MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #16  
Old 05-07-2012, 08:52 AM
Valmirjunior Valmirjunior is offline
Member
 
Join Date: Apr 2012
Location: Araras - SP
Posts: 22
Ismael, quanto ao meu comentário quero deixar um pequeno adendo:

Se numa sociedade temos pessoas de má índole, elas devem ser punidas para aprender com o erro cometido, ou através de uma penalidade ou com o repudio social.

Aqui nós temos o SBC como representante da classe de cuteleiros, sendo assim mais do que justo que sendo apurado o grau de culpa e dada a defesa previa para pessoa, sendo comprovada a má fé ou desleixo do profissional este seja punido de alguma forma, chegando num caso mais grave e reincidente à expulsão da SBC.

Agora não leve minhas palavras a ferro e fogo, não estou incitando os colegas a uma "caça as bruxas", mas a indignação do VitorCoelho é a de muitos que não gostam de ser taxados de incompetentes por causa de profissionais de meia pataca.

Quero lembrar a todos que quando falamos de "profissional" não estamos apenas falando da habilidade do cuteleiro, estamos falando de tudo que envolve uma compra:

O preço é condizente com qualidade da peça, com a fama do cuteleiro, com a habilidade empregada, com o material utilizado?
Alem de tudo isso temos o prazo e a educação no atendimento.

Como já disse estou começando agora na arte da cutelaria e não quero no futuro um parente ou amigo falando "iiii, virou cuteleiro" com a conotação de "virou um tranqueira"

Vou parafrasear o colega acima, "uma gota de oleo..."
Reply With Quote
  #17  
Old 05-07-2012, 09:37 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,305
Ismael,
Vc é q está enganado, é vc que está tornando isso pessoal.
Vc, o Andrey e o Victor Farias é q tornam isso pessoal qdo se colocam a favor de um ponto de vista ético e ao saber quem é a pessoa, mudam imediatamente de poisção.
Vcs é q estão tornando isso pessoal.
Imagina vc se essa moda pega!
Amanhã entramos numa delagacia pra dar queixa do roubo de um carro porém ao saber quem levou o carro o delegado capitula e diz:
-Não!....peraí!.....esse cara é meu amigo!!!.....não faz isso não, se ele pegou o carro é prq deveia estar precisando...blábláblá.
Ismael, claro q este exemple é um absurdo, mas ilustra como é tornar a coisa pessoal.
Vc não deve ter lido com atenção minhas colocações, se tivesse feito entenderia q o q eu critico é a falata de clareza, a falta de um jogo limpo em nosso metier.
Está claro q vc, o Andrey, o Victor e outros, sabem quem foi, porém em momento algum foi sequer aventado alguma hipótese, por ninguém!
Veja só como tenho razão ao dizer q nesse meio as coisas sao explicadas, não de forma clara, mas por sussurros e cochichos ao pé do ouvido.
Volto a dizer q gostaria q nesse nosso meios as coisas fossem claras!
Criticar o tal de Marcelo, desqualificar suas acusações, fazem parte do jogo, eu tbm não concordo com a forma q ele o fez, mas infelizmente para o envolvido e felizmente para todos nós, isto não desqualifica o ato.
Vc de alguma forma até ridiculariza quem acima falou q tal individuo deveria ser expurgado pela SBC.
Ora, se for o caso de um membro e confirmado as acusações, sim!
Tlvz vc seja novo em nosso meio e não saiba, ao menos no passado, qdo fui membro da SBC, havia sim clausulas de ética aos moldes do q existe na ABS.
Isso prq lá nos EUA tbm acontece esse tipo de coisa, mas lá ele não acobertam ou protejem o malfeito e sim o mercado.
Mas tbm não é o caso, pois o q sei é q o Marcelo e o “cuteliro”envolvido já se acertaram, como foi dito pelo Marcelo.
Isto já está resolvido e não deve preocupar a ninguém.
O q me incomoda, é extamente saber q esses tipos de acertos acontecem e fica por debaixo dos panos.
Qdo no outro tópico falei q já me recorri ao fórum do BF para me ressarcir de um possível prejuízo de mais de USD 6.000, o fiz sendo claro, dando os nomes e fatos e de uma forma própria, sem exaltações ou palavras inadequadas.
Fui na hora, apoiado epor todos e graças a isso, não tive prejuízo.
Qdo tudo se resolveu, voltei ao tópico e disse q tudo estava resolvido e agradeci ao aopio de todos.
Todos se colocaram à disposição.
Este é o tipo de atitude q eu gostaria de ver aqui, solidareidade não com o malfeito, mas compromisso com a ética e jogo limpo.
Eu não sei de quem se trata, mas fico pensando q pode ser alguém dos quadros da SBC ou q possa a vir um dia figurar os quadros da SBC.....já pensou se um dia ele se candidata à algum cargo?
Não sei prq nós brasileiros temos um jeitinho diferente de ser e de agir.
Ontem mesmo, por coicidencia, ou melhor, coincidencia nada pois no momento vivemos no país uma crise quase generalizada de falta de ética. Enfim, lia uma entrevista Eduardo Giannetti, filósofo e economista, q há 15 anos escreveu um livro chamado "Auto-Engano" e trazia uma reflexão sobre a necessidade que o ser humano tem de se iludir - e o impacto que isso tem na ética, na vida pública e na vida privada.
Em suas reflexões ele foca atenção para o q ele chama de "paradoxo do brasileiro". O problema sempre está no outro.
Leia com mais atenção minhas reflexões e deixe de lado, a paixão de quem sabe o nome do santo.
Eu não sei, mas ainda q soubesse, não mudaria minha conduta.
Se fossse algum amigo, procuraria melhor orienta-lo para q ele não cometesse novamente o mesmo deslize.

Cassio,
Onde hoje vejo cada vez mais a palavra e atitudes, por tecnicalidades jurídicas serem pouco consideradas, parabenizo-o pela atitude ao não aceitar presentes, enquanto presidente da AGC.
No tópico apagado, eu mensiono o caso das lixadeiras q nunca foram entregues, na época e ainda hoje isso me incomoda muito e lembro muito bem q vc foi um dos prejudicados.
Reply With Quote
  #18  
Old 05-07-2012, 09:53 AM
Bertaglia Bertaglia is offline
Member
 
Join Date: Jan 2011
Location: Penápolis/SP
Posts: 10
Quote:
Originally Posted by Ismael B View Post
Então deixamos as 'questões pessoais' que alguns tem com o acusado, e aprendemos com o erro do mesmo.
Ismael, levando-se em conta que estejamos falando da mesma pessoa, já que, oficialmente, não se sabe de quem se trata. E levando em conta que esse seu pedido tenha se referido a mim, ainda que de forma coletiva. Não tenho problemas pessoais com o sujeito, o que ele fez contra mim, não me atingiu.

Se eu quisesse ver "sangue e cabeças rolando" eu teria outras formas de fazer isso, entre elas, processando-o, civil e criminalmente, pelas palavras que ele disse a mim, o que no mínimo lhe traria uma baita despesa com viagens a advogado, mas preferi não fazer, poderia ainda ter o atacado em outras esferas, que conheço bem os caminhos, tão somente para prejudicá-lo, mas também não o fiz. Deixei nas mão de Deus e aprecie como Ele é maravilhoso:

- O cara me disse barbaridades sob o pretexto de defender um amigo dele e agora o próprio amigo foi seu delator.

- O cara vivia atacando as pessoas dizendo que elas eram "autoindulgentes" e "subservientes" (palavras dele) e agora está tendo que prestar justificativas das mais mirabolantes e se sujeitar a pedir ajuda de todo mundo pra abafarem o caso.

- Ele adorava usar do fato de ser um cuteleiro conhecido pra tentar subjugar as pessoas em seu caráter, e agora, justamente a cutelaria põe em cheque o caráter dele.

- E a pior delas, está lendo tudo o que eu estou postando e se mordendo de vontade de entrar aqui e me chamar de tudo quanto é nome que ele gosta de chamar e ter que pesar entre se render a sua raiva e ser identificado ou permanecer no anonimato e tentar se safar das acusações.

Alguém ainda duvida de justiça divina?!?! Então, com meus depoimentos aqui, não quero "ver sangue" só quero que seja feita justiça e que o sujeito seja julgado da mesma maneira que julga as pessoas.

Então, Ismael, me desculpe, sei que o amigo tenta apaziguar pela amizade que tem com ele, mas também temos amizade o suficiente pra eu discordar do amigo e dizer que quem tem que aprender com os erros dele, é ele mesmo.

"Quem tem Deus como advogado, não perde demanda"

Abraço


__________________
Saudações Fraternais!

Last edited by Bertaglia; 05-07-2012 at 10:00 AM.
Reply With Quote
  #19  
Old 05-07-2012, 10:10 AM
Roberto B. V. Roberto B. V. is offline
Guru
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 1,171
Bom dia a todos!

O tópico postado pelo Marcelo levantou uma questão séria.
Nosso meio é restrito,via de regra todos conhecem todos.
Eu não lembro de conhecer o Marcelo,talvez até conheça de algum evento,mas enfim...
O fato é que veio à tona algo preocupante.
E assim como foi postado ,foi apagado.
Mais do que ninguém, o próprio Marcelo deveria,a meu ver, voltar a postar e esclarecer o que houve.
O amigo Lala está acompanhando todo este desenrolar,e vai se pronunciar,caso o Marcelo não o faça,tenho certeza.
A partir do momento que quase foi dado o nome do cuteleiro,e pra frequentadores daqui não precisa mais do que isso,o mercado cuteleiro precisa saber o desenrolar do episódio,o que servirá de aprendizado para casos futuros.
Creio que até o cuteleiro envolvido queira dividir aqui sua versão do episódio.
Como disse o Cássio,já precisamos tomar medidas severas na AGC e o fizemos.
É simpático?
Não,é estatutário.
Boa semana a todos

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Reply With Quote
  #20  
Old 05-07-2012, 10:20 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,305
Quote:
Originally Posted by Roberto B. V. View Post
Bom dia a todos!

O tópico postado pelo Marcelo levantou uma questão séria.
Nosso meio é restrito,via de regra todos conhecem todos.
Eu não lembro de conhecer o Marcelo,talvez até conheça de algum evento,mas enfim...
O fato é que veio à tona algo preocupante.
E assim como foi postado ,foi apagado.
Mais do que ninguém, o próprio Marcelo deveria,a meu ver, voltar a postar e esclarecer o que houve.
O amigo Lala está acompanhando todo este desenrolar,e vai se pronunciar,caso o Marcelo não o faça,tenho certeza.
A partir do momento que quase foi dado o nome do cuteleiro,e pra frequentadores daqui não precisa mais do que isso,o mercado cuteleiro precisa saber o desenrolar do episódio,o que servirá de aprendizado para casos futuros.
Creio que até o cuteleiro envolvido queira dividir aqui sua versão do episódio.
Como disse o Cássio,já precisamos tomar medidas severas na AGC e o fizemos.
É simpático?
Não,é estatutário.
Boa semana a todos

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Boas palavras Vianna!
O q eu espero é q a coisa agora fique em tese, pois acho q já passou a hora de explicações.
Temos q defender nossa comunidade e o mercado, só isso.
Claro q continua os exercícios de advinhação pra alguns, mas isso agora é detalhe.
Reply With Quote
  #21  
Old 05-07-2012, 11:11 AM
Rafael_Bessa's Avatar
Rafael_Bessa Rafael_Bessa is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2007
Location: João Pessoa - PB - Brasil
Posts: 189
Send a message via MSN to Rafael_Bessa
Rapaz... que assunto complicado.
Eu acho que se realmente for comprovada a má fé do cuteleiro, ele deve ser convidado a se explicar no fórum e se ele for inteligente, vai se retratar pois caso não faça ficará manchado de forma irremediável.


__________________

Rafael Bessa
João Pessoa - PB
Brasil
rbmc83@gmail.com
MSN: rafael_bessa@hotmail.com

Last edited by Rafael_Bessa; 05-07-2012 at 11:17 AM.
Reply With Quote
  #22  
Old 05-07-2012, 11:12 AM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 728
São todas belas e sensatas considerações!
Quero deixar mais uma vez aqui, que o que realmente vai valer é o Amadurecimento das futuras negociações.
Se eu sei quem foi e tentei defender, é por que em algum momento ele já fez com que merecesse minha amizade, através de boas ações. Mas com certeza ele aprenderá muito com isso assim como muitos de nós!

No mais, eu em momento algum quis ser mal compreendido e por isso prefiro não me estender...
Esses assuntos devem ser tratados com Voz.

Vitor, Evandro e Valmir, saibam que jamais houve nada de pessoal contra vocês!

Pra mim o que realmente importa é a Amizade e o Respeito!

Abraço!


__________________
FACAS PACA
ISMAEL BIEGELMEIER
FELIZ - RS
ismael@facaspaca.com.br

www.ismaelcuteleiro.com

M I C T M R
Reply With Quote
  #23  
Old 05-07-2012, 12:20 PM
Bertaglia Bertaglia is offline
Member
 
Join Date: Jan 2011
Location: Penápolis/SP
Posts: 10
Paca, de minha parte, sei que não. Não me senti de nenhuma maneira, atacado ou coisa assim. Não esperaria isso de você.

Abraço


__________________
Saudações Fraternais!
Reply With Quote
  #24  
Old 05-07-2012, 12:24 PM
Valmirjunior Valmirjunior is offline
Member
 
Join Date: Apr 2012
Location: Araras - SP
Posts: 22
Ismael.

Tenha certeza absoluta que não levei para o lado pessoal.

Estamos num forum, onde o que prepondera é a "palavra", então conversando e colocando o ponto de vista de cada um chegaremos a um concesso da medida correta a se tomar.

Lembro as sábias palavras que um antigo professor costumava pronunciar: "a unanimidade é burra".

É saudável numa sociedade discutirmos os pontos controversos para termos a medida plausível da ação correta.

Tenha certeza que no final desta discussão todos teremos ganhando com o engrandecimento das ideias e a forma mais reta de se portar como um profissional.

Estou a disposição sempre que for necessário para discutir a melhor forma de todos entrarem num acordo, desde que este acordo seja justo para a maioria.
Reply With Quote
  #25  
Old 05-07-2012, 02:18 PM
NAGIB ABDANUR NAGIB ABDANUR is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2005
Location: BRASILIA
Posts: 520
A coisa está bem equisita por aqui!

É certo que alguns frequentadores desse espaço e apreciadores da arte já sabem de quem se trata. É como lembrou o Victor: numa comunidade muito extensa nada fica em segredo por muito tempo e aqui não é diferente, as coisas são comentadas por meio de "sussurros e cochichos ao pé do ouvido".
Acho que o correto seria uma retratação do Próprio. Seria uma atitude de coragem e, na medida do possível, uma tentativa de reconquistar uma credibilidade que está se esvaindo pelo esgoto.
De minha parte não tenho resistências em ouvir razões e contra razões... Só me considero defeituoso na hora de perdoar atitudes que tendem a se repetir com certa frequência.

Saudações.

Last edited by NAGIB ABDANUR; 05-07-2012 at 03:30 PM.
Reply With Quote
  #26  
Old 05-07-2012, 04:16 PM
cutromano's Avatar
cutromano cutromano is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2006
Location: Itajubá, MG - Brazil
Posts: 471
O melhor mecanismo de evitar problemas é sempre ter um dinheirinho pendurado de cada lado: o comprador paga um sinal (que perde se desistir da faca) e o cuteleiro devolve o sinal mais outro tanto igual caso não cumpra o prazo ou não faça o serviço. Materiais perdidos por culpa do outro seriam sempre indenizados, e assim por diante.

Na cutelaria artesanal regras demais podem assustar e atrapalhar, em vez de ajudar. Acho que é mais um negócio fundado na boa-fé mesmo.

O moderador desse fórum também poderia fazer como no Mercado Livre: atribuir um ranking anônimo de notas para compradores e cuteleiros. Eu compro uma faca de um cuteleiro e gosto, daí venho aqui no fórum e lhe dou uma nota boa, de acordo com essa transação bem sucedida. Se comprador pagar direitinho, conforme o combinado, venho aqui faço a avaliação como bom comprador. Essas notas seriam públicas. Com o tempo vão se formando "reputações" no fórum. Pessoas de palavra seriam bem avaliadas, e os caga-paus logo apareceriam com suas notas baixas.


É um sistema que funciona bem. Compro no Mercado Livre e no Estante Virtual e é raro haver decepções. Já tive duas, mas é raro.
Ricardo Romano.


__________________
RICARDO ROMANO BERNARDES / RFA
Romano Facas Artesanais (Romano Custom Knifemaking)
Itajubá, MG - Brazil
E-mail: cutromano@yahoo.com
Reply With Quote
  #27  
Old 05-07-2012, 06:28 PM
leomartins leomartins is offline
Member
 
Join Date: Apr 2011
Location: Brasília-DF
Posts: 28
Quote:
Originally Posted by cutromano View Post
O melhor mecanismo de evitar problemas é sempre ter um dinheirinho pendurado de cada lado: o comprador paga um sinal (que perde se desistir da faca) e o cuteleiro devolve o sinal mais outro tanto igual caso não cumpra o prazo ou não faça o serviço. Materiais perdidos por culpa do outro seriam sempre indenizados, e assim por diante.

Na cutelaria artesanal regras demais podem assustar e atrapalhar, em vez de ajudar. Acho que é mais um negócio fundado na boa-fé mesmo.

O moderador desse fórum também poderia fazer como no Mercado Livre: atribuir um ranking anônimo de notas para compradores e cuteleiros. Eu compro uma faca de um cuteleiro e gosto, daí venho aqui no fórum e lhe dou uma nota boa, de acordo com essa transação bem sucedida. Se comprador pagar direitinho, conforme o combinado, venho aqui faço a avaliação como bom comprador. Essas notas seriam públicas. Com o tempo vão se formando "reputações" no fórum. Pessoas de palavra seriam bem avaliadas, e os caga-paus logo apareceriam com suas notas baixas.


É um sistema que funciona bem. Compro no Mercado Livre e no Estante Virtual e é raro haver decepções. Já tive duas, mas é raro.
Ricardo Romano.
Exatamente, amigo Romano.

Foi justamente isso que eu propus no tópico apagado. Conheço alguns foruns que utilizam esse método e realmente funciona muito bem. Basta o cliente e o comprador avaliar por notas alguns requisitos, como por exemplo: qualidade da peça, acabamento, satisfação, prazo de entrega, prazo de pagamento e outros atributos mais.

Da mesma maneira como existem cuteleiros que não estão comprometidos, existem clientes picaretas.

Creio que o melhor remédio agora é trabalhar para que não haja mais situações como esta. Se o Marcelo já se resolveu com o cuteleiro, creio que não há mais motivos para querer justiça. A ideia é melhorar as próximas negociações para que não haja problemas assim... Quando comecei neste ramo, li muito antes de adquirir uma peça, e graças a Deus pude contar com a perícia e honestidade de vários cuteleiros daqui, como o nosso próprio amigo Romano e também o Ismael.

Um grande abraço a todos!
Reply With Quote
  #28  
Old 05-07-2012, 10:10 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 714
Olá Facantes

Neste episódio tenho uma observação a fazer:
Algumas pessoas, por deduções, parecem saber quem é o cuteleiro enrolão, como eu não sou dedutivo e não conheço nem a metade de quem aparece por aqui, eu preciso de mais informações, eu gostaria sim de saber quem é o cara, sem códigos, sem máscaras, sem deduções, somente a com verdade. Algo como: NO DIA TAL, DO MÊS TAL DESTE ANO EU COMPREI TANTAS FACAS DO CUTELEIRO FULANO , PAGUEI A IMPORTÂNCIA DE TANTOS REAIS E ATÉ AGORA NÃO RECEBI NADA. AS ALEGAÇÕES DO CUTELEIRO PARA NÃO ENTREGÁ-LAS SÃO TAIS E TAIS MAS NÃO ME CONVENCERAM, ETC, ETC,..... Qual é o pecado dessa denúncia? Eu mesmo respondo: SÓ É PECADO SER FOR UMA DENUNCIA MENTIROSA. E sendo mentira o feitiço vira contra o feiticeiro, em outras palavras o cuteleiro acusado revidará. Então como não tem o nome do enrolão eu não sei se essa história é verdadeira, e se for uma denuncia verdadeira, pela falta do nome O ENROLÃO ESTÁ PROTEGIDO NO ANONIMATO. E do episódio fica o dito pelo não dito e os cuteleiros honestos e bem intencionados saem chamuscados. É justo?


__________________
Gerson Bragagnoli
Campina Grande - PB
http://facasbragagnoli.blogspot.com/
gersongb@terra.com.br
Reply With Quote
  #29  
Old 05-07-2012, 11:42 PM
leomartins leomartins is offline
Member
 
Join Date: Apr 2011
Location: Brasília-DF
Posts: 28
Quote:
Originally Posted by Gerson View Post
Olá Facantes

Neste episódio tenho uma observação a fazer:
Algumas pessoas, por deduções, parecem saber quem é o cuteleiro enrolão, como eu não sou dedutivo e não conheço nem a metade de quem aparece por aqui, eu preciso de mais informações, eu gostaria sim de saber quem é o cara, sem códigos, sem máscaras, sem deduções, somente a com verdade. Algo como: NO DIA TAL, DO MÊS TAL DESTE ANO EU COMPREI TANTAS FACAS DO CUTELEIRO FULANO , PAGUEI A IMPORTÂNCIA DE TANTOS REAIS E ATÉ AGORA NÃO RECEBI NADA. AS ALEGAÇÕES DO CUTELEIRO PARA NÃO ENTREGÁ-LAS SÃO TAIS E TAIS MAS NÃO ME CONVENCERAM, ETC, ETC,..... Qual é o pecado dessa denúncia? Eu mesmo respondo: SÓ É PECADO SER FOR UMA DENUNCIA MENTIROSA. E sendo mentira o feitiço vira contra o feiticeiro, em outras palavras o cuteleiro acusado revidará. Então como não tem o nome do enrolão eu não sei se essa história é verdadeira, e se for uma denuncia verdadeira, pela falta do nome O ENROLÃO ESTÁ PROTEGIDO NO ANONIMATO. E do episódio fica o dito pelo não dito e os cuteleiros honestos e bem intencionados saem chamuscados. É justo?
O problema é justamente esse: todo mundo quer ser juiz mas ninguém se preocupa em criar procedimentos para que a compra/venda seja mais segura.
Reply With Quote
  #30  
Old 05-08-2012, 05:52 AM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 714
Caro Leo

O procedimento é simples - A DENÚNCIA BEM FUNDAMENTADA. Queima-se o infrator e preserva-se os bons. Simples assim. Mas no episódio não houve denúncia, no meu entender houve é fofoca.


__________________
Gerson Bragagnoli
Campina Grande - PB
http://facasbragagnoli.blogspot.com/
gersongb@terra.com.br
Reply With Quote
Reply

Tags
abs, auto, caça, curso, cutelaria, material, post, sbc, software, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
[OFF TOPIC] Por que nossos cuteleiros não utilizam PayPal? leomartins SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 18 07-29-2011 09:21 PM
Integral....adoçando os olhos! VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 38 12-22-2008 06:45 AM
Vamos agitar!... VictorCoelho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 38 11-20-2008 03:44 PM
Fotos para alegrar os olhos. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 0 06-12-2003 09:31 AM
Vamos ao trabalho José Marcio Cam SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 07-17-2002 01:30 PM


All times are GMT -5. The time now is 02:43 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
CKK Industries, Inc. • All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2014, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved