View Full Version : Fole para forjas a carv

kewyn
08-08-2010, 02:21 PM
Realmente muito interessante, pesquisei a respeito no forum, pelo menos o da SBC e n?o incontrei nenhum t?pico relacionado. Pesquisando pela internet encontrei um projeto de um fole muito interessante:

http://www.twinoaksforge.com/BLADSMITHING/BOX%20BELLOWS.HTM

Uma boa para quem n?o quer queimar os dijuntores ( de tanto que eu desativei eles, e olha q a fia??o ? tudo cabo 10 ) de casa com um secador de cabelo ligado por mais de 2h seguidas rsrs, o meu caso.

Comentem, e desculpe se j? havia este post.

Norio Sato
08-08-2010, 08:29 PM
Aqui em S?o Paulo, n?o ? dif?cil achar ventoinhas tipo caracol por uns R$20,00
(Nas travessas da rua Sta Ifigenia)

Andrey
08-08-2010, 08:46 PM
E estas ventoinhas tem um consumo muito baixo, da forja que mais uso ? uma ventoinha de "sugar" que peguei no ferro velho, ela toca dois queimadores e tem o consumo de uma l?mpada, se este sacador que se refere est? consumindo tanto talvez ele esteja com as resist?ncias ligadas, o que neste uso ? um desperd?cio de energia.

kewyn
08-09-2010, 04:55 PM
Muito obrigado pelas dicas, j? estou correndo atr?s de uma ventoinha dessa. Espero mesmo que o consumo seja de uma lampada, pra mim ? um milagre, pq o secador a que me referi est? sem resist?ncia. Da idade da minha av? rsrs. Tipo o unico motivo pelo qual eu fiz o post, ? que o fole pode mover uma grande massa de ar em uma velocidade relativamente mais baixa que o do secador, ventoinha. Pois como uso forja a carv?o com um fluxo muito grande de ar o carv?o aquece de forma desigual e apenas em um parte. Quando usei um soprador contruido com um extintor para sauvas, uma caixa de redu??o e um motor de m?quina, o resultado foi ?timo, apesar do consumo demasiado de energia el?trica. Recorri a um conhecido o qual o pai era ferreiro, ele me indocou procurar algu?m que contrui-se um fole.

Ser? que alguem aqui no forum tem experi?ncia com essa ferramenta ?

Norio Sato
08-09-2010, 06:50 PM
kewyn,

O fole do site que voc? postou ? de origem japonesa. Funciona, mas uma ventoinha custa mais barato, e n?o d? trabalho p/ usar.

Umas que j? passaram na minha m?o eram de 20W a 36W.

NiltonTakahashi
09-11-2010, 05:21 AM
Aqui em S?o Paulo, n?o ? dif?cil achar ventoinhas tipo caracol por uns R$20,00
(Nas travessas da rua Sta Ifigenia)

Norio, teria o nome de alguma loja onde eu possa encontrar essas ventoinhas caracol?

Obrigado

Norio Sato
09-11-2010, 01:17 PM
Nome de loja, n?o lembro mesmo...
Mesmo porque essas de R$20,00 s?o usadas, compradas em lojas de sucata/pe?as usadas.
Tem que bater perna na rua Vit?ria, Gusm?es, etc... e perguntar.

? mais f?cil achar as de 24VDC, que as de 110VAC...

Sergio Segre
09-11-2010, 06:13 PM
Eu uso um ventilador de copiadora Xerox, adaptado, que comprei na rua Piratininga por R$ 50,00 com motor. Voce deve montar uma valvula borboleta na descarga ou na entrada de ar, tanto faz, para regular o fluxo de ar na forja. Lembre-se que o ventilador gasta a potencia maxima quando trabalha sem estrngulamento de ar e a minima quando o ar esta' fechado. Provevelmente com regulacao do fluxo de ar o seu ventilsdor tambem vai gastar muito menos
Sergio Segre