificil entender... e tamb?m gostaria de conhecer melhor cada modelo.


__________________
Rodrigo Cattoni
Jaragu? do Sul - SC
Reply With Quote
  #2  
Old 03-06-2007, 09:46 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
?tima pergunta ...

Quem se aventura a compilar desenhos ou fotos dos mod?los de facas?
Podemos desde j? incluir a? as Gauchas, Sorocabanas, Mineiras, Linguas de Peba, Faca de Ponta, Peixeira, Pica-Fumo, Etc...


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 03-06-2007, 10:05 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
A cerca de um ano atr?s eu comecei a fazer este trabalho, o que deveria se tornar uma esp?cie de apostila digital. Mas o tempo dispon?vel foi ficando cada vez menor at? que a coisa parou pela metade.

Esses desenhos brasileiros s?o bem interessantes, e eu tenho muito pouco material sobre eles. Se o pessoal achar as fotos eu me comprometo em terminar o que tenho feito (j? com muitos desenhos e classifica??es) e disponibilizar.

TOPAM?!


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #4  
Old 03-06-2007, 10:13 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Agora vai ter muito tempo ...

Jefferson,
Pelo pouco que ir? dormir daqui pra frente voc? ter? muitas noites em claro para terminar o trabalho. S? m?sica de fundo que ser? um tanto repetitiva!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 03-06-2007, 10:23 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caramba, nem acredito que meus filhos dormem a noite inteira hoje!!

? como dia o ditado..fazer ? f?cil!
Reply With Quote
  #6  
Old 03-06-2007, 10:46 AM
RodrigoCattoni RodrigoCattoni is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2007
Location: Jaragu? do Sul - SC
Posts: 37
Send a message via MSN to RodrigoCattoni
eu tamb?m posso ajudar a compilar este material, e sou fotografo , caso seja necess?rio posso tirar algumas fotos das laminas/facas, ? s? me enviarem!!!

Brb, como vc estava fazendo esta classifica??o, se puder enviar para mim dar uma olhada...


__________________
Rodrigo Cattoni
Jaragu? do Sul - SC

Last edited by RodrigoCattoni; 03-06-2007 at 10:50 AM.
Reply With Quote
  #7  
Old 03-06-2007, 11:54 AM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
Cataloga??o de tipos de facas

Ol? Amigos!

Eu comecei a fazer esse trabalho de cataloga??o de tipos/formatos de facas. Mas parei pelo meio do caminho, pois acabei ficando enrolado na classifica??o, pois muitos modelos me confundiram.

Continuo pesquisando diariamente na Internet e tenho um grande acervo de fotos extra?das de sites. O problema ? classificar tudo isso! Tempo eu tenho, n?o tenho ? experi?ncia em reconhecer de cara o tipo de uma faca.... claro, algumas j? d? pra conhecer de longe!

Se eu puder ajudar nessa empreitada, to ?s ordens... tempo eu at? tenho bastante!

Abra?os


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #8  
Old 03-06-2007, 02:03 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Na verdade o projeto ? bem mais amplo... e est? exatamente 3/5 conclu?do:

1 INTRODU??O .................................................. ...........................................OK
2 Cutelaria Artesanal .................................................. ....................................OK
3 A Sociedade Brasileira dos Cuteleiros .................................................. .........
4 Breve Hist?ria da Faca .................................................. ...............................OK
5 Anatomia da Faca .................................................. .......................................OK
5.1 Partes da Faca .................................................. ......................................OK
5.2 Perfis de L?mina .................................................. ...................................OK
5.3 Vazado .................................................. .................................................. OK
5.4 Empunhadura .................................................. ......................................OK
5.5 Espiga .................................................. ..................................................
6 Tipos de Faca .................................................. ..............................................OK
6.1 Faca de Ca?a .................................................. ........................................OK
6.2 Faca de Defesa .................................................. ......................................OK
6.3 Faca Campeira .................................................. ......................................OK
6.4 Adagas .................................................. .................................................. OK
6.5 Canivetes .................................................. ..............................................OK
6.6 Utilit?rias .................................................. .............................................OK
7 Estilos Tradicionais .................................................. ...................................OK
7.1 A Faca de Cozinha .................................................. ................................OK
7.2 A Faca Sorocabana .................................................. ...............................
7.3 A Faca Ga?cha .................................................. .....................................
7.4 A Faca Bowie .................................................. ........................................
7.5 Facas ?tnicas .................................................. .......................................
7.6 Artes?os e Seus Estilos .................................................. .........................
8 Materiais para L?mina .................................................. ...............................OK
8.1 Tipos de A?os e Suas Aplica??es .................................................. ...........OK
8.2 A?os Carbono, Liga e Inoxid?veis .................................................. ..........OK
8.3 A?o Damasco .................................................. ........................................
9 Materiais de Acabamento .................................................. ..........................OK
9.1 Materiais de Origem Natural .................................................. .................
Madeiras .................................................. ............................................
Chifres .................................................. ...............................................
Marfins .................................................. ..............................................
Ossos .................................................. .................................................
Couro .................................................. .................................................
Conchas .................................................. .............................................
Metais .................................................. ................................................
9.2 Materiais de Origem Sint?tica .................................................. ...............
Fibra Galvanizada .................................................. ..............................
G10 .................................................. .................................................. ..
Fibra de Carbono .................................................. ...............................
Micarta .................................................. ..............................................
Cordoamentos .................................................. ....................................
10 Processos de Fabrica??o .................................................. .........................OK
10.1 Tratamento T?rmico .................................................. ............................OK
10.2 Acabamento .................................................. ........................................
10.3 Montagem .................................................. ...........................................
10.4 Desbaste .................................................. .............................................
A Oficina .................................................. ............................................
O M?nimo Necess?rio para Fazer Uma Faca ..........................................
Projeto 1 ? Faca de Ca?a .................................................. ..................
A Oficina Padr?o .................................................. ................................
Projeto 2 ? Faca de Luta .................................................. ...................
A Oficina Ideal .................................................. ....................................
Projeto 3 ? Canivete T?tico .................................................. ...............
10.4 Forjamento .................................................. .........................................
A Oficina .................................................. ............................................
T?cnicas B?sicas de Forjamento .................................................. .........
Forja a G?s e a Carv?o .................................................. .......................
O M?nimo Necess?rio para Fazer Uma Faca ..........................................
Projeto 4 ? Faca de Esfola .................................................. ................
A Oficina Padr?o .................................................. ................................
Projeto 5 ? Faca Bowie .................................................. .....................
A Oficina Ideal .................................................. ....................................
Projeto 6 ? Faca Ga?cha Integral .................................................. ......
11 A?o Damasco .................................................. ................................................
11.1 Montagem do Billet .................................................. .............................
11.2 Caldeamento .................................................. .......................................
11.3 Cortando um Padr?o .................................................. ...........................
11.4 Tratamento T?rmico .................................................. ............................
Projeto 7 ? Faca em A?o Damasco .................................................. ...........
Conclus?es .................................................. .................................................. .......

Esta era para ser uma apostila abrangente, mas sem a preten??o de esgotar o assunto. Alguns dos tutoriais ou projetos da apostila j? est?o fotografados, outros ainda n?o, e pelo menos um est? sendo fotografado neste momento. Quero incluir ainda um tutorial de lixadeira simples, al?m do da roda expansiva que tenho pronto em ingl?s e outras coisinhas mais.

Estou procurando usar ilustra??es de facas de TODOS os associados da SBC. Eu tenho poucas fotos de algumas pessoas, muitas de outras, ent?o todos os associados que desejarem mandar fotos para o meu e-mail, saibam que ser?o muito bem vindas.

TUDO EM BOM PORTUGU?S.

O que est? com OK do lado j? est? conclu?do.

Pessoal, quero concluir o projeto todo, nem que demore mais um ano, antes de disponibilizar. A ajuda de quem quiser mandar material ? sempre bem vinda, mas por favor n?o insistam ... n?o vou liberar antes de estar tudo pronto.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #9  
Old 03-06-2007, 03:05 PM
Ricardo Albuque Ricardo Albuque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Sep 2006
Location: Imperatriz - Maranh?o - Brasil
Posts: 177
Send a message via MSN to Ricardo Albuque Send a message via Yahoo to Ricardo Albuque
Jeff,
N?o insistirei, mas qiero reservar uma p/ mim.

Ricardo Albuquerque
imperatriz-MA
rhykardvs@yahoo.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 03-06-2007, 03:16 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Sem problemas meu amigo.. apesar de eu duvidar das previs?es do amigo Cabete sobre a disponibilidade de tempo com os g?meos a caminho, acho que at? o final do ano eu termino isso.. ou quem sabe para lan?ar na feira de Nova Petr?polis no RS.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #11  
Old 04-19-2007, 08:16 AM
djcleomar djcleomar is offline
 
Join Date: Aug 2006
Posts: 1
bom sei que ja fas tempo mas queria saber se a apostila saiu ?
Reply With Quote
  #12  
Old 02-11-2008, 05:35 PM
alexandre's Avatar
alexandre alexandre is offline
Skilled
 
Join Date: Dec 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 396
Sem querer ser chato mas gostaria de saber se a apostila ficou pronta pois constaria de consegui-la. Caso n?o esteja, vi que tem alguns itens que est?o pronto e sendo assim gostaria dela como est?, isso me ajudaria muito j? que estou come?ando.


__________________
Alexandre Oliveira
http://alexandrecuteleiro.blogspot.com/
alex.oliv@terra.com.br
Reply With Quote
  #13  
Old 02-11-2008, 07:00 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
N?o ficou pronta e n?o vai ficar, abandonei o projeto quando me desliguei da SBC.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #14  
Old 02-12-2008, 04:40 AM
mylyka's Avatar
mylyka mylyka is offline
Steel Addict
 
Join Date: Dec 2005
Location: Quarai - Rio Grande do Sul
Posts: 270
? uma pena Jeff, tinha tudo para ser um grande projeto. Mas voc? deve ter suas raz?es e n?o cabe a mim contestar.


__________________
Gustavo Magalh?es

Esta faca, enquanto corte,
At? os ?ltimos momentos,
H? de estar lonqueando os tentos
Da nossa amizade forte!

Faca Coqueiro - Jayme Caetano Braun
Reply With Quote
  #15  
Old 02-12-2008, 06:06 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Ol?!
Voc?s esque?eram de colocar na cataloga??o as facas de pescador, com 30 polegadas de l?mina, quebra espor?o de 1 e 2 polegadas cabo de marfim inteiro de elefante que foi matado somente com as m?os pelo av? do dono e bainha de couro de crocodilo amazonense que o pr?prio pescador teve que rasgar com o canivetinho pica-fumo que ele tinha para conseguir sair de dentro dele (tenha certeza que isso foi muito perigoso) huahauhauahua
Desculpa, n?o pude evitar.

Gostei muito da id?ia, e se poss?vel eu ainda sugeriria de disponibilizar no wikibook, assim todos podem ir auxiliando na "feitura" desta apostila/livro.
Reply With Quote
Reply

Tags
material


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:26 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved