MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 07-03-2011, 12:14 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
OFF Topic - Forjando um Tomahawk

Caros Amigos,

Fiz esse v?deo pra, supostamente, registrar o forjamento de um hammer tomahawk a partir de um martelo bola...

Gra?as ?s minhas "vastas" habilidades cinematrogr?ficas... kkkkk s? consegui gravar o in?cio do processo (acabou a mem?ria da cam).... Ent?o, pra quem n?o viu, tem o "in?cio' do processo. Vou gravar mais pegando outra do est?gio onde parei, e seguem-se os demais kkkk

Um abra?o a todos e bom domingo.



__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #2  
Old 07-03-2011, 05:00 PM
ian vinhas's Avatar
ian vinhas ian vinhas is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2007
Location: Salvador-Ba
Posts: 119
Mestre

Muito bom o video, depois grava o resto ne?? Eu sei que os Lumpa-Lumpas est?o de greve mas...

Abra?os!
Reply With Quote
  #3  
Old 07-03-2011, 08:15 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Muito legal, Serapa!!
Voc? ? muito bom no martelo!
Isso n?o ? off topic...? pura t?cnica!

Abra?o e muito sucesso pra ti meu irm?o!!


__________________
Reply With Quote
  #4  
Old 07-03-2011, 10:28 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Belo video Luiz

Qual ? o soprador da sua forja? Uma turbina?
Reply With Quote
  #5  
Old 07-03-2011, 11:03 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
O Bom e Velho Secador de cabelos !!!!

Quote:
Originally Posted by Gerson View Post
Belo video Luiz

Qual ? o soprador da sua forja? Uma turbina?

Gerson,

? (ainda) aquele mesmo SECADOR DE CABELOS.... kkkkkk t? dando conta do recado.
Apenas abri um pouco mais o g?s pra dar mais calor. O martelo tem muito a?o e demora mais pra aquecer que as facas... E tem gente que fica inventando mil e uns dispositivos pra usar na forja kkkkk

Obrigado e um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #6  
Old 07-03-2011, 11:05 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Obrigado PACA!!!!

Quote:
Originally Posted by Ismael B View Post
Muito legal, Serapa!!
Voc? ? muito bom no martelo!
Isso n?o ? off topic...? pura t?cnica!

Abra?o e muito sucesso pra ti meu irm?o!!
PACA,

Muito Obrigado. Foi pena pois tem umas etapas bem cabulosas depois dessas do v?deo...
Mas como tenho outro pra fazer... Vou tentar pegar a sequ?ncia.

Que bom que gostou.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #7  
Old 07-04-2011, 04:41 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Vou providenciar

Quote:
Originally Posted by ian vinhas View Post
Mestre

Muito bom o video, depois grava o resto ne?? Eu sei que os Lumpa-Lumpas est?o de greve mas...

Abra?os!
Ian,

A greve dos umpa-lumpas n?o ? nada que n?o se resolva com um bom chicote de couro de rinoceronte (albino) kkkkkk

Pode deixar quando estiver forjando outro eu sigo a sequ?ncia.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #8  
Old 07-04-2011, 06:30 PM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Muito bacana.... Bastante did?tico....


__________________
Alessandro Pinheiro Carvalho
Vila Velha - ES
Reply With Quote
  #9  
Old 07-04-2011, 08:28 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
O pessoal deste forum est? sempre a me surpreender na criatividade utilizada no meio de trabalho, que neste caso ? a cutelaria, quanto na utilizada sem utilidade alguma.
Ora essa! lumpa - lumpas e chicote de couro de rinoceronte albino ? in?dito. Pelo que eu ouvi dizer data longo tempo que eles tem uma rincha. hehehehe
Parab?ns, ? um belo trabalho Serapi?o.
Eu sei que tenho um costume chato de desaparecer e voltar sem pedir licen?a, al?m de invadir o t?pico das pessoas rsrs, pe?o que me desculpe mas n?o pude deixar de notar a efici?ncia de sua forja, o que me passa a id?ia de uma vasta experi?ncia nesta ?rea. Gostaria de lhe perguntar o que acha de uma forja com boca de 14 x 14cm utilizando apenas um queimador de 1 e 5/8'' e revestida com tijolos refrat?rios de 5cm de expessura para churrasqueira, sendo esta utilizada para tempera de facas.
Sem mais delongas, pe?o novamente desculpas por me intrometer.
Abra?o, e nos mostre mais!
Reply With Quote
  #10  
Old 07-05-2011, 02:02 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Jorja menor ? mais ?con?mica

Quote:
Originally Posted by kewyn View Post
O pessoal deste forum est? sempre a me surpreender na criatividade utilizada no meio de trabalho, que neste caso ? a cutelaria, quanto na utilizada sem utilidade alguma.
Ora essa! lumpa - lumpas e chicote de couro de rinoceronte albino ? in?dito. Pelo que eu ouvi dizer data longo tempo que eles tem uma rincha. hehehehe
Parab?ns, ? um belo trabalho Serapi?o.
Eu sei que tenho um costume chato de desaparecer e voltar sem pedir licen?a, al?m de invadir o t?pico das pessoas rsrs, pe?o que me desculpe mas n?o pude deixar de notar a efici?ncia de sua forja, o que me passa a id?ia de uma vasta experi?ncia nesta ?rea. Gostaria de lhe perguntar o que acha de uma forja com boca de 14 x 14cm utilizando apenas um queimador de 1 e 5/8'' e revestida com tijolos refrat?rios de 5cm de expessura para churrasqueira, sendo esta utilizada para tempera de facas.
Sem mais delongas, pe?o novamente desculpas por me intrometer.
Abra?o, e nos mostre mais!
Amigo,

Agrade?o mas n?o sou t?o experiente assim. Tem gente bem mais sabida por aki...

Mas enfim... Sugiro que fa?a a forja o mais estreita poss?vel. quanto menor for a ?rea interna menor o consumo de g?s e mais rapidamente ela aquecer?. Se quer usar tijolos tudo bem. Mas a manta ? mais interessante pela praticidade e por aquecer mais rapidamente. Contudo o b?rax (no caso do caldeamento) destroe a manta rapidamente. H? pr?s e contras em tudo. D? uma olhada nos posts antigos. Vai achar muita informa?ao ?til.

Um abra?o e qualquer coisa mande as ordens.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #11  
Old 07-05-2011, 09:06 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
P? Serapa no melhor do video acabou, faz outro ai, parabens esta muito lindo o inicio, so falta a finaliza?ao.

Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #12  
Old 07-06-2011, 09:34 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Vou tentar!!!!

Obrigado DZ,

Vou tentar... Na verdade ainda faltaria muito desse ponto at? o final... Vou ver se pego a sequ?ncia num pr?ximo tomahawk.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #13  
Old 07-07-2011, 07:10 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
S? vendo o v?deo pra ver como se sofre...rs
Reply With Quote
  #14  
Old 07-07-2011, 12:27 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
A?o duro da mul?stia!!

Realmente este a?o ? muito duro.
Quando fiz o primeiro encontro de cuteleiros em minha casa anos atr?s o Gen?sio ainda era cuteleiro e o Porto estava aprendendo.
Deixei um martelo com o cabo soldado e o Porto come?ou a malhar mas sem aquecer direito. Batia que batia e o martelo ficava igual moldando minimamente ent?o cheguei no De Bem e perguntei: - Voc? n?o vai orienter seu pupilo para aquecer um pouco mais o martelo? E a? foi que o Gen?sio soltou esta: - Pra aprender melhor tem que sofrer! Deixa ?le!
Este a?o realmente ? duro na queda.
Serapa, como n?o sou muito f? das tenazes eu soldo um cabo na bola, forjo a l?mina e por ?ltimo forjo a bola. N?o v? ainda como abre o furo e se o abre mas eu fiz um pino c?nico e meio el?ptico que soldei em uma pe?a que se apoia na bigorna entrando pelo furo quadrado da mesma. Apoio o furo do martelo sobre o pino e d?-lhe porrada!
Uma vez o Chavez teve a pachorra de contar o n?mero de marteladas para forjar um machado destes e sei que a conta foi perto das 4.000 marteladas se n?o me falha a mem?ria.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #15  
Old 07-07-2011, 08:41 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
? martelada que s? a gota!!!!

Quote:
Originally Posted by cabete View Post
Realmente este a?o ? muito duro.
Quando fiz o primeiro encontro de cuteleiros em minha casa anos atr?s o Gen?sio ainda era cuteleiro e o Porto estava aprendendo.
Deixei um martelo com o cabo soldado e o Porto come?ou a malhar mas sem aquecer direito. Batia que batia e o martelo ficava igual moldando minimamente ent?o cheguei no De Bem e perguntei: - Voc? n?o vai orienter seu pupilo para aquecer um pouco mais o martelo? E a? foi que o Gen?sio soltou esta: - Pra aprender melhor tem que sofrer! Deixa ?le!
Este a?o realmente ? duro na queda.
Serapa, como n?o sou muito f? das tenazes eu soldo um cabo na bola, forjo a l?mina e por ?ltimo forjo a bola. N?o v? ainda como abre o furo e se o abre mas eu fiz um pino c?nico e meio el?ptico que soldei em uma pe?a que se apoia na bigorna entrando pelo furo quadrado da mesma. Apoio o furo do martelo sobre o pino e d?-lhe porrada!
Uma vez o Chavez teve a pachorra de contar o n?mero de marteladas para forjar um machado destes e sei que a conta foi perto das 4.000 marteladas se n?o me falha a mem?ria.
Cabete,

Tbm tenho uma ferramenta bem parecida com essa. Mas tbm uma ponteira totalmente redonda... No final a "elipse" pode ser feita apenas "amassando" o olhal...

Mas, como vc sabe, fazer uma pe?a dessas ? uma trabalheira s?!!!

Tbm j? soldei barras mas tenho preferido usar essa tenas a? pois, usualmente, modifico a parte da "bola"... Enfim... a tenaz resolve (razoavelmente)...

S? o v?rus da cutelaria pra explicar nossa paix?o por fazer uma pe?a que requer pelo menos 4.000 batidas de martelo kkkkkk

Um abra?o e Obrigado.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
Reply

Tags
bigorna, cutelaria, encontro, forja, serapi?o, tomahawk


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Forjando com a companheira... cassio SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 04-23-2010 08:07 AM
Duvida - Forjando uma Nessmuk hllnadai SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 01-23-2009 06:27 AM
Forjando uma espada RhapsodyWarrior SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 81 07-09-2006 10:07 AM
Forjando em Len?ois Paulista. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 05-12-2005 05:53 AM


All times are GMT -5. The time now is 05:58 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved