MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-08-2002, 12:04 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Thumbs up A Martelan?a foi o m?ximo!!!!!!!!!!!!

Ol?, pessoal

Chegeui de S?o Paulo h? apenas algumas horas depois de passar um dia fant?stico na oficina do Vilar.
A Martelan?a n?o poderia ter sido mais divertida e instrutiva, para n?o falar no prazer que sempre ? rever velhos amigos e conhecer novos, tudo regado a uma boa cervejinha e acompanhado de muito churrasco, ? claro!
Apesar do medo de uma nova chuva como a que caiu esta madrugada, a maioria dos inscritos compareceu e tivemos a oportunidade de assistir a todo o processo de forjamento e t?mpera de uma l?mina de 5160, que depois foi testada e finalmente quebrada - uma experi?ncia muito instrutiva e interessante. A demonstra??o do uso da prensa hidraulica para forja de damasco tamb?m foi muito boa - essa bichinha faz por merecer o t?tulo de novo sonho de consumo da maioria dos cuteleiros brasileiros!
Tudo isso sem contar o imenso interc?mbio de informa??es entre todos os presentes que ? a raz?o de ser desse tipo de encontro, ? claro!
Al?m de tudo, voltei para casa com dois brinquedos novos: uma caneta rotat?ria que comprei do Sandro Rossi e uma bosa para canivete que me foi presenteada pelo amigo Josu?.
Daqui h? pouco o resto do pessoal deve entrar para contar mais detalhes. Eu agora vou dormir pois quero acordar descansado para passar o Domingo brincando com a minha canetinha nova!

Quero fazer um agradecimento p?blico a todos os que estiveram presentes e lembr?-los de que a cada evento que conseguimos fazemos, n?s estamos construindo a Hist?ria da Cutelaria no Brasil e transformando em realidade o que muitos apenas sonharam e jamais tiveram a coragem ou a vontade necess?rias para realizar.

P.S.: Silvana e Codignoli, muito obrigado pelas caronas de ida e volta, respectivamente.



__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com

Last edited by Ivan Campos; 09-08-2002 at 12:15 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 09-08-2002, 06:58 AM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Boas Boas!

Bom Ivan, sou suspeito para falar que foi o maximo, diria at?, que foi o minimo que peder?amos ter feito p/ alavancar um novo rumo na cutelaria brasileira!
N?o sei dos outros participantes mas fiquei muito contente por ter trocado informa??es t?o importantes p/ execu??o de uma faca.
Al?m de tudo isto estar entre amigos falando sobre o que gosta ? realmente maravilhoso. Tenho certeza que muito em breve teremos uma nova safra de cuteleiros, bons cuteleiros. E o que ? melhor com uma mentalidade totalmente voltada p/ a divis?o de informa??es.
S? assim p/ fazermos a cutelaria crescer!
Agrade?o a todos que estiveram aqui, sei que n?o foi f?cil chegar pois muitos vieram de longe, dirigiram horas ou ent?o viajaram a noite inteira de ?nibus, e este esfor?o para poder estar aqui na minha oficina mere?e aplausos!
N?o poderia deixar de citar, at? porque sei que ajudar? muita gente, o pessoal da G-TECH est? disponibilizando a?os em pequenos peda?os, isto ? de grande ajuda p/ qualquer cuteleiro!

gtech@netvga.com.br

Fale com Micael, pela simpatia dele e do Sr. Odimir ser? impossivel que voc? n?o tenha um tratamento diferenciado!

? isso ai pessoal em breve colocaremos fotos!
Obrigado a todos que participaram do evento!


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #3  
Old 09-08-2002, 08:28 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Fico feliz por voces...
Pena que sampa seja tao longe... E infelizmente, minhas viagens pra sampa foram junto com meu emprego....
Nao vai faltar oportunidade..
parabens e continuem compartilhando informacoes, pois como ja disse, informar ? a chave pra desmistificar... Requer um pouco de esforco, mas recompensa...

PARABENS PAULISTAS

Quem sabe, um dia, os gauchos fazem o mesmo..

tem mais, gayucho ? a nona...

Jean H Callegari
Bento Goncalves RS
Reply With Quote
  #4  
Old 09-08-2002, 09:05 AM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Parab?ns

Vilar,

Achei ?timo a martelan?a e conhecer todos pessoalmente. Aprendi muita coisa em apenas um dia e sa? satisfeit?ssimo.
Sinto apenas em discordar do Ivam sobre a destrui??o da faca (fiquei com uma d?), mas o teste foi ?timo.
Esse tipo de reuni?o para as pessoas como eu que est?o iniciando ? excelente e agrade?o muito pela oportunidade.
Josu?, seu trabalho realmente ? digno de nota 10. Fiquei muito satisfeito com a oportunidade de aprender algumas t?cnicas com voc?.

Jos? Marcio CAMACHO
Rio de Janeiro - Brasil
camacho@imagelink.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 09-08-2002, 10:10 AM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Chegei as 20:45 em casa, os filhos sairam para abrir o port?o e fazer festa junto com a minha esposa. Na cabe?a muitas ideias e novos projetos e um pouco de saudade. O tempo foi curto, muito ,muito proveitoso e gostoso. Mais tarde aimda hoje vou por as minhas impre??es. Acho que tenho novos amigos e todos sairam com novas amisades.
O mais importante saimos mais esperientes e com uma nova e mais profuda vis?o da Cutelaria.
A todos Um GRANDE ABRA?O.


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 09-08-2002, 02:07 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Thumbs up

Bom, fiquei curioso para saber como tinha se dado a martelan?a da nossa SBC, mas pelas impress?es aqui captadas vejo que foi muito proveitosa e instrutiva.


S?o eventos assim que ir?o nos amadurecer como profissionais e divulgar a arte da cutelaria no nosso pa?s. Concordo com o Callega que outras partes do Brasil devem ter eventos deste tipo. No Sul nem se fala, pois talvez seja um dos maiores consumidores e apreciadores de cutelaria fina do nosso pa?s. Estou empenhado em uma palestra sobre afia??o e t?cnicas de corte para um grupo escoteiro aqui de Campo Grande, assim como um workshop somente para apreciadores aqui da cidade, pois assim estou divulgando a cutelaria no ?mbito de minha regi?o.

Realmente d? d? de quebrar uma faca que foi forjada com todo cuidado e temperada, lixada, etc, mas somente assim saberemos se nossos produtos est?o dentro dos padr?es de qualidade que desejamos.

Parab?ns Vilar e Ivan pelo evento, e principalmente desejo a todos os que participaram da martelan?a felicidades e que sejam os novos divulgadores da cutelaria e principalmente dos ideiais da SBC!
Reply With Quote
  #7  
Old 09-08-2002, 09:18 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
UM S? CORA?AO

O que senti foi todos prestando aten??o, um silencio e todos os olhos e ouvidos ligados e antenados no mestre Ricardo Villar. Eu aprendi a respeitar aina mais os Artistas Cuteleiros. E aumentou ainda mais meu desejo de entrar para o rol . Para mim a responsabilidade ? maior ainda pois j? tenho alguma fama pelos meus trabalhos em couro. Teve at? uma saca mistica, mas o Ricardo ? deve contar se ele assim quiser.
Senti pelos que n?o puderam ir, seria legal conhecelos tambem.
O Ivan deu uma preciosa aula sobre acordoamento, um trabalho que requer muita aten??o, concetra??o e paciencia. Alem das peles de Arraia e sapo que para mim foram novidades.
Ah Sim, eu agrade?o a oportunidade de estar com todos e pelo compartilhamento de conhecimentos que sei que para alguns n?o deve ter cido facil adquirilos.
Artezania ou Artezanato quer dizer : FEITO COM ARTE
E isso ganhou um sentido muito mais profundo e belo depois da Martelan?a.
Um Abra??o.

E vamos continuar nos comunicando e trocando ideias e dicas para o nosso crescimento e evolu?


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil
Reply With Quote
  #8  
Old 09-09-2002, 11:04 AM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Amigos Cutelaristas,
Sauda??es.
Estou com ?lcera por n?o ter estado com voc?s na Martelan?a. Estive na casa do Vilar no final de semana anterior e j? fiquei com o esp?rito em estado saudosista por relembrar do Curso com o Fisk. Parab?ns a todos que participaram e ajudaram a engrandecer nossa Grande Fam?lia.
Silvana, nossa ?nica representante feminina, cad? voc??????? Quero sua opini?o.
Joshua, gostei de ver. Parab?ns!!!
Ivan e Vilar, a dupla mais conhecida como "Os Paladinos Cuteleiros", parab?ns pela brilhante iniciativa. Com certeza a m?e Cutelaria n?o seria a mesma sem voc?s dois.
Seguem meus cumprimentos para a Renata, esposa do Vilar, quem, tenho certeza, muito deve ter colaborado para com a realiza??o evento.
Abra?o a todos,
Milton Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #9  
Old 09-09-2002, 11:23 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Parab?ns aos realizadores e participantes!

Fiquei com saudade sem ter ido!
No s?bado estava aqui na fabrica trabalhando mas acredito que n?o faltar?o oportunidades.
Parab?ns a todos, aos que idealizaram, aos que concretizaram e a todos que participaram!!
Abra?os.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #10  
Old 09-09-2002, 09:42 PM
gilson christov gilson christov is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Tabo?o da Serra - Brasil
Posts: 18
ulcera inflamada

amigos

a minha gastrite que estava sucegada inflamou e acabou virando uma bela ulcera por n?o ter podido ir a martelan?a
n?o fui por motivo de trabalho, fazer o que
como iniciante teria sid maravilhoso ter ido pela quantidade de informa??es que teria adquirido

sei que logo mais a SBC promover? outras martelan?as, e eu farei de tudo para estar na proxima

abra?os

Gilson

Ps: poxa ser? que ningue vai me responder como fabricar uma nova bainha para minha Katana? :confused: :confused: :confused:


__________________
Gilson Christovan
gchristovan@ig.com.br
4771-1632
9728-4398
Reply With Quote
  #11  
Old 09-12-2002, 01:31 PM
FCMacambyra's Avatar
FCMacambyra FCMacambyra is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Carlos - SP
Posts: 45
Unhappy N?o fique triste

Fica triste n?o Cabete, eu tamb?m n?o pude ir. Mas podem contar comigo numa pr?xima OK


__________________
F?bio Cavalcanti Macambyra / S?o Carlos - SP

Reply With Quote
  #12  
Old 09-12-2002, 07:29 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Smile Modida de le?o.

Oi
Fabio .
O le?o chegou e ja me mordeu de vontade de bater ele num couro.
Acho que vai ficar legal em baixo relevo.
At


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 09-13-2002, 06:13 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Thumbs up cheguei!!!

Caros Fabio, Ivan e Milton

Cheguei para ficar e espero contribuir de alguma maneira para o crescimento da cutelaria brasileira.
Realmente a martelan?a foi muito proveitosa tanto pelo aprendizado como pela confraterniza??o.
Logo mais estarei disponibilizando as fotos que consegui tirar. Foram poucas pois fiquei mais preocupada em absorver as t?cnicas pois haviam v?rios fot?grafos tarimbados como pudemos constatar atrav?s do amigo Fabio.
Agrade?o tamb?m ao Josu? pelo e-mail. Respondi no ato, mas voltou, probleminhas intern?ticos.

At?...


__________________
Reply With Quote
  #14  
Old 09-18-2002, 09:23 AM
Sandro R. Rossi Sandro R. Rossi is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2002
Location: Sao Paulo - Brazil
Posts: 74
Cool

Valeu Para quem n?o foi nessa martelan?a, deve mesmo estar com ulcera ou no minimo uma gastrite, pois perderam muita coisa.
Espero que tenham muito mais dessas , e garanto que estarei em todas, pois fora o conhecimento e apendizagem que levamos como bagagem , o entrosamento e amizade de novos colegas v?o se tornando mais fortes.
Valeu Villar pelas dicas,
Obrigado Ivan espero que estaja se divertindo com a Caneta

Camacho assim que possivel te passo o tamanho do forno Ok,,,/

Queria agradecer a todos mas dai isso vai virar um Romance...

Valeu
Aguardo novos encontros....


__________________
sandrorr@uol.com.br
Reply With Quote
  #15  
Old 09-18-2002, 09:29 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Ol?, Sandro

Vejo que voc? j? consegiu resolver seus problemas de acesso ao f?rum.
Eu e o Vilar j? estamos preparando a pr?xima Martelan?a, que ser? conectada ao SPKS 2002. Em breve anunciaremos os detalhes.
Qyanto ? caneta, j? experimentei mas ainda n?o fiz nada s?rio. Estou primeiro me acostumando com ela, pegando o jeito.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:35 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved