MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-04-2002, 10:28 AM
Andr? L. Mamede Andr? L. Mamede is offline
Registered
 
Join Date: Jul 2002
Location: Barra Bonita - S.P. - Brasil
Posts: 6
Question revenimento no fog

E ai pessoal beleza.


Estava lendo sobre o revenimento no forno do fog?o do a?o de mola de kombi e gostaria de saber se o tempo delas no forno serve para mais de uma l?mina de uma s? vez ou se posso colocar v?rias pelo mesmo per?odo, sendo assim posso coloca-las deitadas sobre uma bandeija, assadeira ou algo paracido.


Suas dicas para n?s iniciantes s?o de imensa serventia, mas principalmente eu que estou come?ando sempre tenho d?vidas de alguns detalhes do que se ? dito.


Mais uma vez eu agrade?o a ajuda dispensada por vcs.
Reply With Quote
  #2  
Old 08-04-2002, 10:33 AM
Andr? L. Mamede Andr? L. Mamede is offline
Registered
 
Join Date: Jul 2002
Location: Barra Bonita - S.P. - Brasil
Posts: 6
cometi um erro

0] Pessoal, cometi um erro era para eu ter colocado essa pergunta minha dentro de temperas diversas mas acabei criando uma nova discu??o, e agora como fa?o para tira-la ou deixo como esta?
Reply With Quote
  #3  
Old 08-04-2002, 03:34 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Lightbulb revenimento

Amigo:
este ? um m?todo que usei por um bom tempo, quando ia fazer o revenimento pegava um recepiente ou forma e o enchia com p? de ferro ali eu alojava as facas com pletamente recobertas, ligava o forno em 180 graus e deixava por 2 horas, sempre verifiquei que o resultado era melhor doque conseguia com areia,
a cor ideal pode ser resumida em palha , esta cor ? a ideal, n?o dexe chegar no azul pois nesta cor vc excedeu a temperatura ideal isto pode resultar numa qualidade de corte n?o t?o boa, um amigo coloca apenas as laminas sobre as grades de sustenta??o, e tem conseguido a cor ideal igualmente , enfim acho que independente de como vc fa?a desde que seja homogenia a cor ,
vc n?o tera futuros problemas com a pe?a.
Abra?os
Leandro:cool:
Reply With Quote
  #4  
Old 08-04-2002, 03:48 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Prezados companheiros,

Ultimamente tenho revenido somente no forno da patroa, q vem me dando bons resultados. A cor fica exatamente igual na l?mina inteira. Recomendo a vc Andr? a colocar seu forno na posi??o m?dio baixo, o q d? uma temperatura em torno dos 180/200?.

Alias, sou de Bariri, a? pertinho!!!
Reply With Quote
  #5  
Old 08-04-2002, 05:39 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
O ideal para revenimentos ? usar um forno el?trico. Eles t?m pir?metro e medem a temperatura constantemente,quando a temperatura atinge o ponto que foi estabelecido(no caso 180 graus)ele desliga. Quando a temperatura come?a a cair ele liga novamente at? estabilizar a temperatura. Desta forma,ele nunca ultrapassa a temperatura estabelecida,al?m de ter a regul?gem em graus,o que ? muito importante. Uma marca muito boa de fornos el?tricos para cozinha ? a marca FISCHER. Eles custam por volta de R$180,eu uso um desses e ele ? realmente muito bom,tem um controle de temperatura at? bem preciso para um forno de cozinha(serve at? para cozinhar). Mas se voc? n?o est? disposto a gastar R$180 num forno,procure um usado,? f?cil de achar e s?o bem baratos. Um abra?o.
Reply With Quote
  #6  
Old 08-05-2002, 06:59 AM
FCMacambyra's Avatar
FCMacambyra FCMacambyra is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Carlos - SP
Posts: 45
Talking Baratos Mesmo!!!!!

Fornos de cozinha usados acabam sendo mais baratos mesmo, meu sogro trocou o fog?o da patroa e pensou que vendendo para o ferro velho ia levantar um troco...

Realmente, levantou um troco de pinga

O cara do ferro velho deu-lhe exatamente R$ 05,25 ? mole!!!


Falando s?rio, voc? pode encontrar um bom fog?o por um pre?o bem acess?vel ? s? dar uma "Sapiada" por a


__________________
F?bio Cavalcanti Macambyra / S?o Carlos - SP

Reply With Quote
  #7  
Old 08-10-2002, 02:16 PM
Andr? L. Mamede Andr? L. Mamede is offline
Registered
 
Join Date: Jul 2002
Location: Barra Bonita - S.P. - Brasil
Posts: 6
Talking ?timas referencias

pessoal, foram muito ?teis as dicas, entrarei em a??o assim que a patroa liberar a cozinha.



E a? Ferrari, tudo legal, j? tinha ouvido falar de vc e j? visitei sua pagina que ? muito legal, com certeza irei no fim do ano ao S?o Paulo knife show e se vc estiver por l? ser? um prazer conhece-lo pessoalmente e poder trocar boas id?ias.


Pazini, tem uma churrascaria em Foz do Igua?u que ? do filho do meu vizinho aqui de Barra Bonita e ele me disse ter uma faca sua e que j? conhece os pazini a bastante tempo(n?o sei se vc ou seu pai ou algum parente), a pizzaria se chama ou chamava pizza countre pedra de barro, n?o sei se o nome mudou.


Enfim n?o mudarei o rumo do forum, obrigado a todos e at? breve.
Reply With Quote
  #8  
Old 08-10-2002, 05:19 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Cool

Caro amigo Andr?:
Esta pizzaria fechou a muito tempo, m?s com certesa ele deve possuir um faca dos meus tios ou do meu pai pois ambos assinam Pazini.
Abra?os
Leandro
Reply With Quote
  #9  
Old 08-10-2002, 07:16 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Mamede, estarei no SPKS e depois tirarei umas merecidas f?rias l? em Bariri, ent?o poderemos conversar melhor e quem sabe fazer algumas facas. Um abra?o.
Reply With Quote
  #10  
Old 08-12-2002, 06:14 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Controle de temperatura:

S? a titulo de bate papo, achei legal colocar algo sobre o assunto.
Todo controlador de temperatura, por natureza, n?o mant?m a temperatura no ponto ajustado. Nao falo de erros de medicao, que sao muito normais e grandes (o termostato/termometro marca uma temperatura, mas a temperatura ? outra). Falo nas ocilacoes de temperatura.
Como regra geral, uma vez ajustada uma temperatura (para exemplo falarei em 100 graus), a temperatura vai subindo gradativamente at? atingir os ditos 100. Como o termostato nao ? adivinho, nem conhece as leis da fisica, a temperatura real costuma subir um pouco mais. Isto ocorre devido a inercia t?rmica, ou seja, a resistencia t? quente e uma vez desligada, ainda tem calor pra fornecer. O mesmo ocorre no ligamento, o termostato liga a dita cuja, mas ela precisa de um tempinho pra fornecer calor.
Este dois efeitos fazem com que a temperatura varia acima e abaixo da ajustada.
Existem outros efeitos importantes num forno, a homogeinidade de temperatura, tambem chamada de isotermia. Dentro de qqer corpo aquecido, mesmo o ar do forno, a temperatura costuma ficar em camadas bem diferentes. Num bloco de metal aquecidono fogo, a principio a parte externa ? mais quente que a interna, at? que a interna seja aquecida por conducao. Qdo paramos de fornecer calor ao bloco, a parte externa tende a ficar mais fria que a interna.
Num forno, a temperatura tende a ficar maior proxima a fonte de calor e na parte superior do forno. Mais fria nas paredes e principalmente na porta (que tem baixa isolacao).

Para evitar as oscilacoes, usa-se termostatos com controle PID (proporcional, integral, derivativo). Para isotermia, em liquidos usa-se circulacao forcada. Em fornos de baixa temperatura, ventiladores internos (? o caso de estufas). Em fornos de alta temperatura, usa-se uma distribuicao de calor diferenciada e uma ?tima isolacao termica.

Filosofia de butiquim...

Jean H Callegari
Bento Goncalves RS
Reply With Quote
Reply

Tags
knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 01:44 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved