View Full Version : Pra quem usa rebolo: dica de seguran

cassio
06-10-2010, 06:44 AM
Antes de colocar a retificadora em opera??o, deve-se ligar o motor e deixar
o rebolo girar livremente por alguns minutos, ficando o operador numa
posi??o que ofere?a seguran?a. Nunca fique em frente ao rebolo. A maioria
da quebra dos rebolos ocorre na partida da m?quina.
O operador deve usar os equipamentos de seguran?a recomendados em
cada caso.
Quebra

Ricardo Lala
06-10-2010, 01:05 PM
Muito bem lembrado Cassio, outra dica importante dada pela Norton ? fazer a analize visual, se n?o tem fissuras ou tricos aparentes ou se sofreu danos no transporte, e depois o teste de som, antes de instalar o rebolo, segure-o pelo furo e d? uma pequena batida nele, o som deve ser um tinido fino, se sair um som diferente ele pode estar trincado e vai estourar com certeza!

schmitt
06-10-2010, 04:41 PM
E sempre ligar o lubrificante ap?s o rebolo ser ligado, pois se n?o pode entrar mais fluido numa parte do rebolo q em outra, fazendo assim com q ele fique desbalanceado.

cabete
06-11-2010, 12:21 PM
Trabalhava em uma fabrica de molas, bem modesta, e v? o rapaz deixar o reb?lo de 12" cair quando o levava para trocar pelo velho e gasto ( usavam o rebolo na lateral pra desbastar a base das molas!! )
Deixei ele montar o reb?lo e mandei todos sa?rem da oficina. Liguei o motor e sa? por uma porta pr?xima. O "tiro" foi alt?ssimo e o estrago foi grande. Fiquei imaginando o que ocorreria com o operador pois em uma empresa ao lado um senhor tinha uma grande placa de platina na cabe?a pois um reb?lo lhe arrancou o tamp?o do cr?nio.

Eu comprei um esmeril de coluna de 5 HP e o vend? sem usar. N?o gosto deste equipamento depois do que v?.

Na fabrica de molas o que fiz foi mandar placas de a?o usinadas no formato do reb?lo e com v?rios canais na superf?cie para que a fabrida de reb?los colasse os mesmos nas placas e assim pudessem usar o reb?lo na lateral sem riscos de quebra.

andresfacas
06-11-2010, 06:25 PM
Opa?

Que reb?lo vcs est?o falando?

? usado como?

Tem imagens?

Algu?m pode esclarecer minha d?vida?