MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 10-11-2004, 07:45 AM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Como ? o processo de estabilizar madeiras ? // How to stabilyze wood ?

Salve Camaradas... algu?m poderia indicar literatura ou procedimentos e materiais para estabilizar madeiras ?

Asta Compadres... somebody could indicate literature or procedures and material for stabilize wood process ?

0]


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #2  
Old 10-11-2004, 08:14 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
ha um topic antigo sobre isso. aqui vai o link

http://www.knifenetwork.com/forum/sh...ad.php?t=22352


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #3  
Old 10-13-2004, 07:39 AM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Valeusss

Domo Arigato Gozaima####a !!!!


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #4  
Old 10-13-2004, 08:07 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Eu queria era testar uma madeira porosa, e seca, colocada em uma panela de press?o, cheia de oleo.
o problema ? que vai ser duro convercer a patroa disso


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #5  
Old 10-13-2004, 09:18 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Rafael, vc vai ter uma sopa de madeira muito boa pra cupim...rs

S?rio, n?o adianta ensopar a madeira de ?leo. Alguns ?leos empregnam superf?cie da madeira, selando-a contra umidade, mas isto pode ser feito sem "press?o".

Estou pesquisando um ?leo para acabamentos e ao mesmo tempo, uma boa selagem. Existe um ?leo dos USA que ? uma maravilha, mas estou estudando fazer um produto similar nacional. A id?ia e a pretensa f?rmula j? est? na cabe?a, falta achar tempo pra fazer.
Reply With Quote
  #6  
Old 10-13-2004, 10:51 AM
andresato andresato is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Location: Sao Paulo
Posts: 38
Ol? !
Desculpe a intromiss?o , para deixar a madeira imperme?vel eu utilizo um processo um simples e barato que ? passar seladora bem dilu?da na madeira bem seca e repito o processo varias vezes at? a madeira come?ar a ficar com brilho e depois eu lixo com uma lixa bem fina e uso um disco com cera para o polimento de madeira, fica muito bom ,mas, ? superficial n?o impermeabiliza a madeira por completo. O outro processo que voc?s dever estar falando consiste em adicionar um pol?mero ma madeira com a ajuda de uma c?mara a v?cuo onde todo o ar da madeira ? retirado e onde tinha esse ar vai ser preenchido com o pol?mero deixando a madeira praticamente plastificada , esse ? o mesmo processo usado para tratar dormente de trilho de trem. Talvez utilizar uma ?leo especifico com a ajuda de uma c?mara de v?cuo de bons resultados.
At? mais,
Andr? Sato.

Last edited by andresato; 10-13-2004 at 04:23 PM.
Reply With Quote
  #7  
Old 10-13-2004, 04:19 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Existem v?rias maneiras "caseiras" de estabilizar madeira,mas nenhuma se compara ao processo de c?mara de v?cuo que o Andresato citou. As madeiras estabilizadas que se vende nos EUA s?o t?o impregnadas com resina que quando voc? serra e lixa s? sente cheiro de pl?stico! Inclusive se diz que se voc? sentir cheiro de madeira,? por que a estabiliza??o ? de m? qualidade.
Reply With Quote
  #8  
Old 10-15-2004, 02:33 PM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Tamb?m fiz alguns testes p/ tentar estabilizar madeira e ficou no superficial, n?o chegou a impregnar a parte interna, a c?mara de v?cuo deve resolver.
Reply With Quote
  #9  
Old 10-24-2004, 11:24 AM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Nomes/Especifica??es dos Produtos Quimicos

Salve Colegas,

Quanto ao processo utilizado por v?cuo est? muito claro, mas qual o nome dos produtos qu?micos envolvidos ? Seladora (que marca ? a melhor ?) e resinas acr?licas, algu?m sabe o tipo correto a ser utilizado ? A resina ep?xi pode ser utilizada neste processo ?

O Link que o Rafael citou apresenta um processo, mas ? obscuro a marca/composi??o do produto utilizado...

Quanto a panela de press?o eu inclui al?m do ?leo, cebola, alho, coentro, os cupins aqui de sampa adoraram....

Valeus...


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 10-25-2004, 11:17 AM
andresato andresato is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Location: Sao Paulo
Posts: 38
tratamento de madeira a v?cuo

Ol?,
Encontrei um site muito interessante sobre o tratamento de madeira a v?cuo , como o texto ? meio comprido vou colocar o link para que vcs acessem .

http://www.icotema.com.br/institucio...odamadeira.htm

at? mais.


__________________
Reply With Quote
  #11  
Old 10-25-2004, 12:16 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Andr?, eu li o texto, mas acho que ele se refere mais ao tratamento de madeira para outras finalidades, pois pelo que percebi o site trata muito sobre eucalipto. Mas o caminho ? este. ? claro que uma autoclave como ele cita, para uma pequena produ??o de um cuteleiro seria invi?vel.

Eu particularmente, cresci em torno de madeira, pois meu pai ? marceneiro e desde guri n?o saia da oficina dele. Acho que os materiais naturais para empunhadura devem ser encarados como uma coisa viva. Uma fibra de carbono, um G10 ou uma micarta ? um material totalmente estabilizado, e morto. Mas uma madeira, um chifre ou marfim, devem ser encarados como materiais que sempre est?o em transforma??o, pelo tempo, umidade, etc.

Aprendi a aceitar a madeira como ela ?, com certas manhas e manias. Algumas trabalham de um jeito e outras n?o. Atualmente estou tentando trabalhar com angico, que ? abundante nesta regi?o, mas ? extremamente sujeito a rachaduras. N?o est? f?cil domar o bicho, mas vamos tentando.

Acabamentos existem muitos e v?rios j? foram citados. Uma grande dose de paci?ncia faz com que consigamos bons resultados. Quando comecei a fazer minhas facas, usava muito ?leo de linha?a. Usei at? ?leo de soja para o acabamento (que por incr?vel que pare?a, d? um bom resultado). Hoje, poe pr?tica, aprendi que cada madeira tem seu acabamento, basta o cuteleiro saber como.
Reply With Quote
  #12  
Old 10-25-2004, 12:44 PM
andresato andresato is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Location: Sao Paulo
Posts: 38
Ol? Ferrari,
Postei o link para compreens?o geral, como aa muitas duvidas sobre o assunto ? interessante mostrar de uma outra forma.
Sobre as particularidades que voc? mencionou sobre a madeira eu concordo 100% tamb?m sou um amante da dendrologia e sei que um bom trabalho vai depender do conjunto.
Gostaria de fazer uma pergunta a voc? Ferrari, ? f?cil de encontrar a raiz da arvore ai na sua regi?o,? Vi em um site americano uma madereira que arrancava at? a raiz da arvore! E vi que l? esta a parte mais bonita da madeira, bom aqui no Brasil eu nunca vi pelo menos em sites.
At? mais,
Andr? Sato


__________________
Reply With Quote
  #13  
Old 10-25-2004, 01:50 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Andr?, n?o s? eu como muitos outros cuteleiros nacionais est?o usando a raiz de Imbuia. Quando dizemos raiz, subentende-se que ? a parte de baixo do caule da ?rvore.

Eu adoro Imbuia, ? minha madeira preferida para cabos.

O Jeff Velasco colocou uma p?gina sobre madeiras em cabos que vale a pena dar uma olhada: http://www.brazilianbladesmiths.com.br/handles.htm
Reply With Quote
  #14  
Old 10-25-2004, 02:08 PM
andresato andresato is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Location: Sao Paulo
Posts: 38
madeiras

Vou sair mais uma vez do assunto ( como estabilizar madeira ) para mostra este site que ? muito completo e tem madeira do mundo todo ( esta em ingl?s )

http://www.righteouswoods.net/woodmenu.html

at? mais,
Andr? Sato.


__________________
Reply With Quote
  #15  
Old 10-26-2004, 05:18 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Ferrari, para melhorar a aparencia do angico vermelho, uma pequena dem?o de percloreto de ferro, com posterior neutralizacao em bicarbonato, faz aparecer os veios. To com uma pe?a a mais de 6 meses tratada assim e a madeira nao modificou.. ;? apenas superficial.
Reply With Quote
Reply

Tags
encontro, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:31 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved