MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 06-16-2009, 03:05 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Katana

Ol? amigos,

Esta semana um cliente meu me trouxe para afia??o, uma Katana que achei curiosa... A primeira vista, parece aquelas ching-ling, pois a "pele de arraia" ? de plastico, o tsuba e demais adere?os s?o daqueles metais esquisitos (parece um antimonio dourado...) bem do tipo industrial chin?s... mas a L?mina... ? a? que mora a curiosidade...
ela ? bem feita, o hada ? n?tido e o a?o externo do san-mai parece que tem pelo menos umas 300 camadas. O Core ? maci?o. A l?mina tem uma boa dimens?o, espessura e desenho... s? que n?o ? temperada....
devo desmont?-la e fazer um teste de faisca na espiga...
algu?m j? viu algo parecido???


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #2  
Old 06-16-2009, 03:34 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Carlos,
tenho certeza q muitos dar?o opini?es mais abalizadas mas eu n?o faria nada pois como vc notou, trata-se da uma r?plica "barata".
Vc notou q n?o est? temperada, prq ent?o afiar?
O teste de fa?sca n?o ? l? muito confi?vel pois hoje em dia tem uma gama de ligas q d?o resultados q confundem bastante.
Este teste ? mais para liga simples de carbono.
Se a lamina fosse feita com um bom a?o, um bom san-mai prq n?o seria temperada?
Bem, minha opini?o ? q vc n?o perca seu tempo.
Al?m do mais, tenho um amigo q ? um colecionador e estudioso em espadas japonesas.
Segundo ele a afia??o de uma espada japonesa deve ser feita apenas por algu?m especializado......se isto tem fundamento, eu n?o sei mas se fosse vc n?o perderia tempo com este abacaxi!

Last edited by VictorCoelho; 06-16-2009 at 03:38 PM.
Reply With Quote
  #3  
Old 06-16-2009, 03:53 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Victor,
Quanto ? afia??o, ? s? para tirar os dentes que o dono j? fez e o prop?sito dele ? "brincar" com a pe?a. Nada de mais profundo...o dono sabe o que tem na m?o...

mas quanto ? l?mina, o que me intriga ? o seguinte:
Por qu? algu?m faria uma l?mina san-mai, com o a?o exterior de multiplas camadas, se dando ao trabalho de caldear e etc. a n?o usaria um a?o bom???
N?o faz diferen?a na m?o de obra nem no pre?o do a?o... n?o tem sentido algu?m fazer todo um esfor?o para fazer uma l?mina bem executada e usar a?o sem carbono...




Quote:
Originally Posted by VictorCoelho
Carlos,
tenho certeza q muitos dar?o opini?es mais abalizadas mas eu n?o faria nada pois como vc notou, trata-se da uma r?plica "barata".
Vc notou q n?o est? temperada, prq ent?o afiar?
O teste de fa?sca n?o ? l? muito confi?vel pois hoje em dia tem uma gama de ligas q d?o resultados q confundem bastante.
Este teste ? mais para liga simples de carbono.
Se a lamina fosse feita com um bom a?o, um bom san-mai prq n?o seria temperada?
Bem, minha opini?o ? q vc n?o perca seu tempo.
Al?m do mais, tenho um amigo q ? um colecionador e estudioso em espadas japonesas.
Segundo ele a afia??o de uma espada japonesa deve ser feita apenas por algu?m especializado......se isto tem fundamento, eu n?o sei mas se fosse vc n?o perderia tempo com este abacaxi!


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #4  
Old 06-16-2009, 04:22 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Carlos,
vc tem raz?o....n?o faz sentido isso.....mas eu j? vi at? 1020 e outras porcarias sendo usadas em caldeamento apenas pelo aspecto visual da coisa.....v? saber o prq!
Se fosse o a?o bom, faria sentido o cara caldear e n?o temperar?
Se fosse o a?o bom, faria sentido um couro da arraia sint?tico?
Se fosse o a?o bom, faria sentido um tsuba e outros adornos em antimonio?
Eu concordo com vc, nada disso faz muito sentido.
Por isso acho q mexer nisso n?o faz muito sentido tbm.
Se for apenas tirar os dentes, vai fundo!
Reply With Quote
  #5  
Old 06-16-2009, 05:51 PM
Araki's Avatar
Araki Araki is offline
Steel Addict
 
Join Date: Nov 2004
Location: S?o Paulo - SP
Posts: 247
Carlos,

duas perguntas (uma ? curiosidade mesmo):
1) tem certeza que ? hada? N?o pode ser um padr?o marcado com percloreto ou algo similar?
2)Como voc? identificou que ? san-mai? (esta ? a curiosidade) Eu sempre achei que para identificar isso s? partindo a l?mina e analisando o corte.

Mas o que eu acho mais estranho nessa hist?ria toda ? que o cara usa uma l?mina dessas para "brincar". Se ? para simular combates, qualquer tranqueira serviria e se esta ? realmente forjada e san mai, poderia ter sido temperada (isso n?o implica em ter corte), n?o poderia?

[]?s

Araki


__________________
"Do, or do not! There is no try." - Yoda

Ricardo Araki
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #6  
Old 06-16-2009, 07:23 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Oi Araki,

Ent?o,
n?o ? tratamento de percloreto, d? pra ver a textura complexa, continua, correspondentes no dorso, etc. A l?mina n?o est? tratada com percloreto, da? imagine uma l?mina de damasco aleat?rio de umas 300 camadas, "polido" com um disco de pano e massa, (sem alisar a superf?cie), deixando a Lamina de volta no tom prata (imagine um damasco sem o contraste entre o claro e o escuro). ? assim o Hada desta pe?a. Tem at? alguns pequenos defeitos de caldeamento que podem ser apontados. O San mai tamb?m ? f?cil de perceber, pois no meio (olhando o dorso e o gume) h? um "bloco" liso, sem o desenho das camadas.

Ademais, em uma l?mina san-mai, na qual existem pelo menos duas ligas diferentes, basta dar um banho de percloreto que os tons diferentes ficam evidentes (da mesma forma que se faz com damasco) Visto pelo dorso e no gume, pois neste lugares a pe?a interna vem ? superficie e pode ser comparada. N?o precisa partir a l?mina.

Esta espada foi uma das primeiras pe?as deste colecionador, naquela fase em que se compra de tudo que se v?... entusiasmo de iniciante!!! Mas agora ele tem plena no??o de cutelaria... a pe?a tem valor puramente sentimental....(todo colecionador tem umas porcarias, mas que lhes remetem a alguma fase importante da vida... boas lembran?as...)
ele machucou muito a est?tica do fio dela, brincando de corte e agora ele quer "Recuperar" o fio (pelo menos esteticamente)

Quote:
Originally Posted by Araki
Carlos,

duas perguntas (uma ? curiosidade mesmo):
1) tem certeza que ? hada? N?o pode ser um padr?o marcado com percloreto ou algo similar?
2)Como voc? identificou que ? san-mai? (esta ? a curiosidade) Eu sempre achei que para identificar isso s? partindo a l?mina e analisando o corte.

Mas o que eu acho mais estranho nessa hist?ria toda ? que o cara usa uma l?mina dessas para "brincar". Se ? para simular combates, qualquer tranqueira serviria e se esta ? realmente forjada e san mai, poderia ter sido temperada (isso n?o implica em ter corte), n?o poderia?

[]?s

Araki


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #7  
Old 06-16-2009, 08:08 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Carlos,
se eu fosse vc, eu conversaria com esse cara sobre a possibilidade da lamina ser boa e quem sabe tentar temperar a lamina.....hehe....ao menos pra mim seria um bom aprendizado!

....e se der caca o cara esta avisado.....hehe
Reply With Quote
  #8  
Old 06-17-2009, 04:53 AM
Tom Silva Tom Silva is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Posts: 549
Send a message via MSN to Tom Silva
Quote:
Originally Posted by Araki
Se ? para simular combates, qualquer tranqueira serviria
CUIDADO, j? vi uma l?mina de Katana decorativa sair VOANDO durante um treino de IAIDO. Mesmo as espadas sem fio, precisam de algum crit?rio na sua escolha, dependendo do uso que receber?o. Espadas pra IAI n?o possuem fio, mas n?o s?o feitas para sofrerem choques, na sua maioria n?o s?o feitas de a?o, espadas para KEndo-Kata tamb?m n?o possuem fio tamb?m, mas como os Kata s?o treinos entre 2 e muitas vezes as l?minas se tocam, s?o em a?o carbono, mesmo que n?o recebam TT, depois de um tempo de uso ficam cheias de dentes, mas n?o quebram ao baterem noutra l?mina.


__________________
~site~
Porto Alegre - RS
"What Matters Most Is How Well You Walk Through the Fire" C.Bukowski
Reply With Quote
  #9  
Old 06-17-2009, 01:41 PM
Araki's Avatar
Araki Araki is offline
Steel Addict
 
Join Date: Nov 2004
Location: S?o Paulo - SP
Posts: 247
Ol? Everton,

n?o quis menosprezar os cuidados ao escolher uma espada para treinos. O que eu quis dizer ? que ele n?o precisaria de uma l?mina com 300 camadas e ainda por cima san mai e sem t?mpera para isso. Poderia ser uma l?mina simples, s? feita a partir de uma chapa grossa ou barra de a?o ou qualquer outro material.

Mas claro que sua fixa??o deve ser muito bem feita, ainda mais quando se trata de Iaido, que ? o saque da espada e envolve grande velocidade.

Carlos, obrigado pelas explica??es. Agora eu fiquei intrigado. Porque ser? que ela n?o foi temperada? Isso n?o implicaria em ter corte e apareceria o hamon, deixando a l?minas mais bonita.

Eu tamb?m acho que valeria a pena temperar essa l?mina. Ficaria ainda mais bonita e depois os acabamentos podem ser trocados.

[]?s

Araki


__________________
"Do, or do not! There is no try." - Yoda

Ricardo Araki
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #10  
Old 06-17-2009, 02:15 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Aproveitando o ensejo neste ?timo t?pico, gostaria de perguntar aos colegas se h? a possibilidade de adquirir, separadamente, um "pomo" e um "copo" de uma katana "ching-ling". Explico: Veio parar nas minhas m?os uma pe?a dessas sem o copo original (perdoem mas n?o conhe?o o nome) e o pomo que, segundo o desleixado dono, quebraram em ocasi?es passadas. Algu?m sabe dizer se se vendes estas partes separadamente?

Obrigado.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #11  
Old 06-17-2009, 03:48 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Lu?s, v? no site da CAS Hanwei. Eles vendem as guani??es de cutelaria japonesa.
Reply With Quote
  #12  
Old 06-17-2009, 09:56 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Ol? ?verton,

Talvez voc? tenha acertado... pode ser uma espada para Kendo-Kata...
ela n?o ? mal feita. Embora as fornituras sejam tipo Ching-ling, empunhadura ? bem encaixada, montada de modo tradicional, com duas travas de bambu, bem firme. O encordamento da empunhadura tamb?m ? bem feito, proporcionando uma pegada bem firme...


Quote:
Originally Posted by ?verton Silva
CUIDADO, j? vi uma l?mina de Katana decorativa sair VOANDO durante um treino de IAIDO. Mesmo as espadas sem fio, precisam de algum crit?rio na sua escolha, dependendo do uso que receber?o. Espadas pra IAI n?o possuem fio, mas n?o s?o feitas para sofrerem choques, na sua maioria n?o s?o feitas de a?o, espadas para KEndo-Kata tamb?m n?o possuem fio tamb?m, mas como os Kata s?o treinos entre 2 e muitas vezes as l?minas se tocam, s?o em a?o carbono, mesmo que n?o recebam TT, depois de um tempo de uso ficam cheias de dentes, mas n?o quebram ao baterem noutra l?mina.


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #13  
Old 06-17-2009, 09:59 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
T? fora... temperar l?mina grande ? fria... ainda mais sem saber ao certo da confec??o dela...


Quote:
Originally Posted by VictorCoelho
Carlos,
se eu fosse vc, eu conversaria com esse cara sobre a possibilidade da lamina ser boa e quem sabe tentar temperar a lamina.....hehe....ao menos pra mim seria um bom aprendizado!

....e se der caca o cara esta avisado.....hehe


__________________
Carlos Goulart
carlosedgoulart@hotmail.com
Reply With Quote
  #14  
Old 06-18-2009, 07:40 AM
Araki's Avatar
Araki Araki is offline
Steel Addict
 
Join Date: Nov 2004
Location: S?o Paulo - SP
Posts: 247
? Carlos, posta umas fotos dela a? pra gente ver.

[]?s

Araki


__________________
"Do, or do not! There is no try." - Yoda

Ricardo Araki
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #15  
Old 06-23-2009, 03:18 PM
santoro santoro is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 50
bom. existem katanas feitas na china que s?o forjadas, possuem um bom aspecto, parece ser de boa qualidade, mas s?o grandes porcarias. at? ja vi algo semelhante a essa confec??o mencionada. como praticante de ninjutsu a quase 10 anos, e vendo uma por??o de espadas por a? afora, eu posso dizer que sim, tem muita katana feita por caldeamento com p?ssimo a?o apenas para enganar leigos na arte da cutelaria e justificar o valor cobrado pelo trabalho. eu brinco de forjar katana apenas pela curiosidade do trabalho, mesmo porque tenho muito que aprender ainda. ja vendi algumas mas eu sempre aviso aos meus clientes que o que fa?o ainda n?o ? digno de um treinamento de tameshigiri (pratica de corte), ? apenas um trabalho de amador.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 09:57 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved