MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 06-13-2013, 12:46 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Lima x tratamento termico

N?o lembro de ter visto falarem disso, caso contrario me desculpem.

essa semana percebi a diferen?a de uma normaliza??o do a?o antes de desbasta-lo na lima,
n?o sou nada experiente, muito pelo contrario, mas nas poucas facas que fiz foram forjadas, porem a pedidos resolvi de fazer uma apenas por desbaste, ganhei um peda?o de mola sei-la-oque de um amigo que me pediu que fizesse uma faquinha simples o mais r?pido poss?vel.

Comecei esquentando a pe?a at? a cor que imaginei estava boa e deixei resfriando nas cinzas sob as brasas, comecei o desbaste e percebi que o servi?o n?o estava rendendo, pensei que a lima estivesse muito velha ou fosse ruim mesmo, troquei de lima e nada, suava mais que tampa de chaleira e nada de render o desbaste, por sorte me bateu a ideia de que n?o havia normalizado corretamente a pe?a, meti fogo sem d? na crian?a e elevei sua temperatura at? a n?o magn?tica e depois continuei mais um pouco, faltou pouco para eu derreter a pe?a

Resultado: No dia seguinte aproveitando a folga da faculdade, meti a lima na bichinha e aquilo comia a?o como nunca vi antes, e olha que a lima era de uma marquinha bem vagabundinha, desbastou at? melhor do que as outras que forjei, e em pouco mais de uma hora estava com o desbaste completo e j? parti para as lixas.


Conclus?o: ou eu estava forjando na temperatura errada e as outras facas ficaram uma bosta, se bem que a t?mpera ficou muito boa e a reten??o de fio tamb?m, ou tem alguma diferen?a de um a?o para o outro, (esclarecendo que as forjadas consegui desbastar com facilidade, porem a desbastada depois da normaliza??o ficou muito f?cil), a lima parecia grosa na madeira, ou eu fiz algo errado e amoleci demais o a?o??

Me parece uma discuss?o pertinente j? que os iniciantes podem ter um pouco de dificuldade na hora do desbaste, talvez algu?m com mais conhecimento em metalurgia possa esclarecer para os leigos.
Reply With Quote
  #2  
Old 06-14-2013, 09:02 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Recozeu ou normalizou?

Grampolla,

Da primeira vez voc? deve ter normalizado mas n?o recozeu, ou seja, n?o deve ter chegado na temperatura n?o magn?tica ou o resfriamento n?o foi lento o suficiente.

A normaliza??o fazemos aquecendo abaixo da temperatura cr?tica, serve para aliviar as tens?es da pe?a.

O recozimento exige que se eleve acima da temperatura cr?tica mas n?o muito pois pode-se descarbonetar a pe?a ou crescer os gr?os deixando-a quebradi?a.

? importante que o resfriamento seja lento, alguns a?os como o 52100 ou o k-100 s?o dif?ceis de recozer e exigem que se aplique a t?cnica do ovo do Devanir que descrevo na se??o de tutoriais.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 06-14-2013, 04:05 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
N?o sei por que mas eu tinha certeza que seria o Sr. Cabete que responderia, tamb?m acho que da primeira vez fiz errado, s? no z?io j? na segunda eu coloquei o auto-falante do lado, n?o pra ouvir musica mas para testar com o seu im? a temperatura, aqueci at? perder o magnetismo e esfriei no vento mas n?o apressei, depois esquentei de novo e quando atingi a temperatura n?o magn?tica aumentei o vento e fiz o fogo comer por mais algum tempo, n?o muito, acho que 1 minuto ou menos e dai desliguei tudo e deixei ela coberta de brasas e s? fui mexer no outro dia, quanto fui testar a lima comeu que foi uma beleza.
o que achei interessante foi que eu n?o tinha ideia de que essa pequena diferen?a de temperatura, ou o resfriamento inadequado fariam tanta diferen?a, brutal, imagino o sofrimento de quem tenta fazer a primeira faca e pega uma mola velha, n?o faz o recozimento correto nem a normaliza??o e ent?o gasta um par de limas, sua como um porco ou um tampa de chaleira e o trabalho n?o rende, as vezes a falta de experiencia atrapalha o que ? absolutamente normal, mas tamb?m o fato de ler e achar que entendeu, tentar fazer e achar que fez certo quando na verdade n?o fez nada correto, isso ? um erro que a maioria comete, talvez por falta de conhecimento ou por n?o perguntar a quem entende um pouquinho mais, na verdade criei esse post pra isso, pra mostrar que se n?o for feito corretamente que se for pulada alguma etapa ou feita pela metade o resulta final n?o sera o mesmo.

Obrigado
Reply With Quote
  #4  
Old 07-18-2013, 10:43 AM
Diego_RS Diego_RS is offline
Member
 
Join Date: Jul 2013
Posts: 14
Smile Desbaste

Sou leigo no assunto, portanto perdoem alguma bobagem que eu disser, mas eu comprei dois feiches de mola em um ferro velho de porto alegre que acredito ser a?o SAE 5160 e como n?o possuo forja, nem ? carv?o, eu fiz o recozimento em uma churrasqueira, aqueci a pe?a em quest?o at? ficar vermelho fraco e endireitei ela na marreta, depois deixei nas brasas joguei uns tijolos por cima para prolongar o calor e deixei uma noite inteira, ainda estou trabalhando nela, mas acho que j? est? bem macia.

A pe?a em quest?o:
Reply With Quote
  #5  
Old 07-20-2013, 07:45 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quote:
Originally Posted by cabete View Post
Grampolla,

Da primeira vez voc? deve ter normalizado mas n?o recozeu, ou seja, n?o deve ter chegado na temperatura n?o magn?tica ou o resfriamento n?o foi lento o suficiente.

A normaliza??o fazemos aquecendo abaixo da temperatura cr?tica, serve para aliviar as tens?es da pe?a.

O recozimento exige que se eleve acima da temperatura cr?tica mas n?o muito pois pode-se descarbonetar a pe?a ou crescer os gr?os deixando-a quebradi?a.

? importante que o resfriamento seja lento, alguns a?os como o 52100 ou o k-100 s?o dif?ceis de recozer e exigem que se aplique a t?cnica do ovo do Devanir que descrevo na se??o de tutoriais.
Cabete, sei da tua experi?ncia e t?cnicas desenvolvidas ao longo de sua Vida, mas voc? se enganou na resposta acima.

A normaliza??o fazemos aquecendo "acima" da temperatura cr?tica e o recozimento 'Abaixo' da temperatura cr?tica.

Aqui tem um bom material...baixem o cat?logo e vejam detalhes dos melhores a?os para cutelaria:
http://www.favorit.com.br/produtos/c...cos-ferramenta

Abra?o!


__________________
Reply With Quote
  #6  
Old 07-22-2013, 11:44 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Nananinan?o!

Ismael, voc? deve praticar o recozimento sub critico que se usa para resgatar a ductibilidade de a?os endurecidos por traballho ? frio. O recozimento pleno ? feito acima da temperatura critica. Existe ainda a esferoidiza??o que se classifica como um terceiro tipo de recozimento podendo-se ainda ser chamada de recozimento inter-cr?tico, portanto o correto recozimento para pe?as anteriormente temperadas como as molas e/ou limas ? o Recozimento Pleno feito por um resfriamento lento ? partir de temperatura ligeiramente acima da temperatura cr?tica.
Quanto ? normaliza??o deve-se realmente elevar a temperatura acima da cr?tica para a completa austenitiza??o do a?o e faz-se um resfriamento ao ar sem a necessidade de ser lento como no recozimento. ? muito util, por exemplo, ao finalizarmos o forjamento, para alivio das tens?es causadas por este processo de modelagem do a?o.
Obrigado pela observa??o que nos permitiu fazer esta corre??o.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #7  
Old 07-23-2013, 05:13 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Opa!
grande Cabete! Realmente para pe?as j? com uso e termicamente tratadas voc? tem raz?o sobre o recozimento pleno! Deve ser feito sempre!

? assim que se aprende....reunindo e trocando id?ias!

Abra?o e at? Sorocaba!!


__________________
Reply With Quote
  #8  
Old 07-23-2013, 08:56 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Com aten??o, educa??o e cordialidade, ? assim que se faz! ? bonito de ver!
Parab?ns, Mestres!


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
Reply

Tags
5160, 52100, a?o, auto, cutelaria, desbaste, faca, forja, material, post, primeira


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Tratamento t?rmico para 5160 Tom Silva SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 16 08-03-2009 10:41 AM
Tratamento T?rmico em sal fundido alguem faz? Luiz SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 9 11-26-2007 05:30 PM
Tratamento T?rmico Afonso SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 03-24-2007 03:01 PM
Tutorial-Tratamento t?rmico com Hammon Andreotti SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 9 05-18-2006 06:00 PM
Gloss?rio de Tratamento T?rmico fabricio SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 0 03-02-2006 01:32 PM


All times are GMT -5. The time now is 04:13 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved