MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #16  
Old 11-27-2012, 05:12 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by C.Fonseca View Post
Muuito obrigado che!!! pretendo seguir com esta profiss?o por um longo, muito longo tempo!!! isto me serve como um belo incentivo!!
Quote:
...
eu decidi viver disto, j? sou guasqueiro...
N?o q as outras n?o estejam bem feitas, mas achei pelas fotos a sua mais "equilibrada", tlvz por vc ser um guasqueiro, sei l?!....hehe
Mete bronca e v? em frente!
Perto de vc tem muita gente muito boa q poder? te ajudar bastante.
Aproveite isso!
Reply With Quote
  #17  
Old 11-27-2012, 05:30 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quote:
Originally Posted by cassio View Post
Para contribuir:
Gostaria de saber porque todo curso de cutelaria toma por base uma faca americana, sempre com o mesmo estilo?
Sei que este tipo de faca exercita uma s?rie de tecnicas, mas esta faca ? um tipo mais "internacional". Uma faca de 2 talas n?o supriria melhor esse povo que vive no RS?
Esta faca como modelo n?o fica at? complicado do aluno usar no dia-a dia, pois esta totalmente fora do nosso contexto?
Algum destes alunos dar? continuidade a este modelo?
N?o seria melhor iniciar com um curso de facas por desbaste ?
ficam as quest?es para melhor aprimoramento dos mestres que d?o t?o valiosos cursos....
ab?
cassio
Sauda??es Cassio!!
Uma quest?o muito interessante, essa!
N?o creio que seja uma faca americana, mais prov?vel europ?ia, mas isso ? indiferente.
Como mesmo citaste, essa faca exercita v?rias t?cnicas. Essa ? uma faca at? complexa de se fazer. Apesar da apar?ncia simples, note que s?o facas 'Clean', sendo feitas com muito esmero. O aprendiz que faz essa faca bem feita, pode fazer facilmente uma faca com duas talas. Note a precis?o no desbaste da pe?a! Essa mesma usinagem pode ser feita em uma faca Ga?cha integral, Chef e utilit?rias em geral. Outro detalhe est? na guarda! O aprendiz que desbasta uma guarda de inox manualmente para obter um encaixe prefeito na espiga, est? treinado para qualquer encaixe em qualquer modelo, e at? mesmo fazer um belo colarinho. Atente ao cabo das pe?as, e note que s?o bem feitos e encaixados com muita precis?o. T?cnicas essas que podem ser usadas em qualquer modelo de faca. Sobre o uso desse modelo ser complicado, n?o vejo isso, pois a faca ? de pequeno porte e de f?cil manuseio.
Quanto a come?ar pelas facas desbastadas ao inv?s das forjadas... n?o h? Porqu?! Se forjada ? melhor! Forjamos a?o VND (o-1) que atinge resultados fenomenais em desempenho de corte! E quem faz uma faca forjada pode fazer facilmente uma faca por desbaste. ? uma quest?o de escolha e gosto. Tem facas feitas por desbaste que s?o excelentes!! Ensinamos a fazer facas com um bom grau de acabamento e as t?cnicas usadas no curso servem para quase todas as outras.
A faca Ga?cha integral ? curso de n?vel 2! Pois trata-se de uma faca mais complexa, e exige mais habilidade para o forjamento. (principalmente para se obter um gavi?o bem puxado)
Tornar-se cuteleiros s? depende deles!! O Caue tem essa ambi??o, e os outros trabalham em outros neg?cios e a cutelaria entra em segundo plano, como para a grande maioria!

Agrade?o as palavras do Victor Coelho, que como sempre escreve com intelig?ncia.

Um Grande abra?o, amigo Cassio!!


__________________
Reply With Quote
  #18  
Old 11-27-2012, 07:58 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Bueno,
entendo bem as coloca??es, at? j? sabia pois me foi explicado por um dos maiores cuteleiros do mundo.
Mas como o mundo ainda ? livre para pensar n?o concordo...
Se eu fosse coordenar, montar um curso seria de maneira diferente. Nada melhor e tentaria n?o ser pior, somente diferente.
Eu acho que este tipo de curso tecnico por assim dizer, de uma arte espec?fica vc deve ensinar o que o aluno quer aprender e n?o o que o professor quer ensinar. ? como vc dar um presente para o seu filho que vc queria ter tido e n?o o play station que ele queria....Neste tipo de curso o aluno vai com um tipo de faca que ele quer aprender, ja esta na cabe?a dele a tempos..ele olha fotosa e deseja fazer um determinado tipo de faca e n?o uma faca conceito...
Ismael, entenda bem, isto n?o ? uma cr?tica ao seu curso, de maneira alguma, pq vc sabe da admira??o que lhe tenho, ? s? a maneira que eu penso, um idealismo.
Forte ab?
a todos,
Sucesso e Perpetua??o neste maravilhoso e precioso curso da cutelaria ga?cha e nacional.
Cassio


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #19  
Old 11-28-2012, 04:23 AM
Barth Barth is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2005
Location: Novo Hamburgo-RS
Posts: 518
Parab?ns Ismael e Daniel....kkkkk...ficou parecendo dupla sertaneja !
Bela iniciativa ,com certeza voc?s ter?o muitos alunos.
abra


__________________
www.cutelariabarth.blogspot.com
Reply With Quote
  #20  
Old 11-28-2012, 04:42 AM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quote:
Originally Posted by cassio View Post
Bueno,
entendo bem as coloca??es, at? j? sabia pois me foi explicado por um dos maiores cuteleiros do mundo.
Mas como o mundo ainda ? livre para pensar n?o concordo...
Se eu fosse coordenar, montar um curso seria de maneira diferente. Nada melhor e tentaria n?o ser pior, somente diferente.
Eu acho que este tipo de curso tecnico por assim dizer, de uma arte espec?fica vc deve ensinar o que o aluno quer aprender e n?o o que o professor quer ensinar. ? como vc dar um presente para o seu filho que vc queria ter tido e n?o o play station que ele queria....Neste tipo de curso o aluno vai com um tipo de faca que ele quer aprender, ja esta na cabe?a dele a tempos..ele olha fotosa e deseja fazer um determinado tipo de faca e n?o uma faca conceito...
Ismael, entenda bem, isto n?o ? uma cr?tica ao seu curso, de maneira alguma, pq vc sabe da admira??o que lhe tenho, ? s? a maneira que eu penso, um idealismo.
Forte ab?
a todos,
Sucesso e Perpetua??o neste maravilhoso e precioso curso da cutelaria ga?cha e nacional.
Cassio
Sabe do respeito que tenho por ti, amigo! E com sua opini?o n?o ser? diferente!
Eu vejo diferente...
O Aluno quer aprender a fazer uma faca, mas nenhum deles quer pagar um curso para aprender a desbastar um peda?o de mola e por dois peda?os de madeira nas laterais, pois isso podem fazer em casa sem ajuda de um curso, s? pegando algumas dicas na internet.
O aluno em um curso tem uma vis?o n?o apenas sobre a faca que est? sendo constru?da. Ele enxerga e convive durante uma semana com equipamentos de ele necessitar?, com postura correta na hora de lixar, sobre ?ngulos de desbaste, sobre como segurar a pe?a para o servi?o sair melhor, como fazer uma boa ponta na faca, Tratamentos t?rmicos que s?o de suma import?ncia, entre dezenas de outros detalhes importantes, como usar um guia-de-lima, usar cola, lixar um cabo...Etc. N?o ? somente a faca em si, Cassio. Vai al?m do modelo da faca de curso. O fato de o Aluno Trabalhar intensamente durante uma semana inteira em uma oficina de cutelaria j? abre completamente a vis?o de quem quer fazer cutelaria. Seja ela simples, seja ela refinada!!

Mas acho legal tu expressar tua opini?o e at? fiquei curioso para saber quais seriam seus m?todos de ensinamento, amigo! Vai saber se n?o estamos fazendo a coisa errada, mesmo??!!

Um grande abra?o!


__________________
Reply With Quote
  #21  
Old 11-28-2012, 06:51 AM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Parab?ns para os professores pela iniciativa, e para os alunos pelas facas.


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #22  
Old 11-28-2012, 07:35 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by cassio View Post
Bueno,
entendo bem as coloca??es, at? j? sabia pois me foi explicado por um dos maiores cuteleiros do mundo.
Mas como o mundo ainda ? livre para pensar n?o concordo...
Se eu fosse coordenar, montar um curso seria de maneira diferente. Nada melhor e tentaria n?o ser pior, somente diferente.
Eu acho que este tipo de curso tecnico por assim dizer, de uma arte espec?fica vc deve ensinar o que o aluno quer aprender e n?o o que o professor quer ensinar. ? como vc dar um presente para o seu filho que vc queria ter tido e n?o o play station que ele queria....Neste tipo de curso o aluno vai com um tipo de faca que ele quer aprender, ja esta na cabe?a dele a tempos..ele olha fotosa e deseja fazer um determinado tipo de faca e n?o uma faca conceito...
Ismael, entenda bem, isto n?o ? uma cr?tica ao seu curso, de maneira alguma, pq vc sabe da admira??o que lhe tenho, ? s? a maneira que eu penso, um idealismo.
Forte ab?
a todos,
Sucesso e Perpetua??o neste maravilhoso e precioso curso da cutelaria ga?cha e nacional.
Cassio

Cassio,
sem querer ser mal interpretado, jocoso ou ironico, vc deveria fazer um curso desse.
Iria mudar sua opini?o e certamente muito seria agregado ?s suas facas.
Reply With Quote
  #23  
Old 11-28-2012, 08:30 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Dando um piteco...

Prezados, por aqui j? passaram 15 ou 16 aprendizes de cutelaria. Alguns queriam fazer apenas uma faca, outros queriam fazer facas mas n?o querem montar oficinas e outros querem montar oficinas e continuar em frente, creio que mais ou menos metade dos alunos partiram para montarem suas oficinas pr?prias.

Sempre procurei seguir uma linha diferente, que procura proporcionar a t?cnica mas sem tirar a criatividade, ou melhor ainda, incentivando a criatividade pr?pria do cuteleiro.

Procuro mostrar como se faz aquela opera??o e depois deixar o aluno desenvolver o seu m?todo de trabalho para fazer a mesma tarefa que fa?o.

Procuro sempre perguntar que tipo de faca ele quer fazer e sempre que poss?vel pe?o que ele pense na sua faca ( n?o ? necess?rio colocar no papel quando se consegue imaginar o objeto ) antes de come?ar o trabalho, isto serve para ele ver que no meio do trabalho a pe?a em constru??o pode se insinuar e querer ser um objeto totalmente diferente do inicialmente pensado ou projetado.

Assim vamos tocando e passando pelos v?rios mod?los de facas, Bowies, Skinners, Adagas, Chefs, Utilit?rias, etc... e chega um momento em que coloco o aluno na posi??o em que ele ? um cuteleiro profissional, que vive da cutelaria e precisa executar um projeto espec?fico de um cliente detalhista que vem com medidas, angulos e tudo o mais milimetricamente projetado. O aprendiz ir? ent?o colocar em pratica tudo o que aprendeu e exercitar tamb?m a paci?ncia pois um projeto deste tipo exige um planejamento das tarefas para que o resultado saia a contento, nem sempre se acerta na primeira, muitas vezes constroi-se umas tr?s facas para chegar-se ao que foi pedido pelo cliente.

Mas... sempre tem um mas ... este tipo de curso n?o pode ter limita??o de tempo e nem de espa?o, ou seja, o aluno precisa morar perto, preferencialmente na mesma cidade pois o curso pode estender-se por meses. Como minha oficina s? trabalha aos sabados o curso pode ser bem longo no tempo.
Se existe a necessidade de se fazer um curso em um tempo limitado e de deslocamento dos alunos de outras cidades creio que o curso nesta formata??o que o Ismael fez ? a melhor e talvez a ?nica saida.

Mais uma vez parab?ns a todos pelo acontecido e pelos resultados alcan?ados.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil

Last edited by cabete; 11-28-2012 at 08:34 AM.
Reply With Quote
  #24  
Old 11-28-2012, 06:30 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Ol? Facantes

Vou dar o meu pitaco.
Quando uma pessoa pede para que lhe ensine a fazer uma faca, a ?nica coisa que ela tem em mente ? uma faca. Se deixar a criatividade dele ?correr solta? vai sair uma faca simplesmente feia, sem nenhum crit?rio de simetria, geometria de fio, equil?brio, proporcionalidade, e por a? vai. Permitam que isso aconte?a uma vez e ver?o a desgra?a que sai.
Na minha humilde opini?o este tipo de faca, ? uma das mais completas e permite que todos esses elementos sejam colocados ? prova, al?m de se introduzir no aprendiz os nomes das respectivas partes de uma faca (espiga, guarda, ricasso, linha do ricasso, choil, gavi?o, dorso, clip, falso fio e gume; fica fora o bolster, o pomo e a linha do vasado flat ou hollow).
Alem das in?meras possibilidade de desenhos cabos, e a utiliza??o de todo instrumental ou ferramental necess?rio.

Que outro tipo de faca tem essa propriedade?

Abra?o a todos e vamos ensinar

Last edited by Gerson; 11-28-2012 at 06:33 PM.
Reply With Quote
  #25  
Old 11-28-2012, 07:59 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Claro, Vitor
Gostaria de fazer todos os cursos poss?veis. Fa?o isso na minha profiss?o. Sempre existem coisas para aprender ou at? para confirmar o seu caminho. S? n?o me passa na cabe?a fazer um curso e a partir dele fazer facas iguais ou similares a dos mestres. Se vc for a uma feira Vera in?meras facas iguais de cuteleiros diferentes. Isso eu n?o acho legal. Quanto a aprender eu sou o maior incentivador dos cursos. Rodrigo Sfreddo e Ismael esta na minha lista de desejos! Mais uma vez, aprender mas nunca perder o minha vis?o das coisas
Ainda me falta tempo pra isso. Acho que este naipe de cuteleiros, cada um no seu estilo, aqui do lado de casa deve ser hiper valorizado.
Essa discuss?o ? muito boa.
Ab? a todos,
Cassio


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #26  
Old 11-29-2012, 03:27 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by cassio View Post
Claro, Vitor
Gostaria de fazer todos os cursos poss?veis. Fa?o isso na minha profiss?o. Sempre existem coisas para aprender ou at? para confirmar o seu caminho. S? n?o me passa na cabe?a fazer um curso e a partir dele fazer facas iguais ou similares a dos mestres. Se vc for a uma feira Vera in?meras facas iguais de cuteleiros diferentes. Isso eu n?o acho legal. Quanto a aprender eu sou o maior incentivador dos cursos. Rodrigo Sfreddo e Ismael esta na minha lista de desejos! Mais uma vez, aprender mas nunca perder o minha vis?o das coisas
Ainda me falta tempo pra isso. Acho que este naipe de cuteleiros, cada um no seu estilo, aqui do lado de casa deve ser hiper valorizado.
Essa discuss?o ? muito boa.
Ab? a todos,
Cassio
? isso a?!!!
Cassio,
Desculpe-me se fui por demais cauteloso, vc conhece bem este meio e sabe das suscetibilidade e melindres q existe.
Quote:
S? n?o me passa na cabe?a fazer um curso e a partir dele fazer facas iguais ou similares a dos mestres.
Isso depende muito do aluno.
Sabemos q poucos ser?o bons cuteleiros. Sabemos muito bem a diferen?a q ? entre aprender a fazer uma faca e ser um bom cuteleiro.
Um curso pode ensinar vc a fazer uma faca, mas n?o ensina a ser um bom cuteleiro.
N?o sei prq mas neste meio ? muito comum achar q ser cuteleiro ? f?cil.
N?o quero me extender, pois estaria ?roubando? o t?pico do Ismael.
No entanto prefiro ver facas bem feitas e de um modelo s?, a ver o q vejo por a?, verdadeiras antologias escatol?gicas chamadas de facas.
Reply With Quote
  #27  
Old 11-29-2012, 05:29 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
E os colecionadores?

Victor,
E como ficam os colecionadores? V?o fazer uma enorme cole??o de facas iguais nas quais a ?nica diferen?a ? a assinatura do cuteleiro?
Digo isto pois anos atras, no tempo em que expunha todos os anos, um famoso colecionador comprou uma faquinha skinner de minha produ??o e disse-me que ficava feliz em encontrar algo com estilo inovador pois estava com grandes dificuldades em encontrar na feira algo para comprar "j? que se tirarmos as marcas todas as facas est?o iguais e dificilmente saberemos quem as fez" foram as palavras d?le. At? ent?o eu n?o havia visto as coisas sob este prisma, sob a ?tica do colecionador que quer ver algo inovador e caracter?stico em cada cuteleiro, uma personalidade impressa em suas pe?as.
N?o vamos confundir as coisas... fazer facas com criatividade e inova??o n?o significa fazer facas mal feitas, quando voc? fala em "verdadeiras antologias escatol?gicas chamadas de facas" creio que n?o estejamos frequentando as mesmas feiras e sal?es de cutelaria pois o n?vel da cutelaria apresentada nestes sal?es tem aumentado de forma vis?vel e muito forte.
Existem sim as facas simples e r?sticas, algumas at? mesmo anti-anat?micas, mas creio que est?o diminuindo muito em quantidade nos ?ltimos anos mas ? bom que nunca acabem sen?o ficaremos sem assunto!!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #28  
Old 11-29-2012, 05:42 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by cabete View Post
Victor,
E como ficam os colecionadores? V?o fazer uma enorme cole??o de facas iguais nas quais a ?nica diferen?a ? a assinatura do cuteleiro?
Digo isto pois anos atras, no tempo em que expunha todos os anos, um famoso colecionador comprou uma faquinha skinner de minha produ??o e disse-me que ficava feliz em encontrar algo com estilo inovador pois estava com grandes dificuldades em encontrar na feira algo para comprar "j? que se tirarmos as marcas todas as facas est?o iguais e dificilmente saberemos quem as fez" foram as palavras d?le. At? ent?o eu n?o havia visto as coisas sob este prisma, sob a ?tica do colecionador que quer ver algo inovador e caracter?stico em cada cuteleiro, uma personalidade impressa em suas pe?as.
N?o vamos confundir as coisas... fazer facas com criatividade e inova??o n?o significa fazer facas mal feitas, quando voc? fala em "verdadeiras antologias escatol?gicas chamadas de facas" creio que n?o estejamos frequentando as mesmas feiras e sal?es de cutelaria pois o n?vel da cutelaria apresentada nestes sal?es tem aumentado de forma vis?vel e muito forte.
Existem sim as facas simples e r?sticas, algumas at? mesmo anti-anat?micas, mas creio que est?o diminuindo muito em quantidade nos ?ltimos anos mas ? bom que nunca acabem sen?o ficaremos sem assunto!!!
Cabete,
vc est? confundindo as coisas!....hehe
Nunca falei q fazer facas com criatividade e inova??o significa facas mal feitas!
Tbm nunca falei q todos devam fazer facas iguais!....hehehe
Com rela??o aos colecionadores, est?o estar?o sempre procurando um bom cuteleiro pra compra uma boa faca.
Simples assim!....hehe
Tbm concordo q existe sim facas simples, r?sticas q s?o boas e bonitas.
Tbm concordo q o n?vel est? melhorando e isso eu credito aos cursos e troca de informa??es.
Onde discordamos????....ou esse papo ? apenas para roubarmos o t?pico do Ismael?....
Reply With Quote
  #29  
Old 11-29-2012, 07:52 AM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Ol? Pessoal. Primeiro quero dar os parab?ns ao Ismael pela iniciativa do curso e pelo resultado dele. Pude conferir duas das facas e realmente ficaram muito boas, todos os alunos est?o de parab?ns.
Agora gostaria de deixar a minha opini?o sobre essa discuss?o, pois acredito que ela ? v?lida.
Quando eu criei a minha Escola de Cutelaria, tive que pensar na forma como seria o curso e que tipo de faca seria feita em cada m?dulo, para ensinar o m?ximo poss?vel de t?cnicas em cada est?gio. Coloco as decis?es que eu tomei em rela??o aos meus cursos aqui, pois acredito que o Ismael se inspirou bastante na forma como eu fa?o os cursos, e inclusive no modelo de faca feita pelos meus alunos (aproveito para dizer que n?o vejo nada de mal nisso). Eu escolhi o modelo para o curso b?sico pelos motivos que o Ismael j? colocou muito bem, porque ele tem todas as t?cnicas b?sicas necess?rias para algu?m que deseja fazer uma faca, seja ela que modelo for. Para mim ? uma quest?o muito simples, e tem a ver com o mais elementar em qualquer profiss?o, que ? a forma??o do profissional. Grande parte dos interessados em cutelaria querem aprender apenas por hobby, ou como segunda ocupa??o, isso para mim n?o importa, pois essa ? a MINHA profiss?o, se eles v?o ser profissionais ou n?o ? uma escolha de cada um. Eu penso que a cutelaria ? uma profiss?o como outra qualquer, o problema ? que ela n?o tem regulamenta??o e reconhecimento formal, n?o existe uma faculdade e uma carteira profissional como nas profiss?es regulares. Pense numa pessoa chegando numa faculdade de odontologia e dizendo: Eu quero aprender s? restaura??o, pois s? me interessa esse tipo de trabalho, ou vou fazer isso apenas como hobby...
? justamente a falta de regulamenta??o (que for?a os interessados a levarem os of?cios ? s?rio) que faz com que hoje em dia seja praticamente imposs?vel encontrar um pedreiro, encanador, marceneiro, empregado dom?stico, ou qualquer outro profissional liberal sem forma??o acad?mica e licen?a para trabalhar, que seja capaz de fazer o seu trabalho com o m?nimo de qualidade que seria de se esperar.
Exemplos desse tipo n?o faltam dentro da cutelaria, afinal ? um campo de atividade humana como todos os outros, e eu sei que n?o se pode controlar isso, mas dentro da minha escola eu posso. Se algu?m vem me procurar para aprender a fazer uma faca, eu vou ensinar todas as t?cnicas b?sicas, e se ele quiser aprender algo mais, vei ter que passar na avalia??o para comprovar que domina o b?sico antes de aprender outras t?cnicas. Quando eu entrei na faculdade de engenharia, tive aulas de f?sica Newtoniana, que ? mat?ria do 1? ano do segundo grau, mas que s?o ensinadas novamente na faculdade, porque n?o se pode formar um engenheiro sem ter certeza que ele conhece f?sica b?sica! ? por isso que n?o faltam por a? facas em damasco, ou mesmo integrais, com erros t?o grosseiros, de forma??o b?sica. S?o muitas as pessoas que me procuram querendo "come?ar pelo damasco", e elas n?o se sentem rid?culas de querer isso, como seria o caso se quisessem come?ar uma faculdade ? partir do 5? semestre... Eu entendo que ? a ignor?ncia que faz isso, e as pessoas n?o s?o totalmente culpadas por pensar assim, pois a cutelaria nunca foi vista como a medicina ou a engenharia, mas francamente, me magoa profundamente a falta de respeito com a minha profiss?o!

Um grande abra?o ? todos!
Reply With Quote
  #30  
Old 11-29-2012, 08:32 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Falando o mesmo de formas diferentes ...

Rodrigo,

No fim de tudo acho que todos estamos falando mais ou menos a mesma coisa mas de formas ligeiramente diferentes.
Todos admiramos e elogiamos o curso e os resultados que o Ismael alcan?ou com seus alunos utilizando o mesmo m?todo que voc? usa para dar um curso intensivo de apenas uma semana.

Ent?o isto ? um fato. Cursos intensivos de uma semana como os seus, os da SBC na UNB e na Paraiba, os do Ismael, os da Corneta e v?rios outros que me fogem agora realmente precisam seguir este mod?lo, cada qual com suas varia??es, caso contr?rio ao final de uma semana n?o ter?o passado ao aluno tudo que est? programado e contratado. ? um curso que privilegia a t?cnica e o volume de t?cnica embutido em uma faca ? grande.

No entanto existem outras formas de se ensinar que procuram privilegiar a arte sem se esquecer da t?cnica. Para se falar em arte temos que falar em criatividade pois c?pias da Mona Lisa, por melhores que sejam ser?o sempre apenas c?pias da Mona Lisa, feitas com toda t?cnica id?ntica ao quadro original mas que ser?o na vis?o da arte apenas c?pias, mesmo que as assinaturas sejam outras.

Ent?o o que estamos tentando discutir ? isto, os cursos intensivos de uma semana ou algo parecido s?o ?timos, pois conseguem em um curto espa?o de tempo passar um grande volume de t?cnicas e obter no final obras que s?o tecnicamente perfeitas mas n?o possuem a personalidade do cuteleiro que as fez, s?o excelentes c?pias fieis da Mona Lisa.

Creio que em um momento oportuno cursos avan?ados devam ser feitos pelos aprendizes que ? partir deste curso b?sico n?o consigam al?ar v?o solo e imprimirem personalidade pr?pria a suas pe?as. Talvez at? j? existam estes cursos em sua oficina e em outras pelo Brasil afora.

Ent?o n?o vejo, principalmente nestes t?picos, desrespeito algum pela profiss?o do cuteleiro, vejo pelo contr?rio uma preocupa??o muito grande de todos em incentivar pessoas que como o Ismael montam novos cursos e ao mesmo tempo trazermos novos temas para o debate e o tema levantado aqui ? este: As diferen?as entre os cursos t?cnicos de cutelaria e os cursos t?cnico/art?sticos de cutelaria que como voc? bem exemplificou em suas compara??es com a engenharia s?o complementares pois sem a f?sica n?o h? como se projetar obras de arte como as pontes estaiadas.

Victor, creio que o Ismael nos perdoar? pela forma como demos andamento ao t?pico que abriu pois conversa ? assim mesmo, come?amos falando de bois e daqui a pouco estamos em naves espaciais ...


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
550, a?o, como fazer, curso, cutelaria, desbaste, dicas, faca, faca forjada, flat, forge, hobby, jig, post, randall, sbc, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Curso de cutelaria! F.B. SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 01-19-2011 07:58 PM
Curso de cutelaria Cupim SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 02-06-2009 02:38 PM
Curso de Cutelaria Luciano_Chaves SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 07-10-2008 05:58 AM
Curso de cutelaria alexandre SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 12-21-2007 10:46 AM
4? Curso de Cutelaria na UnB. Hoffmann SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 01-12-2007 02:27 PM


All times are GMT -5. The time now is 03:55 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved