View Full Version : D?vida

alexandre
05-08-2010, 04:38 PM
Bom s?bado a todos.
Depois de um tempo afastado, fui para a oficina hoje fazer tratamento t?rmico em duas l?minas que tinha pronta a algum tempo. Acendi a forja, quando chegou na cor que parecia ser a adequada testei com o im? e este n?o pegou, sendo assim enfiei a l?mina no ?leo e para minha surpresa quando fui testar com a lima ela pegou. L? fui eu denovo aqueci, testei com o im? e ele n?o pegou, esperei mais um tempo e novamente ao ?leo e a lima continuou pegando. J? de saco cheio fiz uma ?ltima tentativa levando a l?mina a uma temperatura acima do que deveria e resfriei, ainda assim a lima continua pegando.
O a?o veio de uma mola de Kombi, e eu j? tinha feito outra l?mina com um peda?o desta mola. Algu?m pede me ajudar, at? agora estou sem entender o que ouve.

cabete
05-08-2010, 04:53 PM
O a?o pode ser de mola de kombi mas ser? que no mercado paralelo tamb?m n?o tem mola de kombi feita com a?o ruim???

Descarboneta??o ? outra possibilidade, a faca foi forjada? Demorou muito no forjamento?

Dist?ncia da forja para o vasilhame de ?leo pode ser grande e a l?mina esfria no trajeto.

Dif?cil saber sem ver e ?s vezes ? dif?cil at? vendo ent?o ficam as conjecturas acima. Espero que ajudem.

Ferrari
05-08-2010, 06:34 PM
A lima ? nova ou velha?

Se for uma lima nova costuma pegar, mesmo corretamente temperado.

alexandre
05-08-2010, 07:31 PM
A lima ? nova!!!! Tomara que tenha temperado bem. Vou terminar as facas e vamo fazer um churrasco para experimentar!!!!!!!

LCASERAPIAO
05-08-2010, 09:43 PM
Lembre que uma lima boa bem cerca de 62 HC de dureza. Isso mais os "dentes" novos pode faz?-la "pegar" na l?mina rec?m-temperada. Um bom teste "visual" ? usar percloreto de ferro na l?mina p?s-t?mpera. Se temperada a l?mina, deve aparecer em cor diferente o a?o "mais duro" quando atacada pelo percloreto.
Mas as hip?teses do Cabete tbm s?o vi?veis.... Enfim...
Meu palpite ? lima nova. Lixe e mergulhe no percloreto. Veja se "aparece" linha de t?mpera na pe?a.

Um abra?o.

alexandre
05-09-2010, 09:15 AM
Hoje pela manh? testei com uma lima n?o t?o nova e a lima n?o pegou, vou termin?-las e ver como fica, obrigado pelo aux?lio.