MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-28-2005, 11:12 AM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Question Novato pede informa??es

Ol? pessoal! Sou novato aki e na cutelaria mas ja admiro muito esta arte. Como sou muito novo (18) e passando por vestibulares e essas coisas ainda nao tenho tempo nem condi?oes suficientes pra tentar fazer uma forja e tentar fazer uma faquinha, mas tenho planos pra daki a 5 meses estar livre e come?ar a reunir material, espero receber ajuda de voces, experientes.
Como sou ainda muito leigo me deparei com algumas duvidas enquanto lia os posts de voces, la vai algumas:
-o que eh e pra q serve o borax?
-E quando ao damasco, como fazer pra ele fikar com akela aparencia fantastica?
Por equanto eh isso, agrade?o a todos desde ja, e se preparem porque vou encher vcs de perguntas , realmente fiko muito feliz aki nesse forum.

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #2  
Old 02-28-2005, 11:44 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Arthas, bem vindo ao f?rum da SBC.

Primeiramente gostaria somente de lhe pedir que postasse em portugu?s correto, pois este f?rum ? lido por outras pessoal fora do Brasil, por meio de tradutores. E tamb?m a identifica??o nominal na assinatura, por quest?o de educa??o, pois procuramos todos nos identificarmos.

Vamos ?s suas perguntas:

O b?rax ? um fluxo de solda e serve para caldear, isto ?, soldar o metal ? quente, e por com ele os cuteleiros fazem o a?o damasco.

O damasco ? a uni?o de dois ou mais a?os pelo processo do caldeamento. Depois de algumas dobras, chega-se a um n?mero de camadas, geralmente de 60 at? 2000. Depois da l?mina pronta e lixada, ela ? mergulhada em uma solu??o ?cida, onde um a?o corr?i mais que o outro, criando um relevo, que depois ? lixado, deixando as camadas superiores lixadas e as inferiores fosca, criando deste jeito o desenho do a?o damasco.

Mais uma vez bem vindo ao f?rum.
Reply With Quote
  #3  
Old 03-01-2005, 10:23 AM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Sauda??es a todos.

Ol? senhor Ferrari, desculpe pelos erros, ? o costume de escrever em salas de conversa tradicionais. Obrigado pelas sauda??es e informa??es que o senhor me informou. A partir de agora estarei atento aos erros gramaticais.

No momento, como disse antes, n?o estou apto a iniciar os trabalhos, mas ainda tenho algumas d?vidas (coisa de iniciante), por exemplo: supomos que ao forjar uma faca eu perceba que ela est? torta em uma parte, para efetuar o devido acerto eu teria que esquentar toda a pe?a ou somente a parte defeituosa?

A medida que d?vidas forem surgindo as colocarei aqui. Obrigado mais uma vez e sinto muito pelos erros.

Abra?o a todos.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #4  
Old 03-01-2005, 10:35 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Tudo bem Leonardo! Aqui todos estamos sempre aprendendo.

Geralmente o cuteleiro aquece somente a parte que precisa de ajustes. No pr?prio forjamento ? necess?rio somente aquecer a parte em que se vai trabalhar.

Gostaria de destacar que o aquecimento vai depender do tipo de a?o em que se est? trabalhando. Por exemplo um vermelho cereja claro num 5160 vai estar a 900? C! As vezes o a?o n?o emite luz, mas pode estar a uma grande temperatura, por exemplo a 600? C. Para a?os carbonos comuns a emiss?o de luz (uma cor vermelho cereja bem escuro) come?a l? pelos 760? C.
Reply With Quote
  #5  
Old 03-01-2005, 09:42 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Quote:
Originally Posted by Ferrari
As vezes o a?o n?o emite luz, mas pode estar a uma grande temperatura, por exemplo a 600? C. Para a?os carbonos comuns a emiss?o de luz (uma cor vermelho cereja bem escuro) come?a l? pelos 760? C.
Me lembrei da hist?ria que um professor contou p/ minha classe, sobre seguran?a...
Um oper?rio rec?m-contratado de uma metal?rgica, estava no galp?o onde barras de a?o sa?das da laminadora descan?avam ( laminadas a quente, ou seja aquecidas ao rubro)
Sei l? por que, ele resolveu subir em uma pilhas de barras de a?o, talvez p/ ter uma vis?o melhor do lugar...
Era uma pilha baixa, na qual ele subiu em um pulo...
S? que ele ficou parado l?, e de repente, come?ou a gritar por socorro!
O sujeito tinha subido em uma barra ainda quente, que derreteu a sola da sua bota de seguran?a... Como ele estava bem no meio da pilha, demoraram um pouco p/ conseguir remov?-lo, e o resultado foi que o m?dico que o atendeu n?o conseguia distinguir o que era bota e o que era carne queimada...
Reply With Quote
  #6  
Old 03-02-2005, 10:18 AM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Sauda??es.

Nossa que historia louca!
Obrigado por me respoderem, mais uma perguntinha:
-Qual a diferen?a em temperar com ?gua e com ?leo?
Por hoje ? s?. Obrigado pelas informa??es, desculpem n?o postar tudo de vez, ? que fico lendo as mensagens ai vou tendo as d?vidas. Fazer o que?!

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #7  
Old 03-02-2005, 10:32 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Leonardo, a diferen?a ? o a?o.

Existem a?os q devem ser temperados em ?gua, outros em ?leo, outros em ar soprado,etc.

Alguns a?os que s?o temper?veis em ?leo: 5160, 52100, O1 (o "O" vem de oil hardening)

Alguns a?os que s?o temper?veis em ?gua: os da s?rie 1XXX (1070, 1080, 1095) W1 e W2 (Water hardening)

Aco temperavel em ar: A2 (air hardening)

Portanto, cada a?o deve ser temperado em um meio refrigerante apropriado. Por exemplo: temperar um a?o em ?gua quando ele deveser temperado em ?leo pode causar trincas internas ou externas, devido ao choque t?rmico ter sido muito alto, isto ?, o ve?culo refrigerante ? demasiado forte para aquele tipo de a?o.
Reply With Quote
  #8  
Old 03-03-2005, 07:50 AM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Sauda??es!

Nossa, n?o sabia dessas caracteristicas de cada a?o, realmente: vivendo e aprendendo! Obrigado pelas respostas, em breve postarei novamente.

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #9  
Old 03-05-2005, 08:33 PM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Ol? a todos.

Tenho mais uma d?vida: em rela??o a t?mpera seletiva, no tutorial do Sr. Ferrari ele usou um ma?arico, mas dificilmente terei acesso a isso aqui, ent?o como fazer o processo na pr?pria forja? Eu pensei em usar o m?todo dos japoneses: com argila para isolar a parte n?o t?mperada, ent?o alguem ai j? fez usando esse m?todo ou tem algum consenho? Novamente obrigado a todos que me responderam.

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #10  
Old 03-05-2005, 09:07 PM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
Bom, acho que vou testar essa t?cnica quando arranjar argila e a faca...
Reply With Quote
  #11  
Old 03-05-2005, 09:12 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
A t?mpera seletiva n?o ? obrigat?ria p/ uma l?mina de qualidade, mas um diferencial a mais...

Al?m do m?todo do ma?arico de acetileno,existe a possibilidade de se mergulhar a l?mina horizontalmente no ?leo de t?mpera ( deixando o dorso de fora), e existe a t?cnica de aquecer s? o dorso da l?mina depois de temperar e revenir toda a pe?a...

Se voc? est? come?ando, fa?a as primeiras pe?as c/ tratamento t?rmico integral, p/ pegar o jeito, depois voc? pode experimentar a argila ou outro m?todo...
Reply With Quote
  #12  
Old 03-05-2005, 09:21 PM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Bem, na verdade nem come?ei ainda, come?arei daqui a alguns meses, mas sou do tipo que gosta de saber tudo direitinho antes de pegar na massa, entende? A minha d?vida espec?fica ? como fazer a t?mpera seletiva usando apenas a forja. Outra coisa, o Norio mencionou que "A t?mpera seletiva n?o ? obrigat?ria p/ uma l?mina de qualidade, mas um diferencial a mais..." podem me explicar isso? N?o ? nescess?rio ter o fio (ou toda a pe?a) mais endurecida? Fico grato pela paci?ncia de todos.

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #13  
Old 03-06-2005, 06:18 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,

Primeiramente, seja bem vindo ao f?rum, Arthas.

Athas, pelo que eu v?, acho que voc? n?o entendeu, direito, o que ? t?mpera seletiva:

-A t?mpera ? o endurecimento do a?o, ela o deixa mais rijo, por?m mais quebradi?o (menos d?ctil/male?vel).
-A t?mpera integral se faz quando voc? tempera a l?mina por inteiro, exceto pela
parte do espig?o.
-A t?mpera seletiva se faz quando voc? tempera determinada parte da l?mina, e esta parte ? a ?rea do fio (corte) da l?mina. Com excess?o do espig?o.

Espig?o ? a parte da l?mina que fica dentro do cabo/empunhadura da l?mina.
N?o se deve temper?-lo, pois o mesmo deve ag?entar toda a for?a sofrida durante uma talhada, um corte que exija mais for?a.

Para se temperar seletivamente utilizando uma forja, ? preciso cobrir toda a ?rea que n?o vai ser temperada com uma espessa camada (+- 1cm) de material refrat?rio (argila preparada, cimento refrat?rio), para que esta ?rea n?o sofra um choque t?rmico e, conseq?entemente, a t?mpera.

Por que que a t?mpera seletiva ? um diferencial, como o Sato-san disse anteriormente:
Pois a t?mpera seletiva oferece ? l?mina, uma resist?ncia fora do comum, devido ao fato de ser criado duas camadas de durezas diferentes na l?mina. Ou seja, voc? tem a ?rea do fio, que ? dura; e o restante da l?mina que ? mais tenaz, que amortece o choque da ?rea temperada (fio).
Deu para entender a minha explica??o, ou ficou muito confusa?

Qualquer coisa, estamos a? para te ajudar. Pode nos encher de perguntas que ser? um prazer respond?-las.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #14  
Old 03-06-2005, 10:14 AM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Sauda??es.

Obrigado rsfjr pela ajuda, sua explica??o ficou clara sim, agora "iluminou" mais um pouco minhas ideias sobre a tempera. Apenas mais um detalhe sobre isso que n?o entendi: se a tempera endurece o a?o e deixa ele mais quebradi?o ent?o fazer a tempera integral n?o seria errado???
Obrigado pelas informa??es amigo, pode deixar que certamente vir? mais perguntas.

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #15  
Old 03-06-2005, 12:13 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,

N?o ? errado por v?rios motivos:

- Em l?minas pequenas, n?o vale a pena utilizar a t?mpera seletiva; pois a ?rea do fio ficaria muito limitada. Al?m do mais, quanto menor o comprimento de um corpo, menor s?o as chances dele se partir, imagine duas situa??es:
a-Um espeto de churrasquinho de gato.
b-Um peda?o, um seguimento, do mesmo espeto.
Agora eu te pergunto, qual dos dois ? mais f?cil de se partir? a ou b?

- As l?minas n?o foram feitas para sofrerem choques/tra??o lateral.

- Geralmente, as l?minas artesanais s?o de espessura superior ?s industriais, o que torna perfeitamente vi?vel a aplica??o de t?mpera integral.

- Quando o tratamento t?rmico pr?-t?mpera (recozimento e normaliza??o), a t?mpera propriamente dita e p?s-t?mpera (revenimento) s?o aplicados corretamente, o fator "quebradi?o" da t?mpera ? atenuado.

No processo de fabrica??o de uma l?mina, o que mais conta, o que tem maior peso ? o tratamento t?rmico da mesma.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:31 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved