MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-16-2002, 02:43 PM
Jeff Velasco's Avatar
Jeff Velasco Jeff Velasco is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: Florian?polis, Brasil
Posts: 184
Send a message via AIM to Jeff Velasco
Damasco: quais as combina??es poss?veis?

Ol? pessoal:

S? por curiosidade, o que o pessoal anda caldeando por a?? Quais as combina??es de a?os que est?o experimentando? Tem algu?m caldeando a?os liga com carbono? Ou liga com liga?
O que ? o damasco dos brasileiros???

Abra?os!


__________________
Jefferson Lewis Velasco
Florian?polis - BR
Reply With Quote
  #2  
Old 08-16-2002, 05:52 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Cool Damasqueando

amigo Jefferson:
Comecei a a fazer damasco a alguns anos , 5 precisamente, e neste tempo tentei caldear de tudo, a primeira faca de damasco que fiz era algo como uma salada de frutas , tinha 7 combina??es de a?os , alto carbono+ baixo carbono + ferramenta , sendo assim sofri muito para poder fazer um tratamento t?rmico nela, com o tempo vi que os melhores resultados para mim eram duas combina??es:
Para facas pequenas , como Skinners ou at? mesmo utilitarias de laminas de at? 4" eu comecei a utulizar um damasco mais duro assim optei por caldear 1070 + L6 o revenimento "deve " ser feito duplo pois esta combina??o torna o damasco muito duro assim se vc n?o fizer um bom revenimento fica dificil do cliente reafiar a faca.
Para laminas maiores que sofrer?o esfor?os continuos eu utilizo 1070+5160 ou 1095+5160 esta ultima estou testando o poder de elasticidade e at? agora se apresentou muito bom, m?s vc tem com ambas combina??es um damasco muito bom , vc perde um pouco em contraste , m?s vc tem um damasco muito resistente ,facil de afiar,e com bom poder de corte.
Apenas para complemento de informa??o um damasco muito bonito ? "cable" apenas ressalto que acho o poder de corte muito limitado, devido a isto sempre fa?o duas barras de cable e caldeio entre elas um lamina de 1070 , assim vc tem um poder de corte bom, outro padr?o que gosto muito ? o Chain saw "corrente de moto serra, ? muito bonito quando vc dobra a barra varias vezes se puder torcer ela fica muito melhor, apenas ressalto que deve ter aten??o dobrada na tempera pois eu a achei um pouco complicada .
Para encerrar apenas digo que os padr?es compostos s?o muito legais de serem feitos mais aconselho ter paciencia pois podem demorar at? uma semana para conseguir um composite de 5 barras diferentes, o melhor resultado ? vc ter todas as barras do mesmo composto ex: 5160+ 1070 assim vc evita ter varios a?os que possam ter temperatura de tempera diferenciada oque seria um problema e isto ocorreu comigo quando estava caldeando 420+302 e D2+302 para estes casos em especifico posso dizer, a?os inoxidaveis s?o terriveis para caldear, 420e 302 n?o ? t?o sofrido, m?s o resultado final ? muito ruim, vc quase n?o tem contraste , o poder de corte ? fraco, e como a temperatura de caldeamento ? maior que a dos a?os carbono vc demora muito tempo para caldear poucas linhas, alem de ter aten??o redobrada quanto a impurezas, caldear a?os inox ou at? mesmo forjalos ? uma M.... pois depois vc sofre muito para "Recozer" assim parei de fazer esta besteira, quanto ao D2 + 302 ? pior ainda, para caldear os dois ? terrivel vc tem muita perda do D2 devido a alta temperatura que vc tem que atigir para que o 302 entre em caldeamento, o meu melhor resultado foi uma lamina de 3"por 1"com 24 linhas detalhe comecei com um billet de 6"x 2" e com 6 barras, assim cheguei a conclus?o que para fazer a?os damasco inox ? mais barato e mais facil falar com o pessoal da Damasteel.

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #3  
Old 08-17-2002, 01:03 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Bem, faz um temp?o que n?o experimento nem vejo nenhum tipo de caldeamento, j? que tenho me dedicado mais ao
m?todo de desbaste de a?os ferramenta modernos, inox ou n?o, mas devo advert?-los que tentar caldear a?o 5160 com cerveja n?o funciona! Em Brasilia, depois do SCB 2001, eu, o Coron?zinho Sfreddo e o Vilar tentamos e quase quebrei a m?o. Se n?o hovessem estas 2 testemunhas, hesitaria em dizer que a lata de Skoll saiu correndo!


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #4  
Old 08-17-2002, 01:12 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Calma a

S? para os mais afoitos: assim como nenhum a?o caldeia bem com cerveja, nenhuma marca de cerveja vai caldear bem com qualquer tipo de a?o! Pode acreditar!
De qq forma, ainda acho que a Serramalte caldeia mt bem comigo...


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #5  
Old 08-17-2002, 12:09 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Damasco de cerveja ?

? nego, mas um amigo teu fez damasco com tampinhas de ceveja, certo ?
Conta pr? todo mundo sobre esta fissura??o por fermentados alco?licos que circula o mundo com hist?rias deste tipo....


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #6  
Old 08-17-2002, 02:40 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Tratando-se de damasco v?rias combina??es s?o poss?veis. Particularmente gosto de 5160 com 1095, mas j? fiz cable com 1095, fiz 5160 com corrente de moto, 1010 com 1095.

Alguns preferem colocar um a?o de baixo teor de Carbono como o 1010 e 1020 com a?os de alto teor como 1095, O1, 52100, etc. J? outros gostam de fazer outras "misturas" de a?os de m?dio com alto teor de carbono.

Na realidade cada barra tem sua pr?pria "personalidade", assim como o desenho e temperabilidade. A? vai uma quest?o de gosto do cuteleiro.
Reply With Quote
  #7  
Old 08-20-2002, 04:50 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
a?os

Amigos quanto a combina??es com a?os de baixo carbono tenho apenas que ressaltar que combina??es com 1010,1020 , e outros baixo carbono podem ter grande elasticidade, m?s perde muito em poder de corte, falo disto com total certesa pois fiz muitas barras com estes materiais e devido a isto hoje utilizo a?os com teor de carbono um pouco maior assim evito que haja uma migra??o elevada de carbono de uma barra para outra, resultando em um alto enfraquecimento na reten??o de fio e poder de corte, outro fato que faz pensar duas veses para usar baixo carbono ? que em barras com menos de 300 linhas vc pode vir a ter varias linhas destes no fio , oque resultara em poder de corte zero, mesmo que vc use uma mistura de O1 + 1010 vc tera como resultado um contraste bom quanto a revela??o, m?s as chances de ter uma lamina com poder de corte bom caem muito pois perdera muito carbono no ato de caldear e na migra??o que enevitavelmente alterara a estrutura de ambos a?os.
Esta opini?o ? minha , e isto que escrevo ? baseado em esperiencias que tive com barras que fiz anteriormente .


Leandro Pazini
Reply With Quote
  #8  
Old 08-20-2002, 06:36 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Leandro, comecei forjando 5160 e 1095 e depois comecei fazendo experi?ncias com outros a?os e retornei ao b?o e v?io 5160/1095, pois ? a combina??o com a qual me dei bem, e como diz o velho ditado: "Time q est? ganhando n?o se mexe".

Quanto ao cable eu larguei de m?o... ? trabalhoso e muito propenso a falhas na barra.

Infelizmente vc sabe melhor q eu a dificuldade de se encontrar a?o aqui no Brasil, o q dificulta ainda mais o nosso trabalho.
Reply With Quote
  #9  
Old 08-20-2002, 08:02 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Ol? amigos! Para damasco,uma combina??o que eu gosto muito ? 1095/L6. Tem uma grande capacidade de endurecimento,um bom n?vel de carbono(o que assegura uma boa convers?o de martensita),uma boa resist?ncia e o melhor contraste que eu j? v?. Mas tem algumas desvant?gens: o caldeamento ? um pouco mais dif?cil,o recozimento e a t?mpera t?m que ser bem executados(com um bom forno el?trico)para se conseguir o melhor tamanho de gr?o,e a afia??o ? um tanto dif?cil. A liga de 1095/5160 ? muito boa tamb?m,sendo mais f?cil de caldear,de temperar e de afiar;tendo um desempenho muito bom. Pessoalmente, n?o gosto da id?ia de utilizar a?os de baixo carbono no damasco,pois diminui o n?vel de carbono sem necessidade. A ?nica exe??o ? para l?minas japonesas,onde o objetivo ? obter um n?vel de carbono de 0.7 e "jihada"(textura do a?o,como um padr?o muito fino). Para essas eu utilizo 1095/1020 na propor??o correta para obter 0.7 de carbono ? 1200 camadas.
Reply With Quote
  #10  
Old 08-21-2002, 03:11 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up cable

Amigo Ferrari:
Quanto a quest?o das falhas no cable tenho a ressaltar:
um fato que pesa muito na confec??o do cable assim como nos damascos chain saw e no composite , ? o tipo de forja, sim isto ? um fator a levar em conta pois mesmo que vc limpe constantemente antes de bater estes damascos tem ou poder ter a principio espa?os minimos livres entre os materiais a serem caldeados, com muita sorte e utilizando peda?os de carv?o com medidas iguais "pequenos" e mantendo a boca da forja limpa"quando retirar a barra de a?o deixe soprar uma rajada forte,por 5 segundos assim vc elimina as cinzas e peda?os minusculos que poderiam ficar entre as camadas , mantenha sempre o billet limpo e especial cuidado na parte que ? a mais critica do cable, "na tor??o "pois esta ? a hora onde vc n?o pode ter restos de cinza ou carv?o grudados no a?o pois no processo de torcer estes materiais podem vir a se alojar no centro do vergalh?o resultando uma falha inevitavel , arruinando a pe?a, e s? na hora da usinagem que vc pode vir a descobrir isto.
Em rela??o aos comentarios do Rodrigo dou total ras?o foi ele quem me incentivou a usar o L6 , desde ent?o s? uso ele gosto deste material, mas ultimamente por dois fatores s? uso ele em pe?as onde n?o sera empregado esfor?os de elasticidade na pe?a pois ele ? um material que n?o tem uma boa qualidade neste aspecto, m?s em rela??o a contraste e poder de corte ? inevitavel ressaltar que ? o melhor material que j? utilizei para este fim no damasco.
Leandro Pazini
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 03:48 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved