View Full Version : Nova Faca e duvidas

Rodrigo Lavieri
04-30-2010, 02:53 PM
Esta ? uma faca "Chef", full tang, que terminei recentemente.
Fiz com capa de rolamento (52100), a guarda e os pinos de inox e o cabo... bom esse era um p? de um arm?rio muito antigo que eu tive que cortar pra entrar em casa. Se algu?m souber a madeira, por favor me digam.

http://i1017.photobucket.com/albums/af294/rodriblz/Faca3.jpg

Ela tem 265mm de comprimento (aprox 10").

http://i1017.photobucket.com/albums/af294/rodriblz/Faca1.jpg

Os espa?adores s?o de pl?stico (uma embalagem de bronzeador).

http://i1017.photobucket.com/albums/af294/rodriblz/Faca5.jpg

Por favor, critiquem!

Tenho algumas d?vidas:

O pessoal costuma usar a guia de lima na lixadeira?

Onde o desbaste da lamina encontra o rica?o ? um lugar muito chatinho de deixar bom. Como o pessoal consegue deixar essa parte bem definida, bem "sharp"?
?lltima pergunta. Se eu fizer um pun??o com minha marca, fica bom marcar a faca no martelo antes de temperar?

Agrade?o a aten??o,

Rodrigo

Roberto B. V.
04-30-2010, 03:34 PM
Salve Rodrigo!

Primeiro parab?ns pela cria afiada e pelo show de reciclagem , fazendo uso de capa de rolamento, p? de mesa e tubo de bronzeador.
Gostei do ricasso dando um "recuo" e aumento da ?rea a encaixar o dedo indicador.
Caso fosse projeto meu, eu gostaria de um gavi?o mais escavado e bem arredondado, para conforto do indicador, bem como um tang ou distall tapper no chassi da pe?a, al?m de v?rios furos,que n?o sei se vc fez, visando aliviar peso e aumentando o conforto do usu?rio.
Em minha opini?o o cabo poderia ganhar um crescimento progressivo no sentido do indicador para o dedo m?nimo,dando mais firmeza na pega, liso e arredondado.
Mas isso s?o opini?es muito particulares,repito.
Novamente te parabenizo por criar uma pe?a no estilo chef, o meu predileto.

Abra?o e bom final de semana

Roberto Vianna

Norio Sato
04-30-2010, 06:00 PM
Ficou bacana a faca.

Minha sugest?o seria fazer o distal taper no cabo tamb?m. O a?o afinado em dire??o ao final ia deixar a faca mais elegante, no geral.

Tom Silva
04-30-2010, 06:24 PM
Salve Ricardo, eu n?o uso guia de lima na lixadeira, uso o guia de lima s? pro desbastes com limas.
Qt ao pun??o pra usar na "martelada" antes de temperar acho que estraga o pun??o e pode produzir uma marca irregular e feia. Em qualquer prensa, com 5 ou 6 toneladas d? pra fazer uma marca prefeita e regular, uma prensa destas custa em torno de 500 reais.
Sobre a tua faca t? muito legal e lembra as Sabatier http://www.sabatier-shop.com/client/cache/produit/700_____244.jpg , cl?ssicas facas de cozinha.
Parab?ns.

apcarvalho
04-30-2010, 08:05 PM
Ficou muito bacana a faca... Desenho bem classico.... A madeira ? linda , mas, n?o sei qual ?....

Parab?ns!

LCASERAPIAO
04-30-2010, 08:44 PM
Realmente....

Uma faca muito jeitosa e com cara de boa pra usar.

Siga as dicas do pessoal. Aki n?o se fala nada com o intuito apenas de criticar... Se vc souber absorver as dicas dadas vai ganhar um temp?o.

A transi??o do rica?o ? muito chata de fazer mesmo. Mas n?o esmore?a... Guia de lima ? a ferramenta pra isso somada com habilidade e paci?ncia.

Um abra?o e estamos a? pra ajudar.

Ismael B
04-30-2010, 11:33 PM
Bah amigo! tu falas como se n?o soubesse nada! Tua faca ta muito boa! Se voce usar o guia de lima na lixadeira vai estraga-lo. Guia de lima ? s? pra lima! A madeira tem tudo pra ser 'imb?ia'. era comum usar imbuia nos m?veis. Eu j? fiz cabo com p? de balc?o que era imbuia. Ela tem um cheiro bem marcante e um pouco doce, lembrando canela!

mbitten
05-01-2010, 12:25 AM
T? bonita a tua faca!na minha opini?o n?o colocaria bolster nem rica?o em faca chef, e aqui vai uma sujest?o, abandone a capa de rolamento pois hoje em dia grande parte deles n?o ? 52100, quando puder use a?o virgem ? mais garantido e no final n?o se perde todo o trabalho, imagine fazer uma faca linda destas e no final o cliente reclamar que a faca n?o segura fio, com a capa de rolamento e aste de amortecedor isto pode acontecer, j? vi acontecer com cuteleiro famoso no come?o de carreira, a sorte dele ? que a faca foi um presente, desde ent?o ele nunca mais usou capa de rolamento nem aste de amortecedor e nunca mais teve problemas. no mais a faca t? lindona:101 parab?ns.

Rodrigo Lavieri
05-01-2010, 08:24 AM
Excelente sugest?o do Roberto e do Nario sobre o distal taper! Eu vi umas fotos de facas com esse afilamento e de fato melhorariam bastante a harmonia do conjunto. Para as Pr?ximas full tang, vou considerar essa id?ia.
Marcio, concordo com voc?, acho que na pr?xima n?o farei o ricasso. O bolster acho que pode ser diminu?do, mas n?o desaparecer. Eu gostaria de fazer uma pr?xima integral e essa parte ficaria mais elegante (se eu for bem sucedido).
Ismael, ? isso mesmo tem um cheiro adocicado quando lixa. Deve ser a imb?ia mesmo.
Vou reformular umas perguntas ent?o.

Quando fazem ou definem o ricasso, voc?s usam o guia de lima eu v?o direto para a lixadeira?
Se o acabamento escolhido for o ?lixamento longitudinal? , algu?m tem alguma dica para n?o estragar o ricasso.

Muito obrigado a todos pelos conselhos at? agora!

VictorCoelho
05-01-2010, 02:45 PM
Bonita faca!!
To com o Marcio, nao faca ricasso numa chef.

M?rcio
05-04-2010, 09:53 AM
Eu tenho uma pergunta.
Usando pl?stico como espa?ador a ader?ncia do cabo n?o fica comprometida?
Que cola vc usou?

...t? bem, foram duas.

M?rcio
NH/RS

Rodrigo Lavieri
05-04-2010, 04:23 PM
Eu lixei as duas faces do pl?stico, assim como a madeira e o metal com uma lixa grossa.
Usei Araldite 10 minutos. Disseram que a 24 horas ? melhor mas j? fiz uma full tang com essa araldite 10 minutos nunca descolou.