View Full Version : Tenazes

alexandre
08-08-2010, 07:42 PM
Ol?, estou querendo fazer umas tenazes para mim e para isto gostaria de usar sucata para n?o gastar muito. Tenho molas chatas de caminh?o que deve ser equivalente a a?o 5160, mas tenho a d?vida se as tenazes n?o estragariam por toda hora aproximarem do fogo e resfriarem. Algu?m com mais conhecimento poderia me informar se o material se presta para isto?

kewyn
08-08-2010, 08:03 PM
Boa noite Alexandre, na minha opni?o o que vc ir? gastar para confeccionar as tenazes chega pr?x. ou at? ultrapassa o pre?o de uma tenaz de qualidade.
Em um bom ferro velho n ser? dificil de encontrar. Eu iria sugerir vc a comprar um alicate de cabo longo, e se mesmo assim n for o suficiente, soldar uma barra de a?o. Com certeza vai sair bem mais em conta, e vc tem a garantia de que ir? funcionar.

Ah, acrescentando uma coisinha, eu usei uma destas barras para confeccionar uma pe?a, e acho q n?o ? 5160, a reten??o de fio n?o foi a melhor, al?m de oxidar com muita facilidade. N?o indico.

Norio Sato
08-08-2010, 08:26 PM
Nem toda mola ? de 5160,mas muitas s?o.

Um alicate n?o tem a cabe?a com formato adequado p/ segurar uma pe?a p/ forjamento.
J? fiz algumas tenazes a partir de torqueses de armador, com 12"~14" de comprimento, os quais "abri" a cabe?a e soldei pe?as de acordo com o tipo de tenaz que pretendia fazer.

O Dionatam Franco faz umas tenazes excelentes, que atualmente s?o o melhor custo benef?cio, nesse tipo de ferramenta.

Andrey
08-08-2010, 09:14 PM
Oi alexandre,

N?o sou experiente mas todas as tenazes que tenho fiz com mola de caminh?o e est?o resistindo bem e sem deformar, mas usei muito pouco at? agora para saber a resist?ncia a longo prazo, n?o sei bem se ? vi?vel mas fiz com prazer, tenho prazer em forjar seja o que for, acho fascinante poder forjar as pr?prias ferramentas e o prazer em poder usar ferramentas feitas por mim ? o que faz compensar.

N?o sei se s?o de 5160, 6150, 9254, 9260... mas acredito que para tezanes todos estes a?os se comportem quase da mesma forma e creio eu cumpram bem a fun??o, tamb?m fiz um martelo pena invertida com mola de caminh?o e ficou muito bom n?o marca por nada, mas se algu?m mais experiente indicar uma a?o barato e mais apropriados pra tenazes amanh? to eu fazendo tenazes deste a?o rs

Amanh? posto aqui umas fotos das tenazes que fiz com mola

Abra?o!

Ahh, e aqui as excelentes tenazes do Dionatan
http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=50491&highlight=tenazes

Ferrari
08-09-2010, 06:59 AM
Alexandre, posso te dar uma dica? N?o use 5160 para fazer tenazes.

Use ferro comum, 1010, ou 1020. A?os temper?veis qando usados como tenazes, com o tempo e de tanto esquenta/esfria acabam se quebrando.

alexandre
08-09-2010, 07:50 AM
O meu receio usando a?os comuns como o 1020 ? quando apertar a tenaz ela deforma. Comprei uma na ferramentas gerais quando come?ei e ? a que eu uso at? hoje e ela deforma quando aperta um pouco mais.
PS.: Tamb?m fiz uma faca esses dias com a?o de mola e s? segurou na lima quando resfriei na ?gua.

Ferrari
08-09-2010, 09:34 AM
Alexandre, posso te dar uma dica? N?o use 5160 para fazer tenazes.

Use ferro comum, 1010, ou 1020. A?os temper?veis quando usados como tenazes, com o tempo e de tanto esquenta/esfria acabam se quebrando. (2)

Barth
08-09-2010, 10:58 AM
Deixe sempre uma vasilha com ?gua do lado da bigorna e v? esfriando a tenaz,eu fa?o isso no intervalo entre um aquecimento e outro e minhas tenazes de 1020 nunca deformaram.

F. Canabarra
08-09-2010, 01:21 PM
N?o sei se fica bacana, mas voc? pode usar vergalh?es, CA50 0u CA60. Depois de forjados ficam bons.

Ferrari,
O esse a?o de vegalh?o n?o ? 1045? Se realmente for, ? bom pra fazer tenazes, n?o?

Ferrari
08-09-2010, 01:45 PM
Felipe, d? pra fazer de vergalh?o sim, mas eu n?o sou muito f?. Prefiro usar barras redondas de 1010 de 1/2 ou 3/4.

O problema ? que fazer uma tenaz envolve outras coisas. Ela tem que ter a pin?a refor?ada (para n?o deformar e um cabo leve com um pouco de efeito mola para dar press?o.

Quando se usa 5160, depois de alguns usos, chega uma hora que ela simplesmente quebra a pin?a, justamente por estar sendo submetida a grande varia??es de temperatura. Na hora que vc vai bater...PLEC.. E ainda corre o risco do a?o quente sair voando e acertar a cara do pe?o.

Andrey
08-09-2010, 03:26 PM
As minhas tenazes forjadas em mola de caminh?o:

http://i280.photobucket.com/albums/kk195/SirAndrey/ten01.jpg

http://i280.photobucket.com/albums/kk195/SirAndrey/ten02.jpg

Mesmo tendo usado pouco j? deu pra perceber que o formato delas n?o ficou muito legal, principalmente estas 3, a pin?a delas est? mais longa do que deveria.

Ferrari, a primeira tenaz que fiz (da esquerda na primeira foto) n?o tinha este efeito mola e deu pra perceber o quanto fazia falta, pra dar press?o e tamb?m pra poupar a m?o que segura a tenaz de receber impactos. Muito obrigado pelas explica??es, eu tamb?m imaginava que um pouco mais de carbono faria a tenaz ser mais resistente e dur?vel, e como j? estava mesmo querendo fazer umas tenazes melhores acabei de voltar do ferro velho trazendo um a?o menos temper?vel.

E n?o ? que a ida no ferro rendeu, comprei estas duas tenazes (que acredito serem de ferrador) por peso, 1,50 o Kg.
http://i280.photobucket.com/albums/kk195/SirAndrey/ten03.jpg

kewyn
08-09-2010, 05:26 PM
Acho que n?o me expliquei direito, o alicate a que me referi, ? um modelo parecido com o meia cana, iguais a esses http://www.decoferramentas.com.br/imgproduto/230tenaz.jpg
A? vai uma pergunta, um desse n serveria para forjar ? Pq o que uso aqui em casa ? igual rsrs.

Ferrari
08-09-2010, 06:13 PM
Andrey, suas tenazes est?o boas, o ?nico sen?o, na minha opini?o, ? o comprimento.

Uma tenaz muito comprida acaba sendo mais pesada e cansativa. Eu procuro fazer as minhas com no m?ximo 40 cm de comprimento.

A gente tem a id?ia que uma tenaz comprida vai facilitar o trabalho, e ela acaba justamente atrapalhando.

Eu tenho umas 6 tenazes, sendo que dessas duas s?o para trabalhar com barras, duas para tarugos redondos e outras duas chatas usadas para t?mpera ou manipula??o do a?o ainda quente. Para forjar realmente eu n?o uso essas tenazes de bico chato, pq s?o muito perigosas e o a?o pode se soltar falcilmente.

Uma das vantages de se trabalhar com o 1010 ? que ? muito mais f?cil fazer a ajustagem da pin?a quando isso se faz necess?rio. Eu prefiro perder 10 minutos ajustando a tenaz do que forjar com a barra de a?o sambando na pin?a, quest?o de seguran?a.

Norio Sato
08-09-2010, 07:11 PM
kewyn,

Esse "alicate" que voc? postou, ? adequado p/ manipular barra chata (n?o muito grossa).

Andrey
08-09-2010, 08:04 PM
Ferrari,

Tem toda raz?o, estas tenazes est?o com 56 cm em m?dia, achei que com o cabo comprido conseguiria segurar as pe?as com mais firmeza mas o que acabava acontecendo no uso ? que ficava mais f?cil segurar pelo meio do cabo, pois com a pe?a que est? sendo segurada muito distante da m?o n?o se tem controle da mesma.
As pr?ximas tenazes ter?o mais este corre??o, o comprimento.

Interessante a quest?o da ajustagem da pin?a quando necess?ria

Muito obrigado pelas dicas!

Norio Sato
08-10-2010, 05:44 PM
Tem umas tenazes ? venda no Mercado Livre, p/ quem estiver procurando...