MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 11-01-2004, 05:36 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Quest?es sobre Balisongs

Caros Amigos:

Um dos tipos de l?minas que mais me facinam s?o as balisongs ou butterflys. A t?cnica de sua manipula??o ent?o, ? pura arte!

Tenho pesquisado bastante sobre elas, e tenho encontrado informa??es muito interessantes, incluindo sites fant?sticos como http://www.balisongxtreme.com entre outros.

Algo que me chamou a aten??o ? o fato de que todas s?o feitas integralmente em metal (com excess?o de detalhes pequenos em outros materiais em algumas delas).
Pergunto: Alguma vez alguem j? tentou confeccionar os cabos de uma balisong em outro material que n?o o met?lico (tit?nio ? metal ) como por exemplo marfim, madeira, osso ou outros?

Sei que este tipo de faca est? sujeita a impactos constantes em seus componentes, inerentes a pr?pria manipula??o (e a eventuais quedas...). Mas creio que alguns materiais n?o met?licos poderiam suportar estes impactos t?o bem quanto um metal. Imagino como seria, por exemplo, uma balisong com cabos de osso ou chifre. Deve ser algo muito interessante...

Fica a pergunta: seria poss?vel? algu?m j? tentou?

Um abra?o a todos

PS.: tenho duas balis (daquelas baratinhas... - quando tiver grana compro uma Korth, Ikoma, ou outra de boa qualidade...) e estou treinando a sua manipula??o. Talvez um dia eu monte um site em portugu?s sobre elas (todos os que encontrei s?o em ingl?s)


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #2  
Old 11-01-2004, 06:27 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Paulo, eu tbm tenho uma bali, a minha ? das mais vagabund@s... mas como se dizia no forum da SOTAI, em caso de nescessidade, ? melhor que unha
Mas das laminas moveis, a balisong ? a que mais me chama a aten??o, apesar, que se hoje eu pudesse escolher uma lamina para defesa, seria uma adaga de 10???
se vc achar algo em portugues da um toque pra mim


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #3  
Old 11-03-2004, 05:40 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Paulo, os balis tem que serem feitos com estrutura em metal. O a?o ? o mais utilizado, mas o tit?nio vem ganahndo muito espa?o, por ser leve e resistente. Se vc fizer a estrutura da empunhadura somente em outros materiais que vc sugeriu seria uma perade de material, pois o bali ficaria fr?gil.

Quando a empunhadura n?o ? integralmente em metal, o que se faz ? usar o metal como liners e colocar inserts em outros materiais, como madeira, fibra de carbono, e at? mesmo marfim.

D? uma olhada no site www.knifekits.com , l? tem um kit de um bali chamado Typhoon, este bali ? montado pelo usu?rio, e tem v?rias op??es de empunhadura.

Se vc quer ver um bali com marfim, d? uma olhada no site da www.taymo.com , onde tem uma linda bali da Korth com talas em marfim, coisa chique...!
Reply With Quote
  #4  
Old 11-03-2004, 12:27 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Poxa meu, como ? que voces est?o falando de bali e n?o me chamam, isto ? trai??o......
Bem, e respeito dos cabos existem basicamente dois tipos de constru??o, o integral, onde ? fresado um canal onde se encaixa a lamina, que ? o estilo que o Dobruski usa, e o sandu?che, onde duas talas s?o unidas para formar um lado do cabo, que ? o estilo que fa?o.
Quanto ? materiais, pode ser usado qualquer coisa, mas se n?o for resistente a impactos vai quebrar, como seria o caso de marfim, osso e materiais naturais em geral, ou pode-se usar sinteticos, como G10 ou fibra de carbono, que suportam bem as exigencias, veja a foto abaixo, nesta pe?a feita por Larry Davidson onde os cabos s?o todos em G10, sem a?o no meio.




__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br

Last edited by Ricardo Lala; 11-05-2004 at 04:42 AM.
Reply With Quote
  #5  
Old 11-03-2004, 12:30 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Ricardo, esse eu n?o conhecia. Deve ter ficado bem leve.
Reply With Quote
  #6  
Old 11-03-2004, 12:56 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Quote:
Originally Posted by Ricardo Lala
Poxa meu, como ? que voces est?o falando de bali e n?o me chamam, isto ? trai??o......
Meu caro Ricardo: Perdoe este humilde aprendiz... Mas para me redimir, l? vai a pergunta: Os chifres de animais s?o compostos por pelos que se uniram com uma prote?na (acho que a lisina - faz um temp?o que aprendi isto e n?o tenho mais certeza...), criando um material extremamente resistente a impactos. Pois bem, seria vi?vel fazer um cabo de bali com chifre, n?o no sistema de sanduiche (acho que ficaria fragil) mas no sistema fresado? Al?m de minhas duas balis, ganhei uma de um amigo, com o cabo quebrado. Queria tentar algo diferente e ver o que d? (l? vou eu de novo refazendo facas - logo logo termino minha pr?pria l?mina...).

Um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #7  
Old 11-03-2004, 01:59 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Quote:
Originally Posted by Ricardo Lala
Bem, e respeito dos cabos existem basicamente dois tipos de constru??o, o integral, onde ? fresado um canal onde se encaixa a lamina, que ? o estilo que o Dobruski usa, e o sandu?che, onde duas talas s?o unidas para formar um lado do cabo, que ? o estilo que fa?o.
Ricardo, voce tem algum exemplo de cabo integral??? eu nunca vi desse, deve ser interessante.
E como ? feito o travamento da lamina? afinal no de talas, a lamina ? travada entre as duas talas, mas integral.... deve ser algo meio doido memso


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #8  
Old 11-03-2004, 02:11 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Rafael: o cabo integral que o Ricardo falou ? aquele em que voc? olhando lateralmente apresenta o perfil da letra U. O de talas, ou sanduiche, ? totalmente vasado, sendo preso em uma das pontas na l?mina e na outra por uma pe?a um pouco mais espessa que a l?mina. Bem, acho que ? isso...


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #9  
Old 11-05-2004, 04:54 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Ol? pessoal,
Este ? um exemplo de um modelo "channel construction" feito pelo Dobruski;



E este ? uma pe?a feita por mim, como exemplo de "sandwich construction":



__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 11-07-2004, 11:24 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
N?o entendo muito de balis mas imagino que independente da quest?o da resist?ncia, cabos em materiais como G-10 e fibra de carbono alterariam bastante o balan?o da pe?a. E olha que j? vi muita gente achar tit?nio leve demais para manipular.
De qualquer forma, me lembro de umas balis feitas na Su?cia (se n?o me falha a mem?ria) com cabo em pl?stico vermelho, que eram vendidas como "Faca de Emerg?ncia", isso nos anos 80, ent?o a id?ia n?o ? muito nova.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
Reply

Tags
balisong, butterfly knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 03:15 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved