MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-23-2002, 03:35 PM
leandro pazini leandro pazini is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Foz do Igua?u Pr Brasil
Posts: 22
Bainhas de Tentos

Caros amigos, tenho uma duvida quanto a origem das bainhas e empunhaduras confeccionadas em tentos, o povo por aqui fala que ? uma tradi??o originaria do Sul da Argentina m?s no Rs ouvi comentarios que afirmam ser originarias do Uruguai , se alguem souber algo a respeito gostaria de detalhes.

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #2  
Old 08-23-2002, 08:36 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Smile Tambem quero saber mais

Caros colegas de de forum sei pouquissimas coisas a respeito das bainhas de Tento , sei apenas que s?o tipicas da regi?o sul de nosso continente. Particularmente o Rio Grande do Sul, os paises da Bacia do Rio da Prata ou a regi?o dos pampas.
O tento ? tambem chamado de "lonca"de boi ou dependendo do animal, mais o nome do Animal de qual foi retirado o couro.
Um velho Amigo da cidade de Don Pedrito certa vez me presenteou com uns 4 tentos ( tiras ) de Lonca de cavalo.
Sei que ? muito rica de formas e de diferentes tipos de n?s e transados a cultura ( podemos chamar assim) de selaria e areios do Sul de nosso continente.
Mas tenho quase certesa que ela surgiu com o gado e o com?rcio de Charque ( carne seca)
Sendo o couro de boi e de outros animais o recurso mais abundante e facil de se obter naquelas planuras quase sem ?rvores que eram os pampas.
Com todo respeito chamo os nossos colegas Gauchos, Pois quem j? tirou tento sabe bem o grande trabalho que d
Reply With Quote
  #3  
Old 08-24-2002, 01:54 PM
leandro pazini leandro pazini is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Foz do Igua?u Pr Brasil
Posts: 22
Museu vivo

Amigos esta semana estive na Argentina e conheci um senhor que aparenta ter uns 60 anos , por incrivel conhecidencia ele trabalha com tentos, ? incrivel ver a velocidade como ele os faz , precis?o, ele faz os tentos olhando e conversando com vc, segundo ele o que mais vende ? cintas deste material pois os argentinos gostavam muito "o pre?o fez com que muitos deixassem de comprar " segundo ele n?o existem mais artes?o que vivam exclusivamente da arte, ele faz 2 cintos por dia , cada um custa U$ 35 , e ele vive de um lado para o outro na argentina, tentei lhe encomendar uma bainha, m?s ele falou que voltara a regi?o somente no final do ano, por incrivel que pare?a ele aprendeu com um Uruguaio que vivia na Argentina, e vive como Hippie , sera que no Brasil existem alguem que sabe esta nobre arte. :confused:


Leandro Pazini
Reply With Quote
  #4  
Old 08-24-2002, 02:05 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Leandro,

Tem um rapaz que trabalha na Cia. R?stica aqui de Campo Grande que faz alguns trabalhos em tran?ados, vou perguntar se ele faz tal trabalho. Ele trabalha bem com arreios e la?os.
Reply With Quote
  #5  
Old 08-24-2002, 05:08 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Para meus amigos...
Eu tenho paix?o pelo meu Trabalho, principalmente pelos desafios que meus clientes me fazem. Estes dias por coicidencia estive pesquisando sobre curtimento em especial sobre o curtimento a cal. Esta semana estou testamdo isso em um couro de bode. E se n?o der BODE. Obterei um couro fino e branco, que
? exatamente o couro de trabalhar fazendo tran?ados e aquelas bainhas ...
Tenho 2 livros em ingles que ensinam a fazer um serie de nos, tran?ados, encinam a fazer arreios, selas, la?os e chicotes.
Quando tive oportunidade de conceguir esses livros , foi otimo.
No Catalogo da Tandy Leader Tem um verdadeira eciclopedia
de RAW HIDE que ? como eles chamam o TENTO . Tem uma serie de livros que um jornalista Americano escreveu que conta a trajetoria da historia do artesanato em couro cr? pelo mundo s?o mais de 5 livros de mais de mais de 200 paginas cada e s?o How to tabem. Eu vou por aqui depois de me certificar e me interar direito
O leandro voc? sumiu de meu Atelier oque ouve se foi algo que fiz ou que n?o fiz vamos acertar em particular , Ta bom ???
Abra?os a todos .
Josu?


23:54 HBrasilia
Voltei
A net tava parecendo a maginal do Tiete o telefone da IG s? dava ocupado.
Livros sobre Transados e couro cr?
Lacing & Stitching for Leathercraft
Tem 22 pags ? tipo how to
Leather Braiding
Tem 192 pags e Tem um dicionario de termos tecnicos de transado( eu Tenho esse e usei-o para faser aquela bainha de tentos da faca Fiskiana do Lepa.)

How to Make Cowboy Horse Gear
tem180 pgs
Tambem tipo how to
Onde encontrar na net www.tandyleather.com
outro lugar para se ver na net www.TheLeatherFactory.com
Os pre?os da Tandy s?o os mais salgados.
Os sheath Maker americanos estavam reclamando sobre isso e mais no forum deles.
Por enquanto ? s?.


Last edited by Josu?H.M.Araujo; 08-24-2002 at 10:15 PM.
Reply With Quote
  #6  
Old 08-25-2002, 11:06 AM
leandro pazini leandro pazini is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Foz do Igua?u Pr Brasil
Posts: 22
Smile

Amigo Josue:
Claro que n?o tem nada a ver com defeitos, apenas estou aprimorando as minhas bainhas com madeiras, assim que eu tiver algo em especial irei conversar com vc, ok.
Grato pelos endere?os , estou em busca de aprender a arte de lidar com tentos ,pois ? uma coisa dificil e ? destes desafios que gosto.
Leandro Pazini
Reply With Quote
  #7  
Old 08-25-2002, 10:45 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
O Leandro voce ? uma dos pessoas que moram no meu cora??o.
Assim como o Ferrari , os irm?o Lala , Ivan , Ricardo Vilar, os Gasparini...etc.
O livro How to make Cowboy Horse Giar, tem uma serie de exemplos de empunhadura coberta de transado de tentos. Venho a algum tempo tentando fazer uma para uma de minhas facas.
Mas ainda n?o estou satisfeito com o resultado.
Quero levar novidades para o proximo SPBS. Ideas est?o sobrando .
At?
Seu Amigo.
Josu
Reply With Quote
  #8  
Old 08-26-2002, 07:14 AM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
Amigo Leandro.

Quem sabe bastante de bainhas com tentos ? o Edson Reis(Edinho), eu mesmo possuo varias facas da minha cole??o que ele fez as bainhas para mim, justamente com este trabalho.
Lhe mandei por e-mail o telefone dele, e depois mandei mais dois para confirmar, mas n?o obtive resposta.
Se precisares o telefone dele fa?a contato.

Um abra


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com
Reply With Quote
  #9  
Old 08-26-2002, 10:19 PM
gilson christov gilson christov is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Tabo?o da Serra - Brasil
Posts: 18
bainha de katana

amigos

tenho uma katana em a?o 440 destas comerciais que por motivos sentimentais guardo com muito carinho, s? que a bainha quebrou

como fa?o para confeccionar outra?
como ? feito o acabamento laqueado?

desde j? agrade?o
:confused:
:confused:


__________________
Gilson Christovan
gchristovan@ig.com.br
4771-1632
9728-4398
Reply With Quote
  #10  
Old 08-27-2002, 06:36 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
E ai turma..
Dei uma faca, sem bainha, pra um tio meu que tem umas terras em Guabiju, . Ele levou pra uns caras que fabricam botas tornedas (com pregos de madeira) pra fazer a dita cuja. Eles se n egaram a fazer pois acharam que era muita faca pras bainhas deles. Al?m do orgulho que isto me deu, eles indicaram um senhor que faz estes trabalhos em Nova Prata, de tentos. ele faz lacos, etc.
Nesta semana meu tio vai procurar o senhor. parece que ele tem mais de 70 anos. Depois vou ver se vou at? l? conversar com ele..
? uma pena que este tipo de trabalho esteja se perdendo. Qdo o v?io morrer, vai levar com ele muito conhecimento. Meu tio falou que ele usa casca de ?rvores nativas no curtimento.
Ali?s, a volta ao passado parece ser uma coisa que o futuro nos gurda..
Dizem ser a tendencia do futuro...
A vida de hoje ? muito pouco natural, nossos corpos e mentes nao foram projetadas para isso...
Filosofia....
Abracos

Jean H callegari
Bento Goncalves RS
Reply With Quote
  #11  
Old 08-27-2002, 07:34 AM
leandro pazini leandro pazini is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Foz do Igua?u Pr Brasil
Posts: 22
Contato

Amigo Callega:
Se vc conseguir o telefone, ou endere?o deste senhor , poderia me enviara para que eu conversasse com o mesmo.
Abra?os
Leandro Pazini
Reply With Quote
  #12  
Old 08-27-2002, 10:46 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
O mau ? que avida ? curta

Tambem quero o telefone e o endere?o.
Meus carissimos amigos. o mal do Brasil ? esse de n?o haver estimulo para a pesquisa e preserva??o de da aplica??o das artes rurais e antigas como o trabalho com tentos, couro e demais tecnicas relacionadas ao trabalho com couro , a?o, Chifre, osso, etc...
Mas podemos fazer o seguinte ( todos pesquisemos e colecionemos infoma??es e exemplos ) depois combinaremos uma forma de compilar esses conhecimentos e escrevermos um livro .
Aqui em minha regi?o morreram 2 transadores dos bons e nenhum deixou erdeiros ou escola.
Uma lastima.
Reply With Quote
  #13  
Old 08-28-2002, 05:52 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Bem, respondamos aos amigos.
Vou tentar conhecer o dito velhinho...
Nesta semana meu tio vai procura-lo. Se ele encontrar, na semana que vem vou at? l? falar com ele.. Depois falo pra voces..
Dizem que o pessoal que fabrica as botas torneadas j? falou at? com o prefeito da cidade sobre o assunto. Qdo o v?inho pifar, o conhecimento se vai... Chegaram a sugerir aprendizes, achei a ideia otima...
Tenho uma certa facilidade em me aproximar deste tipo de pessoa, embora nao o conheca. Humildade, interesse, reconhecimento e respeito sao chaves pra aprender com eles..
Desta forma, ja aprendi muita coisa.. Principalmente com os "mestres pr?ticos".. Um pouco de baba??o de ovo nao faz mal tbem..

Aguardem...

Jean H Callegari
Reply With Quote
  #14  
Old 08-28-2002, 05:07 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Caros colegas..
Tive noticias de meu tio, o pombo correio chegou, um tanto estropiado, mas chegou... Sabe como ? em terra de gringo...
Ele falou com o coroa das bainhas..,
T? com 80 anos....
Ele vai fazer a bainha da faca do meu tio, mas tem que ser sem afobacao..
Acho que vou visitar ele na semana que vem...
Depois vejo o que arrumo pra vcs..
La no interior nao devi di us? telefone, s? tambor e pombo correio, j? que sinal de fumaca da bronca com o Ibama..,.

Jean H Callegari
Reply With Quote
  #15  
Old 09-02-2002, 10:59 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Falando em tento...
Fa?am o seguinte.
Peguem um couro cru, s? salgado e sem pelos, dependedo do sal e do tempo ao sol ele vai estar branco ou amarelo p?lido.
Peguem uma esponja e umide?am o couropara que ele fique mais facil de cortar. Cortem um circulo de couro de uns 40cm de diametro.
Com um compasso de tra?ador ou de ponta seca deem uma abertura de 5mm ou 1/4 de polegada, tracem uma margem da medida referida e com uma faca bem afiada ou tesoura v? cortando em espiral seguindo a linha de 1/4" . Tirando assim uma fita de couro branco de 1/4".Se voc? acertou na primeira vez , voc? estar? com ima fita de mais de 5m por 1/4" de couro cru . Ponha em um balde de agua a fita por mais ou menos 40 minutos.Tire do balde e prenda a ponta a um suporte e estique a tira de couro em todo o seu comprimento.
Fa?a em um peda?o de madeira um entalhe da lagura e espe?ura da tira de couro e com ele e uma faca afiadissima percorra toda a este?ao da fita acertando as bordas e tirando as rebarbas. Repita essa opera??o desquinado a fita com um angulo de 45 graus no corte de borda da fita. De tal forma que se obtenha um perfil de um retangulo com as arestas cortadas em 45 graus.
Com essa fita, tento voce pode come?ar a brincar de fazer uma serie de transados e costuras de couro cru.

De Josu? para voc?s.



__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil

Last edited by Josu?H.M.Araujo; 09-02-2002 at 11:01 PM.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 12:41 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved