View Full Version : Tempera... Mergulhar em olho de cozinha

Hyotheangel
05-02-2010, 11:19 PM
Posso mergulhar em oleo sujo de cozinha a lamina durante a tempera? ou devo arranjar um oleo de motor sujo??

Como eu deveria proceder gente? aque?o o oleo e a lamina? e ai fa?o a tempera? e parto pro revenimento certo?

me ajudem!

Barth
05-03-2010, 06:15 AM
Marlon tu pode usar usar oleo de cozinha sim,aque?a at? mais ou menos 70 graus e a lamina deve ser aquecida at? a temperatura de tempera que pode variar conforme o tipo de a?o.D? uma olhada neste post tem bastante informa?ao sobre tempera e revenido.www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=8172&highlight=diversas
abra?o e boa sorte

vazilli
05-03-2010, 01:40 PM
E aqueles oleos de m?quinha que a gente compra no super mercado pode ser usado para tempera?
O oleo de cozinha tem a vantagem de ser barato, mas sera que a tempera fica com a mesma qualidade do que uma faca feita a tempera com oleo hidraulico ou de motor?

mbitten
05-03-2010, 03:08 PM
o que tenp?ra n?o ? o ?leo mas sim a velocidade de resfriamento, os ?leos n?o muito visc?sos geralmente d?a uma velocidade boa de resfriamento, assim como sebo, disel, parafina e outros, eu uso uma mistura de disel com ?leos especiais vindos da frigideira, batata frita , peixe, ovo, bolinho de chuva, aipim frito, a lamina fica realmemte temperada :lol.os meios com maior velcidade de resfriamento como salmoura por exemplo, s?o para a?os com pouco carbono ou com espessura muito grande.

Hyotheangel
05-03-2010, 03:15 PM
meu maior medo eh a faca ficar cheirando a bacon...
ai vai ver so tah o cachorro mascando a faca!

Roberto B. V.
05-03-2010, 04:28 PM
Buenas!

Marlon, depois de j? termos lido aqui as mais estranhas f?rmulas de tratamento t?rmico , indo do s?men de jumento albino ao sangue de virgens l?sbicas an?s usar ?leo proveniente da fritura do aipim ? fichinha.
Refor?ando o pedido de outro colega, relembro que somos "lidos" por amantes da cutelaria de v?rios paises, que n?o v?o entender a tempera em cook eye , ou olho de cozinha, como vc escreveu ,ok?
Sei que vc e jovem e hoje isso ? natural ,n?o leve a mal,ok?
? uma dica para vc ter um relacionamento com os foristas.

Abra?o

Roberto Vianna

Hyotheangel
05-03-2010, 04:57 PM
a sim roberto eu vi so depois que tinha escrito errado!
Foi uma viagem de tarde da noite
tentei corrigir logo depois mas naum dah pra mudar o nome do topico
no post inicial j? foi corrijido desde cedo acho!

apcarvalho
05-03-2010, 06:40 PM
Marlon,

Eu uso ?leo hidr?ulico (para dire??o hidr?ulica de auto), acho um bom veiculo de tempera e tem a vantagem de n?o incandescer durante o processo. Ele ? meio avermelhado, deve custar em torno de 12,00 meio litro. Se a lamina for muito fina eu aque?o o ?leo mergulhando um pequeno peda?o de a?o incandescente (pode ser um vergalh?o), mas, se a lamina tiver 5mm ou mais de espessura eu n?o aque?o n?o. Nunca tive problema, claro que no meu caso eu s? fiz laminas pequenas de 10 a 20cm de comprimento.

Muito importante ? a temperatura de tempera. Eu uso o im?, mas, ? bom treinar o olho para pegar a cor ideal. Isso porque qualquer temperatura acima da ideal para a tempera o im? tamb?m n?o ?pega?, mas, pode estar na temperatura errada. O que eu fa?o: Movimento constantemente a lamina dentro da forja, buscando uma uniformidade no aquecimento, quando a cor come?a a mudar do rubro escuro para o alaranjado eu come?o a testar com o im?, voc? ver? que o im? cada vez ?pega? menos na lamina, volto ao movimento de vai e vem dentro da forja, novo teste com im?, com isso eu acompanho o aquecimento gradativo da lamina. Eu testo o im? nas duas extremidades e no centro da lamina. Quando o teste do im? n?o ?pega? mais eu mergulho verticalmente no ?leo e fa?o movimentos como se tivesse fatiando o ?leo. Fa?a isso tudo em um ambiente na penumbra, facilita o observa??o das cores.

OBS: Se no primeiro teste com o im? ele j? n?o pegar, cuidado, pode ter passado do ponto.

Existem t?picos com mais detalhes t?cnicos e mais completos.

Finalizando.. quem esta come?ando tem que ter e ler o tutorial do Ferrari. Tem tudo l? para fazer a primeira faca. Eu estou sempre lendo e relendo.

Espero ter ajudado

Abra

Hyotheangel
05-03-2010, 06:46 PM
ajudou sim carvalho
mto obrigado vou ver se meu tio tem sobras de ol?o na oficina dele e resolvo com ele
caso eu consiga mesmo fazer uma faca! ainda estou parado na barreira de achar uma mola de combi ou fusca que esteja reta :cursin

apcarvalho
05-03-2010, 06:57 PM
Marlon,

? uma dificuldade que tenho tambem, quem faz faca desbastada tem que tentar partir de uma pe?a j? reta. Fazer faca dentro de apartamento ? do?do....

Posso te arrumar um peda?o de 5160 j? reto caso n?o consiga nada.

Me manda uma msg

Abra?o.