View Full Version : espiga primeiro ou depois?

cassio
06-21-2010, 02:30 PM
Oi pessoal, tudo blz?
nesse link
http://picasaweb.google.com/primitivepoint/IntegralTutorial#
? interessante ver o cara forjar primeiro a espiga e depois com aux?lio de um "monkey" ou um furo em chapa grossa fazer um upset no colarinho, deixando-o mais espesso. Eu sempre forjo a lamina antes e a espiga depois mas fiquei tentado a jorja r antes a espiga como no link....
qq vcs fazem primeiro? a espiga ou a l?mina?
ab?
Cassio

Ferrari
06-21-2010, 04:35 PM
Cassio, eu tenho o costume de forjar primeiro a l?mina, depois a espiga. Mas dependendo da faca eu a?o primeiro a espiga, principalmente se for full tang.

A faca full tang engana a gente na hora do forjamento, pq podemos deixar pouco ou muito material para a espiga, ent?o fa?o primeiro ela para depois forjar a l?mina com o que sobra da barra, claro que levando em conta uma barra de tamanho limitado.

MARCIO D'AVILA
06-22-2010, 07:39 AM
Buenas Dom C?ssio! Essa t?cnica ? muito interessante, principalmente para iniciantes como eu que tem uma certa dificuldade em esticar o gavi?o e formar uma boa integral. Um forte abra?o!

Barth
06-23-2010, 06:11 AM
Interessante, mas parece que o resultado final n?o foi t?o significativo,talvez seja impresss?o minha.Eu acho ruim forjar segurando pela espiga,tem menos material e aquece mais que o resto do material e a? fica entortando pra todo lado.
Abra