MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 11-20-2012, 03:46 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Pr?mio Roberto Gaeta - IV Sal?o Paulista de Cutelariaia

Ol? amigos,

Nesta IV edi??o do Sal?o Paulista resolvi homenagear um amigo que julgo de grande import?ncia para a cutelaria brasileira. H? algum tempo tinha vontade de prestar uma homenagem a ele, mas n?o sabia como ... at? que outra grande figura, Dr. Alfonso Barbato me deu esta grande sugest?o, dar ao pr?mio o nome Roberto Gaeta.

Compartilho com voc?s o texto do amigo Helio Barreiros, escrito a meu pedido para este momento.

Devido ? aus?ncia do H?lio a leitura foi feita por Milton Hoffmann:

Roberto Gaeta, cuteleiro.

Bem, pelo menos ? assim que o conhe?o, e j? v?o a? pelo menos uns vinte e cinco anos. Meados da d?cada de oitenta, s?culo passado, veja s?. O ?mardito? do filme do Rambo, lembram-se? Ali?s, hoje dizemos filme do Rambo, mas Rambo, apenas Rambo, ? o nome do filme. Pois ent?o, esse filme lan?ou uma moda por aqui, a tal da faca de sobreviv?ncia. Cabo oco, f?sforos, anz?is e mais alguma porcaria dentro e pronto! Faca de sobreviv?ncia. N?o foi s? aqui n?o, tamb?m nos EUA a moda pegou. L? coincidiu, na verdade, com um crescimento do n?mero de artes?os cuteleiros. Bob Loveless, Bil Moran e l?gico, Jimmy Lile, o cara que fez a faca do filme, j? eram nomes conhecidos entre uma pequena legi?o de colecionadores que se formava. Aqui era um pouco diferente. At? ent?o, quem por aqui procurava uma faca em loja de ca?a e pesca era justamente para isso, ca?ar ou pescar. Mas o danado do filme plantou uma semente na cabe?a de um bom n?mero de urban?colas, que passou a achar o m?ximo ter uma faca do Rambo. Nesse ponto entra na est?ria, pelo menos na minha, Carlos Zimmerman, ? frente da Casa Bayard, expoente do ramo Ca?a&Pesca paulistano. Ga?cho de nascimento, apaixonado por uma bela faca, o comerciante genialmente afinado com todos n?s, amantes da ca?a, pesca, armas e afins, come?a a apresentar em suas vitrines exemplares da tal faca de sobreviv?ncia. A princ?pio eram espanholas da regi?o Basca. Aitor era a marca, modelos Jungle King I e II. O importador era outra figurinha carimbada da cena paulistana, Francisco Alava Ugarte. A faca n?o era nenhuma maravilha, mas vendia como p?o quente. Um belo dia vejo na vitrine da Bayard uma outra faca, tamb?m com o jeit?o de faca de sobreviv?ncia, s? que o desenho era de uma ousadia dessas que n?o deixa ningu?m indiferente, voc? ama ou odeia. Eu amei. Pedi para ver a faca, que j? atrav?s da vitrine tinha a certeza ser de algum grande fabricante americano ou europeu. Sim, porque eu como a maioria, julg?vamos que faca boa eram s? as das grandes marcas industriais estrangeiras. Faca feita por artes?o era recurso desesperado de caboclo, tentando transformar uma barra de feixe de molas de caminh?o num fac?o. Resultando normalmente em algo tosco e ruim de usar. A beleza e o acabamento primoroso se confirmaram quando a faca me chegou ?s m?os, mas ?Bob G?, que diabo de marca era essa? ?guia, esse ? o nome da faca e foi atrav?s dela que estabeleci meu primeiro contato com Roberto Gaeta, que hoje tanto admiro e vez por outra me deixa roubar-lhe um dedo de prosa. Nessa ?poca Gaeta j? fazia facas h? uns dez anos, tendo deixado gradualmente o comando de sua oficina de mec?nica de autom?veis para dedicar-se exclusivamente ? Cutelaria. A faca que tanto me chamou aten??o estava fora do alcance de meu curto or?amento. Seu pre?o, se n?o em falha a mem?ria, era US$ 500,. Isso em 1986 valia muito mais que hoje e eu decididamente n?o podia compr?-la. Na mesma hora, no entanto, me foi apresentada outra faca feita por ele, mais singela e access?vel. Era uma pequena faca, l?mina de apenas 7, cm, cuja empunhadura era uma fivela de cintur?o. Hoje todos aficionados por cutelaria sabem o que ? isso, naquele tempo era uma baita novidade, que s? se via em revistas americanas. Minha ent?o esposa, Elizabete, presenteou-me com a faca e assim sa? da Bayard, feliz da vida e com uma determina??o, eu queria conhecer o cuteleiro Gaeta. Isso acabou acontecendo poucos meses depois, quando descobri sua oficina no bairro do Butant?. L? fui eu, decidido a encomendar-lhe outra faquinha-fivela de menores dimens?es, para uso com cintos mais estreitos. L?, ap?s conhecer sua rotina, pude atar a ponta da corda que come?ava l? na Bayard e compreender ent?o uma forma de trabalhar que nunca mais vi na cutelaria artesanal brasileira. Nos dez anos entre o in?cio de suas atividades e o dia em que o conheci, Gaeta j? tinha experimentado de tudo. J? tinha feito l?minas forjadas, j? tinha caldeado a?os na forma que reconhecemos como damasco, al?m de mais uma infinidade de outras pr?ticas e t?cnicas, tendo afinal se decidido a trabalhar apenas com a?os inoxid?veis, obtendo as l?minas por recorte e desbaste.. Naquele momento ele j? tinha tamb?m, consolidado um ?modus operandi?. Gaeta na verdade, concebia um determinado modelo e, junto com seus assistentes, confeccionava 10 a 15 pe?as. Essa primeira s?rie lhe servia para corrigir e refinar o projeto, al?m de permitir que os assistentes assimilassem os detalhes da elabora??o daquele modelo. ? partir da? seu trabalho passava a ser apenas a supervis?o da qualidade. O fato de concentrar-se em uma linha definida de modelos e canalizar sua venda atrav?s de loja de renomada seriedade, ? algo, como disse, ?nico na cutelaria nacional. Essa vis?o de conjunto, da t?cnica cuteleira propriamente dita, associada a uma grande percep??o do mercado, estavam no discurso de Roberto Gaeta h? vinte e cinco anos atr?s e est?o hoje, agudos e afiados como suas facas, nas palavras que dele sorvemos nesses encontros da cutelaria em que ele nos brinda com sua companhia.
Ave, mestre!










Voc?s mais jovens, vejam l? se prestam aten??o.

Helio Barreiros J?nior


__________________

Last edited by Silvana; 05-18-2015 at 08:45 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 08-27-2013, 05:47 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Pe?as premiadas no IV Sal?o Paulista de Cutelaria

Ol? amigos,

Confiram as pe?as premiadas no IV Sal?o Palista de Cutelaria:



















__________________

Last edited by Silvana; 05-18-2015 at 08:40 AM.
Reply With Quote
  #3  
Old 08-27-2013, 07:48 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
...




















Pr?mio Destaque do Show!




Sauda??es afiadas,


__________________

Last edited by Silvana; 05-18-2015 at 08:43 AM.
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, bowie, ca?a, cutelaria, desbaste, faca, hall of fame, home, l?mina, sbc, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Facas do Sal?o Paulista Sandro E. Boeck SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 12-02-2011 05:00 AM
Not?cias do Sal?o Paulista Silvana SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 28 11-30-2011 02:51 PM
Facas do sal?o paulista JBFACAS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 11-20-2010 01:47 PM
... Mais sal?o paulista na tv!!! Silvana SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 11-07-2010 07:41 AM
Roberto Gaeta: Quem ? ? O que fez ? Klinger SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 06-12-2006 11:27 AM


All times are GMT -5. The time now is 10:24 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved