View Full Version : Martelo de madeira


R.Vilar
02-17-2003, 08:20 PM
Martelo de Madeira

Estive olhando o t?pico ?forja a g?s? e vi que o Callega menciona que ajudou uma pessoa que queria forjar. Ele menciona uma t?cnica de curvar a barra p/ baixo e depois come?ar a forjar e durante o processo a barra vai se endireitando, pois ? natural que durante o forjamento a barra v? curando p/ cima. Ele est? cert?ssimo se vc dobrar a barra p/ baixo antes evitar? terminar com uma faca curva p/ cima.
S? p/ adicionar ao que ele falou existem duas outras t?cnicas. A primeira (a que eu uso) ? ir corrigindo a curvatura desde o in?cio, n?o deixando que a faca se curve muito, sempre corrigindo p/ o formato desejado.
A segunda ? usar um martelo de madeira, isto mesmo, ( eu n?o estou louco de novo).
Com um martelo de madeira vc pode corrigir sua l?mina sem danifica-la, ou seja, vc n?o muda o formato que j? obteve, apenas a curvatura ou a lateralidade. Pode ser um martelo, ou um peda?o de caibro, desde que seja firme o suficiente p/ alterar o a?o.
? ?bvio que ele ter? uma vida ?til bastante curta, mas resolver? o problema .
Abra?os

cabete
02-17-2003, 09:18 PM
O martelo de madeira j? me salvou duas l?minas, ou salvou o trabalho de t?mpera.
Se logo ap?s a t?mpera ( nos primeiros 5 ou 10 minutos ) a l?mina ficou um pouco empenada ? s? prend?-la na mor?a e com o martelo de madeira ir corrigindo-a. D? para deix?-la 100 % alinhada sem danific?-la. Dica que me foi passada nos foruns por um experi?nte cuteleiro e j? comprovei o funcionamento.

callega
02-18-2003, 04:33 AM
Pois ? Vilar, tecnicas existem aos montoes.. Nunca tentei o martelo de madeira.Na proxima vou tentar. Agora meu tempo na forja estara restrito, encontrei um emprego (acho que vai ser trabalho).
Outra tecnica de martelo, que nao conhecia, ? o uso de um martelo em cunha para escoar o aco em um determinado sentido.
Falo daqueles martelos que tem um lado parecido com um formao, juro que nunca soube pra que era aquilo. O aco tende a escoar no sentido paralelo as batidas do dito cujo. Esta tecnica me foi util quando forjava uma lamina a la Sfreddo. Naquela parte da lamina e da espiga equ ficam muito proximas ao botao. No dia que tu estava em POA, cheguei atrasado para ver este detalhe. Mas o peen hammer resolveu..
:smokin

R.Vilar
02-18-2003, 07:21 AM
Aquela parte que vc nunca soube p/ que servia se chama pena e ? muito ?til neste tipo de l?mina que vc menciona.
Se vc quiser esticar o a?o use a pena e depois corrija as marcas profundas que ela deixa com a parte da frente do martelo, tbm conhecida como pra?a.
Abra?os

Ferrari
02-18-2003, 07:51 PM
Outra ferramenta que acho ?til ? o corta-quente, pois na forja temos a oportunidade de cortar, marcar e outras opera??es sem precisar recorrer toda hora ao policorte. Mas uma boa talhadeira tb d? conta do recado, al?m de ser mais leve e poder usar com apenas uma m?o. Tb tem o Fuller, aquela ferramenta que ajuda a diminuir a se??o. Esta ? ?tima, principalmente para o forjamento da espiga. O idel ? fazer um e colocar um suporte na bigorna, assim a m?o fica livre.

Quanto ao malho de madeira, acho ele muito ?til, principalmente quando o forjador n?o tem muita experi?ncia, da? vai corrigindo. Por?m com o tempo e a pr?tica, gente vai usando menos este malho. Eu fa?o como o Vilar, vou forjando e j? dando a forma, sem dobrar no sentido contr?rio, que depois tem que ser corrigido tb. Mas isto ? um m?todo individual, cada um escolhe o seu.