View Single Post
  #27  
Old 05-07-2012, 05:28 PM
leomartins leomartins is offline
Member
 
Join Date: Apr 2011
Location: Bras?lia-DF
Posts: 28
Quote:
Originally Posted by cutromano View Post
O melhor mecanismo de evitar problemas ? sempre ter um dinheirinho pendurado de cada lado: o comprador paga um sinal (que perde se desistir da faca) e o cuteleiro devolve o sinal mais outro tanto igual caso n?o cumpra o prazo ou n?o fa?a o servi?o. Materiais perdidos por culpa do outro seriam sempre indenizados, e assim por diante.

Na cutelaria artesanal regras demais podem assustar e atrapalhar, em vez de ajudar. Acho que ? mais um neg?cio fundado na boa-f? mesmo.

O moderador desse f?rum tamb?m poderia fazer como no Mercado Livre: atribuir um ranking an?nimo de notas para compradores e cuteleiros. Eu compro uma faca de um cuteleiro e gosto, da? venho aqui no f?rum e lhe dou uma nota boa, de acordo com essa transa??o bem sucedida. Se comprador pagar direitinho, conforme o combinado, venho aqui fa?o a avalia??o como bom comprador. Essas notas seriam p?blicas. Com o tempo v?o se formando "reputa??es" no f?rum. Pessoas de palavra seriam bem avaliadas, e os caga-paus logo apareceriam com suas notas baixas.


? um sistema que funciona bem. Compro no Mercado Livre e no Estante Virtual e ? raro haver decep??es. J? tive duas, mas ? raro.
Ricardo Romano.
Exatamente, amigo Romano.

Foi justamente isso que eu propus no t?pico apagado. Conhe?o alguns foruns que utilizam esse m?todo e realmente funciona muito bem. Basta o cliente e o comprador avaliar por notas alguns requisitos, como por exemplo: qualidade da pe?a, acabamento, satisfa??o, prazo de entrega, prazo de pagamento e outros atributos mais.

Da mesma maneira como existem cuteleiros que n?o est?o comprometidos, existem clientes picaretas.

Creio que o melhor rem?dio agora ? trabalhar para que n?o haja mais situa??es como esta. Se o Marcelo j? se resolveu com o cuteleiro, creio que n?o h? mais motivos para querer justi?a. A ideia ? melhorar as pr?ximas negocia??es para que n?o haja problemas assim... Quando comecei neste ramo, li muito antes de adquirir uma pe?a, e gra?as a Deus pude contar com a per?cia e honestidade de v?rios cuteleiros daqui, como o nosso pr?prio amigo Romano e tamb?m o Ismael.

Um grande abra?o a todos!
Reply With Quote