MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 10-07-2014, 10:21 AM
_Emerson_ _Emerson_ is offline
 
Join Date: Oct 2014
Location: S?o Paulo
Posts: 6
Question ajuda para o iniciante (pois ?, mais um...)!!

Boa tarde, pessoal!
Depois de muito tempo admirando trabalhos artesanais eu iniciei o planejamento do meu primeiro projeto de faca, movido pela curiosidade e pelo desafio mas em busca de um resultado que possa me proporcionar uma ferramenta de trabalho personalizada e n?o apenas um enfeite. Como tenho alguma experi?ncia no trabalho com metal, pretendo fazer uma utilit?ria com uns 15 a 18cm de l?mina desbastando com lima, e gostaria da ajuda de voc?s para algumas quest?es:

1) Existe algum lugar na cidade de S?o Paulo onde eu possa comprar a?o 5160 na espessura de 4mm que n?o seja em ferros-velhos? Eu procuro algo j? nesta espessura para n?o pecisar forjar, e n?o queria pegar em ferro-velho para n?o precisar fazer o recozimento do metal antes do desbaste.

2) Como voc?s fazem para conseguir as madeiras (ip?, imbuia) para a empunhadura? As madeireias vendem peda?os pequenos, ou geralmente voc?s conseguem com algum conhecido que j? trabalhe com isso?

3) Existe aqui no f?rum algum cuteleiro de alma caridosa que poderia me auxiliar para fazer a t?mpera e o revenimento da l?mina ap?s o desbaste? Eu n?o tenho acesso a uma forja, e al?m disso tenho um certo problema com cores que dificulta este tipo de trabalho para mim (n?o ? frescura, j? tentei algumas vezes e sempre precisei de ajuda para isto! ).

4) Tamb?m em S?o Paulo, onde eu posso achar couro para fazer bainhas? Independente de o projeto da faca sair ou n?o, eu queria me arriscar a fazer bainhas para os canivetes e facas que j? possuo.


Desculpem pela enxurrada de perguntas logo de cara, mas eu fiz uma busca no f?rum e no t?pico de fornecedores e n?o consegui achar muita coisa espec?fica (a n?o ser que eu tenha deixado passar algo, afinal s?o mais de 5200 t?picos no hist?rico)... Toda ajuda ser? bem-vinda!
Abra?os!
Reply With Quote
  #2  
Old 10-07-2014, 01:48 PM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Bem vindo Emerson.

Em S?o Paulo tem v?rios lugares para comprar a?o e couros.
Vou deixar os links de onde comprei em S?o Paulo.
Sobre madeiras, ter? em novembro nos dias 7, 8 e 9, O Sal?o Paulista de Cutelaria, e l? ter? muitos expositores que vendem materiais (madeira, chifres, materiais sint?ticos...) e muito mais.
E ? um ?timo lugar para conversar com os cuteleiros, e tem muitos de S?o Paulo.

http://aco.com.br
http://www.romeucouros.com.br/loja

Abra?o,


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #3  
Old 10-07-2014, 08:56 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Em S?o Paulo, na rua Carneiro Le?o ( travessa da av Rangel Pestana, no Br?s) tem algumas lojas que vendem couro em retalhos. Na av. Rangel Pestana tamb?m tem outras lojas que vendem couro.
Madeira tem no Br?s, nas ruas pr?ximas ? rua do Gasometro (na rua Maria Domitila).

Al?m do Sal?o Paulista de Cutelaria, todo ?ltimo s?bado do m?s tem o conversa afiada, na rua Tonelero 470 na Lapa, onde o pessoal de cutelaria se re?ne, o Lairto Sartor (Provolone) costuma ter madeiras e a?o p/ vender.
obs: Ip? e Imbuia n?o s?o l? a melhor op??o p/ empunhadura...


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #4  
Old 10-07-2014, 09:07 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Venha no pr?ximo conversa afiada, ? muito mais tranquilo p/ conhecer o pessoal, e conversar.

Quanto aos materiais, tem que bater perna, v? aos locais e pesquise...

Quanto a usar a oficina de algum cuteleiro p/ fazer o tratamento t?rmico, primeiro qtem que conhecer o cuteleiro pessoalmente, certo? Ou voc? convidaria algu?m que n?o conhece pessoalmente p/ ir a sua casa, que ? onde a oficina de boa parte dos cuteleiros fica?

Ent?o fica dica de vir conhecer o pessoal e se enturmar.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #5  
Old 10-08-2014, 06:10 AM
_Emerson_ _Emerson_ is offline
 
Join Date: Oct 2014
Location: S?o Paulo
Posts: 6
Obrigado pelas indica??es, vou checar todos esses locais!

Rogerio, eu j? tinha visto an?ncios do evento de novembro, estou me programando para ir.

Norio, eu tb concordo que primeiro eu deva conhecer a pessoa! Tb n?o deixo qquer desconhecido entrar em casa! Na verdade a id?ia era ter alguma indica??o agora e posteriormente tentar contatar pessoalmente esta pessoa no Sal?o Paulista de Cutelaria.
Sobre ir atr?s dos materiais, eu precisava mesmo era algumas refer?ncias, pq a ?nica coisa que encontrei na quest?o do a?o foi a Manchester e li em mensagens do f?rum muita gente dizendo que o a?o deles ? de qualidade duvidosa.
Quanto ?s madeiras, citei imbuia e ip? como exemplos pq foram as madeiras mais comuns entre os trabalhos que vi, ent?o deduzi que tb fossem relativamente mais f?ceis de se encontrar. N?o quer dizer que eu esteja restrito a elas, estou ciente de que s?o madeiras um tanto duras e o trabalho com elas ? meio chato. Ali?s, que madeira vc me recomendaria?

Essa reuni?o que tem no ?ltimo s?bado do m?s ? na casa de algu?m ou ? em uma oficina? O organizador/anfitri?o da reuni?o ? o pr?prio Lairto? Vcs combinam antes quem vai? Como funciona? Agora em outubro eu n?o poderei ir, mas talvez em novembro eu consiga (se n?o aparecer alguma viagem de trabalho imprevista).
Reply With Quote
  #6  
Old 10-09-2014, 11:17 AM
Paulo Mouzinho Paulo Mouzinho is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: São Paulo, Brazil
Posts: 379
Caro Emerson,

A Conversa Afiada ? um evento mensal organizado pela cuteleira e organizadora do Sal?o Paulista de Cutelaria, Silvana Mouzinho, e ? realizado todo ?ltimo s?bado de cada m?s (exceto dezembro) no Clube Calibre de Tiro, Rua Tonelero, 470, Lapa, S?o Paulo, SP. N?o h? convites, ? um evento mensal aberto aos aficcionados por cutelaria. Apare?a quando puder.

Paulo Mouzinho
Reply With Quote
  #7  
Old 10-09-2014, 12:59 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Oi Emerson,

Seja muito bem vindo.

Voc? j? recebeu todas as dicas necess?rias, agora ? s? vir e participar.

Quanto ao a?o eu costumo comprar na Lirafer: www.lirafer.com.br

Sauda??es Afiadas,


__________________
Reply With Quote
  #8  
Old 10-10-2014, 05:54 AM
_Emerson_ _Emerson_ is offline
 
Join Date: Oct 2014
Location: S?o Paulo
Posts: 6
Entendi, Paulo. Vou aparecer sim, mas como eu disse ? prov?vel que seja s? em novembro. Agora em outubro eu precisarei viajar para o interior para votar.

E Silvana, obrigado por mais essa refer?ncia. Vou colocar na minha lista.

Ah, o encontro na Lapa costuma come?ar que horas? ? o dia todo ou s? ? tarde?


__________________
Emerson Almeida
S?o Paulo - SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 10-10-2014, 09:49 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Oi Emerson,

A Conversa Afiada come?a ?s 10hs e vai at? 18hs.

Mensalmente coloco um aviso aqui no f?rum, em "SBC - Feiras e Eventos".


Sauda??es Afiadas,


__________________
Reply With Quote
  #10  
Old 10-10-2014, 10:33 AM
_Emerson_ _Emerson_ is offline
 
Join Date: Oct 2014
Location: S?o Paulo
Posts: 6
Beleza, vou ficar de olho!


__________________
Emerson Almeida
S?o Paulo - SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
5160, a?o, a?o 5160, ajuda, couro, cutelaria, desbaste, dicas, emerson, encontro, faca, fornecedores, l?mina, madeira, metal, sbc, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Ajuda para um iniciante zuterina SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 08-08-2011 06:33 PM
Ajuda Para um Iniciante zuterina SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 08-01-2011 11:20 PM
Alian?a em damasco, ajuda para iniciante. kewyn SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 08-15-2010 09:29 AM
Uma ajuda para um iniciante Vital SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 07-28-2010 06:20 AM
Mais Um Iniciante Vanderley SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 21 08-19-2006 09:59 PM


All times are GMT -5. The time now is 07:31 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved