MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-17-2012, 06:41 AM
Lukagabriel Lukagabriel is offline
 
Join Date: Dec 2012
Posts: 6
Post Ajuda- Peso do Martelo x Peso da Bigorna

Bom dia, estou come?ando agora a montar uma forja aqui em casa, entao, ver?o varios posts de perguntas minhas ainda. Primeira coisa que quero saber ? sobre o peso do martelo e da bigorna. Um amigo meu, me disse uma vez que existe uma rela??o desses dois. Podem me dizer qual ?? Estou querendo comprar uma bigorna de 5kg e uma de 10kg e uma de 20kg. Qual seria o peso do martelo para cada uma das 3?
Reply With Quote
  #2  
Old 12-18-2012, 07:59 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Para fazer facas recomendo uma de no m?nimo uns 40Kg (h? quem trabalhe com 30Kg), mas com o tempo voc? sentir? necessidade de uma maior de no m?nimo uns 100Kg (o trabalho rende mais).
J? ouvi dizer que o peso do martelo n?o pode passar de 10% o peso da bigorna, mas realmente n?o sei se tem um fundamento.
Use o martelo que melhor voc? se adaptar, de 500g a 2Kg s?o os mais utilizados.
Eu me adaptei bem ao de 1,5Kg (tenho 1,82m e 95kg de gordura risos), mas n?o que maior peso seja melhor que um martelo menor.
Para grandes deslocamentos de material utilizo o de 2Kg, mas j? usei com algu?m segurando a pe?a um de 4,5Kg, depois des?o para 1,5Kg para dar um formato mais aproximado e vou variando entre outros de acordo com a necessidade.
Mas para come?ar, recomendo um de 800g ou 1Kg, acho que ? o que a maioria usa.....

Abra?o!
Reply With Quote
  #3  
Old 12-18-2012, 04:39 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by dzucherato View Post
J? ouvi dizer que o peso do martelo n?o pode passar de 10% o peso da bigorna...
E eu pensei q j? tivesse escutado tudo!.....hehehe
Reply With Quote
  #4  
Old 12-19-2012, 03:48 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Quote:
Originally Posted by VictorCoelho View Post
E eu pensei q j? tivesse escutado tudo!.....hehehe
?....
Imagina usar um martelo de 10Kg numa bigorna de 100... risos.
Mas talvez esta refer?ncia seria para bigornas menores, sei l?....
Por isso mesmo que est? como "J? ouvi dizer..." risos.

Abra?o!
Reply With Quote
  #5  
Old 12-26-2012, 11:06 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Tem sentido

Tamb?m j? houv? sobre os 10% e acredito que fa?a sentido em se tratando de pequenas bigornas pois imaginemos um martelo de 500g, com a altura que se eleva e a acelera??o que lhe damos na hora de bater creio que ele possa ultrapassar uma for?a de 5 kgf e da? teremos o martelo com uma maior "massa" que a bigorna o que al?m de castigar a bigorna deve ser bem desconfort?vel para a m?o do cuteleiro.

Eu levei mais de ano pra me acostumar com o martelo de 2 Kg e hoje eu o uso sempre que tenho que esticar algum a?o pois o servi?o rende muito. Para modelar a ponta da faca, ?rea do ricasso e outras prefiro de 1 ou 1,5 Kg mas tudo isto ? muito pessoal.

J? tive bigorna de 20 Kg, hoje uso uma de uns 200 Kg e uma AV de 50 Kg que tem a mesa impec?vel de plana.

Tenho outras pequenas bigornas mas apenas por farra, encontrei e comprei ou ganhei mas n?o uso.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 06-11-2013, 10:31 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Me ocorreu ...

Me ocorreu a pouco que se a bigorna ? pequena e a marreta muito grande pode-se deitar a marreta e bater nela com a bigorna!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, bigorna, faca, forja, knife making, knife tutorial, martelo peso bigorna, material, sbc


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Primeiro martelo lfdiniz86 SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 08-22-2011 01:17 PM
Martelo molhado Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 18 02-18-2010 02:31 PM
Martelo de 9 libras Ferrari SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 07-05-2009 06:19 PM
Ajuda com Bigorna adririba SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 57 08-29-2007 04:34 PM
Martelo de madeira R.Vilar SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 02-18-2003 07:51 PM


All times are GMT -5. The time now is 11:16 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved