MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 07-15-2002, 08:16 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Torneio de corte

Como paramos no outro forum, vamos come?ar de novo a participar, dar sugest?es e opini?es sobre o 1? Torneio de corte SBC, que se realizar? no SPKS 2002.
Reply With Quote
  #2  
Old 07-16-2002, 07:18 PM
claudio claudio is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: BRASIL
Posts: 24
Ferrari,
as facas para este torneio devem obrigatoriamente estar dentro dos seus parametros?.:confused:
? obrigatorio ser cuteleiro para participar, eu n?o quero me cortar na coxa , mas este torneio deve ser muito interessante!
abra?os, recebi sua mensagem e um bom acampamento(rala??o).


__________________
______
Claudio.
Reply With Quote
  #3  
Old 07-17-2002, 08:28 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
torneio

Caro Cl?udio, o acampamento est? bom , estou at? dormindo em casa (!) depois de ficar horas na pista de cordas azucrinando a cabe?a dos alunos.

Quanto ao torneio, pelas regras que estamos estabelecendo ele ser? somente para cuteleiros e as facas ter?o obrigatoriamente serem confeccionadas pelos mesmos. A faca dever? ter no m?ximo 10" de comprimento de l?mina e 15 1/2"de comprimento total. Dever? haver um orif?cio ou passante para fiel na empunhadura. Cada cuteleiro poder? participar com apenas uma faca.

Quanto ?s provas estamos bolando umas 5, como cortes em latas de refrigerante, cortes em cordas de sisal, cortes em madeira e provas de penetra??o.

No e-mail que te mandei est?o os dados que preciso par mandar sua faca.

Reply With Quote
  #4  
Old 07-17-2002, 10:08 PM
claudio claudio is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: BRASIL
Posts: 24
Thumbs up

Ferrari,
recebi seu mail e ja estou providenciando, deve estar bom este acampamento (indo para casa), ainda mais agora que n?o tem mais lamba, posi??o de tilt, porquito e outras coisinhas do nosso tempo.
abra?os.


__________________
______
Claudio.
Reply With Quote
  #5  
Old 07-28-2002, 08:45 AM
ikoma ikoma is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2002
Posts: 93
Oi Ferrari

As facas ter?o de ser obrigat?riamente forjadas?
Reply With Quote
  #6  
Old 07-28-2002, 09:03 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Ikoma, eu e o Vilar estamos discutindo o regulamento e esperamos finaliz?-lo o mais r?pido poss?vel para que os interessados possam se preparar.

Estamos tamb?m aguardando as respostas do Fisk, pois ele organiza v?rios torneios desses nos USA, por?m eu e o Vilar teremos que adaptar o regulamento para a realidade nacional, principalmente por ser este o 1? Torneio de corte aqui na terra brasilis. Estamos primeiramente difinindo as provas que dever?o constar na competi??o.

Quanto ? faca por enquanto definimos que ela dever? ser confeccionada pelo pr?prio cuteleiro, que dever? ter no m?ximo 10" de l?mina e 15 1/2" de comprimento total, e que obrigatoriamente dever? haver um buraco ou passante na empunhadura para passagem do fiel. Ent?o obrigatoriamente a faca n?o precisar? ser forjada, principalmente por este ser o 1? evento deste tipo, que tem por principais objetivos o congra?amento dos cuteleiros e o melhoramento do aprimoramento t?cnico dos mesmos.
Reply With Quote
  #7  
Old 08-02-2002, 02:32 PM
leandro pazini leandro pazini is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Foz do Igua?u Pr Brasil
Posts: 22
Smile

Amigos:
Em minha opini?o "repito"em minha opini?o ? uma desvantagem competir uma faca que teve sua tempera feita na forja contra uma faca que sua tempera tenha sido feita em fornos pois esta tem uma tempera mais homogenia e correta , assim quem usa um forno pode ter melhor rendimento quando se fala em poder de corte ,"claro que levando sempre em considera??o a simetria do fio", acho que deveriamos ter regras espessificas pois n?o temos como comparar a eficiencia de um a?o como os Cpms contra 5160 , teriamos vantagens em termos de elasticidade , m?s no restante perderiamos longe , acho que para que a luta seja igual deveriamos ter como regra a id?ia de que as laminas fossem de a?os carbono , e de preferencia facas que tenham tido seu tratamento t?rmico em forja ou ma?arico, retorno a dizer que esta ? minha opini?o.
Abra?os
Leandro
Reply With Quote
  #8  
Old 08-02-2002, 06:00 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Concordo com o Pazini. Tem de haver uma diferencia??o ou categorias diferentes,pois existem muitas diferen?as entre a?os-carbono e ligados,a?os-ferramenta e a?os inoxid?veis. Seria imposs?vel fazer uma compara??o ?nica entre eles.
Reply With Quote
  #9  
Old 08-02-2002, 06:23 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caros amigos Leandro e Rodrigo,

Os dois chegam atrasados e querem sentar na janela!!

Brincadeira... Como j? disse anteriormente, eu e o Vilar estamos definindo ainda as regras, ent?o ?guas v?o rolar...

Estamos definindo categorias e provas. Espero contar tamb?m com a colabora??o de vcs para sugest?es e cr?ticas, como esta.

Agora, particularmente n?o acho que o tipo de a?o possa influenciar tanto assim. O pr?prio Fisk frisou que o q mais importa ? um correto desbaste e afia??o. Vc pode pegar um excelente a?o, mas se a afia??o e o desbaste n?o forem corretos voc? n?o ir? bem, contanto se vc tiver um a?o meia-boca, por?m um desbaste correto vc ir? bem no torneio. No Sharp Man Contest dos 20 concorrentes, 6 tinham facas em 5160 e outros 6 em 52100. N?o v? nenhum super a?o nesse torneio. Acho que os a?os carbono podem levar vantagem neste tipo de torneio, principalmente numa prova de for?a como a 2 x 4". Mas precisamos estabelecer os par?metros a serem usados. Como este ? o 1? Torneio deste g?nero, precisamos ajustar algumas coisas.

Finalmente um abra?o aos dois e bem vindos ao Forum!
Reply With Quote
  #10  
Old 08-02-2002, 06:46 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Amigo Ferrari,? bom falar com voc?. Concordo com tudo que voc? disse,mas tente imaginar duas facas com a mesma geometria de vazado e afia??o,por?m uma de 5160 e outra de CPM 9V. Tendo as duas a mesma geometria,a ?ltima cortar? muito mais,pois tem uma resist?ncia ao desgaste absurda,mas perder? em elasticidade e facilidade de afia??o. Portanto,acredito que h? de se fazer a diferencia??o entre a?os e suas caracter?sticas. ? como carros:uns s?o mais econ?micos,outros s?o mais velozes,outros mais confort?veis,etc. N?o h? como colocar todos num concurso sem categorias distintas. Um abra?o.
Reply With Quote
  #11  
Old 08-04-2002, 03:10 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up a?os

Amigo Sfreddo, vc frizou muito bem oque eu tentava dizer , n?o possuo os dados exatos de cabe?a m?s s? para dar uma pequena no??o de compara??o me recordo que li na blade de Dezembro algo sobre os Cpms , a Crucible se baseou em dois a?os para testes especificos o D2 eo A2 basicamente em cima destes a?os ela desenvolveu algo muito superior , neste caso em especifico era resistencia de corte atingindo com o cpm 3v a impressionante marca de 80ft./por lbs. enquanto o D2 s? conseguiu 25 ft. o A2 conseguiu 40 , isto ? apenas uma compara??o "sabendo se que todas as laminas tinham o mesmo aspecto de tamanho e geometria de fio, desculpem minha teimosia m?s neste aspecto discordo de qualquer pessoa, o a?o base eo tratamento t?rmico nele usado Faz enorme diferen?a final em ambos os resultados.
Estes dados tomam diferen?as maiores quando se fala de Cpm S30v , que como o Ikoma j? falou ? desenvolvido especificamente para cutelaria assim a luta seria injusta , amigos para dados mais precisos sujiro que d?em uma olhada nas blades de Dezembro 2001 ea de abril de 2002.
Abra?os
Leandro Pazini
Reply With Quote
  #12  
Old 08-04-2002, 04:11 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Bom, eu pe?o a vcs um pouco de calma, principalmente porque ainda n?o definimos o regulamento, mas certamente n?o faremos nada para prejudicar ou dar vantagem a quem quer que seja.

Acho que os principais objetivos deste torneio s?o:

1? - O congra?amento da comunidade cuteleira.

2? - O desenvolvimento e aperfei?oamento t?cnico dos mesmos.

3? - Demonstrar o potencial da cutelaria artesanal ao p?blico em geral.

Eu e o Vilar estamos esbo?ando as id?ias gerais do torneio, visando principalmente estes objetivos acima citados.

Com rela??o as provas, elas ser?o de uma simplicidade que vcs ir?o se surpreender! Portanto a performance da faca ? importante, por?m a t?cnica do competidor tamb?m ?.

Eu particularmente agitei este neg?cio para eu poder participar, por?m eu e o Vilar como organizadores n?o tem gra?a... Mas se fosse participar eu iria fazer uma faca de 5160 ou 1095.
Reply With Quote
  #13  
Old 08-04-2002, 05:10 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Realmente,a t?cnica ? t?o importante quanto a faca.
Reply With Quote
  #14  
Old 08-07-2002, 07:49 PM
leandro pazini leandro pazini is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Foz do Igua?u Pr Brasil
Posts: 22
for

Amigos:
Acho que outro fator tem peso muito grande: A for?a.
Alguem duvida disto, pois s? em ver o tamanho do J. F. que ganhou a competi??o de corte eu n?o duvidei que com muita for?a, m?dia t?cnica e uma faca + ou - , ele se sagrou campe?o, Ferrari "vc vai participar"pois vc ? FORTE COMO UM TORO.
Hehehehehhehhehe.....
Abra?os
Leandro
Reply With Quote
  #15  
Old 08-07-2002, 08:20 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Um articulista americano me disse que as facas dele s?o uma porcaria,que ele recebeu facas dele(John Fitch)e que elas n?o cortam nada. Ele disse que o J.F. s? ganha porque ele ? muito forte;que ele "quebra" o 2X4 ao inv?s de cortar. Ele d? tr?s porradas e quebra a madeira,por isso que ele estabeleceu o recorde em tr?s segundos!
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:38 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved