View Full Version : Callega.. pode dar uma olhada nisso?


Jeff Velasco
10-09-2002, 10:52 PM
Jean,

Estou estudando a possibilidade de construir uma "panela de sais" segundo estes projetos pois seria uma op??o muito mais segura para a confec??o de espadas. Acontece que de eletr?nica eu n?o manjo nada... vc poderia dar uma olhada no projeto e adaptar a coisa pras pe?as que podem ser compradas aqui? V? se vale a pena e me d? a sua opini?o geral, se vai ser caro, barato etc.

http://www.cashenblades.com/saltbaths.htm

Abra?o,

cabete
10-10-2002, 08:55 AM
Velasco,
V? e adorei o croqui desta panela de sais. isto ? muito mais inteligente que f?rno pois a troca de calor de um sal em contato com a l?mina ? muito mais efici?nte que a do ar.

A constru??o da panela ? simples apesar de que n?o sair? muito barata mas tamb?m n?o ? nada assustador. Se voc? puder me auxiliar quanto aos sais eu agrade?o e j? vou partir para elaborar uma destas. Meu ingl?s ? bem raqu?tico portanto se voc? conseguir definir quais s?o especificamente os sais e onde podemos encontr?-los por aqui o resto fica f?cil.

D? para usarmos um controlador de temperatura com duas saidas sendo uma para controlar a resist?ncia ou o g?s e outra para controlar uma ventoinha que acho ?til tamb?m no projeto el?trico para que haja um controle mais preciso de temperatura.

Um controlador top de linha como o West da VEEDER-ROOT que tem garantia de tr?s anos e PID custa hoje R$ 600,00, se for o mod?lo ? gas teremos mais a ventoinha, a solenoide e a montagem em s?. O custo ficar? entre R$ 1.000,00 e R$ 1.200,00 montando tudo com pe?as novas de melhor qualidade. Existe ? claro a possibilidade de procurarmos um controlador mais barato, sem PID, vou dar uma procurada aqui na fabrica que devo ter alguns usados encostados. O problema ? que usando um controlador velho a confiabilidade cai um pouco e devemos pensar em ter uma pe?a de reserva pr? n?o ficarmos na m?o.
Tenho tamb?m equipamento para calibrar estes controladores e checar os termopares.
Quando falo em ter a ventoinha na panela el?trica ? porque o controlador PID pode mandar desligar a resist?ncia e imediatamente ligar a ventoinha pra refrigerar e n?o deixar a temperatura passar do ponto. Em estufa ? ar para envelhecimento acelerado de fios e cabos consegui manter a oscila??o da temperatura na faixa de + ou - 1 grau Celcius. Acredito que nesta panela d? para conseguir uma varia??o m?xima de + ou - 5 graus Celcius.

Josu?H.M.Araujo
10-10-2002, 09:04 AM
Estamos ficando sofisticados, em seo Velasco;)
Sal fundido, ? bom meio para se manter constante a temperatura de revenimemto ou alivio de tens?es como diz o livro. Da para fazer um controle muito apurado da temperatua e com a vantagem de terse a mesma temperatura por toda a lamina sem varia??es notaveis. Alende evitar contato com o oxigenio do ar.

cabete
10-10-2002, 01:48 PM
Velasco,
Ocorreu-me que no sistema ? g?s, por seguran?a, deve-se ter um sistema de reacendimento do g?s j? que a solenoide fecha e abre o mesmo. Pensei em usar um sistema destes de acendimento de fog?o ? g?s operado pelo pr?prio controlador de temperatura, sempre que ?le mandar abrir a solen?ide do g?s ?le tamb?m manda produzir fa?scas por alguns segundos passando-se o sinal para isto por um temporizador.

Jeff Velasco
10-10-2002, 03:43 PM
Cabete,

Estou esperando a resposta de alguns americanos sobre as melhores op??es de sais. Veja se consegue estes controladores, acho que consigo uns novos (aqui em Floripa tem uma empresa que fabrica eu acho) a bom pre?o.

Ter um sistema de acendimento do gaz ? uma boa mesmo. Eu pensei em uma chama piloto como dos aquecedores de ?gua. Mas voc? deve saber qual a op??o mais segura.

cabete
10-11-2002, 08:26 AM
Devo ter uns 5 controladores encostados. S? que n?o possuem manual, vou tentar conseguir os manuais com o fabricante e test?-los. Quanto ? chama piloto tamb?m pensei nela mas v? um s?rio problema devido ? ventoinha, o vento iria apag?-la com certeza.
Esta panela teria muita utilidade tamb?m para a oxida??o de pe?as, bastaria trocar os sais pelos de oxida??o ? quente.

callega
10-11-2002, 11:03 AM
Tche Jeff, baho de sais ? amplamente utilizado para calibra??o.. Tambem tem o seguinte, nao vai achar qu e obter uma uniformidade de temperatura em toda altura do banho seja tarefa f?cil...
Qto a adaptacao do banho, nao ? dificil. Mas estes neg?cios, normalmente sao mais utilizados para revenimento e pre-aquecimenteo das laminas. Dificilmente t vais chegar na temperatura de tempera com sal. Em poa tu encontras algun dos melhores controladores de temperatura do mundo. O NOVUS.. ? na esquina da farrapos com a ramiro, um pouco pra baixo, em direcao ao guaiba. Eles tem v?rios modelos. Eu usei muito o N1000, na ?poca, pra montar padroes de temperatura. Pra temperaturas de revenmimento, utilizaria um banho de oleo de silicone, ou talvez de tempera, com circulacao. J? obtive estabilidades de .1 ?C. Qto a exatidao, nao quero arrumar polemica com ninguem, mas se alguem me falar que obtem uma exatidao melhor que .5?C em todo o banho, nao acredito. Ja tive varios padroes, inclusive da HART CIENTIFICS que fornece os padroes do NIST. Cheguei a ter um termometro com 5 casas depois da virgula, que ia de 500 a -alguma coisa, um padrao pra calibrar padrao da Hart.
Se for a g?s, saida PID nao vai funcionar, tem que ter saida analogica e uma valvula proporcional de gas, senao esquece. Com o pid ligando e desligando a valvula a uma taxa de 30 x/min (coisa normal) quero ver vcs manterem a chama acesa. Tem que ser saida linear e valvula proporcional, igual a caldeira de grandes dimensoes.
Eu, utilizaria um sistema eletrico com rele de estado solido (a novus tem). Um controlador PID e dependendo da temperatura de trabalho, um PT100 ao invez de termopar. Mas o pt100 raramente passa dos 300 graus. Deve-se lembrar que a distribuicao da carga termica das resistencias ? de fundamental importancia para se obter isotermia no m eio (tomei sopa de letrinhas), ou seja, o calor sobe e deve-se ter carga termica maior na parte inverior e diminuir conforme sobe.
O ventilador, deve ser mantido ligado ou nao utilizado. O controle PID, quando bem ajustado, evita o over-shoot. Nos meus blocos aquecidos para padroes, sempre usei uma cortina de ar pelo lado de fora do bloco, facilita a isotermia..
Qdo tu estiveres no sul, com tempo, me avisa. Podemos nos encontrar e eu te mostro meu forno de calibra?ao. Ai tu podes entender um pouco o principio da coisa. Foi meu trablho de conclusao, na universidade.
Alguns sais podem ser obtidos com a Hart Cientifics, nao sei como contata-los. Tinho um cara na comsistec (fabricante de termopares de SP) que era representante deles. faz muito tempo que nao atuo na area, por isso perdi os contatos.

Se fui tecnico demais ou se tiver faltado detalhes, me avisa que eu continuo o assunto.,ou explico melhor..

Estou na praia, pescando bagres. Por enquanto, nao passei dos de 3 kg.. Mas to no aguardo dos de 10Kg..


:smokin

cabete
10-11-2002, 12:28 PM
Velasco,
Vendo o croqui do banho de sal tocado ? g?s d? para perceber que com pouqu?ssimas modifica??es posso fazer uma forja ? g?s que tapadas as janelas laterais e introduzido o cadinho do banho de sais se transforma neste equipamento e talvez, com um pouco de experi?ncia, humildade e teimosia tamb?m d? para substituir-se o cadinho de sal por um outro que venha a funcionar como f?rno.
Como estou precisando de uma forja ? g?s j? vou iniciar o estudo e constru??o da mesma prevendo todas estas possibilidades. Quanto ?s quest?es de PID ou anal?gico, e outros detalhes t?cnicos a escolha de um bom controlador de temperatura resolve tudo isto pois nos mais modernos podemos fazer praticamente o que quisermos na configura??o de seus par?metros. N?o s?o mais caixas pretas, s?o muito din?micos.
O importante ? conseguir tudo a custo reduzido ou zero pois no final das contas sempre existe o ?ltimo recurso: monte de sucata!
Estou tentando conseguir junto ? Ecil o manual dos 06 controladores que tenho encostados aqui. Estes ser?o ?timos para n?s pois ser?o de gra?a. Possuem tamb?m os rel?s de estado s?lido se quiser partir para a op??o el?trica a qual eu descarto pois minha id?ia agora ? a de ter em um s? equipamento o m?ximo de recursos poss?vel.
Logo que obtenha o manual vou testar os equipamentos e se tudo der certo te mando duas pe?as. Uma para montar e a outra para ficar de reserva.

Jeff Velasco
10-11-2002, 01:42 PM
Cabete:

D? pra reservar um destes controladores se eles forem ?teis a esta fun??o? que pre?o serairia (se quiser tratar disso por e-mail ? s? mandar mensagem privada).

Cellega:

Acha que o projeto ? adapt?vel? quer dizer, eu conhe?o pelo menos uns 15 cuteleiros americanos que usam a panela de sais e est?o satisfeitos com os resultados. O que voc? acha?

cabete
10-11-2002, 01:52 PM
SE conseguir o manual duas pe?as ser?o suas. No raio do controlador da ECIL n?o tem esquema impresso e portanto sem o manual n?o h? o que se fazer, enviei e-mail ? ECIL hoje pedindo c?pia do manual.

Jeff Velasco
10-11-2002, 01:56 PM
Me passe as especifica??es t?cnicas das pe?as e vou ver na biblioteca da engenharia mec?nica aqui da UFSC. Os caras tem coisas do arco da velha no setor de metalurgia, s?o a melhor universidade da am?rica latina em eng. mec?nica.

Lepazini
10-11-2002, 03:41 PM
Amigo Vellasco:
Esta id?ia ? otima o resultado da tempera ? muito bom, meu pai utiliza este tipo de trabalho nas facas dele, quem faz ? uma empresa de POA acho que o nome ? Marimon ou algo parecido, mas a tempera que eles fazem neste tipo de forno ? muito superior ao resultado que conseguimos com oleo.
O unico inconveniente ? que nas pe?as do meu pai vem residuos e carepas que eles n?o conseguem eleminar , assim gastamos uma lixa que ? de dar inveja.m?s em termos de corte e qualidade at? agora se apresentou imbativel.

cabete
10-14-2002, 07:33 AM
Caro Velasco,
Os controladores s?o da marca ECIL, mod?lo Junior Jr/C. Se n?o conseguirmos o manual vou enviar um para um pessoal que entende bem de eletr?nica para abrirem e montarem pelo menos o esquema el?trico de onde ligar o qu

callega
10-14-2002, 10:50 AM
Jeff, podes estar certo que ?. Tem um monte de cara que faz resistencia, e resto ? controlador, termopar, rele de estado solido, etc.. Nao tem galho.. Mas tu quer temperar ou revenir no sal? Acho que ? revenimento.. E o sal? Donde??Principalmente pra temperaturas muito altas.. Se ? revenimento, eu usaria ?leo.. At? 200?C.

O que acredito ser um problema para o g?s, ? a v?lvula de controle.
Com certeza tem que ser uma servo-valvula. E pra g?s, juro que nunca vi. At? deve existir, mas deve custar uma fortuna..E meia..
Outro problema ? a medicao de temepratura real. Como falei, nos banhos a temperatura fica em camadas. Temque ter agita?ao, seja ar, oleo ou o que for, senao adeus isotermia (mesma temperatura,ou aprox, em todos os pontos do banho, ou bloco).

cabete
10-17-2002, 08:28 PM
Velasco,
A Ecil n?o respondeu meu e-mail ... mas mandou c?pia do manual via correio!
Vou tentar estudar o manual e testar os equipamentos neste final de semana. Estando tudo OK te mando os seus com uma c?pia do manual e a? voc? decide o que quer fazer. O projeto el?trico realmente facilita a vida mas precisa ter boas resist?ncias para que sejam dur?veis o que n?o ? dif?cil de conseguir.

callega
10-18-2002, 05:14 AM
Um detalhe, normalmente mal compreendido, para resistencias ? que a conexao das mesmas com os cabos deve ser ventilada.
O normal ? que as conexoes fiquem lacradas dentro de uma caixa. Isto costuma formar um outro forno, aquecido pela pr?priia resistencia e por conducao de dentro do forno. Com o temp? a conexao se deteriora. Mantenham-na arejada.
Outro detalhe, principalmente com atmosferas agressivas ? o encapsulamento dotermo-par. Devemos procurar um encapsulamento que nao seja agredido pelo meio. Num forno de fundicao de aluminio de uma fabrica de pneus, tive que encapsular o termopar em uma peca de ferro fundido de 2 polegadas. O termo par ficava do lado de fora do cadinho, uma estupidez, pois nao media a temperatura do metal.
No sal, o termo par deve ficar em contato direto com o dito cujo..
At? uns 1000?C, termo par tipo K, alumel columel. Melhor seria um termo par nobre, tipo platina/platina/rodio, mas ? caro, porem mais exato. Outro detalhe, quem garante que o termopar ? exato? Ja vi gente ajustando temperaturas de 800,5?. A menos que tu saibas a diferenca de medicao do teu termo par, nao adianta tanta exatidao.. Alguns fornecedores oferecem termo pares com calibracao, que pode ser em um ponto s?. No caso da tempera, pode-se solicitar um termo par calibrado em 800?C. Ja garantiria a medicao, ou pelo menos saberia a diferenca de medicao. Calibrar ? comparar um dispositivo de medicao a um padrao, sabidamente correto. Tambem tem o problema da calibracao do controlador. Pode-se ter uma leve nocao da exatidao da coisa, fazendo o seguinte:
Colocar gelo picado em um copo, completando com agua suficiente para preencher os espacos entre o gelo. Este copo devera estar dentro de um isopor com mais gelo. A temperatura devera ser ao redor de 0? (esta ? uma celula de ponto triplo de agua). depois ferver agua e colocar o termometro dentro. Ao nivel do mar 100?, aqui em Bento 98,5? aproxim. Outro metodo ? a utilizacao de um metal sabidamente puro e com ponto de fusao conhecido, por exemplo chumbo. Coloca-se dentro do forno e ajsuta-se uma temperatura ligeiramente inferior ao ponto de fusao, depois de estabilizar o metal nao deve ter fundido, apos aajustar ligeiramente acima da temp de fusao e o metal devera fundir..

? da natureza de uma mente instruida, estar satisfeita com o grau de exatidao que a natureza do objeto demanda..(Aristotele)

:smokin

cabete
10-18-2002, 06:54 AM
Realmente n?o adianta um equipamento descalibrado, ? como a velha piadinha: "Rel?gio que atrasa n?o adianta."
Temos um Cappo na fabrica portanto d? para calibrar os controladores facilmente pois este Cappo ? rastre?vel aos padr?es prim?rios do INMETRO.
Quanto ao termopar na fabrica s? uso tipo J portanto vamos ter que conseguir outros e depois d? para aferir por compara??o usando o Cappo. D? para chegarmos a uma precis?o boa para a fun??o pois acredito que para t?mpera/revenimento algo como mais ou menos 5 ou mais ou menos 2 graus seja suficiente.

Jeff Velasco
10-18-2002, 07:42 AM
Obrigado Cabete.

Vamos ver se conseguimos fazer funcionar este projeto. Vou escrever pro pessoal que j? montou a panela de sais e pedir informa??es mais detalhadas do projeto. Uma varia??o entre dois e cinco graus ? suficiente, acho eu. N?o seria se n?o fosse tratar com a?os carbono, que tem uma toler?ncia maior a varia??o.
Fico na espera para a remessa! E obrigado mesmo.

callega
10-19-2002, 12:33 PM
Concordo com o metodo de calibracao. Costumo ser repetitivo neste assunto de exatidao, qdo comparados ao zero absoluto. Numa temperatura de 800?C, tem que deseja uma exatidao de 2 ou 3?. Impossivel.. Seja por erros relacionados a medicao, seja por problemas de uniformidade de temperatura(isotermia).
Cabette, certa epoca trabalhei nesta ?rea. Implantei o 4.11. numa empresa de alimentos e montei um pusta laboratorio. Gastei 100 mil verdes,na epoca. Os padroes primarios sao celulas de triplo estado. Sao involucros herm?ticos, contendo um elemento puro, pode ser agua, prata, chumbo, etc. Como o involucro esta em condicoes de CN(T)P, o ponto de fusao ? determinado. Qdo funde, existem os tres estados ao mesmo tempo, solido liquido e gasoso. Por isso ponto triplo. O da agua ? razoavelmente reproduzivel, com exatidoes que atingem 0,1?C, com relacao a 0?K. Uma latinah de cerveja, cheia de gelo picado. A cerveja coloca no copo e bebe. Adiciona agua at? completar os espa?os entre as pedras de gelo. Coloca esta lata dentro de um isopor com a mesma mistura. Mede na lata de cerveja.

cabete
10-21-2002, 01:59 PM
Velasco,
Por favor envie por e-mail o endere?o para remessa dos equipamentos.
Ainda n?o consegui verific?-los mas ao longo desta semana devo achar um tempo para isto e quando conseguir postar te aviso.
Precisa ir procurando termopar adequado para a temperatura.

Jeff Velasco
10-22-2002, 01:23 PM
Cabete,

Valeu mesmo. Cheque seu e-mail para o endere?o.

Eu fico lendo a sua conversa e do Callegari e n?o entendo muita coisa (eu conhe?o tanto de eletr?nica quanto de qu?mica org?nica e de f?sica nuclear hehehe) por isso vou contar com a ajuda do pessoal que conhe?o aqui do departamento de engenharia mec?nica da UFSC e tbm da eng. el?trica. Vamos ver no que d?.

Obrigado mesmo!

cabete
10-22-2002, 02:44 PM
Ent?o ? isto, voc? n?o mexe com for?a!!
Minha forma??o e prefer?ncia ? pela mec?nica mas quem trabalha em fabrica em ?reas de produ??o tem que saber fazer chover. Eu aprend? a ser um feroz leitor de manual de equipamento. Leio quantas vezes forem necess?rias at? entender o suficiente para fazer estas geringon?as funcionarem!
Aguarde mais uns dias que ainda vou testar e calibrar os equipamentos e a? te mando.
Hoje comprei uma barra de 6 metros de 5160 de 2 x 3/16" mais 1,3 metros de 2 x 1/4" acho que agora n?o paro mais!!

Jeff Velasco
10-22-2002, 04:00 PM
Pois ? Cabete... minha forma??o ? Rela??es Internacionais, com um pouco de economia e ci?ncia pol?tica na panela. O m?ximo de ?reas t?cnicas em que me aventuro ? o pouco que sei de metalurgia e tratamento t?rmico. Mas tenho muitos amigos engenheiros (malucos atraem malucos ? o que todos dizem) e muita curiosidade... logo ? normal que a gente se envolva em atividades n?o muito usuais.

callega
10-23-2002, 05:42 AM
Oh Cabete, t? fazendo facas a metro???
Este pessoal que trabalha com facas deve ter uma salinha cheia de geringon?as e traquitanas.. Na salinha que tem a minha lixadeira, ta ficando dificil de se locomover. Tem toquinho, pau, barra de a?o, e muita poeira..
Sera que somos todos meio doidos??
Fui numa entrevista de emprego, e o doiod do outro lado da mesa me perguntou o que eu tava fazendo neste meio tempo, entre empregos. Eu respondi: pescando e fazendo facas...Ele se espantou..
Ai uma secretaria trouxe caf? e serviu em copos de 300ml de coca. A esposa dele veio e falou que aquilo nao devia ser feito, me ofereceu copnhos de cafe. Omarido respondeu: nao d? bola, ele tbem ? meio doido, faz facas..
Otima impressao eu formei.. Ate agora ninguem me ligou de volta...
:smokin

cabete
10-23-2002, 03:08 PM
Eu s? acho que o cara endoidou quando ?le guarda l?mpada queimada e endoidou mais ainda quando ?le tenta comprar l?mpada queimada. Dia destes o dono de uma loja de materiais el?tricos quase teve um enfarte quando oferec? R$ 50,00 por uma l?mpada queimada que ele tem na loja. ? que era uma l?mpada incandescente de 2.500 Watts!!
E o sacana n?o me vendeu. Deve estar procurando um outro maluco que d? R$ 100,00.
O fato ? que fui encomendar o a?o e a mo?a falou: este s? posso vender de barra completa de 6 metros. Pensei, fiz as contas e falei: melhor sobrar do que faltar!!

Jeff Velasco
10-24-2002, 08:02 AM
A?o em casa nunca ? demais. Eu mesmo tenho aqui umas molas de caminh?o de 10mm de espessura encostadas pra quando estiver com a oficina montada.

Esqueci que de responder uma pergunta. A panela de sais serve principalmente para t?mpera. Mas como ela aqueca a pe?a r?pido e uniformemente com razo?vel controle de temperatura, pode ser usada para fazer ciclos de normaliza??o e at? mesmo recozimento, usando uma caixa de cal.

cabete
10-24-2002, 08:32 PM
Buraco quente serve pr? muita coisa!! Cuide-se !!

callega
10-25-2002, 06:09 AM
Pois ?, o probrema vai ser assumar o sal pra tais temperaturas. Obviamente o aquecimento ? muito mais uniforme, homogeneo..
Sera que sal de frutas nao vai?
:smokin

Josu?H.M.Araujo
10-26-2002, 12:14 AM
Cabete meu Amig?o
Como vai a queixada, como voc? conceguiu deslocar a mandibula.

Bom gostaria de saber se voc? n?o pode mostrar umas fotos de seu vulc?o Caipira.
Achei umas coisas interesantes num ferro velho. Memos uma bigorna de 50 ou 40 Kg.
Ai em Ribeir?o tem.????

Calega atelier de artista ? SNAFU. Ou Seja bagunsa organisada.

cabete
10-26-2002, 08:29 AM
Josu?,
No come?o da semana trago a c?mara digital da fabrica e fotografo o vulc?o para voc

cabete
10-28-2002, 11:06 AM
Os controladores est?o bons.
Estou postando-os n?o por SEDEX mas por correio normal para n?o encarecer muito pois os rel?s de estado s?lido s?o bem pesados devido o dissipador.
os controladores podem ser ligados em 110, 127, 220 ou 240 desde que mude jumpers internos. Est?o ligados para 220V.
Um d?les estou te enviando com um termopar tipo J novinho. Este termopar ? para temperaturas de -199 ? + 860 Graus Celcius. N?o coloque o termopar direto no sal. Coloque um tubo e o termopar dever? ficar pressionado no fundo do tubo pela mola e baioneta que existem em sua ponta.
Estudem o manual e se preocupem com os par?metros marcados com asterisco que s?o os cr?ticos, os demais s?o perfumaria para sofisticar o que n?o ser? necess?rio. Para temperaturas maiores precisar? trocar o sensor e mudar os par?metros de configura??o segundo o manual.
Para abriu o controlador solte a tampa traseira pelos 4 parafusos de fenda e depois de tir?-la solte a dianteira pelo ?nico parafuso existente. Se n?o for mudar a voltagem acho que n?o precisar? abr?-los.

Jeff Velasco
10-28-2002, 01:01 PM
Marcos,

Muito obrigado pela sua grande generosidade. Vou escrever novamente pros americanos perguntando sobre os sais. J? estive com um pessoal da engenharia aqui e eles me ajudam a montar o forno, adaptar a solenoide e tudo mais. Assim que tiver mais not?cias mando aqui na hora!

Abra??o!

cabete
10-29-2002, 11:35 AM
Equipamentos foram postados hoje como encomenda registrada. Se demorar muito ( mais que 10 dias ) avise-me para que acione o correio.

Jeff Velasco
10-29-2002, 03:23 PM
Fico aguardando o pacote Cabete! Me mande o n?mero de registro da encomenda pois, caso ela demore, eu posso ir ao centro de distribui??o e encontrar-la.

Tenho algumas d?vidas sobre a solen?ide. Hoje eu corri a cidade toda, da manh? at? a metade da tarde e fui em todas as lojas que pude encontrar procurando a v?lvula. Achei basicamente dois tipos. Uma solen?ide muito simples usada para ?gua e uma usada para aquecedores de ?gua a gaz com controlador digital. Esta ?ltima parece extremamente sofisticada e deve ter sido projetada em fun??o do controlador usado para este aquecedor. A ?nica sucata de aquecedor que achei e que eu poderia retirar e v?lvula ? de um aquecedor japon?s que veio parar, n?o sei como, em uma casa aqui em Floripa e queimou.
Fica a pergunta: ser? que a solen?ide simples, usada para ?gua, serve? Se n?o, qual o modelo ideal e onde posso compra-la?

Jeff Velasco
10-29-2002, 03:30 PM
Os sais: mistura 50% 50% de cloreto de s?dio (sal de cozinha, ou sal para nutri??o animal, neste caso use um sem aditivos nutricionais) e cloreto de c?lcio (usado nos EUA para derreter gelo).

Algu?m tem alguma id?ia de onde comprar cloreto de c?lcio?

cabete
10-30-2002, 06:13 AM
Velasco,
Pelo que estou entendendo voc? est? optando pelo projeto ? g?s?
O projeto el?trico seria bem mais simples pois al?m do que lhe mandei voc? teria agora que procurar a parte de resist?ncia el?trica e talvez uma pequena ventoinha para o resfriamento quando necess?rio.
Mas tudo bem, se quer partir para o projeto ? gas vamos pesquis?-lo e viabiliz?-lo.
Tendo um tempinho vou pesquisar a quest?o da solen?ide para g?s. Acredito que a de ?gua n?o sirva. Conhe?o-as bem e duvido que consigam fazer uma boa veda??o do g?s.
Tente pesquisar junto ? Ultrag?s e outras empresas grandes de g?s pois normalmente eles possuem equipes de engenharia para auxiliarem em aplica??es. V? um sistema de espantar pombos em planta??es que ? um verdadeiro canh?o ? g?s. Com um botij?o de 13 Kg d? cerca de 13.000 tiros potentes em barulho e os tiros s?o dados de cada vez em uma dire??o para espantar pombos. O sistema foi desenvolvido por eles. Acredito que possam indicar as pe?as e onde encontr?-las.

callega
10-30-2002, 07:18 AM
Velasco. tu gosta de dificuldade....
Tu vais ter que encontrar uma valvula proporcional pra g?s... Senao, ligamndo e desligando, como tu vais manbter o fogo aceso??
A proporcional aumenta e diminui o gas, conforme a nescessidadde. Ai, o contrrolador tem que ter uma saida analogica..
vai pela resistencia que tu ganha dinheiro..
:smokin

Jeff Velasco
10-30-2002, 07:53 AM
Bem.. pode ser que tenha que ir pela resist?ncia mesmo :(
Mas o pessoal que me passou o projeto disse que me manda dos EUA a v?lvula se for necess?rio... vou ler o manual com calma e decidir sobre as op??es.

O problema (pelo menos pra mim) de montar a panela el?trica ? o custo em placas cer?micas. Como pretendo usar um tubo de mais ou menos 1.25 mts. para espadas, a quantidade de placas cer?micas seria grande e o custo sobe muito. Se fizer a g?z posso usar a manta refrat?ria sem problemas e o custo cai muito.

Mas na real... s? vou saber o que vale mais a pena depois de botar as duas op??es na ponta do l?pis.

Al?m disso tem a minha compet?ncia... se for pra fazer uma forja a g?z eu sei fazer, j? montar um forno eu n?o sei... mas isso n?o tem muito problema eu acho... j? descobri como fazer coisas mais dif?ceis sozinho hehehe... :)

No caso de uma panela el?trica.. a instala??o precisa ser trif?sica?

cabete
10-30-2002, 11:12 AM
N?o precisa ser trif?sica ? menos que a ventoinha escolhida seja trif?sica. Mas nem pense em usar 110V ou 127V pois as correntes el?tricas ficam muito altas e seus problemas com fios e terminais superaquecendo aumentam barbaridade. Se for fazer ? g?s pense seriamente em seguran?a. Nunca poder? abrir o g?s e depois de um tempo botar fogo, se isto ocorrer a explos?o ser? inevit?vel. Manter um fogo aceso s? diminuindo o g?s sem diminuir tamb?m o ar soprado pela ventoinha pode ser tamb?m um s?rio problema pois a mistura ficar? muito pobre de g?s e poder? apagar, os dois teriam que diminuir proporcionalmente ou o g?s s? diminuir at? um percentual em que consiga manter a chama acesa. Acredito que tudo isto seja poss?vel de ser feito mas o custo pode crescer um bocado.
Quanto ?s placas cer?micas fale com o Fabio Codignolli pois ?le conhece um fornecedor que tem retalhos e vende por Kg a um pre?o bem acess?vel.

Jeff Velasco
10-31-2002, 08:13 AM
Cabete, as pe?as chegaram sem problemas aqora pela manh?. Vou levar esta semana o manual para o pessoal da engenharia e vamos estud?-lo juntos para decidir que rumo vamos tomar. Mais uma vez, muito obrigado!

cabete
10-31-2002, 09:33 AM
Lembre-se que o termopar tipo J que acompanhou s? vai at? 860 Graus Celcius. No manual tem uma rela??o com os diversos termopares existentes e as temperaturas que alcan?am.
Bom trabalho!

callega
11-04-2002, 02:56 PM
Eu acho que este controlador nao vai funcionar com valvula a gas.
Tu vais precisar de um controlador com saida linear e nao digital (liga desliga). Tem que ver a valvula tbem. Se a valvula usa uma tensao 0 a 20 volts pra atuar e o controlador tem saida 0 a 20 mA, tu precisa de um conversor. Deixa eu explicar.
Qdo falo linear ou servo-valvula, falo de uma valvula que pode trabal?har liberando 10%, 20%, 15%, 77%, qqer valor entre 0 e 100%. A digital, trabalha aberta oiu fechadda, que e? o caso da maioria das resistencias. Existe a possibilidade de usar reles dee estado solido e controles PID nas resistencioas, fornecendo pequenos pacotes de energia para a aresistencia. Isso ? muito melhor que o liga deesliga padrao, pois evita a inercia termica..
? bastante teoria..
Se tiveres dificuldades com o oforno, fala com n?is.. Te dou uma mao..
Vai na resistencia e rele dwe estado solido.
Se optarres pelo gas, pede as caracteristcas ded controle da valvula e pesquisa o controlador praqule tipo de acionamento..
:smokin

Jeff Velasco
11-04-2002, 04:32 PM
Acho que vai ser el?trico no final das contas.. depois de levar o controlador e o manual pro pessoal da engenharia eles meio que desvendaram o bicho e me disseram que ele tem PID e pode ser que d? pra fazer controle de rampa (cabete... o que voc? acha?). Neste caso ? melhor o forno el?trico para poder fazer recozimento. ? s? tirar o cilindro de sais de dentro e passar o termopar pra dentro do forno, ou conectar outro termopar no controlador.

Mas a minha preocupa??o maior agora tem que ser a defesa da minha monografia e o SPKS. Desisti de recuperar meu carro e vou passar ele nos trocos mesmo.. j? estou com saudades do passat?o velho... :(

Depois de acabadas as aulas vou procurar um lugar para a oficina e vou come?ar a fazer as ferramentas: forno, lixadeira, etc.
A? tenho um longo per?odo de experimenta??o fazendo v?rias pe?as em car?ter de teste. E muitos testes destrutivos tamb?m para avaliar a qualidade do tratamento t?rmico.

Cabete, acho que vou fazer duas panelas: uma para altas
temperaturas e outra para m?dias, assim posso tentar fazer mart?mpera e conseguir ?timos resultados em pe?as longas como espadas medievais ou qualquer pe?a que deva ser fina e longa... o ganho em flexibilidade ? enorme e a perda em dureza ? relativamente pouca.

cabete
11-04-2002, 08:16 PM
Caro Jefferson,
O projeto ? seu, os controladores possuem bastante recursos e tenho certeza que consegue um bom controle de temperatura com ?les se se preocupar tanto com o aquecimento como com o resfriamento pois ?s vezes a temperatura passa do ponto por in?rcia t?rmica ( mais dif?cil com um PID bem programado ) e ha a necessidade de resfriar.
Pense bem nas coisas e lembre-se de que enquanto est? no papel pode rabiscar e rasgar ? vontade.
N?o entend? a raz?o de ter dois fornos pois no mesmo forno voc? pode alcan?ar as temperaturas que quiser se suas resist?ncias forem bem dimensionadas, basta programar a temperatura que deseja no controlador. Acho tamb?m que pode fazer um projeto onde possa colocar e retirar a panela de sais. S? para colocar um pouco mais de minhoca em sua cabe?a: Se a panela fosse horizontal em vez de vertical voc? n?o teria vantagens quanto ao gradiente t?rmico citado pelo Callega?? Se for horizontal creio que pode usar um di?metro de tubo maior que sua necessidade assim o sal ficaria em 2/3 do preenchimento do di?metro e teria um v?o para introduzir as l?minas. Agora acho que vai fundir a cachol?ta de vez!!
Abra?os.