MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-25-2002, 11:08 AM
Andreotti Andreotti is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Jos? do Rio Preto/SP
Posts: 393
Send a message via ICQ to Andreotti
Smile polimento

Caro Ferrari, estive revendo este t?pico, e gostaria, se poss?vel, que explicasse como efetuar o polimento com o scotch brite, ap?s a utiliza??o das lixas.
E mais, o que ? exatamente o scotch brite?
Abra?os.
Alessandro.
Reply With Quote
  #2  
Old 09-25-2002, 07:20 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Delpsi,

O acabamento acetinado ? muto f?cil de ser aplicado. Ap?s a l?mina ter sido temperada, lixe com as lixas 220, 320 e 400 e ap?s isto lixe com a Scotch Brite.

Sabe aquela esponja dupla face, uma amarela e outra verde, que agente (ou as patroas) usa para lavar a lou?a de casa? Ent?o o lado verde ? o Scotch Brite da 3M. Mas vc pode comprar em lojas de abrasivos as lixas em tamanho padr?o, sendo que a cor marrom (muito fino) d? um acabamento muito bom. Se preferir vc pode comprar uma roda de Scotch Brite na Thomaz abrasivos. Eu particularmente lixo na m?o mesmo e o resultado ? muito bom.

Vale lembrar que este tipo de acabamento ? mais indicado para facas de uso intenso, pois se a l?mina for de a?o carbono e der uma oxidada, ? s? passar a Scotch Brite de novo e a l?mina est? nova.

Espero ter dirimido suas d?vidas. Ressalto tamb?m que outros cuteleiros podem ter outros maneiras de dar o acabamento, mas isto ? s? uma quest?o de m?todos de trabalho.
Reply With Quote
  #3  
Old 09-25-2002, 07:28 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up Satin finish

Caro amigo:
Para ter um polimento acetinado aconselho este metodo pois ? bastante simples:
Utilize como lixa final de gr?o 220 at? 500 , eu utilizo apenas a 220 pois acho que o resultado ? igual ao obtido com lixas de gr?o 500, ap?s utilizar a lixa , pegue uma buchinha destas que vendem em ferragens geralmente da 3M aconselho a de cor cinza pois o resultado ? bom e fica bastante liso, desaprovo as de cores Vermelho escuro e Verde Escuro pois s?o muito abrasivas, basta vc seguir o sentido da lixa sempre utilizo adaptar a buchinha a uma borracha para n?o deformar ou for?ar passar desproporcionalmente a mesmo sobre a superficie da lamina, lembre-se que ? importante que vc passe no mesmo sentido que vc passou a lixa pois caso contrario vai virar um jogo da velha seu polimento, eu usino "minhas pe?as no sentido de que se estive se afiando ou seja do dor?o para o fio, assim continuo no mesmo sentido a passar a buchinha, eu utilizo fazer com a buchinha molhada, eu molho com agua limpa, e ap?s pronta passo uma camada fina de vaselina, esta pronto, para ver se o resultado esta bom olho a lamina contra a luz assim n?o devem haver riscos alguns na mesma, caso haja algum repito a opera??o, geralmente fa?o a acetinado ap?s ter dado o angulo exato de fio na pe?a e deixo apenas faltando o acentamento final do fio que fa?o em pedra ultra fina que o amigo Ferrari me enviou, assim esta pronta a lamina, isto ? uma maneiro muito pessoal que desenvolvi para acabar minhas pe?as, com certesa devem existir outras formas, esta minha maneira considero para mim a que me resultou melhor rendimento e melhor acabamento .
Abra?os
Leandro Pazini
Reply With Quote
  #4  
Old 09-27-2002, 05:19 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Alguem ja tentou passar uma massinha de polir, levemente, sobre o satin-finish??
Depois de receber a faca do Pazini, que repito, adorei, resolvi fazer uma Paziniana. Logicamente, apenas inspirado noestilo e nos materiais. Depois de lixar, com 360, resolvi ver noque dava e passei massa de polir, com a mao mesmo.. Gostei do acabamento... Continua satin, mas com um brilho lindo...

Tbem d? pra usar massa de polir carros junto com o scotch, que acaba aumentando o rendimento da dita scotch.

Jean H callegari ( o popular baixinho ranheta)

Last edited by callega; 10-02-2002 at 05:07 AM.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 08:02 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved