MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-17-2012, 06:55 AM
Fox Tango Fox Tango is offline
 
Join Date: Sep 2012
Posts: 4
Apresenta?

Ol? pessoal, sou iniciante aqui no f?rum e tenho lido e pesquisado bastante. Tenho alguns amigos cuteleiros amadores que me d?o dicas na medida do poss?vel e ainda tem meu pai que fez o curso na corneta e ? tamb?m um entusiasta.
Ganhei uma capa de rolamento de um amigo para que eu pudesse ir praticando e hoje vou criar coragem para come?ar a desbast?-lo.
Vou usar a esmerilhadeira angular para come?ar, o problema ? que minha esmerilhadeira ? monstruosa e precisa ser halterofilista para manter o controle... rs (espero n?o fazer ca*****da)
Vou postando as fotos aqui na medida do poss?vel. Aceito sugest?es. Obrigado.
Reply With Quote
  #2  
Old 09-17-2012, 06:23 PM
mbitten's Avatar
mbitten mbitten is offline
Skilled
 
Join Date: May 2007
Location: ALVORADA-RS
Posts: 482
Send a message via AIM to mbitten
Seja bem vindo.


__________________
MARCIO BITTENCOURT[SIZE="2"]-[EMAIL="mbcuteleiro@hotmail.com"]http://knifenetwork.com/forum/album.php?albumid=20
Reply With Quote
  #3  
Old 09-17-2012, 07:05 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Bem vindo.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #4  
Old 09-18-2012, 06:59 AM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Seja bem vindo

Antes de iniciar o desbaste, frequente uma academia pra refor?ar a musculatura. Essa capa de rolamento deve ser 52100 e ? duro pra burro. Sugiro come?ar com o 5160, esse ? o cara

Boa sorte
Reply With Quote
  #5  
Old 09-26-2012, 10:01 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Fox Tango ??

Prezado,
Neste forum temos o bom habito de nos apresentarmos com nossos nomes verdadeiros mesmo que usemos apelidos para nossas contas. Isto facilita o relacionamento e traz maior confian?a entre todos. Outro bom costume ? dizer a cidade de onde somos pois muitas vezes temos um vizinho cuteleiro e nem sabemos.
No mais boas vindas ao forum.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 09-28-2012, 05:24 AM
GMorineau GMorineau is offline
Member
 
Join Date: Nov 2010
Location: Sao Paulo
Posts: 25
Ola! Seja bem vindo!

Vou s? fazer uma recomenda??o, mas acho ela v?lida em qualquer situa??o mas principalmente se tratando de capas de rolamento..... certifique-se que tirou a tempera da pe?a antes de cortar ela. Voc? comentou da pe?a mas n?o em que estado ela lhe foi dada!

Um dos meus procedimentos mais simples para preparar pe?as antes da forja ? colocar elas em um churrasqueira (alvenaria!) com muita brasa, cobrir de mais carv?o, aquecer ela muito (compressor de ar ? muito bom nessas horas!) e depois com ela bem quente, fechar as brasas com refratario grosso. umas 12 horas depois ainda bem quente. 20 horas vc pode tirar tudo e a pe?a estar? pronta pra manipula??o.

Qualquer comentario para melhorar o corrigir o procedimento sempre ? bem vindo!

Greg
Reply With Quote
  #7  
Old 09-28-2012, 07:17 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Recozer para cortar?

Greg,
N?o vejo raz?o de recozer para cortar a capa de rolamento pois hoje os discos abrasivos cortam com muita facilidade o a?o com ou sem t?mpera. Se for cortar em um serrinha ( cegu?ta ) ai sim o recozimento ? imprescind?vel.
Outra forma f?cil ? fazer o corte ? quente quando aquec?-la ao rubro.
Se for forj?-la ? aquecer, fazer corte ? quente e forjar, tudo na sequ?ncia. Se n?o vai forjar precisa aquecer antes para endireitar a pe?a e a? tamb?m pode fazer o corte ? quente.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #8  
Old 09-28-2012, 08:22 AM
Roberto B. V. Roberto B. V. is offline
Guru
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 1,171
Bom dia!

Caro Fox!
Como disse o Cabete,acho interessante voc? se apresentar com nome,sobrenome,cidade,etc.
Observei eu em seu perfil aqui n?o constam estas informa??es.
Isso j? deu pano pra manga aqui no f?rum.
Seja bem vindo!

Boa sexta a todos!

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Reply With Quote
  #9  
Old 09-28-2012, 09:17 PM
GMorineau GMorineau is offline
Member
 
Join Date: Nov 2010
Location: Sao Paulo
Posts: 25
Cabete

Obrigado pela dica! na verdade quem me orientou a tirar a tempera antes de manuseiar ela foi quem me ensinou a forjar. E pessoalmente me pareceu ter sentido... tenho uma esmerilhadeira angular com suporte mas sempre ? meio chato j? que uma serra de corte me parece ser o mais indicado. Usualmente eu aproveito o fim do churrasco para tirar a tempera. Agora uma pergunta, nesse processo por mais desnecessario que seja, posso a comprometer a pe?a?

Abs!
Reply With Quote
  #10  
Old 09-29-2012, 12:26 PM
Fox Tango Fox Tango is offline
 
Join Date: Sep 2012
Posts: 4
Oi galera, desculpe o mal jeito a?.
Meu nome ? Felipe Tavares, moro em Campinas - SP.
Meti a cara sem recozer a pe?a mesmo, estou com a faca com formato j?, por sorte j? fa?o muscula??o h? um bom tempo e n?o sofri muito (mentira) para desbastar a pe?a.
O mais dif?cil mesmo foi endireitar o metal no desbaste, a sorte ? que tinha bastante material para isso.
Logo posto as fotos, to aprendendo a mexer no f?rum ainda. Obrigado pelas dicas.
Reply With Quote
  #11  
Old 09-29-2012, 12:37 PM
Fox Tango Fox Tango is offline
 
Join Date: Sep 2012
Posts: 4
Fotos






Algumas fotos
Reply With Quote
  #12  
Old 09-30-2012, 09:46 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Mais um!

Mais um campineiro, com certeza vai dar prum bom cuteleiro!!!



__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 09-30-2012, 09:51 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Recozimento.

O recozimento n?o oferece risco de danificar o a?o pois o material fica pouco tempo na temperatura cr?tica.
O que danifica s?o os forjamentos muito demorados quando mantem-se o a?o por muito tempo em altas temperaturas o que pode provocar descarboneta??es e fatalmente o crescimento dos gr?os.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
5160, 52100, a?o, curso, dicas, faca, forja, man, material


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Apresenta? Rafael Rozales SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 02-13-2008 12:41 PM
Apresenta? Jos? Eduardo SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 23 09-12-2007 09:53 AM
Apresenta? AVBKNIVES.COM SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 08-24-2007 10:05 AM
Apresenta? Dolijr SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 08-21-2007 11:40 AM
Apresenta? Rafael.XtZ SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 07-10-2004 12:37 PM


All times are GMT -5. The time now is 08:56 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved