View Full Version : Pol?mica do uso de Facas

Ismael B
09-14-2010, 08:17 AM
Buenas!!
Saiu hoje uma mat?ria no jornal ZH, que sugere a proibi??o do uso das facas, no acampamento Farroupilha!
O fato se deu ap?s uma morte por esfaqueamento num fandango de galp?o, no domingo a noite, onde com certeza metade das pessoas portavam o 'ferro branco'.
E um pouco mais tarde uma mulher tamb?m foi esfaqueada, em outra situa??o, ao tentar separar uma briga!

E agora est? surgindo uma pol?mica sobre o uso do 'Adorno' em nossa cintura!!

o pr?prio Comandante da pol?cia, ressalta que 'o maior culpado ? a bebida em excesso nos piquetes, e que apesar de ser proibido o uso de armas em local p?blico, o uso das facas
trata-se de tradi??o, e que esses acontecimentos s?o fatos isolados'
Ele tamb?m diz que pelo numero de pessoas que circulam no Acampamento, s?o poucas as ocorr?ncias. bem menos que nos centros urbanos!

Mas j? tem um pessoal (que n?o tem nada pra fazer) se mobilizando para proibir o uso de facas em local p?blico!!!

Pe?o as autoridades, ou quem tem contato com Elas, para que n?o deixem esses Idiotas e miser?veis, que n?o tem nada a fazer a n?o ser procurar encher o saco de algu?m, a n?o intervirem Na Cutelaria Brasileira!

Boa Semana e at? Nova Petr?polis!!
Abra?os!!

VictorCoelho
09-14-2010, 09:22 AM
O assunto ? realmente muito pol?mica!
Eu tenho pra mim q isso ? uma quest?o de mais dia, menos dia e uma forte proibi??o vir?.
Em termos legais, as autoridades j? tem poderes para confiscar e at? processar quem portar uma faca.
Tudo dependa da interpreta??o, das circunstancias...
J? li muitas vzs aqui q o porte de faca ? liberado e coisa e tal....mas a verdade ? q n?o ? assim q a banda toca.
Quem puser uma faca na cintura e sair por a?, vai ter problema certamente e at? explicar q fucinho de porco n?o ? tomada, o sujeito t? todo enrolado.

Ventrue
09-14-2010, 09:33 AM
Bom dia sou novo no forum resido em Goiania (GO) nao sou cuteleiro, ainda, estou em busca de um trilho pesado ou de uma bigorna boa, mais em Goiania ta dificil achar s? tenho o a?o pra fazer minha primeira faca.

Voltando ao assunto do post ? realmente lamentavel que isso aconte?a, mais nas maos de uma pessoa com raiva uma pedra se torna tao ruim quando uma faca, tem coisas que nao devem ser proibidas tem que haver mais concientiza?ao.

cassio
09-14-2010, 03:24 PM
concordo com o Vitor...essa lei ja existe, ? s? por em pr?tica.
Hj mandei um email a ZH, mas na verdade a justificativa ? complicada. QQ coisa + alcool e drogas se transforma em arma. J? pensou fazer uma blits em torno do parque por volta da meia noite...sai todo mundo preso, pq todos dirigem com alte n?vel de alcool no sangue...fora maconha, coca?na, crack... N?o sei se a lei do desarmamento melhorou em termos de viol?ncia..acho que n?o, pois agora o bandido tem certesa que vc n?o estar? armado...com a faca mesma coisa. ? certo que a gauchada d? um rechego de fac?o num mais assanhado, as vezes at? por merecimento...mas tem que dar de plancha...n?o de ponta nem de fio!!!!!!!!!!! ? s? pra alert? o inimigo!!!
acho que vai demorar, pq mexer com o MTG ? como mexer com a igreja, mas v?o acabar proibindo...

mbitten
09-14-2010, 04:00 PM
Se portar faca ? crime ou contrven??o, gostaria de saber onde esta escrito no codigo penal, assim fico bem informado.
No acampamento farroupilha circula em torno de um milh?o de pessoas, e ? com serteza o lugar mais seguro para se andar em Porto Alegre, l? n?o tem assalto, e ninguem usa drogas ilicitas e nem maconha que para a maioria dos jornalistas e formadores de opini?o ? uma droga inofensiva usada para "clarear as ideias".
J? ouvi de tudo um pouco, de que o Ga?cho foi inventado at? que chimarr?o d? cancer.
merrem mais pessoas espancadas do que esfaqueadas, ent?o vamos proibir o uso das m?os, ? s? fumar um baseado que a ideia sai:smokin:smokin.

Sergio Henrique
09-14-2010, 04:23 PM
N?o h? nenhuma, repito, nenhuma lei que proiba o porte de facas ou outras armas brancas. Se for abordado e tiver a faca apreendida, insista em que seja lavrado o auto de apreens?o. Nem sei se devo postar isso pra n?o alertar a outra parte, mas como aqui estamos todos no mesmo barco, fica a deixa.

Abuso de autoridade sim, isso ? crime. Agora, claro, n?o v? sair por a? tr?bado ou noiado com sua bowie na m?o que a? o bicho pega pro teu lado.

Claro a legalidade n?o cobre os rinc?es desertos e os lugares ermos, ai cabe o jogo de cintura do portador para com a ortoridade ali presente.

J?bner
09-14-2010, 09:31 PM
O problema ? que s?o feitas as leis de formas gerais sem respeitar as tradi?oes regionais.
N?o a motivos para um cidad?o de paz andar empunhando um bowie na rua, e nenhum ga?cho que ver esta cena vai dizer que eh um amigo.
Porem o ga?cho pilchado, com sua faca na cintura como parte da indumentaria, nunca sera mal visto. E nem vai se trajar pensando em atrocidades, ? cuisa de amor a vida que n?o podemos mais ter no campo.
S? uma quest?o Ismael: n?o ? proibido entrar em fandango com qualquer tipo de arma?

Sergio Henrique
09-15-2010, 05:14 AM
O problema ? que s?o feitas as leis de formas gerais sem respeitar as tradi?oes regionais.
N?o a motivos para um cidad?o de paz andar empunhando um bowie na rua, e nenhum ga?cho que ver esta cena vai dizer que eh um amigo.

Ent?o ele ? culpado ab initio? Mesmo com aquele preceito da inoc?ncia at? prova em contr?rio.

O camarada pode andar com uma bowie visando sua defesa. Desconfort?vel? Pode ser. Ilegal? N?o.

Esse argumento ? falacioso (no sentido filos?fico) e se iguala ? campanha desarmamentista de que quem tem arma ? bandido.

A defesa do cidad?o ? a Lei, vamos nos ater a ela at? que a mudem, porque matar, roubar, traficar, tamb?m ? proibido e ainda assim...

Barth
09-15-2010, 05:50 AM
"Esse argumento ? falacioso (no sentido filos?fico) e se iguala ? campanha desarmamentista de que quem tem arma ? bandido."Estamos vivendo um momento em nosso pa?s onde o estado interfere na vida do cidad?o ditando normas que v?o desde a educa??o de nossos filhos at? se podemos ou n?o nos defender, mesmo n?o tendo a devida seguran?a por parte do estado.Criando leis que seriam muito apropriadas para a Sui?a ou outro pa?s s?rio,acho ainda que tudo pode e vai piorar em tempos vindouros,temos que ter vivo isso na mem?ria na hora de votar em outubro.Abra?o!

J?bner
09-15-2010, 07:54 AM
concordo, ilegal n?o ?!
? mais uma quest?o de medo que todos temos!
Agora l?gico que quero sair com a minha faca na rua sem ser clasificado como um bandido armado!

Abra

Ismael B
09-15-2010, 07:58 AM
.
S? uma quest?o Ismael: n?o ? proibido entrar em fandango com qualquer tipo de arma?[/QUOTE]

H? sim uma restri??o!!
Num fandango, a faca deixa de ser uma Ferramenta!!
Atigamente todos usavam adagas nos bailes fandangueiros, e dificilmente estourava uma Peleja! (mas quando estourava, era morte na certa)

Mas realmente no momento que deixarmos a 'Ferramenta' e transform?-la em 'arma'....
N?o poderemos mais portar esse maravilhoso 'Talher'

Valentim
09-15-2010, 01:01 PM
buenas pessoal no parque maur?cio sirotsky sobrinho aonde aconece a semana farroupilha s?o milhares de pessoas circulando diariamente algumas com facas outras n?o1 morto durante 20 dias ? pouco, realmente poderia acontecer bem mais.
* A Morte do rapaz de 28 anos se deu por causa da mulher n?o pela faca. a Mulher se apartou do marido pra poder piriguetiar no parque encontrando esse rapaz ao chegar em um piquete estava o ex marido afogando as maguas, dizem pela radio pe?o que ex marido viu os doi dan?ando muito agarradinhos automaticamente apartou a dan?a e degolou o rapaz!
* a mulher que levou uma facada era usuaria de crack que mora no interior do parque e estava devendo umas pedrinhas para seus amigos.

Frequento alguns CTG e Piquetes no harmonia e em todossssss que vou encontro os bolicheiros com 10 a 20 cx de cervejas estocadas mais 2 freezer horizontal cheio de cerveja bem gelada. Pra mim isso n?o ? tradi??o isso ? beberragem, n?o lembro ter lido nos livros de historia que a revolu??o farroupilha era regado a cerveja.
? Bem mais facil proibir as facas, que a cerveja aonde o MTG e a Prefeitura Lucram com os espa?os vendidos. O tradicionalismo ainda ? muito mau visto em nosso estado pelas elites.

Na real a facas n?o tem nenhuma culpa sobre as mortes no parque e sim as bebidas.

Norio Sato
09-15-2010, 06:34 PM
Barth,

S? que na Sui?a, todo reservista (praticamente toda popula??o masculina adulta, at? uns 45~50 anos, mais ou menos) tem um fuzil de assalto em casa, com muni??o...

Todo homem apto tem que se alistar, e depois do per?odo de treinamento inicial, vai p/ casa com equipamento completo (incluindo canivete Victorinox ou Wenger !), e todo ano tem per?odo de treinamento....

Barth
09-16-2010, 10:57 AM
??? Norio...que inveja destes sui?os!

mbitten
09-16-2010, 01:03 PM
* A Morte do rapaz de 28 anos se deu por causa da mulher n?o pela faca. a Mulher se apartou do marido pra poder piriguetiar no parque encontrando esse rapaz ao chegar em um piquete estava o ex marido afogando as maguas, dizem pela radio pe?o que ex marido viu os doi dan?ando muito agarradinhos automaticamente apartou a dan?a e degolou o rapaz!
* a mulher que levou uma facada era usuaria de crack que mora no interior do parque e estava devendo umas pedrinhas para seus amigos.

Voltando ao que eu dizia, se fumarem outro baseado v?o querer proibir tamb?m os casais de se separarem,
Quanto ao crak v?o diser que isto ? um problema social e que o pequeno traficante n?o deve ser preso,
Fico preocupado com o comandante do policiamento que garantiu que estes incidentes foram fatos isolados, mais um baseado e eles caem de pau e ele perde o emprego.

cassio
09-16-2010, 02:27 PM
O problema ? que se chega uma deputado ou um vereador querendo fazer m?dia ele vai querer trancar o uso de facas sim, assim como fizeram com as armas...e a industria de armas ? poderosa..conseguem at? declarar guerra nos USA, ocupam paises, s? pra gerar lucro. QQ dia aparece uma passeata, direitos humanos, etc, e vamos ter que nos adaptar. Isso ? muito mais popularesco do que fazer uma escola e dar educa??o...? o BRASIL, e n?o adianta nada n?s espernear, ficar divagando no assunto, acho que ser? uma quest?o de tempo. ? melhor e mais produtivo achar um politico que nos defenda isso sim...

Norio Sato
09-16-2010, 07:10 PM
Eu pelo menos achei candidata p/ votar p/ deputada federal...( Aqui em S?o Paulo)

Ana Cattan, ela ? pr? armas, tem videos dela no youtube.

Norio Sato
09-16-2010, 07:38 PM
YouTube - Ana Cattan Deputada Federal 3334 NOVO DESARMAMENTO PARTE1

Alguns daqui v?o reconhecer o estande de tiro....