View Full Version : Carv?o Ecol?gico

vazilli
04-23-2010, 06:36 AM
Novo tipo de carv?o,feito com sobras de p? de carv?o de industrias ciderurgicas.Um novo tipo de carv?o batizado de:CARV?O ECOLOGICO o produto ,feito com p? de carv?o,argila e fecula de mandioca.O carv?o ecologico produz duas vezes mais calor que o carv?o comum e solta menos fuma?a e residuos.Por causa dessas caracteristicas ? vendido principalmente para ultiliza??o em churrasqueiras.A maior vantagem desse carv?o ecologico ? o de n?o poluir e de preservar o meio ambiente dura duas vezes mais.

Pra quem usa forja a carv?o me parece uma boa dica, queima mais de vagar, faz mais calor e menos sugeira! Ta a? o que eu tava procurando, mas tenho uma d?vida... Quanto ? vendido o saco desse carv?o? Algum amigo do forum sabe me informar?

bra?os

vazilli
04-23-2010, 04:56 PM
Ja achei resposta, pelo o que eu li o saco de carv?o ecologico de 4 quilos esta em m?da 7 a 8 Reais... aqui onde moro o saco de carvao vegetal de 4 quilos esta em m?dia 6 reais! acho que ta bem em conta esse carvao ecologico!

Falando nisso... ja arrumei as ferramentas... me falta s? a forja que vou fazer a carv?o!
E uma bigorna decente porque a minha ? de trilho! hehehe

VictorCoelho
04-23-2010, 06:12 PM
Mestre Saimon???Simon Templar,
N?o sei se este carv?o ser? bom pra forja, tenho minhas d?vidas....tbm tenho d?vidas se podemos chamar de "ecol?gico"...
Carv?o pra forja tem q ser em pedacinhos e o mais uniforme poss?vel, carv?o pra churrasco ? bom pra fazer churrasco!......:D
Forja ? carv?o sem ventoinha ou uma outra entrada qlqr de ar for?ado, tbm n?o funciona.
Pense bem!....

Norio Sato
04-23-2010, 06:28 PM
Esse carv?o "ecol?gico" ? bom p/ churrasco, mas vem em peda?os muito grandes, se for para uso em forja.

Os americanos usam muito desse tipo de carv?o, mas s? p/ churrasco, e chamam o produto de Charcoal Briquette.

Esse treco n?o ? nenhuma novidade, nos anos 80 vendia aqui em S?o Paulo, com a marca Charbon, mas como "n?o pegou" sumiu do mercado...

vazilli
04-23-2010, 07:00 PM
Sim claro Minha forja vai ter a entrada de ar! hehehehe
Vou Comprar carv?o comum mesmo um dia se eu achar o tal carv?o ecologico vou compra s? pra ver o resultado! Obrigado ai pessoal! amanha vou ver se fa?o furos na chapa de a?o com uma furadeira!
Acho que n?o vai ser nada facil... Mas vou a luta! Abra?os

VictorCoelho
04-23-2010, 07:08 PM
Simon Templar,
Se tiver alguma carvoaria a? perto (deve ter, pois at? aqui tem!....hehe) pe?a carv?o pra forjaria, eles sempre tem e ? mais barato q o comum.
Se nao encontrar o jeito ? comprar carv?o comum e picar ele miudinho.
Boa sorte!

vazilli
04-23-2010, 07:59 PM
Aqui tem sim, vou comprar bastante e deixar guardado... resolvi fazer uma forja a carv?o, por dois motivos... Sou iniciante e meu patio ? bem grande ent?o a sujeira n?o sera problema.. uma vassoura resolve tranquilo o problema...
Quero ver eu furar uma chapa de 1,5 cm...

VictorCoelho
04-23-2010, 08:03 PM
P? cara!....furar uma chapa de 1.5 cm???.....pra q?

vazilli
04-23-2010, 08:12 PM
N?o ? bem uma chapa! ? tipo uma ''panela'' de a?o, ? uma parte de trem ou de ferrovia, n?o sei! nela vou encher de cacos de tijolo e encima cobrir com concreto refratario... deixando a superficie dela plana com um buraco no meio para colocar o cano que liga na ventoinha...

fotos da ''panela''

http://img69.imageshack.us/img69/6933/1001513q.jpg
http://img688.imageshack.us/img688/6217/1001507x.jpg
http://img534.imageshack.us/img534/559/1001505f.jpg

VictorCoelho
04-23-2010, 08:15 PM
Acho q vc t? meio enrolado com essa forja....hehehe
Faz o seguinte, entre em contato comigo por email q eu te ajudo nisso....ou ent?o coloque seu projeto aqui pra outros darem palpites.
Muitos aqui, como eu, tbm tem forja ? carv?o e podem te ajudar.
Eu prometo q n?o tento te convencer a fazer uma ? g?s.....mas q ? melhor, ? melhor!!....:lol
Deixa essa chapa pra outra coisa e se for uma chapa de a?o bom, use pra fazer uma faca.

VictorCoelho
04-23-2010, 08:25 PM
Cara!!!!
Acho q o q vc tem em m?os, pra mim vale ouro!!!!
Isso deve ser feito de wrought iron, n?o sei como seria em portugu?s.
Se for (est? parecendo) ? um material q n?o se faz mais.
Eu at? ja comprei nos EUA uma pequena barra.
Guarde isso e vamos fazer sua forja de outro jeito.

vazilli
04-23-2010, 08:31 PM
Guardar pra que? pra vender? hehehehe.. N?o tenho nenhuma ideia que seja barata e facil de fazer!
voc? usa msn? ou tem orkut? fica mais facil conversar!

VictorCoelho
04-23-2010, 08:37 PM
Por enquanto apenas guarde!!!....depois te digo como usar!....;)
N?o tenho msn nem orkut, se quiser pode mandar email.

vazilli
04-23-2010, 08:43 PM
Ok, mandei e-mail para ''vctapeti@uol.com.br''

VictorCoelho
04-23-2010, 08:50 PM
Como vc ? de Santa Maria/RS o email t? demorando um pouco pra chegar!....:lol

vazilli
04-23-2010, 08:52 PM
hehehe... ja, ja ele chega!

Andrey
04-23-2010, 09:54 PM
Oi Saimon,

Quando comprei minha forja a carv?o usada de um ferreiro(e que logo aposentei pela a g?s) uma das primeiras coisas que fiz foi testar este carv?o ecol?gico e o resultado foi horr?vel, esta compara??o do poder calor?fico dele que vc citou deve ser comparado a um carv?o de bracatinga ou similar que s?o bem leves e s? servem pra churrasco mesmo, mas comparado a um carv?o de n? de pinho, ou mesmo de uma madeira densa este carv?o ecol?gico ? leve.
No teste que fiz este carv?o mal formava brasa, ele "pulava" o est?gio brasa e virava logo p? fazendo uma sujeira enorme (muito maior do que o normal) e ainda n?o dava conta de aquecer nada, sendo pior do que carv?o de madeira leve. A conclus?o que cheguei foi que como na forja tem ventila??o e a temperatura exigida ? maior do que no churrasco, o carv?o alcan?ava uma temperatura que esta liga dele n?o resistia e por isso ele esfarelava, ao menos com a marca que tentei foi este o resultado.

N?o vou tentar te convencer a mudar pro g?s, apesar de ter sido convencido e estar muito mais satisfeito com a forja a g?s, a forja a carv?o ainda exerce um certo fasc?nio, se est? decidido a usar carv?o n?o compre um mercado ou a?ougue, compre direto nas carvoarias ou distribuidoras de carv?o em sacos de 20Kg ou mais, e escolha o carv?o mais duro e pesado que vc encontrar, eu comprava aqui em uma carvoaria por 50 centavos o Kg, e o cara ainda separava pra mim o carv?o da melhor qualidade, mais denso, pois era o que pra ele n?o prestava pois n?o enche o saco, saco de carv?o claro, e ningu?m gosta de comprar o saco de carv?o que parece meio vazio ainda que o peso esteja correto.

Boa sorte com a forja!

vazilli
04-23-2010, 11:56 PM
Ok obrigado, vou usar carv?o normal mesmo... Boa dica, carv?o duro e pesado! Vou lembrar disso na hora de comprar! obrigado!

M?rcio
04-24-2010, 09:25 AM
Todos n?s j? fomos teimosos um dia..... mas a gente aprendeu.
Deixa o menino se aventurar, faz parte do aprendizado.

Manda ver Saimon.

M?rcio
NH/RS

vazilli
04-24-2010, 05:21 PM
Sim quero passar trabalho com a forja a carv?o! hehehe
? que sou iniciante e vou forjar no maximo 3 vezes por semana... A forja a g?z vou deixar para mais adiante... E obrigado pelo apoio... to tentado fazer a forja ainda e vou atraz de uma bigorna tamb?m... as assim que der come?o a forja minha primeira faca e a postar fotos do trabalho